+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com DNS Mikrotik

    Bom dia Pessoal.
    Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelas excelentes discussões e conteúdos disponibilizados.

    Tenho uma pequena dúvida quanto à configuração de um Servidor Mirkotik (V5.24) que montei para testes.
    Assisti alguns vídeos de configuração básica e consegui fazer um ping para internet através do meu servidor.

    Agora estou tendo problemas na configuração do DNS para uma máquina cliente que liguei para testar. Assisti um vídeo no qual um servidor DHCP é criado e uma regra de NAT (SRCNAT - MASQUERADE) é inserida. Fiz todas as configurações exatamente como no vídeo a minha máquina cliente recebe o IP por DHCP sem problemas, porém não pinga nem abre nenhum site.

    Uma coisa que percebi foi que em IP>>DNS se eu ativar a opção "Allow Remote Requests" o cliente para de diagnosticar o problema com DNS, resolve o domínio para IP porém também não pinga. Percebi ainda que se eu ativar essa opção, o cliente fica com 3 endereços de DNS, sendo o primeiro meu servidor, não achei isso muito interessante.

    Se alguém puder me dar qualquer orientação, fico muito grato.
    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Problema com DNS Mikrotik

    carlosporto,

    Sua Rb está com internet ? ela pinga pra fora tipo 8.8.8.8 ou em um site www.google.com ?
    Se sim, a configuração que vc precisa fazer é o NAT da faixa de IP que está usando no PC cliente, e conferir se o gateway do PC cliente é o IP da sua RB.
    Essa opção Allow Remote Requests vai fazer com que sua RB resolva DNS para os clientes.

  3. #3

    Padrão

    Boa Tarde Amigo,

    O Ping do Mikrotik funciona sim. Pinguei um site e também a placa onde está a rede interna (segue imagem).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.PNG
Visualizações:	824
Tamanho: 	21,1 KB
ID:      	63101

    O NAT também foi configurado como Masquerade para toda a rede 192.168.0.0 (conforme imagem).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NAT.PNG
Visualizações:	872
Tamanho: 	16,3 KB
ID:      	63100

    O PC Consegue Pingar para o IP da placa do Mikrotik que esta a internet. Porém qualquer outro site ele não pinga. E se eu não deixar a opção "Allow Remote Requests" do DNS ativada, o cliente não consegue nem resolver o DNS, mesmo tendo recebido os IP's de DNS corretamente por DHCP

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlosporto Ver Post
    Boa Tarde Amigo,

    O Ping do Mikrotik funciona sim. Pinguei um site e também a placa onde está a rede interna (segue imagem).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.PNG
Visualizações:	824
Tamanho: 	21,1 KB
ID:      	63101

    O NAT também foi configurado como Masquerade para toda a rede 192.168.0.0 (conforme imagem).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NAT.PNG
Visualizações:	872
Tamanho: 	16,3 KB
ID:      	63100

    O PC Consegue Pingar para o IP da placa do Mikrotik que esta a internet. Porém qualquer outro site ele não pinga. E se eu não deixar a opção "Allow Remote Requests" do DNS ativada, o cliente não consegue nem resolver o DNS, mesmo tendo recebido os IP's de DNS corretamente por DHCP
    Você está entregando endereços via DCHP?
    Se sim, por favor olhe qual endereço de DNS você configurou para entregar aos seus clientes. Se usou a configuração automática do hotspost, ele atribuirá como endereço de DNS o endereço da interface sobre a qual a configuração foi iniciada.
    "Allow Remote Requests" serve justamente para permitir solicitações remotas para resolução de nomes. Ou seja, se você definiu no seu DCHP que quem irá resolver os nomes é o seu mikrotik local, então é claro que você deve permitir isto em seu DNS local. Caso não queira que os endereços sejam resolvidos "localmente" (o que é benéfico), então configure o seu DCHP para entregar outro endereço de DNS. Para tal vá em IP - dchp server - network e altere o atributo dns servers.

  5. #5

    Padrão

    Boa Tarde Amigo,


    eu distribuo IP Por DHCP sim. Nas configurações em IP>> DNS eu coloquei isso:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dns.PNG
Visualizações:	480
Tamanho: 	9,1 KB
ID:      	63104

    Nas configurações de Servidor DHCP eu deixei o que ele busca padrão (que são os mesmos valores de DNS inseridos acima.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dhcp.PNG
Visualizações:	597
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	63102

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dhcp_server.PNG
Visualizações:	408
Tamanho: 	15,1 KB
ID:      	63103

    O Problema é que dessa forma, do jeito que está configurado. O Cliente recebe todos os dados corretamente por DHCP, IP, Gateway, IP's de DNS, tudo certinho. Porém não pinga, na verdade não resolve nem o DNS quando jogo um site no ping pelo cliente.

    Será que é alguma configuração nestes servidores de DNS já existentes aqui na instituição? Penso que não pois o Mikrotik consegue pingar pra internet (vide primeiro post).
    Qualquer ajuda é muito bem vinda!

  6. #6

    Padrão Re: Problema com DNS Mikrotik

    No DNS Setting ativa o Alow Remote Requests
    No DHCP Server em DNS Server coloca o ip do seu Gateway ou outros dois DNS.
    ou deixa assim
    192.168.0.1
    189.38.95.95
    189.38.95.96

    Ae ele manda esses 3 DNS pro cliente.

    Se seu equipamento for fraco, recomendo nao rodar o DNS nele. Deixando apenas DNS de terceiros no caso ficaria:
    189.38.95.95
    189.38.95.96

  7. #7

    Padrão

    Boa Tarde

    Fiz a configuração que você falou, agora ele resolveu o DNS mas mesmo assim não pinga.
    Se eu fizer a segunda configuração, sem colocar o IP do Gateway como DNS, ele não resolve os nomes.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dns_dhcp.PNG
Visualizações:	398
Tamanho: 	14,3 KB
ID:      	63105

    Será que pode ser alguma coisa nas minhas rotas? Tenho internet no Servidor, mas não nos clientes. OS clientes pingam a placa do servidor com internet, mas não conseguem pingar um site.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         routs.PNG
Visualizações:	480
Tamanho: 	16,2 KB
ID:      	63106

    So fiz uma configuração básica, sem autenticação de usuário nem controle de banda. Só quero que o meu PC cliente tenha internet.

    Obrigado novamente.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com DNS Mikrotik

    Experimenta no seu NAT tirar o Out.Interface,
    deixa apenas a Chain: srcnat - src Address: 192.168.0.0/24 e o Action: masquerade

  9. #9

    Padrão Re: Problema com DNS Mikrotik

    Cara, reseta e reconfigura tudo de novo, vai ver que fazendo experiencias, voce alterou algo e esqueceu de desfazer.
    POis não tem segredo não, se o MK tem ip com rota de saida pra net, vc mascarou pela interface de saida certa ( se for ppoe, tem q ser o ppoe out e nao a interface que ta o ppoe ), o client e pega ip, gatway e ddns, tem q sair pra fora.

  10. #10

    Padrão

    Boa Tarde,

    Fiz exatamente isso, retirei o OUT INTERFACE e funcionou. Alguém pode me dizer o pq? Essa configuração não está correta?

    De qualquer maneira, problema resolvido.

    Muito Obrigado a todos pela ajuda!! O Fórum é D+!

    Abraços

  11. #11

    Padrão Re: Problema com DNS Mikrotik

    Que bom que resolveu amigo.
    Me diga uma coisa, você esta apenas administrando uma rede local ou está provendo internet a clientes?

    Se a resposta for a segunda opção, recomendo buscar informações e começar a usar o PPPoe ao invés de DHCP.

    Futuramente vai ver que é muito melhor na administração e fica mais profissional para a área que estará atuando.

    Abraço e boa sorte.

  12. #12

    Padrão Re: Problema com DNS Mikrotik

    Boa Tarde Amigo,

    Meu objetivo é prover internet para clientes (Montar um provedor). Instalei o Mikrotik aqui para testar as funcionalidades.

    Vou pesquisar sobre o PPPoE sim amigo, obrigado pela dica.
    Se tiver mais alguma dica para um entusiasta eu fico agradecido.

    Até breve

  13. #13

    Padrão Re: Problema com DNS Mikrotik

    Pois bem, use equipamentos de boa qualidade, dê preferencia ao uso do TDMA, falando em miúdos, se for usar UBNT ative o AIRMAX, se for usar Mikrotik ative o NV2 se for usar Intelbras ative o IPOLL ou qualquer outro que tenha suporte ao TDMA... de resto, instalações bem feitas procurando deixar os clientes com melhor sinal possível, terá pouca dor de cabeça.
    Use cabo utp de qualidade também, com boa resistência ao tempo, isso evitará perda de equipamentos no futuro.
    Boa Sorte.

  14. #14

    Padrão Re: Problema com DNS Mikrotik

    Bom dia Amigo,

    Muito obrigado pelas informações, ainda são um pouco complexas para mim, mas vou continuar estudando e pesquisando.

    Meu medo não são as tecnologias e sim o mercado, vocês acham que ainda existe mercado ainda para isso ou que estamos saturados??

    Grande Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: Problema com DNS Mikrotik

    Depende da região, conheço cidade com pouco mais de 20 mil habitantes com 6 provedores e Oivelox, e conheço cidade de 400 mil com 3 provedores e ainda NET, ALGAR e os 3G, 4G da vida.

    Vale fazer um bom estudo de campo e ver a real necessidade da região. Sempre existe mercado, basta saber explorar da forma correta e dosar os investimentos para não entrar em dívidas.

    Onde você está localizado ? Quantos habitantes, quais os concorrentes ?