Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Amigos muito obrigado por sanar as minhas dúvidas de forma rápida, agora tenho outra sobre enlace, não sei se pode ser nesse mesmo tópico mas vamos lá.
    Colocamos outra torre usando Sextant Mikrotik e o sinal ficou em -48 ( creio que esta muito bom) agora tem como eu fazer um teste dentro desses Sextant pra ver quanto passaria de banda nesse enlace? Vi uma opção em Tools>Bandwidth Test seria aqui pra eu fazer os testes?

2. É bem nessa ferramenta, bandwidth ou largura de banda, pode chamar de throughput mesmo.

Mas... você vai estar confiando na Mikrotik pra falar sobre o desempenho dela mesma.

Eu prefiro fazer o teste ethernet a ethernet, trafegar algo de um notebook pra outro pela rede. Sei que colocando um cabo de 1,8m entre eles trafega 97-99Mbps, então esse é o limite, via wifi uma rede perfeita vai dar perto disso.

(Depende do data rate e largura de canal, claro. Com largura de canal de 20MHz o máximo fica na casa dos 70Mbps (Mas nuns hardware uns 60Mbps)

Com canal de 40MHz vai pro limite da porta ethernet, uns 90 a 98Mbps) O problema é que de CPE pra CPE é fácil medir throughput absurdo tipo 120Mbps, porque o chipset não precisa pegar o pacote na porta ethernet, quebrar ou analisar ele.

Aí na hora do vamos-ver, do PC pro modem, ou de PC a PC, não tem nem 80Mbps, porque nesse caso cada CPE recebe o pacote pela porta ethernet, devolve o ok de cada pacote, adiciona cabeçalho, envia, o outro pc ou modem responde com ok, enfim, gera um monte de pequenos pacotes extras adicionais, é possível "cair" quase 30% o throughput entre a medido CPE-a-CPE e a na medida ethernet-a-ethernet, só pelo processamento que a parte de ethernet toma. (Isso depende do chipset e do sistema operacional usado, no caso do RouterOS: da configuração dele)

3. sera que poderia me ajudar a testar por essa ferramenta? preciso colocar o ip da sextant pra fazer os teste?

4. Pra fazer o teste da banda a RB precisa ter IP.
    Vai em IP > Adresses e muda o 88.1 atual pra outro na faixa da contraparte da conexão.

Mas pro teste ethernet-a-ethernet não precisa IP, se digamos a wan e a ether estão numa bridge.

Colocar IP é bom até pra acessar mais fácil, o acesso via MAC no Winbox as vezes fica caindo toda hora.

Tópicos Similares

1. Tecnologia Airmax 2.4Ghz
    Por mktguaruja no fórum Redes
    Respostas: 31
    Último Post: 18-11-2010, 17:22
  2. tecnologia HT
    Por Beatriz no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 1
    Último Post: 12-05-2004, 19:07
  3. tecnologia hyper threandig
    Por DRUMX no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 5