+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Estrutura básica provedor wireless.

    Pessoal, Boa noite.

    Hoje fiz um pequeno orçamento para montar um provedor wireless, e gostaria da opinião dos amigos, referente aos equipamentos escolhidos por mim, se é uma ótima estrutura para inicio, digamos que uns 50 clientes. Tudo ficou em torno de 10.000 aredondados.

    Torre estaiada 10 mts = 1


    Ubiquiti Airmax Antena Am-v5g-ti Setorial 5.8ghz Titanium = 1


    Rocket M5 Titanium Airmax 5ghz H.power Mimo Ubiquiti = 1


    Mikrotik Routerboard Rb 1100ahx2 L6 = 1


    Patch Panel 24 Portas Cat-6 = 1


    Switch Gerenciável 24 Portas Gigabit 4 Sfp Tplink Tl-sg2424 = 1


    Bateria Estacionária Freedom Df2500 Ah No-break = 2


    Mini Rack Servidor 19 5us 285 Alt X 550 Larg X 470 Prof = 1


    Ubiquiti Nanostation Cpe Nano Loco 5 5.8ghz 13dbi Antena+poe = ...


    Servidor Itautec Lx-210 Para Rack-1u Com 320gb Hd E 8gb Ram = 2 / sendo 1 para MK-auth e outro para Thundercache.

    Abraços,

  2. #2

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    Está bacana, a única coisa que eu não te aconselho é fazer servidor de Cache. Hoje, muito pouco conteúdo consegue ser "salvo" pelos servidores de Cache.
    No mais, tudo certo.

    Quais os planos que pretende oferecer, quanto de link inicial e quais CPEs você quer usar nos clientes?

  3. #3

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    andfonsek,

    Os planos iriam variar da escolha do cliente, mas nada abaixo de 1 mega, sendo o mesmo pelo preço de 45,00 R$. Visto o plano de venda seriam usadas Ubiquiti Nanostation Cpe Nano Loco 5 5.8ghz 13dbi Antena+poe com um roteador que solicitaria ao cliente adquirir como um tplink de 150mbps. Tendo em vista que seriam clientes próximos da central.

    Só não entendi porque não seria viável como o amigo falou, fazer cache na rede? O link que obtenho é um de 50 megas da GVT e o motivo do cache seria aproveitar o link ao máximo, e aqui é raro apresentar instabilidades. Seria somente para começo até adquirir um link dedicado e dar entrada na papelada da Anatel.

    Abraços,

  4. #4

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    Amigo.
    Esqueça cache em sua rede. Quer aproveitar o seu servidor? Faça um DNS recursivo, se possível virtualize o seu server. Energia esta valendo ouro e é menos uma máquina para se preocupar.
    Hoje em dia não tem como você manter cache de conteúdo dinâmico. Imagine você que prometam fazer cache do youtube e que realmente consigam. Imagine que um determinado vídeo tenha versões que vão de 144P até 4K, você terá que esperar que todos as resoluções sejam assistidas para efetivamente dizer que tem um vídeo completo em cache. A mesma coisa vale para o netflix, resolução dinâmica que varia de 240P até 4K. É virtualmente impossível fazer cache deste tipo de conteúdo. Compre o máximo de link que conseguir, isto é melhor do que qualquer cache local. Quando for "gente grande" vá ao PTT, aí sim poderá obter alguma real vantagem. Por mais discos de cache que você tenha os gigantes como google, facebook e netflix geram conteúdo em uma velocidade que você nunca conseguirá acompanhar. Passou um minuto e lá se foi a sua capacidade de armazenar. É uma conta que nunca irá fechar.
    Acho difícil que alguém que não seja vendedor apareça aqui para lhe recomendar cache. Talvez fosse verdade alguns anos atras, mas hoje ?......

  5. #5

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    Não sei como eh a topologia da área que vc vai atuar. Mas analisa bem a estrutura da torre. Eu acho pouco 10 metros para um pop.

  6. #6

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    Mesmo numa area plana, o ideal eh partir de pelo menos uns 18 metros para nao ter problemas com obstáculos nos clientes.

  7. #7

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    Bom dia,

    Muito interessante esta sua colocação, não tinha pensado no assunto. Andei estudando um pouco e vi realmente que é mais vantajoso colocar um server DNS, nem mesmo que seja para melhor navegar, e realmente se faltou banda contrate mais, más pelo menos durma tranquilo.

    Abraços,

  8. #8

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    Ela será posicionada em cima de uma laje fazendo com que eu ja ganhe 4 metros, então no total seriam 14mts. Mas futuramente após este POP pronto, já posicionaria um outro POP em um morro que dá mais o menos uns 327 metros de distância, ai já usaria uma torre de uns 40mts pra fechar enlace.

  9. #9

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    Bom dia cara !
    Chefe vou responder sobre o cache, e vamos testar ele na sua rede sim, maquina bem montada não tem por que não utilizar.
    Vou botar aqui um print que dei agora num server online:
    No caso dele esta tento 40% de economia em cima do http.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Thunder-04-03-2016.jpg
Visualizações:	164
Tamanho: 	316,4 KB
ID:      	63080
    Ainda lembrando voces, que ja ja vai sair update do 7.1 e Tenho promessas do pessoal do desenvolvimento do Thunder8 ( que vai ser multi-protocolo).
    Querendo minha ajuda, sem compromisso , eu te ajudo a instalar, e libero 15 dias de licença FULL do Thundercache para você. Gostou, ai add um plano mensal.
    Agora a maquina que vc postou, acho q não vai ficar legal, entra em contato que te passo um modelo de placa mãe, processador, e HDS próprios para ter um bom desempenho = a maquina do print.
    Abraços
    Att
    Felippe França
    85 3271 2543 85 3087 9851
    Skype : [email protected]

    Citação Postado originalmente por z4gors Ver Post
    Pessoal, Boa noite.

    Hoje fiz um pequeno orçamento para montar um provedor wireless, e gostaria da opinião dos amigos, referente aos equipamentos escolhidos por mim, se é uma ótima estrutura para inicio, digamos que uns 50 clientes. Tudo ficou em torno de 10.000 aredondados.

    Torre estaiada 10 mts = 1


    Ubiquiti Airmax Antena Am-v5g-ti Setorial 5.8ghz Titanium = 1


    Rocket M5 Titanium Airmax 5ghz H.power Mimo Ubiquiti = 1


    Mikrotik Routerboard Rb 1100ahx2 L6 = 1


    Patch Panel 24 Portas Cat-6 = 1


    Switch Gerenciável 24 Portas Gigabit 4 Sfp Tplink Tl-sg2424 = 1


    Bateria Estacionária Freedom Df2500 Ah No-break = 2


    Mini Rack Servidor 19 5us 285 Alt X 550 Larg X 470 Prof = 1


    Ubiquiti Nanostation Cpe Nano Loco 5 5.8ghz 13dbi Antena+poe = ...


    Servidor Itautec Lx-210 Para Rack-1u Com 320gb Hd E 8gb Ram = 2 / sendo 1 para MK-auth e outro para Thundercache.

    Abraços,

  10. #10

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    Olá, em relação a torre, sugiro que você faça um mapeamento geral de sua área de atuação atual e também faça uma previsão até onde você quer chegar e se estruture pensando em expandir gradativamente. Nesse sentido o legal será você estabelecer um padrão de estrutura, aqui trabalhamos com torres estaiadas de 20 e 30 metros de altura, entendemos que é o ideal, variando de região para região, mas a altura faz sentido quanto se imagina o crescimento da arborização urbana, que futuramente será uma barreira a ser superada de forma pacifica.

  11. #11

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    A regiao aqui é montanhosa, por isso de aproveitar um morro aqui perto de casa para começar a fechar enlace...

  12. #12

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    Bom dia amigo,

    Visto que o thunder utiliza https, pra fazer cache na rede, digamos que um filme teria que ser visto em mais de uma resoluçao para ser feito o cache total do mesmo, e quanto a arquivos p2p? Geralmente nao tem como todos os usuarios baixarem de um mesmo site, o que dificultaria o cache, sendo assim nao adiantaria muito pagar por um sistema que iria me render uns 10% de economia no meu link...

    Agradeço a opinião amigo,
    Abraços

  13. #13

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    O grande problema dos servidores cache hoje são justamente isso de só poderem "salvar" conteúdo HTTP. Hoje, tudo na Internet é criptografado. Até o Under Linux é criptografado kkk por isso não compensa, fora que não é qualquer máquina que serve para rodar o cache. Uma máquina que seria o recomendado pelos desenvolvedores de qualquer servidor cache, hoje, não sai por menos do que 5 mil reais. É muuuuuuito dinheiro pra pouco resultado.

  14. #14

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    Amigo , atente para distancia dos clientes em relação a torre, pois esta antena que vc quer usar tem Elevation Beamwidth 4° enquanto que uma Basestation AM-5g16 ou 17, tem Electrical Beamwidth 8° . Dependendo da distancia compensa usar seis Nanostation M5 como AP transparente(em caso de clientes perto da torre 500mtrs a 2km). Antes de comprar qualquer coisa faça ma varredura de frequências na area a ser atendida, depois busque o equipamento certo. Espero ter ajudado.

  15. #15

    Padrão Re: Estrutura básica provedor wireless.

    Esqueça cache, si for usar cache tem que servidor top, e usar Mara Cache, por preço sai fora, esqueça.

    No lugar de usar esta rb, pensa em uma edge router UBNT, muito mais estável. O sistema duobox, já conversa com ele, e faz tudo igual no MK, mas requer mais conhecimento, por este motivo mantenha a RB. kkkk

    Setorial colocaria da algcom. É feia, mas top.

    Servidor si for novo Dell, pense no suporte.

    Sw datacom, ou cisco.