+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Duvidas ospf+ppoe

    Boa tarde!

    Estou com duvidas na implementação do OSPF em minha rede.Hoje minha rede e em bridge e todos os clientes se autenticando por ppoe so que ja esta difícil de passar banda para os clientes mas longes que vivem enchendo o saco de instabilidade eu ja venho a algum tempo pesquisando sobre esse protocolo de roteamento so que esta dificil de entender devido a minha topologia e gostaria de saber como voçes podem me ajudar nisso.

    minha rede e em bridge com um link de 100mb convencional
    tenho uma RB CCR1009 dividindo a rede em 2 setores parte de cima da rua e parte de baixo da rua
    120 clientes todos ppoe
    e vario Switchs simples nos postes fazendo a distribuiçao

    Me ajudem aiii galera

  2. #2

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvidas ospf+ppoe

    OSPF é um processo de troca de rotas entre roteadores ou switchs que são layer 3, como você tem apenas switchs comuns, nao conseguira rodas OSPF.

    Pelo oque entendi você quer implementar OSPF para resolver uma certa instabilidade, ele não vai fazer isso.

    Como seus clientes conectam por PPPoE, eles já tem um túnel até seu concentrador, podendo bloquear o tráfego indesejado entre os clientes, é bom também isolar os clientes em layer 2, colocando um switch VLAN fixa da íntebras ou switch gerenciável com suporte a configurar VLANs.

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas ospf+ppoe

    Monitore a sua rede!
    Descubra quais são os pontos problemáticos. A sua rede é toda cabeada? Saiba que um único ponto cabo rachado e úmido, pode destruir a sua rede inteira.
    Se o único roteador da rede é a CCR, então não existe motivo para "rotear". Comece colocando roteadores (rb750r2) em pontos estratégicos e monitore a conexão da CCR até eles. No futuro estes roteadores servirão para implementar o roteamento ou até mesmo poderá segmentar a rede utilizando Vlans.

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas ospf+ppoe

    entao pelo o que eu entendi nao tem como usar o ospf pra poder autenticar na rb mas proxima.
    A vlan e a forma correta de segmentar a rede

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas ospf+ppoe

    outra pergunta todos os Switchs da minha rede tem que ter suporte para vlan?

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas ospf+ppoe

    Citação Postado originalmente por douglito Ver Post
    entao pelo o que eu entendi nao tem como usar o ospf pra poder autenticar na rb mas proxima.
    A vlan e a forma correta de segmentar a rede
    Não eh "não tem como usar" pela sua topologia "não há necessidade". Tenho uma rede cabeada com mais clientes que isso concentrando em uma 1100ahx2 só tive problemas físicos (raio, caminhão, árvores) nenhum relacionado a parte lógica como o que você está expono. Então faça como os colegas sugeriram e verifique fisicamente sua rede com certeza vai achar o problema.


    Detalhe tenho OSPF rodando na rede.