+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dúvida interligação Ubiquiti

    Olá a todos,

    Estou a tentar ajudar um amigo a fazer um "projeto" de interligação entre a casa dele e duas lojas que ele possui, numa cidade no interior do Ceará, entretanto, como não conheço os equipamentos da Ubiquiti, vim aqui na esperança de obter ajuda de vocês se o setup como pensei funcionaria.

    Ele tem em casa um link internet de 3mbps, e quer distribuir isso para outros 3 pontos remotos, utilizando uma torre a qual conseguiu acesso para instalar o equipamento dele.

    O que o vendedor sugeriu a ele foi:

    - Pontos remotos: Loco M5
    - Torre: Litebeam AC (LBE-5AC-16-120)

    Como pensei, e queria a ajuda de vocês para perceber se funcionaria: Na torre, o rádio estará como bridge/ponto-multiponto, os "clientes" estarão como router/estação ponto-multiponto e o da casa dele como router/estação ponto a ponto, os radios clientes terão como default gateway na interface de radio o ip da interface de radio da casa dele.

    Como disse, não conheço os equipamentos da Ubiquiti (e quase nada de rádio, trabalhei há anos atrás com os Motorola Canopy em um provedor e aqui tenho alguns Cisco Aironet indoor no escritório), ou ele precisaria de um par de Loco M5 para um ponto a ponto até a torre, e depois utilizar a interface LAN para ligar um radio ao outro e dessa forma conseguir trafegar de/para o Litebeam?

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida interligação Ubiquiti

    Boa tarde. antes de pensar em compras esse ou aquele equipamento. Faz um estudo geográfico da região aonde se deseja implementar seu projeto. Esses pontos tem uma visada limpa (zona de fresnel comprometida é complicada) entre si (sem barreira, tais como prédios, arvores, etc..). Ha muita interferência na região. Estes 3 pontos são próximos um dos outros. Pelo que entendi o sinal será transmitido desta torre ( link internet esta próximo a torre ou você terá que que criar um PTP da casa ate a torre? Quando digo próximo se o link esta no pé da torre, onde você a pode ligar o link direto no rádio que emitira o sinal (por um cabo). E os pontos que receberão o sinal (clientes) estão próximos ou distantes da esta torre? Tem uma visada limpa pra esta torre de onde sinal será emitido... tudo e uma questão de analisar. Faça um levantamento das condições geográficas. Não é por que um vendedor te indicou um determinado equipamento que você vai sair comprando. Depois não adianta culpar os equipamentos pelo não sucesso do projeto. Como você disse que já trabalhou com isto já fica mais fácil. Pode ser que tudo o que eu disse já foi analisado. Como não foi dito aqui estou apenas dando uma dica.

    Att,

    Fabiano.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida interligação Ubiquiti

    Olá Fabiano, obrigado pela resposta.

    Os pontos todos tem visada limpa para a torre, e estão entre 400~800 metros da torre.

    A ligação a internet na verdade estará em um dos pontos (ele está utilizando a torre somente por não ter visada direta entre o ponto que tem internet e os demais pontos).

    Minha dúvida na verdade é se eu precisaria fazer um ponto a ponto entre o ponto que tem a ligação a internet e a torre, e depois uma ligação ponto multiponto entre o litebeam e os outros pontos (ou se o rádio suporta fazer uma ligação multiponto E bridge ao mesmo tempo por exemplo).

    Muito obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida interligação Ubiquiti

    Boa tarde você poderia fazer um PTP da casa ate a torre. Na torre você poderia colocar um rocket m5 + setorial. caso os clientes estejam próximos um dos outros e que a área de cobertura da setorial alcance. O pontos clientes estão em regiões diferentes ou próximos, digo na mesa área, não inversa.
    isto é uma das dicas. Se alguém do fórum quiser dar mais dicas ao amigo que o ajude, vamos contribuir.

    Att,

    Fabiano.