Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Boa tarde,
    Gente o titulo do post tem mesmo a intenção de chamar a atenção de todos e trocarmos experiências de alternativas para podermos continuar vivendo, pois vou dizer, a coisa tá feia.
    Tá simplesmente impraticável trabalhar com CPEs para instalar em clientes com ubnt, tem fornecedores simplesmente pedindo quase 500 paus em um nanoloM5, airgrid gira de 350,00 para cima. Isso além do preço tem aquele problema de algumas CPEs se quer durarem 6 meses. Perca de potencia, porta lan etc... Isso para engrossar o prejuízo. Onde pude mudei para atendimento por ftth para gastar uma vez só e poder sair de ubiquit, só que tem muitos lugares que atendemos no interior que tem poucas casas e as que tem são muito pulverizadas, não justificando o atendimento por ftth. Em fim, o objetivo como disse é trocarmos experiências de como estão fazendo para viver com esse preços simplesmente impraticáveis.
    Vai ter aquele que vai falar, a vai de cpe tal, outro de cpe y. Só que todos sabemos que infelizmente na prática pelo menos o que eu percebi que entregar uma velocidade melhor e de forma mais estável é com a ubnt. Não sei se eles sabem disso e por isso tem arrancado nossa pele com os preços praticados. Não concordo com a justificativa que todos fornecedores usam , haaaa isso é por causa do dolar, MNETIRA! Pode até encarecer um pouco agora para eles que compram em volumes gigantescos vocês acham que eles pagam isso tudo??? NÃO! Só querem engorssar seus lucros.... Se fosse assim no py não seria um valor bem menor do que aqui nesse paizinho. Olha o que tenho usado aqui é fazer de tudo para não comprar ubnt, só mantenho algumas peças poucas aqui para suprir minhas urgencias, do contrário não compro....Amentar a rede contando com ubnt? NEM PENSAR!!!!! É esse o cenário que acredito que todos estão passando, espero podermos acrescentar para conseguirmos alguns sucessos juntos, abraços!!!!

  2. #2

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Concordo em partes com você, realmente esta impraticável com o DOLAR auto que é a desculpa de todos para arrancar o nosso couro. Quanto UBNT só coloco onde não tem jeito mesmo, uso nos clientes SXT e na célula RB 912(alguns pops SXT 90°) trabalhando NV2 ,entrego 10 MB sem problema ,tenho pop saturado com 30 cliente online, neste reclamou estamos negociando e passando pata FTTH ate mesmo pela poluição em 5,8 GHZ, cliente com equipamento queimado estamos migrando para FTTH , mas como você disse ,temos fibra em uma cidade ,mas temos mais 5 no radio ,estamos trabalhando para fibrar todas ,agora vilas e rurais tudo no Mikrotik.
    Em 2013 tive 230 CPEs queimadas entre Airgrid,Nano loco e outras merdas UBNT, passando para Mikrotik aos poucos ,reduzimos isso para menos de 1/4 isso com contando com os UBNT que ainda temos, então ubnt só em ultimo caso, mas voltando a ressecção ,aqui não dou conta de comodato só vendemos e bonificamos o clientes com parcelas baixas ao longo de um ano, única maneira de sobreviver que encontramos, sem contar que estamos em uma região que descarga elétrica é todo dia.
    Vamos aguardar a opinião dos marajás pois tem uns grandes por ai que não deve sentir estes custos como nos.

  3. #3

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    estamos passando fibra tbm, mais ate fibrar a cidade toda ou grande parte vai muito $$$ e tbm muito tempo projetos, autorizacoes!! isso td em apenas uma cidade, imagina as outras!!

    agora com a crise do pais, demos uma freiada na fibra tbm, pois o cliente na fibra ftth sai em torno de 600 reais, e eh dificil de comprar pelo bndes, ate hoje soh achei fiberhome no bndes, e ela eh muito cara tanto a olt como as ont, mais principalmente a olt

    estou pensando em trabalhar com ONU PAC-PON pra tentar da uma barateada nos custos, tem pac-pon da overtek que sai por 600 reais e da pra atender 8 clientes no cabo udp, da pac-pon ate a casa do cliente.

    Mais agora voltando ao topico, eu a quatro meses, tbm pelo msm motivo, dollar alto, estou usando aqui na minha rede a linha da intelbras ipoll TDMA, adicionei nas minhas pops mais lotadas setoriais apc5m90+ e nos clientes wom mimo 2x2, pago 240 reais em cada wom mimo, no bndes!!

    ja estou com 90 wom mimo rodando, tudo no ipoll minha conclusao: eh boa, porem nao eh igual o AirMax da ubnt, ainda tem alguns bugs mais nada de afetar drasticamente a rede, o firmware da wom eh beta ainda pra rodar ipoll, acredito que em breve ficara 100% quando sair a versao alpha.

    a intelbras fez parceria com a ligowave, entao toda essa linha ipoll eh da ligowave!

  4. #4

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    É realmente o PT enfiou o pais no buraco e esta muito difícil em todos os seguimentos mas acho que o nosso é um dos mais afetados devido aumento do dólar.
    Quanto a OLT e ONU estou para testar uma solução mais barata de OLT (overtek ou Py.ONU Py e Fiberhome) em bridge EPON ai tem soluções mais baratas para colocarmos em cidades pequenas com 200 clientes .
    Mas a coisa esta bem difícil,desemprego,concorrência predatória entre outros.

  5. #5

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Por aqui o jeito tem sido comprar SXT do Paraguai. Mesmo lá a SXT tem menor custo que uma NanoStation M5 (a Loco é apenas 13dBi, não se compara com SXT), então não compensa de maneira alguma investir em CPE UBNT. Aqui a rede é mista e nem WOM se instala mais já que SXT tem preços semelhantes e é muito superior.

    Só não montamos logo células com NV2 para novos clientes porque o RouterOS é problemático em questão de modulação, nunca consegui fazer os clientes transmitirem fixo em um MCS e o AP em outro, só funciona se for igual ou fica variando (diferente de UBNT, que é bem mais flexível).

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    agora com a crise do pais, demos uma freiada na fibra tbm, pois o cliente na fibra ftth sai em torno de 600 reais, e eh dificil de comprar pelo bndes, ate hoje soh achei fiberhome no bndes, e ela eh muito cara tanto a olt como as ont, mais principalmente a olt
    FiberHome no BNDES? Como conseguiu? Financiamento do BNDES é apenas para produtos com uma porcentagem mínima de produção nacional, FiberHome é 100% importado... Fiquei curioso agora, pois até onde sabia apenas Parks e AsGa (agora Furukawa) são financiáveis e a OIW não começou a fabricação nacional de FiberHome ainda.

  6. #6

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    @TsouzaR entao ja comprei algumas ont fiberhome no bndes sim mais nao veio nota de fiberhome, foi uma especie de "gambiarra" kkkk,, da loja, me vendeu um produto x, com nota y no valor do produto x + impostos

    parks eu sei que da pelo bndes, mais eh caro tbm, overtek a olt sai menos de 4 mil, porem para 120 ont, a intelbras vai trabalhar com linha pon, GPON mais especificamente, porem ainda nao esta vendendo. vai custa em torno de 20 mil a olt!!!

  7. #7

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Rss Intelbras esta de gozação sai mais caro que FiberHome com 8 PON/GPON

  8. #8

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    esse valor de 20 mil foi o tecnico da intelbras que me falou porem sem detalhes nenhum pq ainda nem estao comercializando, mais vai sair essa linha de olt, ont, tinha ate uma propaganda aqui no forum! e outra coisa eh GPON e nao GEPON mais tbm achei caro!!

    a detalhe, nao sei quantas portas pon, mais era algo perto de mil ont nao lembro ao certo!

  9. #9

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Tava pensando, queria conseguir alguma forma de trazer ubnt e mikrotik do PY, alguém tem alguma ideia de como fazer? Tá terrível comprar 20 CPEzinhas da ubnt e pagar quase 8000,00.....
    Sou do RJ, cheguei a ir por duas vezez ao PY buscar equipamentos no começo, mas vou te falar hem, sofrimento pra burro. Dois dias dentro do onibus mata qualquer um, sem contar o risco de perder para fiscalização.
    A ultima vez que fui foi até engraçado, começou um boato que a receita está na estrada e nisso ninguém arriscava ir, se passou dois dias nessa brincadeira e o boato continuava. Decidi, quer saber vou encarar seja o que Deus quizer, comprei a passagem e quando fui entrar no onibus adivinha? só tinha dois passageiros, eu e mais um.....kkkkkk gelei na hora. Realmente o onibus andou alguns poucos km a fiscalização mandou parar. Um fiscal subiu deu uma olhada rapida viu apenas eu e o outro passageiro, desceu e mandou o motorista segueir viajem. kkkkkk.Se tivesse cheio tinha vistoriado tudo.
    Em fim, contei essa historia para quem nunca arriscou ir saber que embora os preço sejam MUITO mais baratos é um sofrimento absurdo! Até quero tentar trazer, mas sem voltar la.

  10. #10

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Intelbras são 8 portas PON(http://www.intelbras.com.br/empresarial/gpon/olt-8820-g) sem expansão ,particularmente deveria ser bem mais barata pois veja minha cotação Fiberhome com 32 Portas PON

    001 FIBERHOME 7899536300271 OLT AN5516-06 - CHASSI OLT 06 SLOTS 85177092 1 10.905,84 10.905,84 4% 10%
    002 FIBERHOME 7899536311024 GPON-GCOB - PLACA GPON 16
    PORTAS 85177092 2 8.700,31 17.400,62 4% 10%
    Valor Total Proposta R$28.306,46

    Fiberhome com chassis de 6 slot com uma placa de 8 Pon sai por 20.000,00 com 5 slot para expansão.
    Alem do mais a Fiberhome tem um suporte bom através da WDC.

    Uma boa opção para ONU é esta : http://www.casadainternet.com/
    Ate dizem que esta loja é da WDC mas não tenho esta informação.

  11. #11

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    @TsouzaR entao ja comprei algumas ont fiberhome no bndes sim mais nao veio nota de fiberhome, foi uma especie de "gambiarra" kkkk,, da loja, me vendeu um produto x, com nota y no valor do produto x + impostos
    Não sabia que haviam vendedores com essa possibilidade. Interessante, hehehe.

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Tava pensando, queria conseguir alguma forma de trazer ubnt e mikrotik do PY, alguém tem alguma ideia de como fazer? Tá terrível comprar 20 CPEzinhas da ubnt e pagar quase 8000,00.....
    Sou do RJ, cheguei a ir por duas vezez ao PY buscar equipamentos no começo, mas vou te falar hem, sofrimento pra burro. Dois dias dentro do onibus mata qualquer um, sem contar o risco de perder para fiscalização.
    A ultima vez que fui foi até engraçado, começou um boato que a receita está na estrada e nisso ninguém arriscava ir, se passou dois dias nessa brincadeira e o boato continuava. Decidi, quer saber vou encarar seja o que Deus quizer, comprei a passagem e quando fui entrar no onibus adivinha? só tinha dois passageiros, eu e mais um.....kkkkkk gelei na hora. Realmente o onibus andou alguns poucos km a fiscalização mandou parar. Um fiscal subiu deu uma olhada rapida viu apenas eu e o outro passageiro, desceu e mandou o motorista segueir viajem. kkkkkk.Se tivesse cheio tinha vistoriado tudo.
    Em fim, contei essa historia para quem nunca arriscou ir saber que embora os preço sejam MUITO mais baratos é um sofrimento absurdo! Até quero tentar trazer, mas sem voltar la.
    Eu acho que não precisa se preocupar com a Receita se você tiver nota dos equipamentos, não?

    Se comprar com nota, acho que dá para contratar transportadora para ir buscar.

    Não sou eu que cuido das aquisições aqui, mas parece que tem um indivíduo que vai às vezes ao PY e traz aqui tudo sem nota, contrabando mesmo, hehehe. Você teria que achar alguém aí na região que faça isso, esse pessoal acostumado deve ter suas técnicas (e talvez até conhecidos na Receita) para passarem sem problemas...

    Citação Postado originalmente por tcftelecom Ver Post
    Intelbras são 8 portas PON(http://www.intelbras.com.br/empresarial/gpon/olt-8820-g) sem expansão ,particularmente deveria ser bem mais barata pois veja minha cotação Fiberhome com 32 Portas PON

    001 FIBERHOME 7899536300271 OLT AN5516-06 - CHASSI OLT 06 SLOTS 85177092 1 10.905,84 10.905,84 4% 10%
    002 FIBERHOME 7899536311024 GPON-GCOB - PLACA GPON 16
    PORTAS 85177092 2 8.700,31 17.400,62 4% 10%
    Valor Total Proposta R$28.306,46

    Fiberhome com chassis de 6 slot com uma placa de 8 Pon sai por 20.000,00 com 5 slot para expansão.
    Alem do mais a Fiberhome tem um suporte bom através da WDC.

    Uma boa opção para ONU é esta : http://www.casadainternet.com/
    Ate dizem que esta loja é da WDC mas não tenho esta informação.
    Ao menos essa linha GPON "da Intelbras" está mais barata que a da Parks, hehehe.

    A OLT Parks standalone com 8 portas GPON (sem uplink 10Gbe, essa é ainda mais cara e nem cotei) estava custando uns R$30.000,00 ano passado. Ao menos é possível financiar pelo BNDES...

    Mas acho que até que essa OLT "da Intelbras" vale R$20.000,00, afinal é na verdade importada e renomeada da Zhone, uma das melhores ou a melhor fabricante desse tipo de equipamento.

  12. #12

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Voltando aos preços da Ubiquiti.
    O Nanostation Loco estava uns US$ 49 na maioria das lojas via web nos EUA.

    Agora o preço mudou, tem várias lojas com ele a US$ 47 ou 48.

    E no brasil o preço não caiu R$ 2 ou 3 mas sim aumentou 200.

    Metade culpa do aumento do dolar, e a outra metade é da demanda. Se tiver que comprar em quantidade menor, e demorar mais pra vender, não dá pra viver com margem de lucro pequena.

    Esse é o problemas das "crises", não é só aumento de preço por conta de cambio, as vendas diminuem muito, seu estoque não circula, os prodotos empacam, pra poder se manter você tem que aumentar preço.

    (Só pode manter preço baixo se for produto de alta rotação tipo milhares de unidades por dia, aí é outra estória, mas nesse caso distribuidor vende alguns por semana)


    SE fosse produto direto da China seria ok, um container cheio sai barato, o yuan chines tá tão mal quanto o real brasileiro, as empresas estão com crescimento meia-boca então não podem perder venda e vão dar boas condições.

    Mas... importando dos EUA a coisa complica, é só no dolar, até despachante aduaneiro que divide container entre os clientes andam poucos (Eles também aumentaram seus preços), o jeito é usar courier porta-a-porta que cobra taxas totais tipo 100%... enfim, importação dos EUA tá cara mesmo, não é só com produto de rede.

  13. #13

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    isso mesmo, aqui na minha cidade tem um rapaz que vai pro paraguai o famoso muambeiro, e cobra 30% pra trazer de la e paga soh quando chega aqui, mais mesmo assim sai caro pq tem que pagar a vista!!

    em relacao a gambiarra do bndes nao soh algumas ont que comprei assim, comprei muita airgrid assim tbm, pois antes da OIW virar importadora da ubiquiti, as airgrid pelo bndes era td na gambiarra, e tem muita loja por ai hoje em dia que nao vende ubiquiti pelo bndes por nao ser produto nacional!!!

    eu aqui compro em duas lojas a vida toda, e isso facilita o pessoal te conhece e fica mais facil de negociar! ja comprei muita airgrid e na nota veio antena aquario!!!

    ir buscar no paraguai nao rola, eh perda de tempo dor de cabeca e vc pode perder tudo!! pelo menos eh a minha opniao!!

    em relacao a olt da intelbras, nao duvido o fato de ser "renomeada" pois a sua linha WISP+ na verdade eh toda da ligowave, inclusive o protocolo TDMA iPoll eh da ligowave!!

    provavelmente eles vao "renomear" a olt e montar aqui no brasil as ont, igual faz com as wom!

    outra coisa importante de lembrar a linha AC da ubiquiti eh toda fabricada por eles, o chipset a placa tudo!!
    ja a linha M5 com chipset atheros eh feita na china, entao rola muita airgrid pirata, aquelas que fica aparecendo aquela mensagem de pirata quando vc atualizar o firmware!! entao no paraguai fica atento aonde vai compra as airgrids!!!

    []s

  14. #14

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Aqui pago 225 na Airgrid e repasso a 290 em SP, GO e MS. Tudo debaixo dos panos.

  15. #15

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    A 225 nem na excell sai, da uma dica ai amigo mathcardoso.

  16. #16

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    A 225 nem na excell sai, da uma dica ai amigo mathcardoso.
    Rapaz que traz pra mim. Recebo em Rio Preto-SP

  17. #17

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Produto FOB Miami, USA - US$50
    +impostos para importação @ 85% = US$ 92,50
    + impostas de venda ICMS, IPI, PIS/COFINS etc @ 25% = US$115
    + lucro de 20% - US$138,00
    em BRL @ 3,95 = BRL 545

    E tudo isso para um margem de 20%?? Não compensa...pode ser greve na alfândega, Fiscais corruptos quem quer $$$, custo de homologação com ANATEL (Alguém tem que pagar por isso cada ano..) etc etc

    O problema não é somente o dollar alto - é também uma economia protecionista, impostos altos, e burocracia e custos com homologação.

  18. #18

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Gente esse Indutor me parece que esse é o nome, dos circuito integrado responsável pela LAN dos locucosM5 onde conseguimos isso?
    Uma coisa que percebi é que por exemplo em dois nanoloM5 um tem o CI Nº H16125cg e o outro tem H16125mcsg, ou seja, só muda as letras, será que tem diferenças ou é a mesma coisa? Etou vendo aqui se consigo comprar para eu mesmo fazer a troca para tentar economizar uma grana pois tá complicado. Tenho uma cx aqui cheia de locoM5 com porta lan sem comunicação.

  19. #19

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Esse indutor é componente passivo, raramente ele queima hoje.


    Pra ver pinagem, se é equivalente, tem que achar datasheet. O datasheet do modelo 16125MC:
    http://www.acinonyx.tk/wp-content/up.../h16125mcg.pdf

    Tem mesmo um 16125CG?

    Segundo o fabricante, não tem:
    http://www.mag-tek.com.tw/?page=product.html&offset=13

    E isso é componente que se testa fácil, é só ver a resistencia do transformador, no caso do 16125MC, entre o pino 1 e 4 vai ter resistencia baixa, igual do 3 pro 4, mas entre o pino 1 e 3 tem que ter quase o dobro da resistência (Multimetro preciso é muito útil nessa hora, ou prefiro os analógicos pra esse caso).

    O que poderia ocorrer pra atrapalhar nesse caso é curto em bobina, ou abrir as bobinas. Curto não lembro de ver, só bobina aberta, isso é fácil identificar.


    Se está sem lan, muito provavelmente quem foi pro lixo é o chipset, se for NS XM um AR7240, se for NS XW um AR9342 ou 9344.

    Tem gente que vende o chipset no brasil:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...airgrid-m5-_JM

    Ou procura no Ebay (Se não for taxado pela RFB, sai bem barato).

    Duvido que de cada 20 ou 30 NS sem lan, mais que 1 tenha o indutor com problema. Provavelmente é tudo chipset danificado.


    E se tiver um indutor aberto, pode colocar qualquer um, de qualquer aparelho, desde que ajuste a pinagem, basicamente precisa um transformador 1:1, só o que muda de um modelo pro outro é tamanho, pinagem, e bitola de fiação (Muda a durabilidade, não o desempenho), pra apenas testar em bancada qualquer indutor serve. Mas repito: Coisa bem rara ver o indutor queimado, e mais raro ainda é SÓ ele queimar, o que vi é ele e mais o chipset irem pro lixo.

    (Em chipset muito antigo tipo rtl8139c, até lembro de ver queima dele mas não do chipset, mas isso é produto de litografia do fim dos anos 90, coisa que custava caro e era lerda, a única vantagem era durar um pouco mais)

  20. #20

    Padrão Re: Ubiquit arrancando nosso couro, como estão fazendo?

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Rapaz que traz pra mim. Recebo em Rio Preto-SP
    Poderia passar o contato em mp?