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  1. Eu uso weg. Sem problemas.

  2. Até hoje só usei UniPower... achei a durabilidade dela um pouco baixa... depois de 1 ano já precisou ser trocada.

    Abraço.




  3. Olá, amigos... Alguém que já trabalhou com as marcas de bateria Microsol/APC e SMS, pode deixar sua opinião ou impressões a seu respeito?

    Abraço.

  4. Os nobreaks de marca geralmente usam baterias Unipower. A APC usa umas chinesas faz pouco tempo, e nem sei se toda a linha nacional usa essas baterias Unipower, a maioria dos que mexo tem bateria original da Unipower mesmo (E algumas chegam a 4 anos)

    Essas baterias tem um gel úmido dentro, qualquer coisa com umidade tende a evaporar com o calor, então no caso de nobreak AC algumas baterias duram pouco porque ficam cozinhando dentro de uma caixa metálica que passa dos 40°C o dia todo.
    (E essas baterias tem vida útil longa só abaixo de 25°C)

    Se fala de nobreak AC, tem que ver que equipamento AC consome MUITO, um desktop qualquer com um LCD velho passa fácil dos 120W de consumo. Levando em conta rendimento de 80% no inversor do nobreak, e fonte com fator de potência de 0,8 (Logo: 80W = 100VA nesse caso), estamos falando de uns 180VA de consumo saindo da bateria pra 120W saindo no nobreak.
    E 180VA em 12V = 180/12 = 15 amperes!
    15 amperes é corrente pra cacete! É o consumo de um chuveiro de 3300W em 220V.

    Se a bateria dura só 20 minutos em um nobreak AC, e a bateria tem 7Ah de capacidade, quer dizer que em 60 minutos (1 hora) o consumo somaria 21Ah. Então nesse caso o equipamento está consumindo 21A da bateria. Pra uma bateria tão pequena isso é demais.

    As únicas baterias que tive problema cedo foi com a Multitoc, mas... está escrito "ALARME" do lado delas.
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    Um alarme costuma consumir mixaria tipo 1 ou 2A, é só o consumo de meia duzia de sensores de presença. Câmeras de CFTV também consomem pouco, 0,2 ou 0,3A poor câmera, e mais 1A pro DVR, nesses sistemas de segurança é comum ter consumo de menos de 2A.

    Dá pra imaginar que 2A é muuuuuuito mais tranquilo pra bateria que 21A de consumo!

    Nas boas baterias está escrito do lado a corrente inicial, ela é a máxima corrente de começo de carga que a bateria suporta sem danificar, essas 12V 7Ah geralmente tem essa corrente entre 1,5 e 2,2A, essa chinesa tem <2,1A (< é MENOS QUE), ou seja, só pode ser carregada com carregador que comece a carga com menos de 2,1A:
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    Ou seja, ligar uma dessa num carregador de 7A é insanidade! Os carregadores de nobreaks pequenos comuns (Nobreak AC de 600 a 1400VA, ou nobreak DC de 3 ou 4A) tem corrente de carga de 0,7A, é 10% da capacidade nominal da bateria, perfeito pra otimizar a vida útil. Se carregar com fonte de 10A tem mais é que explodir a bateria mesmo, elas não foram feitas pra essa corrente toda.

    Essa corrente de CARGA é mais baixa que a DESCARGA, realmente. Mas... se elas suportam 2,1A de carga inicial, vão suportar tranquilas 21A de descarga? O caminho por onde a eletricidade entra é o mesmo por onde ela sai! Uma descarga em corrente muito alta é QUASE tão ruim quanto a carga com corrente alta demais, as células fervem de tanto calor (Tem gel, gel não ferve, mas cria um bolha de oxigênio e hidrogênio na placa, ao longo do uso vai corroendo as placas).

    Também tem que ver que 7Ah é a capacidade nominal em C20, isto é, em 20 horas de descarga. Se o consumo for de 0,35A vai levar 7 horas pra tensão da bateria cair pra 10,5V (Descarregada). Já se o consumo for de 0,7A não vai dar 10 horas (C10), vai levar umas 9,5 horas e já vai ter descarregado (Caído pra 10,5V), mas se o consumo for de 7A, não vai durar 1 hora (C1), vai descarregar completamente depois de 40 minutos! A capacidade em C1 (1 hora) dessas baterias é de uns 4,5A. Quanto maior o consumo, menor a capacidade da bateria.

    E por fim, tem que ver quantos ciclos de vida comeu das baterias, e a profundidade dos ciclos.
    Um ciclo é uma descarga e recarga. Num sistema solar que toda noite descarrega completamente (Até zerar a bateria, ou deixar com 10,5V) o que foi carregado de dia, isso é um ciclo de 100% de descarga por dia.

    Uma tabela que vale pra maioria das baterias de chumbo ácido, seja VRLA ou gel sem válvula:
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    Traduzindo:
    Se a profundidade de descarga for de 80% (Descarregar até uns 11V), depois de uns 80 ciclos desse a bateria tera capacidade reduzida (Perde a garantia, reduz a capacidade pra 80% do original), depois de mais 80 ciclos desse perde mais 20% da capacidade (Terá 80% de 80%, que dá 64% da capacidade original), e assim você vai matando a bateria, ela vai perdendo capacidade a cada ciclo profundo que você come.

    Num nobreak AC alimentando um computador tosco e ridículo que gasta 150W (Um gabinete comum com fonte tosca de 500W sem PFC, com placa de vídeo porca que gasta 60W em iddle, com monitor LCD ou LED gigante pra cegos) vai comer um ciclo profundo em 6 ou 7 minutos, vai ter descarregado a bateria de uma maneira MUITO mais agressiva que essa descarga da tabela de 80%, a descarga de 100% é terrível, e pior ainda mais por fazer descarga em corrente absurdamente alta tipo 15 ou 20A.

    Num sistema solar com consumo tipo 2 ou 3A, em cima de uma bateria de digamos 50Ah, leva praticamente 100 horas pra descarga ocorrer, por mais que uma descarga até 10,5V conte como um ciclo de 100%, essa descarga com 3A de consumo numa bateria de 50Ah é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais tranquila pra vida da bateria que consumo de 20A numa bateria de 7Ah.

    Essas baterias da Multitoc acho que escrevem "Alarme" do lado justo pra indicar que elas não aguentam o alto consumo dos nobreaks, que chegam fácil em 20 ou 25A (E alarme raramente chega em 2A, fora que alarme dispara sem eletricidade poucas vezes na vida. Sem tocar sirene o consumo dos alarmes é ainda menor).

    Enfim, se tiver alto consumo, calor, e carga com corrente alta demais, vai matar essas baterias rapidinho. Quem tem corrente de partida muito alta é bateria automotiva, mas elas precisam outro tipo de carga pra evitar problemas de sulfatação, não dá pra comparar bateria automotiva 45Ah com uma gel de 7Ah, se o nobreak consome demais precisa colocar bateria de uns 30 ou 40Ah (Nobreak novo com conector pra bateria externa geralmente tem corrente de carga bem maior que 0,7A, dão conta de baterias estacionárias de 30 ou 40Ah tranquilos).

    E talvez também tenha problema de tensão alta demais na flutuação. Na carga cícloca (Que você carrega e depois despluga o carregador) se carrega até 14,4V, mas com flutuação (Onde o carregador fica ligado o tempo todo) tem que ficar nuns 13,2 a 13,8V (Conforme a temperatura. Se for passar de 30°C tem que usar algo tipo 13,2V). Se fizer flutuação a 14,4V, deixando carregador que não é flutuador plugado, também tem que pifar a bateria em poucos meses, isso representaria mais de 100% de carga.

    É só lembrar que a bateria é um produto praticamente químico, são 2 chapas de metal com um gel ácido no meio. Tem umas fibras e separadores pra evitar que as chapas de metal não se desmanchem pela agressão do ácido, mas o grosso é isso, uma coisa simples. Carga ou descarga em corrente alta demais faz essas placas aquecerem a ponto de criar umas bolhas, nas baterias com água vira vapor e tem até a saída de pressão com um filtro (Espuma) pro vapor sair mas pros sais ácidos ficarem. Pra bateria durar tem que fazer de tudo pra ter o mínimo de bolhas possível, e isso se faz com consumo baixo, com carga na corrente ideal, e com temperatura adequada (Bateria em caixa de plastico preto no sol não devia nem durar meio ano, nesse caso a bateria vai passar de 60°C (Aqui no Brasil é isso. Eu já deixei termômetro digital dentro de caixa hermética preta e foi isso que medi), e os fabricantes NEM fazem ensaio a mais de 55°C:
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    Essa aí é uma que devia durar menos de 1 ano a 55°C. Com umas 6 ou 8h de 60°C por dia devia dar talvez meio ano. Teria que ventilar o interior da caixa, pintar de branco ou com pintura espelhada, pra evitar passar dos 35°C e durar 4 anos (Exceto se tiver ciclos demais comendo vida útil)

    São 6 fatores então que mais pesam na vida útil das baterias, numero e profundidade dos ciclos, temperatura, tensão e corrente de carga, corrente de descarga. O fator que menos importa é a marca da bateria, toda internamente são muito similares, a Multitoc são mais baratas então acho que tem fabricação mais pobre, com chapas mais finas e tal, aguenta correntes de consumo bem menores que as Unipower, Ajax, Moura, Rontek, são acho que a única excessão.

    (As Intelbras não sei quem fabrica, se é ela ou não, se tem capacidade alta ou não, ainda não peguei nenhuma velha, só vi nova dentro de alarme deles, não sei se aguentam alto consumo ou se são iguais as Multitoc que se danificam bem mais fácil em nobreak AC, mas que duram bem em alarmes e coisas de consumo baixo tipo 1 ou 2A),







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