+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nanostation Download muito baixo

    Boa tarde,

    Possuo duas nano loco 5, uma em minha residência e outra a 400 metros de distância.
    O Sinal acredito que esteja bom, o AP está -69 e Station -66. O teste de ping dá uma média de 4ms e sem
    nenhuma perda de pacote.

    Porém o speedtest esta dando RX: 2mbps e TX: 1mbps.

    Quando realizo o teste de conexão no computador(station) pelo site speedtest.com esta marcando ping 13ms
    download 0.57mbps e upload 1.55mbps.

    Como podem ver o download esta muito baixo, gostaria que me ajudassem neste problema, eu possuo pouco
    conhecimento em redes.
    Possuo NET Virtua 30mega e o modem é Arris(de péssima qualidade), esta tudo desabilitado e em modo bridge, e um roteador
    wrn240i que distribui internet via cabo e conexão wireless.

    Deixarei abaixo fotos da configuração das antenas, uma coisa que reparei a pouco, é que o transmit CCQ esta variando muito
    em um momento esta 100% em outro 84%, normalmente estava sempre 98% ou 100%.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem01.jpg
Visualizações:	219
Tamanho: 	200,1 KB
ID:      	63088Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem02.jpg
Visualizações:	215
Tamanho: 	175,1 KB
ID:      	63089Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem03.jpg
Visualizações:	616
Tamanho: 	224,8 KB
ID:      	63090Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem04.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	242,8 KB
ID:      	63091Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem05.jpg
Visualizações:	189
Tamanho: 	204,1 KB
ID:      	63092

  2. #2

    Padrão Re: Nanostation Download muito baixo

    Olá amigo, atente para os seguintes campos;
    1 Antena, creio que esteja em pé, se sim, ponha como Vertical.
    2 Campo Data Rate, ponha um valor a maior.

    Faço isso e alinhe melhor e faço os testes.

  3. #3

    Padrão Re: Nanostation Download muito baixo

    Olá, que mancada em relação a posição da antena, eu sei que ontem a noite dei default nas duas antena e ficou com essa configuração, mas é estranho a configuração default vim como horizontal, enfim, melhorou muito o sinal.
    Eu mudei pra frequência 10MHz e data rate esta 27mbps.

    AP esta -69 cravado e Station também esta bom, mas a cada segundo fica variando entre -64 a -68 , o meu CCQ também continua variando. Eu observei na antena Station na aba main que TX rate e RX rate normalmente esta 18mbps, mas tem vezes que atualizo a página e está TX:9mbps RX:6mbps as vezes TX:14mbps e RX:3mbps

    Eu andei lendo que não poderia por a opção country: brazil. Atualmente isto ainda vale? Se sim, há algum meio de alterar sem ter que resetar as antenas?

  4. #4

    Padrão Re: Nanostation Download muito baixo

    Citação Postado originalmente por marcelovillar Ver Post
    Olá, que mancada em relação a posição da antena, eu sei que ontem a noite dei default nas duas antena e ficou com essa configuração, mas é estranho a configuração default vim como horizontal, enfim, melhorou muito o sinal.
    Eu mudei pra frequência 10MHz e data rate esta 27mbps.

    AP esta -69 cravado e Station também esta bom, mas a cada segundo fica variando entre -64 a -68 , o meu CCQ também continua variando. Eu observei na antena Station na aba main que TX rate e RX rate normalmente esta 18mbps, mas tem vezes que atualizo a página e está TX:9mbps RX:6mbps as vezes TX:14mbps e RX:3mbps

    Eu andei lendo que não poderia por a opção country: brazil. Atualmente isto ainda vale? Se sim, há algum meio de alterar sem ter que resetar as antenas?
    Tem como mudar sim, poem na opção Compliance Test, dai vai liberar a potencia real do aparelho. Procure um canal com menos interferência.

  5. #5

    Padrão Re: Nanostation Download muito baixo

    Fabio, depois de trocar para Compliance Test liberou mais canais e eu fui testar algum maior, depois de trocar o canal minha antena travou, passou uns dez minutos e não mostrava no ubiquiti descovery, então removi da tomada e liguei de novo e ela voltou a funcionar, eu só reparei depois que coloquei em um canal que trabalhava em 5900Mhz e que minha antena é 5800Mhz. Foi por isso que travou ou não tem haver?

    Após essa situação, eu voltei pro canal anterior que eu estava, e o sinal que era -68 agora esta -75 nas duas antenas. Porém a conexão de internet do outro computador(station) que antes tinha download 0.5mbps e 1.5mbps agora esta 5mega de internet e 3mega de upload, ah internet esta boa.

    O que será que esta ocorrendo? Nessas duas antenas é tranquilo trabalhar na potência máxima(22dbm) ou não é aconselhável?

  6. #6

    Padrão Re: Nanostation Download muito baixo

    Se em 400m tem sinal tão ruim (-69dBm é ruim), mesmo com potência de 22dBm, tem algo físico no meio do caminho.

    Com a potência em 17dBm, em 400m devia ter sinal na casa dos -57dBm se tivesse a visada limpa.

    Com visada obstruída, não tem como estimar que sinal devia ter, nem que qualidade de sinal. Existe de diferença na perda de pacotes e na atenuação de sinal entre uma árvore seca, uma árvore verde, e uma arvore verde com folhas molhadas, ou mesmo uma parede molhada pode atrapalhar muito.

    Suba na antena e confere se não apareceu uma folha de coqueiro na frente, ou uma casa nova, ou uma árvore num vizinho lá adiante, porque devia ter sinal muito maior.

    Fixa o datarate em digamos 18M (Se for NS Loco5, que é completamente diferente no NS Loco M5), desmarcando a caixa automatic do lado, deixa a potência num valor sobrio tipo uns 20dBm. Devia ter sinal tipo -60dbm nesse caso, e esse data rate passa uns 10Mbps tranquilo.

    Não adianta colocar o setup em 23 ou 40dBm de potência, se usar datarate alto tipo 54M (Maldito datarate automatico) a potência máxima é uns 17dBm, está no datasheet do aparelho.


    Sobre o que fazer com sinal de -69dBm, ele é ok pra data rate de 12M (Que passa uns 5Mbps em situações ideais) mas desde que esse sinal baixo seja culpa de potência baixa ou distância. Nesse caso ele é culpa de obstrução na visada, e não tem como saber se esse sinal atual não é reflexo (RF reflete em tudo, imagina usar uma lanterna (Uma luz direcional) num quarto com parede, teto e piso espelhado. Pois é, RF reflete em tudo igual a luz reflete em qualquer espelho), não tem como estimar que qualidade devia ter porque não tem como saber o motivo do sinal baixo, por isso precisa ver na linha de visada o que tem na frente.

    Mas via de regra a alta potência NÃO resolve falta de visada, só piora a qualidade do sinal, não adianta aumentar nível se a qualidade está ruim, melhor baixar potência e baixar data rate.

    (E aumenta o ack timeout, experimenta ele fixo em 1Km, em casos de falta de visada isso quebra o galho, melhora o throughput em alguns %)

  7. #7

    Padrão Re: Nanostation Download muito baixo

    Realmente Rubem minha visada não esta boa, precisa ser melhorada.
    Com pesquisas pela internet vi muitas soluções a respeito de configuração que melhorou a comunicação entre as antenas, acho que no meu caso cheguei a todos
    ajustes possíveis.

    Agradeço ao Fabio e a você pela ajuda, tenho 100% de certeza que agora é questão de melhorar a estrutura das duas antenas, que como disse, não está ideal. Abraços

  8. #8

    Padrão Re: Nanostation Download muito baixo

    Pretendo aumentar 2 metros de altura totalizando 5 metros a haste, o que vocês aconselham para deixar a haste firme, sem que o vento possa derrubar.
    Eu estive pensando em prender corda ou arame no topo da haste e esticar.

    Se puderem me dar dicas agradeço, não tenho experiência nisso.

  9. #9

    Padrão

    Geralmente se estaia com arame.

    Tem supermercado ou loja de ferragens que vende um rolo de arame com cerca de 1 kg, na casa dos R$ 10 ou 20 dependendo da bitola, e dependendo da bitola vem uns 40 a 100 metros.

    Pra coisa alta assim (5m) eu prefiro o arame 18, que tem pouco mais de 1mm, o rolo de 1 kg aqui no interior onde tudo é caro custa uns R$ 13 ou 14, e vem uns 100m nele.

    (Pra coisa de uns 2m uso o arame 20, que tem 0,9mm, vem uns 200m no rolo de 1 kg, mal chega a R$ 20, e tem lugar que vende a embalagem de uns 50m, ou rolo menor tipo 300 ou 500g, tem que ver o que tem mercado local na sua cidade, em lojas de produtos agropecuários (Pede arame galvanizado numero 18 ou 20, não é arame liso pra cerca)), lojas de ferragens, ou lojas de materiais pra construção (Algumas mais chinfrins só terão arame 22 ou mais fino, ou pior, arame cozido, só pra amarrar caixaria, esse não serve, arrebenta fácil demais))

    Com 3 estaios já tá bom, se quiser colocar 4 mal não faz, mas 5 já é desperdício.

    Coisa leve e sem arrasto aerodinâmico como Nanostation poderia até usar arame mais fino, nunca vi arame 20 ou 22 arrebentar estaiando antena (E olha que na era das antenas de grade, grandes e pesadas, sempre colocávamos 2 a 6m de altura, com 3 estais).


    Eu quase sempre usei os modos C e D, com 3 estaios, desde 1,5m de altura até 6m de altura.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estaiamento.jpg
Visualizações:	157
Tamanho: 	52,0 KB
ID:      	63129

    Não precisa prender muito em baixo, se for algo baixo é só apoiar sobre um dos parafusos das telhas de amianto. Se for algo mais pesado, que tenha risco de pular pelo vento (Nunca vi mas dizem que acontece) é só soltar o parafuso da telha, dar umas 2 voltas do fio, furar com broca fina qualquer a base do tubo de aço, e amarrar com o arame.

    Se for telha de amianto, os estaios também pode prender nos parafusos, solta 1 volta, enrola, prende o arame, e depois põe cola de silicone se tiver receio de entrar água (Aguá que corre pelo arame ou cano). Digamos

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03753.JPG
Visualizações:	152
Tamanho: 	644,1 KB
ID:      	63130

    E o que falo de só apoiar o tubo de 1" sobre o parafuso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	179
Tamanho: 	150,5 KB
ID:      	63131Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	152
Tamanho: 	134,1 KB
ID:      	63132
    Corta o tubo não em 90°, corta meio inclinado caso o telhado seja muito inclinado, assim ele apoia por igual na arruela, tubo de 6m de 1" chapa 18, com antena de grade de 4kg, não racha essas telhas, coloquei centenas assim sem problemas, só racha se o instalador pisar ou se apoiar onde não deve.


    (Nota que o arame está por cima da aruela de borracha, desse modo não tem água entrando, mas tem telhado sem borracha, ou sem essa aruela de metal, nesses casos tem que colocar um pouco de silicone pra ver depois senão dá 1 ou 2 gotas por chuva, é pouco mas um tubinho de silicone custa R$ 2 ou 3)

  10. #10

    Padrão Re: Nanostation Download muito baixo

    Valeu pelas dicas Rubem, são de grande valia, qualquer coisa comento aqui, abraço.