+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Riscos na tela (GMA 3600) e wifi não é detectada (rtl8192ce) - Debian Stretch, kernel 3.2

    Oi pessoal,

    Estou com problemas em um notebook com debian, mas pra evitar dúvidas acho melhor eu contar a historinha da vida livre dele (se não quiser ler, pule pra problemas)

    Ele é um CCE Win I30S, vai fazer 4 anos que já tenho ele. Ele veio com um Intel Atom D2500 @1.86x2 e com Intel GMA 3600 de adaptador de vídeo integrado (baseado no PowerVR SGX 545), e uma Realtek rtl8192ce de wireless

    Em 2013 eu resolvi instalar um linux nele, porém enfrentei muitas dificuldades: Nada funcionava
    Meu GMA 3600 simplesmente não funciona com os drivers/módulos open source dele, somente com os proprietários (windows).
    Testei Ubuntu, Mint, Fedora, Slackware (testaram pra mim) e Arch (isso esses dias atrás) e em nenhum deles funcionou o vídeo: a tela buga como vocês podem ver na foto a seguir

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FzbQWr9.jpg
Visualizações:	280
Tamanho: 	513,8 KB
ID:      	62988

    Postei meu problema em n forums, inclusive no da Intel, no qual apenas me responderam "My recommendation is to install the validated operating system to discard issues."

    Na época o único SO linux-based que funcionou foi o Debian Wheezy (do Jessie pra cima já dava o mesmo erro). Ontem descobri que ele funciona porque usa o kernel 3.2, o qual ainda não tem suporte pro adaptador no kernel (que foi colocado a partir do 3.3, de acordo com a wiki do Arch Linux: https://wiki.archlinux.org/index.php/Intel_GMA3600.

    O Xorg então carregava um módulo de vídeo genérico (vesa) e conseguia a resolução máxima da tela do note (1366x768) sem aceleração 3D, mas pra mim isso já era o suficiente. Porém tinha alguns problemas como não expandir a tela em monitores externos (só duplicar), não voltar de uma suspensão e não alterar o brilho.

    Depois de todo esse tempo resolvi brincar com ele novamente. Instalei o Debian Wheezy 7.9 com a imagem netinst e não instalei a parte gráfica nem a rede com o instalador, resolvi fazer tudo na mão pra deixar meio 'minimalista' e aprender um pouco.

    Enfim, consegui, tava tudo funcionando como já era esperado no meu desktop Mate personalizado (com transparência, coisa que o gnome se recusava a me dar antes)

    Resolvi então ir a luta e atualizar. Providenciei para que o kernel não fosse atualizado (removi o meta-pacote linux-image-686-pae), troquei os repositórios pro jessie e dei um dist-upgrade

    Após atualizado, tudo funcionando normal, apesar das mesmas inconveniências antes citadas. Tomei coragem e após alguns reboots fiz o mesmo processo só que agora pro testing

    Após reiniciado o note, percebi que o sistema tinha trocado de systemV pra systemD (padrão do testing) e que havia melhorias!
    Agora multiplas opções de resolução são suportadas pelo display do note, a expansão para uma tela externa está funcionando e ele volta do estado suspenso sem crashar! (isso é mérito do systemV ou do Xorg?)

    problemas

    Entretanto nem tudo são flores: a tela está apresentando falhas na renderização que estão me deixando nervoso. Para explicar melhor vocês podem olhar o vídeo abaixo:



    Não faço ideia do que seja. Aqui o Xorg.0.log (muito grande, pastebin nele):

    http://paste.debian.net/410493/

    Mas o pior dos problemas está na rede wireless: ela não é mais detecada.
    Nem o ifconfig, nem o iwconfig nem o rfkill detectam o adaptador wireless, apesar do lspci detectar e dele constar no rules.d

    Aqui as saídas que eu achei:

    Código :
    # lspci | grep -e Network -e Ethernet
    02:00.0 Network controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8192CE PCIe Wireless Network Adapter (rev 01)
    03:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 05)

    Código :
    # ifconfig -a
    eth0: flags=4099<UP,BROADCAST,MULTICAST>  mtu 1500
            ether 00:e0:4c:ba:4b:74  txqueuelen 1000  (Ethernet)
            RX packets 0  bytes 0 (0.0 B)
            RX errors 0  dropped 0  overruns 0  frame 0
            TX packets 0  bytes 0 (0.0 B)
            TX errors 0  dropped 0 overruns 0  carrier 0  collisions 0
            device interrupt 44  base 0x4000  
     
    lo: flags=73<UP,LOOPBACK,RUNNING>  mtu 16436
            inet 127.0.0.1  netmask 255.0.0.0
            inet6 ::1  prefixlen 128  scopeid 0x10<host>
            loop  txqueuelen 0  (Loopback Local)
            RX packets 3060  bytes 247696 (241.8 KiB)
            RX errors 0  dropped 0  overruns 0  frame 0
            TX packets 3060  bytes 247696 (241.8 KiB)
            TX errors 0  dropped 0 overruns 0  carrier 0  collisions 0

    Código :
    # iwconfig
    lo        no wireless extensions.
     
    eth0      no wireless extensions.

    Código :
    # dmesg | grep -e rtl -e eth
    [    1.914763] r8169 0000:03:00.0: eth0: RTL8105e at 0xf8214000, 00:e0:4c:ba:4b:74, XID 00a00000 IRQ 44
    [   12.290577] rtl8192ce 0000:02:00.0: setting latency timer to 64
    [   22.561203] r8169 0000:03:00.0: firmware: agent aborted loading rtl_nic/rtl8105e-1.fw (not found?)
    [   22.562359] r8169 0000:03:00.0: eth0: unable to load firmware patch rtl_nic/rtl8105e-1.fw (-2)
    [   22.684870] r8169 0000:03:00.0: eth0: link down
    [   22.685268] ADDRCONF(NETDEV_UP): eth0: link is not ready
    [   72.915377] rtl8192ce 0000:02:00.0: firmware: agent did not handle request for rtlwifi/rtl8192cfw.bin
    [   72.915475] rtlwifi:rtl_pci_probe():<0-0> Can't init_sw_vars.

    Código :
    # cat /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules
    # This file was automatically generated by the /lib/udev/write_net_rules
    # program, run by the persistent-net-generator.rules rules file.
    #
    # You can modify it, as long as you keep each rule on a single
    # line, and change only the value of the NAME= key.
     
    # PCI device 0x10ec:/sys/devices/pci0000:00/0000:00:1c.2/0000:03:00.0 (r8169)
    SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="00:e0:4c:ba:4b:74", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="eth*", NAME="eth0"
     
    # PCI device 0x10ec:/sys/devices/pci0000:00/0000:00:1c.1/0000:02:00.0 (rtl8192ce)
    SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="00:0d:f0:a1:bf:56", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="wlan*", NAME="wlan0"

    Tentei algumas poucas coisas como dpkg-reconfigure firmware-realtek, desinstalar e reinstalar o pacote .deb com o dpkg, desinstalar e instalar uma versão mais antiga do pacote (que funcionava)...

    Tentei baixar o source do site da Realtek e compilar no dedo, mas percebi que eu não tinha nem o build-essential nem o linux-headers, e sinceramente é muito pacote nas dependências pra eu baixar e instalar no dedo, sem falar que a versão do gcc tem que ser especificamente a 4.6 pra poder compilar pro kernel 3.2

    Não sei mais o que fazer, preciso de uma mão pessoal (desculpem pelo longo post)

  2. #2

    Padrão Re: Riscos na tela (GMA 3600) e wifi não é detectada (rtl8192ce) - Debian Stretch, kernel 3.2

    Solucao compre outro notebook com esses tantos de problemas se vc for pensar bem n compensa o conserto!

  3. #3

    Padrão Re: Riscos na tela (GMA 3600) e wifi não é detectada (rtl8192ce) - Debian Stretch, kernel 3.2

    Até a Lenovo desistiu de CCE depois de uns 3 anos e você ainda insiste depois de 4! :-)
    http://www.valor.com.br/empresas/426...amilia-sverner

    Sobre essa falha no vídeo, se isso começou na troca de software, pode sim ser problema de software.

    Mas... tem problema de hardware que dá efeito bem igual: Problema na memória.

    Seja a solda BGA do chipset com problema (E notebook tem muito disso, suspeito que uns 30% dos notebooks vão pro lixo por culpa disso), ou erro no pente de memória mesmo, o problema é o mesmo, erro ao tentar ler ou escrever nalguns pontos.

    Se fosse Windows talvez teria tela azul, mas Linux desde as eras do kernel 2.4.27 lida muito bem com endereços da ram com erro.

    Pra testar o hardware, as 2 ferramentas mais usadas são o Hiren's boot CD:
    http://www.hirensbootcd.org/download/
    E o UBCD:
    http://www.ultimatebootcd.com/

    Grava em CD se tiver leitor externo USB, ou em pendrive mesmo, dá boot por eles e usa as ferramentas de teste de cada um.
    Eu prefiro o Hiren's, rodo primeiro o Memtest x86, e se passar vou em DOS Programs > Testing tools, e uso as opções 4 a 7 (As 3 primeiras são pra teste de Ram, e o Memtest x86 já testou ela). No seu caso e na maioria dos casos o vídeo onboard usa a memória também, eu testo a memória primeiro porque se passar nisso, quer dizer que os pentes, os VRM's e o processador estão ok, na verdade só o Memtext x86 já ajuda muito.

    Tem 2 porém's: São só softwares de teste, não dão diagnóstico preciso. Um erro no teste da Ram pode ser culpa de pente ruim, pode ser culpa do VRM que alimenta a Ram mandando ripple demais, pode ser culpa da solda BGA do chipset ou da solda BGA do processador, pode ser culpa do VRM que alimenta chipset ou processador, enfim, só o que pode tirar disso é que a leitura ou gravação da ram tem erro. Pra definir o culpado exato não se usa software, hardware se repara com hardware, com estação de solda e cia.

    O outro porém é: Isso só vai dizer se seu problema é de software ou de hardware, não vai ajudar muito no seu problema. Por mais que parece que começou numa atualização, o sintoma é o mesmo de Ubuntu rodando em hardware problemático.

    Ficando claro que o hardware está ok, que não teve erro em nenhum software, as chances disso ser problema de hardware são muito pequenas, quase zero.

    (Se eu fuço demais nas distros, o máximo que consigo é uns kernel panic, esse erro de tela cheio de lixo aparecendo do nada só vi em hardware ruim, seja placa de vídeo com erro na memória (A memória dedicada usa chips igual de memória ram normal, os problemas são os mesmos, só muda o lugar onde a memória fica, num pente ou na placa de vídeo) ou desktop com capacitores estufados no VRM da Ram)

    Quando são muitos erros nos endereços que o vídeo usa (Seja memória onbord ou offboard) o efeito fica na tela toda, digamos assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         laptop-video-card-failure-2.jpg
Visualizações:	415
Tamanho: 	57,0 KB
ID:      	63030
    Quando são só 1 ou 2 setores com erro, dá falhas esparsas tipo o seu problema no vídeo no Youtube.

    Só isso me diria que o problema pode ser memória.

    Mas... se wifi está morrendo, aí eu mudo meu diagnóstico pra problema na solda BGA do chipset.

    O slot mini-pcie (Wifi é uma placa mini-pci-express) vai direto pro chipset, dos 500 contatos do chipset com a placa-mãe, 10 vão pros conectores USB (Incluindo webcam, mouse e teclado), 6 pra placa de som, 4 pra bateria, uns 10 ou 15 pra tela, uns 15 pro slot mini-pcie, e o resto vai pro processador e circuitos de menor importância (SD, pcmcia, essas coisas).

    As vezes os pinos que tem problema de solda BGA primeiro são os que vão pra tela, aí o note só manda imagem pra monitor externo. As vezes começa na porta USB, o note perde todas as portas de uma vez. As vezes perde som. As vezes perde a rede. E... já ví 2 ou 3 vezes isso de primeiro morrer o wifi, e só depois dar problema em outras coisas.

    São muitos pontos de solda no chipset, cada um vai pra um ponto diferente
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         _BGA.GIF
Visualizações:	248
Tamanho: 	102,2 KB
ID:      	63031
    E a solda vai por BAIXO do chipset, o chipset é aquecido, a placa é aquecida, e os 2 são "juntados"
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bgal.jpg
Visualizações:	352
Tamanho: 	37,9 KB
ID:      	63032

    Mas nesse processo as vezes uns pontos ficam com a solda mal feita, que dura algumas centenas de ciclos de esquenta-esfria
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BGA-defect.jpg
Visualizações:	379
Tamanho: 	20,4 KB
ID:      	63033Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         63fdaff9_bga_sc2.jpeg
Visualizações:	312
Tamanho: 	27,2 KB
ID:      	63034

    O que se faz nesses casos é fazer um reflow, basicamente esquentar tudo e colocar pasta de solda pra que um contato melhor entre os pontos ocorra.

    Se o reflow resolver, geralmente resolve por período curto (Dias, meses), e o que resolve definitivamente é o reballing, que é trocar a solda realmente, tira o chipset, tira esses restos de solda, e coloca esferas novas de solda em cada ponto, limpa tudo pode baixo e solda de volta.

    Os valores variam, duvido que alguém faria reflow por menos de R$ 80 (Pelo trabalho de desmontar tudo e remontar depois), mas geralmente vai pra uns R$ 150 a 200. E o reballing duvido que cobrem menos de R$ 200, provavelmente ficaria mais perto de R$ 300.

    Então aproveite que os softwares de teste são grátis e use eles pra definir melhor se o hardware está realmente ok, porque notebooks já tem mais problemas de solda BGA (Por calor. Desktops são ventilados, tem espaço. Laptops são sempre apertados, não tem espaço pra ventilar direito), e CCE entre os notebooks é das marcas mais problemáticas.

    (Dificil fazer um ranking do pior, mas marcas nacionais ou baratas tem percentual de produtos com defeito bem grande, tipo Positivo, Philco, CCE, Semp (Não confundir com Toshiba japones), HBuster, Qbex, Megaware, Microboard. Não significa 100% de defeito, acho que ficam nuns 10% no primeiro ano (Enquanto marcas de fora, ou linhas mais caras, tem percentual tipo 4 ou 5%), dobrando no 2º ano (Enquanto outras marcas ficam nos 4 ou 5%), e assim vai aumentando. É só percentual de defeitos, não é CERTEZA de que terá defeito ou de que não terá se comprar um Acer, Dell, Asus, ou mesmo um Apple de R$ 10 mil))

    Enfim, tudo aponta pra problema de solda BGA no chipset mesmo, se algum software achar problema, já sabe o que é. Se nenhum achar nada, aí sim dá pra falar em problema de software (E ter 2 problemas juntos, imagem e sumir wifi, acho muita coincidência, em hardware as coincidências não são comuns).

  4. #4

    Padrão Re: Riscos na tela (GMA 3600) e wifi não é detectada (rtl8192ce) - Debian Stretch, kernel 3.2

    Gostei muito de sua resposta rubem! Postei essa dúvida em diversos fóruns, e até desacreditei um pouco nesse (tá muito abandonado, full propagandas), mas essa sem dúvida foi a resposta mais esclarecedora e completa que eu recebi. Agradeço a atenção!