+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    Alguns equipamentos ubiquiti principalmente bullet ao passar do tempo cria zinabre nos pinos condutores e com mais intensidade nos pinos poe gerando aquele pózinho azulado causando enfraquecimento dos pinos e posteriormente mal contato

    qual produto que é bom para passar e evitar isso?

  2. #2

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    Tem que vedar bem a entrada, com um pouco de silicone depois de encaixado o cabo. (tem que ser depois de encaixar pra não encher a porta de silicone)

    Eu uso o gel desse carinha aqui:Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bargoaGEL.jpg
Visualizações:	385
Tamanho: 	37,7 KB
ID:      	62905


    nos terminais do RJ45... Ele não dura pra sempre mas melhorou bem o problema de oxidação.

    É um conector bargoa para telefonia e tem gel no interior para prevenir oxidação dos cabos. Eu abro ele tiro o gel e aplico sobre os pinos do RJ45 (não fazer isso muitas vezes e nem em excesso no mesmo conector senão entope a porta lan).

    Esse conector deve custar uns R$ 0,50. Eu compro ele pois nunca achei somente o gel para comprar e porque também uso em outras aplicações.

    Boa sorte!

  3. #3

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    tem sim, e facil, compre cabo FTP blindado para uso externo de preferencia com dupla capa MPT

  4. #4

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    tem sim, e facil, compre cabo FTP blindado para uso externo de preferencia com dupla capa MPT
    Amigo o problema do colega é no contato entre os pinos do RJ45 e os pinos da porta lan...

  5. #5

    Padrão

    Isso é o resultado dos sais minerais do ar, em contato com os 24V da alimentação. Gera anodização, é igual eletrogalvanização.

    Conforme a tensão, dá uma cor diferente:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         anodiz.jpg
Visualizações:	294
Tamanho: 	50,2 KB
ID:      	62906
    (Depende do metal, pode estar dando um azul claro porque é cobre, a tabela acima talvez foi feita pra aço, não lembro de onde ela saiu)

    Ou bloqueia o contato com o ar, usando gel pra contato elétrico (Emendas telefonicas tem gel pra isso, telefone tem 50V, é fácil anodizar), ou acaba com a diferença de potencial com relação ao ar.

    Geralmente o ar tem o mesmo potencial elétrico que a terra (Chão, piso, paredes, etc), quando há muito vento esfregando nas coisas ele se carrega com estática (Igual esfregar balão no cabelo) e fica com diferença de potencial, se a diferença for muito grande uma hora essa tensão salta de um lado pro outro, uma faísca, ou... um raio, que é uma faisca bem grande, uma tentativa de equalizar os 2 potenciais.

    Então aterrar equipamento minimiza isso também, o ar em contato com os terminais vai ter o mesmo potencial, os sais minerais no ar vão fazer a oxidação tradicional no cobre (Uma camada preta que leva anos e anos pra aparecer) e isso não incomoda em nada.

    Pra proteger de contato com o ar, tem esse gel azul (Que as emendas telefonicas usam), é a borracha de silicone mas sem catalisador (Se colocar catalisador vira borracha, sem catalisador fico mole, e empedra e fica quebradiço depois de anos), tem graxa especial tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...oto-galmar-_JM

    Ou dá pra passar a cada meio ano um WM, ou WD-40, ou CorrosionX, mas... onde a umidade é grande e usei isso deu uns pontos de corrosão igual (E olha que o CorrosionX é caro), porque em meses eles secam igual.

    Mas acho mais fácil o aterramento, pra acabar com a diferença de potencial com relação ao ar e resolver mais umas duzias de situações (A não ser que seja lugar com muito vento passando, e umidade, aí sempre teria ar com tudo que é potencial, aí é melhor também isolar do ar, com alguma graxa qualquer. Telefonia prefere graxa porque tem fiações quilométricas, o potencial no aterramento na central pode ser completamente diferente do potencial na terra a 1 km dali, se na terra isso muda, imagina no ar!).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         slide_8.jpg
Visualizações:	451
Tamanho: 	98,8 KB
ID:      	62907



    Ah, silicone comum, aquele transparente, sai fácil, é só puxar que sai, serve bem. Mas é melhor não usar silicone de alta temperatura (Vermelho ou preto), ele vira borracha, não sairia nunca mais.

  6. #6

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    Segundo as recomendações do @rubem em outro tópico que abri, tenho usado Corosion-X Aviation. Não borrifo no conector, mas passo nos contatos com um cotonete e deixo bem impregnado. Comecei a usar a algum tempo e dês de lá não tenho tido mais o problema. Vou tentar repetir esse processo a cada 6 a 8 meses.
    Lembrando que aqui não é litoral, mas com a quantidade de chuva que tem caído, só falta o sal da maresia.

  7. #7

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    Inclusive estava pensando em testar essa graxa.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ronica-20g-_JM

  8. #8

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    Voce está usando o ubiquiti em ambiente externo - outdoor - (dentro de um armario IP55 ou IP65)?
    abs

  9. #9

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    aplica WD40 nunca vai ocorrer isto ai

  10. #10

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo o problema do colega é no contato entre os pinos do RJ45 e os pinos da porta lan...

    O 2014 vc deve estar certo, pois eu trabalho com isso des de 2000 e devo estar errado , mau ai

  11. #11

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    Limpa contato não serve?

    Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk

  12. #12

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    Citação Postado originalmente por maisonmdsgreen Ver Post
    Limpa contato não serve?

    Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk
    Limpa-contato pra circuito eletrônico é seco, a base de algo volátil pra secar logo, esses não servem.

    Os desengripantes e limpadores a base de óleo, tipo WD-40 ou WM, eles deixam a oleosidade grudada no local, protege por algum tempo.

    A função de limpa contatos pra circuito eletronico é justamente limpar e NÃO deixar resíduo, ou seja, eles não protegem nada, só limpam.




    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    Inclusive estava pensando em testar essa graxa.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ronica-20g-_JM
    Acho que devia testar a graxa condutiva pra cartucho de toner.
    Essa graxa branca comum não é condutiva, o foco é apenas lubrificar, se usa em carutchos de toner nas peças plasticas e tal. Mas... se colocar ela no contato das peças metáticas, tipo PCR ou cilindro, que devem ter contato elétrico bom, ela atrapalha muito.

    E pra esse pontos tem a graxa condutiva, engraxa do mesmo jeito mas tem resistividade baixa.

    Não que a graxa condutiva dê contato de um pino pro outro, ela no máximo cria capacitância parasita (Coisa que as lâminas dos RJ-45 criam igual, algum picofarad tem por lá mesmo sem graxa), mas ela não cria um filme oleoso grosso em tudo que toca, se a lamina do plug e a mola do jack RJ-45 se apertarem uma conta a outra elas expulsam a graxa e o contato é feito.


    Óleo mineral comum também serviria, borrifando ele a cada X meses ia demorar pro ar entrar em contato com a parte, mas com o tempo ele some. A graxa não dissolve, fica lá e só resseca ao longo dos anos, demora mais.

    Não vou garantir que a graxa comum atrapalha muito em rede, mas em cartucho de toner atrapalha, e olha que eles usam 300V! Se pra 300V a resistividade incomoda, imagina com os 0,5V de rede devia atrapalhar muito mais.

    (Alta tensão passa mais FÁCIL por contatos ruins)

    Graxa condutiva velha ainda dura anos, a minha deve ser de 2011 e está ok, já peguei cartucho parado a 5 ou 6 anos e não tinha graxa ressecada, então se for pra apostar em uma graxa que proteja por muito tempo, eu apostaria nela.

    (Em telefonia vai MUITO gel, acho que é por isso que não substituem ele facilmente, o kg de gel custa 2% do preço do kg de graxa condutiva)


    Meu problema com CorrosionX e WD40 ou WM é: Sujeto trás o pc do filho/filha que morra no litoral, trás no período de férias, aplico o CorrosionX na placa e WD40 ou WM no gabinete, e ele volta pro litoral. No outro ano, nas outras férias, aparece de volta com algumas marcas de ferrugem igual. Claro que ajuda, mas parece que a proteção não dura 1 ano. Ferrugem em gabinete resolve fácil, mas na placa-mãe, memória e HD lasca tudo, ela ataca justo nos cantinhos, estufa umas ilhas e arrebenta o contato interno nos layers. A muuuuitos anos ví spray de silicone emborrachado a venda, não silicone oleoso mas sim um que seca e fica igual plastidip, nunca achei, mas hoje temos Plastidip pra isso. Só que pra conector ele não serve! No máximo passar ele por trás do RJ-45, pra encher o espaço onde esmagamos o cabo de rede na traseira, pra não entrar ar e corroer por dentro.

  13. #13

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    rubem dei uma procurada e achei essas graxas para cartucho toner

    Essa é preta, parece que a base de carbono http://produto.mercadolivre.com.br/M...e-50g-puro-_JM

    essa a base de cobre http://produto.mercadolivre.com.br/M...100-gramas-_JM

    e essa não sei dizer http://produto.mercadolivre.com.br/M...mpressoras-_JM

    Qual seria mais indicada?

    E o tal gel que vem nos conectores telefônicos, onde encontra? (além dos conectores..rs..)

  14. #14

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    Hum, pra mim que essa graxa era justo carbono E cobre.
    Carbono tem resistência, mas é baixa e não altera com o tempo, e o cobre tem condutividade excelente.

    Eu hoje tenho dessa última, mas lembro de ter outras que eram mais pretas e dava pra ver os pontos cobreados, sempre tive a impressão que era uma graxa de carbono com pó de cobre no meio.



    Sobre o gel pra telefonia, tinha a venda em balde ou pote, agora deu uma sumida, pra mim que tinha hidrorepelente ou coisa assim escrito, era nesse estilo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ofissional-_JM
    Gel, pasta, graxa, não lembro o nome exato, acho que paguei uns R$ 40 pelo último que comprei a uns 4 anos, acho que era 1 litro (Ou 900ml).

    Como eu sempre comento com todo mundo que queria achar silicone em spray que endureça como borracha, alguém me falou desses aqui:
    http://www.instalplace.com/Aislante_..._Kit_Magic_Gel
    E eu misturei o gel que eu tinha, com catalisador, com 2 que eu tinha (Um de resina, outro de tinta acrílica, eu acho) mas não emborrachou, fora que o gel não misturava bem, então esse silicone bicomponente deve ser mais aguado.

    O ruim é que procurando por gel ou silicone aparecem 1000 tipos de gel pra estética, tirar rugas e tal, e por silicone aparem 100000 modelos de capas de silicone pra tudo que é objeto...

  15. #15

    Padrão Re: Zinabre na porta lan de aparelhos ubiquiti como evitar isso?

    Primeiro de tudo, o aterramento correto é essencial, pois diminui muito esse efeito ao longo do tempo. Já para prevenir efeitos causados pela maresia, pode-se usar graxa de silicone, pode passar uma camada generosa por tudo, depois que plugar o cabo de rede no conector, só fique esperto com uma coisa, tem que tomar cuidado para não ter retorno de agua pelo cabo de rede, senão seu rádio já era, pois o silicone vai reter a agua lá.