+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Entendimento em calculo solar.

    Boa noite,
    Até mandei uma mensagem ao Rubem que de fato é o cara nesse assunto, pretendo compartilhar assim que ele poder me responder, pensando nisso adianto o assunto a todos ou se Rubem pude responder por aqui ótimo.

    Lendo um tópico fiquei com duvida na seguinte interpretação:
    Dois paineis em serie cada um de 150w, estária certo dizer que:
    150w x 2 = 300w , supondo que temos 5 horas de sol em determinado lugar seria,
    300x5 = 1500w/dia ?

    Esse arranjo me dá I=P/V
    1500/24Volts = 62,5A/dia

    Ainda 62,5A/24h = 2,60/h

    Tá certo isso ai galera? Minha ideia é saber quanto meu sistema de fato me gera em Amperes hora para supri meus equipamentos e armazenar em meu banco de baterias? Sei que hoje estou em déficit, minha ideia é dividir o que tenho hoje em equipamentos instalados e por mais um outro sistema solar para dividir a carga.
    Vou listar e me digam com base na experiencia por favor.

    4 RocketM5
    2 NanobridgeM5 22dbi
    1 BulletM2
    3 RB912UAG 5HPND
    1 RB2011UA
    1 SWITCH 16 PORTAS.

    Ainda tenho em outro arranjo com 4 painéis em série de 150w cada para atender um enlace profissional Ericsson Mini link cn510, que também não está aguentando.

    OBS- Minha ideia é atender apenas com energia solar, pois tínhamos a energia da concessionária em conjunto porém como queimava tudo tive de tirar e deixar apenas na energia solar, o detalhe que não está aguentando alimentar os equipamentos que dirá por energia no banco de baterias.
    Desde já agradeço pelo help.

  2. #2

    Padrão Re: Entendimento em calculo solar.

    Tambem tenho esta duvia aguardo resposta dos amigos

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Entendimento em calculo solar.

    Painel solar em série é sempre a mesma potência, ou sobre o valor com potência menor. Aumenta a voltagem...
    Painel em paralelo aumenta a potência, mas voltagens serão sempre as mesmas;mas cuidado, ambas precisa gerar a mesma voltagem.
    Seu sistema deve consumir cerca de 300W, precisaria ter no mínimo 600W e bateria de 150A em 24 volts, o maior problema é o rendimento que na média é em torno de 60%, sendo necessário calcular para mais 50% considerando como bateria nova;

  4. #4

    Padrão Re: Entendimento em calculo solar.

    Tínhamos este problema aqui também com energia, resolvemos da seguinte forma: Colocamos uma fonte noobrack da MCE Técnica 24v 08 amp, carregando as baterias e das baterias alimentando o sistema. Em outro ponto fizemos da mesma forma porem com fonte de 12v 10 amp, o que precisava ser alimentado com 24v colocamos elevador de tensão. Quanto a queima instalamos uns disjuntores clamp, até agora ta normal.

  5. #5

    Padrão Re: Entendimento em calculo solar.

    a relação é simples de fazer, no brasil temos fator solar de 4 a 7 horas de luz solar, segundo link's a a baixo.
    Então o que você precisa saber e quanto seus equipamentos consomem
    vamos lá
    01 airgrid 0,5a/h 24*0,5=12w
    01 rocket 1a/h 24*1=24w

    então

    então soma a potencia dos seus equipamentos
    e multiplica por 24 horas
    se eles deram exemplo 20w de consumo, e vc tem um fator de de sol de 6 horas

    24h dividido por 6 horas = 4
    logo pega sua potencia e multiplica por 4 20x4 80wats

    você precisa de um circuito que gere 80w hora, e uma bateria que consiga uma carga de 60w, esse calculo esta dentro de tudo perfeito, o correto e deixar uns 30% de sobra, porque tempos dias mais chuvosos, nublatos etc alguns lugares o fator solar é de 4 horas muda tudo mas o basico é isso.

    meu conselho monta e coloca uma rb poe vai na interface e depois em pois e vc terá o consumo real de cada equipamento com isso saberá esatamente o que entra e o que sai em cada equipamento.

    espero ter ajudado,

    se quiser mais facil é so colocar os dados aqui que ele te responde fácil.

    http://www.neosolar.com.br/aprenda/c...adora-off-grid

  6. #6

    Padrão Re: Entendimento em calculo solar.

    Topico muito bom... acredito ser a duvida de muitos.

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Entendimento em calculo solar.

    Bom dia,
    Continuo ainda em saber de fato como resolver a quantidade de paineis de frente a carga que tenho de alimentar, alguém como base na quantidade de equipamentos que postei no inicio do tópico com experiencia poderia me dar uma ajuda? Obrigado!
    Quero desligar a rede elétrica da concessionaria que temos lá pois queima tudo e deixar apenas na energia solar. Mas com a quantidade de paineis que temos lá não tá dando nem pra inicio de conversa.

  8. #8

    Padrão Re: Entendimento em calculo solar.

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Bom dia,
    Continuo ainda em saber de fato como resolver a quantidade de paineis de frente a carga que tenho de alimentar, alguém como base na quantidade de equipamentos que postei no inicio do tópico com experiencia poderia me dar uma ajuda? Obrigado!
    Quero desligar a rede elétrica da concessionaria que temos lá pois queima tudo e deixar apenas na energia solar. Mas com a quantidade de paineis que temos lá não tá dando nem pra inicio de conversa.
    A preguiça mata viu, tema explicação e se não entendeu tem o site que e só colocar os dados que ele calcula.
    Cabos lá com base na lista não da pra saber quanto seu swtch consome feita que ter marca e modelo, por isso separei 1a/h pra ela com isso você tem 10a/h de consumo
    Descobrimos a potência
    10a*24v = 240w/h
    Você tem um fator de sol de 5h
    Divide 24/5 = 4,8

    Então 4,8*240w= 1152w

    Seu conjunto de paíneis tem que gerar o mínimo de 1152w/h.
    Baterias.
    19x240w = 4560w=consumo de energia sem sol.
    Se as baterias forem de 24v temos.
    4560/24=190a
    Se for de de 12v precisará de 2 baterias de 190a ligadas em série.
    Lembre-se esse éo fator mínimo, aconselho margem de 30% a mais ainda mais se você for de @teresopolis de regiao muito nublado, sei que Petrópolis é Teresópolis ainda não conheço.
    Mais fácil que isso não tem.

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Entendimento em calculo solar.

    Financeiramente não vejo tanta vantagem em se utilizar o painel solar, devido ao alto custo das baterias que precisam ser trocadas a cada 2 ou 3 anos.
    Essa região é de serras, e pedras e o solo é de baixa condutividade elétrica, o mesmo acontece na região onde moro. Investimento em aterramentos, para-raios, protetores de surtos etc são fundamentais. As fontes atuais que vêm nesses aparelhos apesar de serem ótimas não são as mais indicadas. Procure um técnico que tenha experiência com radio-amadorismo e ele pode te indicar o tipo de fonte mais indicada para o seu caso.
    Aqui eu utilizo transformadores cuja sua entrada é 127 ou 235 volts(atual) na entrada e saída de 17 a 20 volts para 12V; 30 a 35 volts para 24V ou 55 a 70 volts para 48V. Se for utilizar bateria necessitaria de circuito carregador ou mesmo o controlador de painel solar deve servir. Lembrando que precisa de circuito regulador para isso e 15% a mais para poder carregar a bateria. O lado ruim é que o rendimento é baixo, por isso o consumo em kw pode aumentar em até 20% e a conta um pouco mais conforme a classificação fornecido pela concessionária. Tenho casos aqui que em 10 anos, nem fusível eu troquei e para meu caso está usando na média de 15% de sua capacidade nominal( fonte de 13,8V x 35A; consumo nominal na saída 4A) mas ocasionalmente existe picos de 50A.