+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redundancia de link no mikrotik

    Boa tarde! Tenho dois links um de 50MB e outro de 25MB, porém eles chegam em bairros diferentes e um deles não está sendo usado ainda. Venho estudando bastante uma forma de fazer uma redundância automática com esses links, mas até agora não consegui encontrar uma forma de fazer isso. Gostaria de uma orientação de quem já fez algo nesse sentido. Abaixo uma imagem ilustrativa da rede. Se alguém puder me ajudar agradeceria muito. O link atual vai até o bairro onde foi adquirido o novo link, esse é o problema pois não sei se posso usar essa mesma estrutura para voltar com esse link novo para a central de controle de clientes e fazer uma balance ou uma redundância automática. Andei estudando bastante sobre Mikrotik VRRP, mas não sei se caberia essa solução. Espero ter sido claro. Obrigado

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Diagrama1.png
Visualizações:	442
Tamanho: 	29,1 KB
ID:      	63125

  2. #2

    Padrão Re: Redundancia de link no mikrotik

    Amigo, faz uma Vlan entre a Rb ou sw gerenciável L3, que esta na torre B, chegando até a torre onde é a central, e na RB central configure loadbalance, o que esta um pouco desproporcional são os link, o ideal seria link iguais, de mesmo peso, mas nada impedi de ser feito.

    Problema pratico com isto, é apenas um ptp físico, caso ele caia, sua redundância não teve serventia nenhuma, isto imaginando autenticação centralizada, o que muito bom, este tipo de autenticação, o ideal seria ter outro ptp, por que si primeiro ptp ficasse inoperante por falha do radio, o segundo ptp assumiria a o trafego, usando claro OSPF para tal finalidade.

  3. #3

  4. #4

    Padrão Re: Redundancia de link no mikrotik

    Boa noite! Agradeço o retorno de todos! Estou pensando em fazer um anel na rede, assim se em algum ponto da rede tiver uma queda em um PTP não teria o serviço interrompido.

    Observem que em todos os 3 bairros temos clientes, porém a autenticação ocorre em apenas um dos bairros onde não estão localizados os gateways. Nesse caso a melhor forma seria o OSPF mesmo? Segue a imagem da nova estrutura para melhor entendimento. Obrigado mais uma vez

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede Nova.png
Visualizações:	373
Tamanho: 	20,3 KB
ID:      	63168

  5. #5

    Padrão Re: Redundancia de link no mikrotik

    #magnof, se você já tem clientes nos 3 pontos, melhor coisa seria colocar uma rb em cada ponto, assim vc faria a autenticação na torre e faria um ospf para sua redundância. Aqui no meu provedor faço assim, sendo que uso 2 RB's, uma somente para backbone e outra para autenticar clientes...

  6. #6

    Padrão Re: Redundancia de link no mikrotik

    Bom dia lucasintervel! Obrigado pelo retorno. Nas mesmas RBs de controle, que ficam localizadas em cada um dos pontos, eu faço também o OSPF? É isso mesmo? Meus PTP são todos ubiquiti e tenho RBs nos 3 pontos tudo em bridge. Estarei fazendo os testes e posto os resultados.

  7. #7

    Padrão Re: Redundancia de link no mikrotik

    Boa tarde.
    Isso mesmo magnof, vc cria um ospf em suas RB's e faz a conexão pppoe direto em cada torre, assim vc desafoga a rb principal, e depois o correto é separar em 2 rb's por torre, uma fazendo seu backbone e outra apenas para concentrador pppoe...

  8. #8

    Padrão Re: Redundancia de link no mikrotik

    Boa tarde lucasintervel! Ok, estarei fazendo como sugeriu. Depois volto para postar o resultado. Obrigado mais uma vez.