+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking duvida sobre aterramento de protetor de surto ubiquiti

    Estou melhorando todo o meu aterramento da rede elétrica ( colocando mais hastes pra diminuir a resistência)

    E também colocando protetor de surto da ubiquti em todos os rádios,

    os protetores tem que ser aterrado como manda o manual, só que me surgiu uma duvida,

    devo aterrar o protetor de surto no mesmo aterramento da rede elétrica ou e melhor fazer um separado só para os protetores ?

    alguma opinião ?

  2. #2

    Padrão Re: duvida sobre aterramento de protetor de surto ubiquiti

    Eu acho que pode ser na rede elétrica - eles só servem para ESD e outros surtos da energia na verdade, então o aterramento da rede elétrica vai funcionar. Se for na torre, voce pode conectar eles na torre mesmo, e usar o aterramento da torre também.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: duvida sobre aterramento de protetor de surto ubiquiti

    Aterrar a rede elétrica sem ter o conhecimento não é uma boa idéia por que pode aconteder no caso de uma manutenção na rede da concessionária inverter os fios. Pronto pode por o fogo no imóvel, a menos que tenha conhecimento profundo na área. Aconteceu comigo uns 15 anos atrás, quase me renderia uma boa multa.
    É importante aterrar o seu imóvel, tendo o fio terra em tomadas mas no ponto adequado das tomadas, aterrar os racks, mastro ou torre, etc. No meio urbano, pelo menos aqui na região que o solo é arenoso, eu aconselho que a qualidade seja inferior à rede da concessionária(CEMIG); " um veículo derrubar o poste" além de conforme a classificação ou tipo de instalação do quadro de medidor precisar de 3 hastes de aterramento com duas caixas de inspeção( LINHA e ATERRAMENTO) ou serviços; acredito que essa prática é adotada pelas outras concessionárias

  4. #4

    Padrão Re: duvida sobre aterramento de protetor de surto ubiquiti

    ok, o aterramento esta ok, medido no terrometro e tudo esta 100% so quero saber se posso ou nao colocar o aterramento dos protetor no mesmo aterramento, ou seja um aterramento pra tudo.

  5. #5

    Padrão Re: duvida sobre aterramento de protetor de surto ubiquiti

    Sim, pode ser um mesmo aterramento pra tudo (Protetor RJ11, protetor RJ45, aterramento de nobreak AC, aterramento de TV, de parabólica, de desktop, de rack...).

    Menos para-raios, pra para-raios precisa aterramento de verdade, coisa cara e bem feita, geralmente com 10x mais material que um aterramento comum.


    Não adianta colocar o aterramento da rede elétrica aqui, e o aterramento dos protetores de surto ali a 5m de distância, a resistência do solo faz o que incidir em um aterramento chegar no outro igual, ou seja, teria que distanciar em centenas de metros pra ficar efetivamente separados, 2 aterramentos a poucos metros entre si estão na prática unidos (Pelo solo).

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: duvida sobre aterramento de protetor de surto ubiquiti

    Pode interligar tudo sim, mas aconselho que a cada ano verifque como está o aterramento; no meu já faz 3 anos que nem verifico ops verifique sem querer quando um aparelho de um certo cliente estava em curto e queimou o fusível.

  7. #7

    Padrão Re: duvida sobre aterramento de protetor de surto ubiquiti

    Na minha opinião, você está gastando dinheiro a mais comprando protetor contra surto.
    O cabo da fonte POE vem com sistema padrão (pino direito fase +, pino esquerdo neutro - e no centro Pe terra).
    Fazendo sua instalação nesse padrão toda aterrada pode ficar tranquilo.
    Imagino que você utilize um nobreak para alimentar a torre então inicia o aterramento por ele.
    E o nobreak já vem contra essas anomalias da rede elétrica.

  8. #8

    Padrão Re: duvida sobre aterramento de protetor de surto ubiquiti

    pode ate ser que sim, mais no meu caso esse custo a mais e pouco e tenho uma protecao a mais na rede, compensa

  9. #9

    Padrão Re: duvida sobre aterramento de protetor de surto ubiquiti

    Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    pode ate ser que sim, mais no meu caso esse custo a mais e pouco e tenho uma protecao a mais na rede, compensa
    Vai priorizar a primeira proteção que no seu caso seria o nobreak que já faz tudo.
    Mas fica ao seu critério.

  10. #10

    Padrão Re: duvida sobre aterramento de protetor de surto ubiquiti

    Minha proteção mais eficaz foi: Energia Solar e monitoramento.
    Nunca mais queimei um equipamento.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2016-03-20 13.28.14.png
Visualizações:	249
Tamanho: 	68,5 KB
ID:      	63214

  11. #11

    Padrão Re: duvida sobre aterramento de protetor de surto ubiquiti

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Minha proteção mais eficaz foi: Energia Solar e monitoramento.
    Nunca mais queimei um equipamento.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2016-03-20 13.28.14.png
Visualizações:	249
Tamanho: 	68,5 KB
ID:      	63214
    Top esse sistema hem, poderia passar mais informaçoes? Eu tenho pop com painel solar com radio chegando a 500d de uptime

  12. #12

    Padrão

    É uma controladora de carga que fornece esses dados??? Qual marca e modelo usa?

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Minha proteção mais eficaz foi: Energia Solar e monitoramento.
    Nunca mais queimei um equipamento.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2016-03-20 13.28.14.png
Visualizações:	249
Tamanho: 	68,5 KB
ID:      	63214