+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bloquear cliente na RB 750, usando ip estatico ou simples queues?

    E uma satisfação participar do under, aqui aprender muita coisa e sempre tem alguém para ajudar.
    E surgiu esse minha duvida que poderia ajudar também outras pessoas. Vamos para a situação:
    Tenho uma Rb 750 com o cadastro dos clientes usando ip estático com o simples queues limitado o trafico para os clientes,
    mas tem apenas a opção de reduzir a banda para 64k de dw e 64 de up, como faço o bloqueio do clientes de uma maneira simples?
    Não usor pppoe e nem hotspot.

  2. #2

    Padrão Re: Bloquear cliente na RB 750, usando ip estatico ou simples queues?

    Hilvan, bom dia. Para você bloquear cliente deste modo é so você alterar a velocidade manualmente onde diz 64k você mesmo coloca 1k que com isto seu cliente não conseguirá navegar e estara bloqueado, assim que faço aqui em minha rede. Ou então deves configurar o firewall e bloquear o IP do cliente.

    Enviado via ASUS_T00J usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Bloquear cliente na RB 750, usando ip estatico ou simples queues?

    Você usar arp list pra cadastrar os clientes certo?
    Na interface de saída dos seus clientes em arp é só marcar rely-only.
    então você pode desabilitar ele na ARP list.
    Você pode também criar regra de bloqueio por ip no firewall

  4. #4

  5. #5

    Padrão Re: Bloquear cliente na RB 750, usando ip estatico ou simples queues?

    E como 1k ainda permite o Windows e Android dar ping e dizer que "Tem internet", eles ficam loucos, acham que sua rede é que tem problemas, e não que o problema é pagamento.

    Então... ou desabilidade o cliente no queue simple (Aperta D selecionando ele), ou coloca 0k na velocidade, aí nem ping passa e o Windows ou Android não vai achar que tem internet.

    (Já tive cliente chato que atrasava todo mês, um mês resolvi brincar com isso, ao invés de desabilitar coloquei o burst subindo de 0k pra 1k por alguns segundos, aí o cara-de-pau ligou pra reclamar que a internet estava indo e voltando toda hora, avisado que era falta de pagamento não adiantou, ligou umas 4 vezes e falou com 4 pessoas diferentes cada vez, pra reclamar da internet caindo, ele realmente pelo visto ficou encucado com o ícone da rede do Windows mudando toda hora, a cada x segundos)

  6. #6

    Padrão Re: Bloquear cliente na RB 750, usando ip estatico ou simples queues?

    Rubem, o problema de você desabilitar a Queue do cliente eh que você ao invés de estar limitando, você estará liberando toda sua velocidade disponível a este cliente. O mais correto a se fazer eh configurar em IP>FIREEWALL e bloquear os IPs dos mal pagadores ali e direcionar a uma tela de bloqueio, irei fazer isto, porém so minha pagina esta pronta 177.36.34.84

    Enviado via ASUS_T00J usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Bloquear cliente na RB 750, usando ip estatico ou simples queues?

    Bom dia, na minha opinião, faça pelo firewall.. já configura por adress list, assim cada cliente que desejar bloquear, como no seu caso é manual, você só adiciona ele na lista.
    Outra opção muito fácil, nega uma Src Adress list no mascaramento da sua rede, e ai você coloca o Ip do bloqueado nessa lista.

    A primeira opção é ainda melhor, pois se você tiver algum servidor na sua rede que possa hospedar uma pagina de aviso de corte, vc pode já direcionar o cliente para ela.
    Abraços.

  8. #8

    Padrão Re: Bloquear cliente na RB 750, usando ip estatico ou simples queues?

    Citação Postado originalmente por oscaroeste Ver Post
    Rubem, o problema de você desabilitar a Queue do cliente eh que você ao invés de estar limitando, você estará liberando toda sua velocidade disponível a este cliente. O mais correto a se fazer eh configurar em IP>FIREEWALL e bloquear os IPs dos mal pagadores ali e direcionar a uma tela de bloqueio, irei fazer isto, porém so minha pagina esta pronta 177.36.34.84

    Enviado via ASUS_T00J usando UnderLinux App
    Tem configuração errada então, desabilitou no queue: Fica sem navegar.
    (Nem conecta na RB, nem por MAC!)

    MK não é minha área então só pego receita de bolo, e seguindo isso fica assim, se desabilitar no queue list, não navega mais.
    (E por precaução eu adicionava todos os IP's da faixa, e deixava desabilitados, pra ninguém trocar de IP e navegar)
    http://mum.mikrotik.com/presentations/US08/janism.pdf
    e
    http://mum.mikrotik.com/presentation.../megis_qos.pdf

    Isso mexe no firewall, talvez é a mesma coisa que você está falando, roteamento não é minha praia.

  9. #9

    Padrão Re: Bloquear cliente na RB 750, usando ip estatico ou simples queues?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E como 1k ainda permite o Windows e Android dar ping e dizer que "Tem internet", eles ficam loucos, acham que sua rede é que tem problemas, e não que o problema é pagamento.

    Então... ou desabilidade o cliente no queue simple (Aperta D selecionando ele), ou coloca 0k na velocidade, aí nem ping passa e o Windows ou Android não vai achar que tem internet.

    (Já tive cliente chato que atrasava todo mês, um mês resolvi brincar com isso, ao invés de desabilitar coloquei o burst subindo de 0k pra 1k por alguns segundos, aí o cara-de-pau ligou pra reclamar que a internet estava indo e voltando toda hora, avisado que era falta de pagamento não adiantou, ligou umas 4 vezes e falou com 4 pessoas diferentes cada vez, pra reclamar da internet caindo, ele realmente pelo visto ficou encucado com o ícone da rede do Windows mudando toda hora, a cada x segundos)

    Obrigado pela sua ajuda..

  10. #10

    Padrão Re: Bloquear cliente na RB 750, usando ip estatico ou simples queues?

    A todos obrigado pela ajuda. Foi produtivo as informações.