+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    Veja como é simples e barato construir uma fonte vdc160v para alimentar sua rede cabeada, por outro lado muitos cobram um preço absurdo.

    subi este tópico, pois é um projeto que pode ter varias melhorias, tais como a isolar para não passar corrente.

    Créditos: Adeilton Junior


  2. #2
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    Bem explicado. Boa iniciativa.

  3. #3

    Padrão Re: Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    num é uma boa ideia coisa nenhuma, isso pode colocar vidas em risco, CUIDADO amigo.

    tem hora que o barato sai caro, se essas fontes são caras algum motivo tem.

  4. #4

    Padrão Re: Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    Amigo essa fonte é exactamente como as outras é uma exploração o valor que nos cobram nessas fontes acabou de chegar uma para mim abri ela a diferença que os capacitores da minha são maiores e as pontes ratificadores são mais potentes

  5. #5

    Padrão Re: Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    É boa, funciona legal mesmo. Porém esqueceu de uma coisa manim, a proteção para o técnico.
    Mas tudo bem, coloca um disjuntor dps apos ele e ta resolvido o problema de seguranca.

  6. #6

    Padrão Re: Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    É boa, funciona legal mesmo. Porém esqueceu de uma coisa manim, a proteção para o técnico.
    Mas tudo bem, coloca um disjuntor dps apos ele e ta resolvido o problema de seguranca.
    mesmo assim pode passar, imagine um curto e essa corrente chegar a casa e uma criança pegar neste cabo.

    Onde fica a responsabilidade?

    A fonte deve ter trafo e ser isolada da rede, passou disso, é até crime colocar vidas em risco.
    Parabenizo a ideia do colega, mas fica o alerta, este tipo de fonte não pode ser usada nesta aplicação.

  7. #7

    Padrão Re: Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    Para complementar a informação.. leiam esse post: http://www.newtoncbraga.com.br/index...-transformador

    Da uma explicativa mais técnica. No quesito de segurança, é simples adicionar os outros componentes. Essa fonte é uma opção funcional e econômica. Total responsabilidade do utilizador.

    Abrs

  8. #8

    Padrão Re: Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    No meu caso essa corrente não vai para a casa do cliente não ela só alimentara, os Amadeus, mas se o amigo Super conhece outras fontes 160 que não trazem risco por favor compartilhe connosco porque todas que já vi da volts e outras é exactamente a mesma.

  9. #9

    Padrão Re: Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    Deixa quieto, é só uma opnião. Pode usar a fonte sem problemas. Boa iniciativa de compartilhar este projeto.

  10. #10

    Padrão Re: Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    Bom dia pessoal,

    Super, acho que nao entendeu o que eu quis dizer. Com um ajuste simples é resolvido o quesito segurança.

    Outra coisa, não passa. Se fizer o que eu falei qualquer pessoa que tocar no cabo e tomar o choque ele desarma antes de oferecer risco de parar o coração da pessoa.

  11. #11

    Padrão Re: Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    essa fonte não da choque se tocar em apenas 1 polo, e como a amigo falou ajustes de segurança podem ser feitos.

  12. #12

    Padrão Re: Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    é possível aumentar a capacidade dela pra atender mais switchs com qualidade?

  13. #13

    Padrão Re: Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V

    Se chegar 127VAC com relação ao neutro (Que é aterrado nalgum poste), ao tocar no positivo ou no negativo dos 160VDC, e tocar também em algo ligado na terra (Poste, chão, parede) dá choque, com a diferença que não treme, o músculo contrai e fica contraído (Depois dói como se tivesse carregado 50t com a pá...).

    Sobre aumentar a capacidade, usando diodo de 2A a capacidade fica em 320W, isso são uns 60 switch típicos.
    Se usar diodos de 4A, comuns no mercado, capacidade de 640W e pra mais de 120 switch comuns.

    Precisa mais que 120 switch 8p?

    Uma rede tão grande certamente tem que ser legal, com projeto na concessionária e tal, e tenho quase certeza que eles nunca aprovariam rede acima de 48V.

    Com os menores diodos no mercado, de 1A, isso ainda dá conta de 30 a 40 switch comuns de 8p (Que consomem 4 ou 5W na entrada da fonte).

    160V * 1A = 160*1 = 160W
    160V * 2A = 160*2 = 320W
    160V * 4A = 160*4 = 640W

    Divide 160 ou 320W pelo consumo do switch (4, 5 ou 6W, modelo green talvez 3W, mas porcarias baratas de R$ 40 provavelmente ficarão todos em 6W), digamos 320W / 6W = 53 switches

    (Isso sem contar queda de tensão e o aumento no consumo que isso gera, mas mal muda as coisas em 10%, e uma corrente 10% maior nos diodos não é problema)


    A princípio não precisa redimensionar capacitor porque toda fonte tem ponte retificadora e capacitor na entrada pra passar AC pra DC, o capacitor da fonte original do switch já está dimensionado pra ter estabilidade na fonte.


    E dá pra juntar N fontes em pontos diferentes da cidade, se usar transformador isolador pode juntar DC de duzias de locais diferentes, não precisa ter fonte única pra alimentar a rede.
    (Sem transformador isolador eu nem pensaria em tentar isso)