Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    sempre quis uma colusão mikrotik 2x2 viável para maiores distancias, meu sonho se realizou.
    http://routerboard.com/RBLHG-5nD

    http://img.routerboard.com/mimg/1186_l.jpg

  2. #2

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Amigo, resta saber é quando chegara ao brasil e quem vai homologar. O preço vai ser muito bom.

  3. #3

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Qual seria o custo?

  4. #4

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Nao acho a boa solução não por que em épocas de interferência a mikrotik faz uma antena aberta, em épocas de banda nap foi colocada porta giga nela, posso ser leigo pelo q vi nos diagramas tem vazamento trazeiro. Isso ę uma SXT lite com antena de maior dbi e um espalhadeira de interferência. Nao me entenda mau, gosto dos radios mikrotik, inclusive resolvi algumas merdas na minha nos meus ptp foi com rb 912. Esse equipamento nao é uma boa solução

  5. #5

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Citação Postado originalmente por josue.pcfree Ver Post
    Nao acho a boa solução não por que em épocas de interferência a mikrotik faz uma antena aberta, em épocas de banda nap foi colocada porta giga nela, posso ser leigo pelo q vi nos diagramas tem vazamento trazeiro. Isso ę uma SXT lite com antena de maior dbi e um espalhadeira de interferência. Nao me entenda mau, gosto dos radios mikrotik, inclusive resolvi algumas merdas na minha nos meus ptp foi com rb 912. Esse equipamento nao é uma boa solução
    penso no uso da mesma no cliente, por vir com licença level 3 e e pelo preço no site, virá com o mesmo valor da sxt lite, fechando a lacuna para clientes com distâncias maiores conectadas em estação com nv2 ativado.

  6. #6

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    A Mikrotik fala em baixo custo... Isso já leva o produto para um uso mais restrito como CPE por exemplo.

    Não gostei foi dos 64RAM . É o mesmo da SXT. Para outros usos é pouco. Mas como CPE é suficiente.

    Se for considerar um SXT melhorado, sim melhorou em alguns pontos mas em outros não... Por exemplo a memória flash é só 16MB enquanto um SXT é 128MB

    Melhorou no ângulo de abertura em 7º, mais decente para uso como CPE.
    Já como ponto a ponto, se o angulo é bom, o desempenho pode não ser o suficiente.

    Com relação a ser vazada, não vejo problemas maiores em relação a sólida. Eu nunca li nada a respeito, mas imagino que o lóbulo posterior não deve ficar comprometido em função de ser vazada, mas sim pela espessura do material.
    As vezes fica a impressão de que vazaria por ser uma tela. No entanto precisamos entender os princípios de física. Se os vazados forem menor que 1/4 de onda, devem ser suficientes para "segurar" a radiofrequência.
    Segurar em termos, pois até as sólidas deixam passar. Por isso que penso que passa para trás mais pela qualidade e espessura do metal do que propriamente pelos "furos".

    Agora, uma coisa que gostei mesmo foi que lançaram dois modelos. Um para mercados exigentes e sérios como o americano e outro para o povão pelo resto do mundo...onde as coisas vão de qualquer jeito.
    O modelo americano tem as faixas de frequencia fixadas e não podem ser mudadas. Não há um "compliance test" para abrir o leque de canais.
    Isso tinha que "pegar" no mundo todo. Assim o uso correto dos canais só beneficiaria os usuários.

    No mais, é só mais um produto a disposição.... Ah! tem que ver como vai se comportar em uso, pois vários produtos Mikrotik tem pecado pelo travamento.

    Por exemplo, sexta-feira uma SXT que faz um ponto a ponto travou. O funcionário foi lá e reiniciou. Voltou. Algumas horas depois novo travamento, reiniciou e voltou mas modulando em 10mbps.
    Já condenaram cabos, conectores, etc etc...
    Porém ao tirar de autonegociação e fixar em 100mbps ela normalizou até novo travamento. Por isso que a minha desconfiança agora é com relação a esta negociação. Hora negocia normal e hora não consegue 100 e modula em 10. Dali a pouco não consegue nem 10mbps e "pah".... trava.

    Se fosse cabo não iria nem voltar ao reiniciar. Pois se é no cabo, mal contato ou coisa do gênero, não iria nada adiantar cortar a energia para reiniciar.
    Para mim é qualidade de componente ou alguma coisa com firmware, sei lá...

  7. #7

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    ...

    Se fosse cabo não iria nem voltar ao reiniciar. Pois se é no cabo, mal contato ou coisa do gênero, não iria nada adiantar cortar a energia para reiniciar.
    Para mim é qualidade de componente ou alguma coisa com firmware, sei lá...
    Caro @1929, já peguei muitos problemas assim como você descreve e sim, era o cabo, mais precisamente o conector, tanto macho como o fêmea, tanto da fonte POE como da RB.
    Sugiro trocar os RJ45 por um de boa qualidade e fazer manutenção no conector fêmea da fonte e RB com um cotonete embebido em álcool isopropílico. Após essa limpeza costumo pegar outro cotonete e passar uma camada fina de CorosionEx Aviation nos conectores.
    Já resolvi vários problemas de travamento fazendo isso.

  8. #8

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    Caro @1929, já peguei muitos problemas assim como você descreve e sim, era o cabo, mais precisamente o conector, tanto macho como o fêmea, tanto da fonte POE como da RB.
    Sugiro trocar os RJ45 por um de boa qualidade e fazer manutenção no conector fêmea da fonte e RB com um cotonete embebido em álcool isopropílico. Após essa limpeza costumo pegar outro cotonete e passar uma camada fina de CorosionEx Aviation nos conectores.
    Já resolvi vários problemas de travamento fazendo isso.
    Não custa tentar. Na verdade os conectores são de boa qualidade e não faz muito tempo que foram refeitos.. Vamos tentar. Obrigado pela sugestão.

    Só me pronunciei a respeito pois quando travou foi reiniciado e voltou modulando só 10mbps. Ao forçar em 100mbps a RB estabilizou por algum tempo. E isso sem mexer em cabo nem nada, tirando de autonegociação e marcando 100mbps remotamente.

  9. #9

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    A mikrotik demorou muito para colocar uma cpe de longo alcance para competir com argrid e etc se tivesse inventado isso bem antes ja teria mais mercado que nem a ubnt, as novas cpe da ubnt a litebeam 23 ja vem em ac, pena essa ja não ser ac mais e uma boa noticia para que ta cansado de usar cpe da ubnt que so queima perde potencia etc.

  10. #10

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Chegou tarde e desatualizada. A litebeam ac 23 custa praticamente o mesmo. Possui porta giga e ac. Pode ser utilizada para clientes distantes ou um ptp de baixo custo.

    Enviado via GT-I9300I usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Chegou tarde e desatualizada. A litebeam ac 23 custa praticamente o mesmo. Possui porta giga e ac. Pode ser utilizada para clientes distantes ou um ptp de baixo custo.

    Enviado via GT-I9300I usando UnderLinux App
    Ai é questão de ponto de vista. Para quem tem rede MK e usa NV2 é uma ótima opção para distância maior que os Lite5 não cubram.

    Tenho uma rede assim e outra UBNT. Na Mk nunca queimou um Lite5 de cliente, já na UBNT é só falar "raio" que começa a queimar.

  12. #12

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Sobre o preço, se sai da fábrica a US$ 59, é só ver os outros produtos que saem da MK a US$ 59.

    RB750 UP r2 - Tem no brasil a R$ 370 - 400
    RB750 GR2 - Tem no brasil a R$ 370 - 400
    RB951 UI 2,4GHz - Essa tem mais demanda, tem no brasil entre R$ 300 e 370
    SXT Lite5 - Tem no brasil entre R$ 300 e 340
    Groove 52hpn - Tem no brasil entre R$ 330 e 370

    Então dá pra ver que o preço depende da demanda.

    E nesse caso, a antena ocupa muito espaço, isso encarece o frete, mas NÃO pra TRAZER pro brasil, um container cheio custa barato, o que vai aumentar é o frete até o porto, e do porto pelos distribuidores e Correios.

    Eu acredito que ela vai começar nos R$ 370 - 400, e depois cai pra uns R$ 340, apesar de sair da fábrica no preço da SXT Lite5, tem diferença de tamanho, tem distribuidor pequeno sem espaço que vai evitar trazer, tem malditos muambeiros trazendo isso frio do Paraguai, que vão preferir trazer coisa menor (No mesmo espaço no porta-malas cabem 4 SXT onde cabe essa antena), isso não puxará o preço muito pra baixo.


    Sobre a emissão pra trás e pros lados, isso é igualzinho a RocketGrid modelo pobre, digo, modelo LW, e a LW é das mais vendidas. Várias antenas de baixo ganho tem essa emissão pros e pra trás em nível alto demais. Antena pra usar aos montes numa torre é RocketGrid fechada, Algcom, a MK 30dBi, enfim, é antena mais cara, isso aí é antena pra cliente ou mini-PTP modesto. Se alguém for usar isso como PTP principal numa torre com muito tráfego, aí sim vai atrapalhar, mas tem que ser muuuuuuuito noob pra fazer PTP importante com equipto barato.

    (...usa logo SXT Lite5 pra passar 100Mbps no provedor que atende 500 clientes. Dá na mesma)

  13. #13

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sobre o preço, se sai da fábrica a US$ 59, é só ver os outros produtos que saem da MK a US$ 59.

    RB750 UP r2 - Tem no brasil a R$ 370 - 400
    RB750 GR2 - Tem no brasil a R$ 370 - 400
    RB951 UI 2,4GHz - Essa tem mais demanda, tem no brasil entre R$ 300 e 370
    SXT Lite5 - Tem no brasil entre R$ 300 e 340
    Groove 52hpn - Tem no brasil entre R$ 330 e 370

    Então dá pra ver que o preço depende da demanda.

    E nesse caso, a antena ocupa muito espaço, isso encarece o frete, mas NÃO pra TRAZER pro brasil, um container cheio custa barato, o que vai aumentar é o frete até o porto, e do porto pelos distribuidores e Correios.

    Eu acredito que ela vai começar nos R$ 370 - 400, e depois cai pra uns R$ 340, apesar de sair da fábrica no preço da SXT Lite5, tem diferença de tamanho, tem distribuidor pequeno sem espaço que vai evitar trazer, tem malditos muambeiros trazendo isso frio do Paraguai, que vão preferir trazer coisa menor (No mesmo espaço no porta-malas cabem 4 SXT onde cabe essa antena), isso não puxará o preço muito pra baixo.


    Sobre a emissão pra trás e pros lados, isso é igualzinho a RocketGrid modelo pobre, digo, modelo LW, e a LW é das mais vendidas. Várias antenas de baixo ganho tem essa emissão pros e pra trás em nível alto demais. Antena pra usar aos montes numa torre é RocketGrid fechada, Algcom, a MK 30dBi, enfim, é antena mais cara, isso aí é antena pra cliente ou mini-PTP modesto. Se alguém for usar isso como PTP principal numa torre com muito tráfego, aí sim vai atrapalhar, mas tem que ser muuuuuuuito noob pra fazer PTP importante com equipto barato.

    (...usa logo SXT Lite5 pra passar 100Mbps no provedor que atende 500 clientes. Dá na mesma)
    Pois é essa e a sacada da ubnt com as litebeam antena em petalas deixando a caixa quase do tamanho de uma nanobeam evitando aquela tralha grande e pesada da argrid assim envio mais barato a mikrotik devia ir por esse lado tornando a antena em partes menores para ser montada tipo disco em 2 petalas como a litebeam.
    Apesar que essa antena a frente deve ser desmontavel e não ficaria tão grande como uma nanobeam 25 que tambem e bastante vendida por aqui

  14. #14

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Também não entendi porque a MK fez essa antena desse jeito, ficou com isolamento entre V e H péssimo (Igual Nanostation Loco e SXT Lite5), e ocupa esse espaço enorme.

    Isso internamente deve ser bem pobre e capado, duvido que tenha desempenho melhor que SXT Lite5.
    (Deve ter só 1 chipset, com CPU e etapa de RF integrados nele, só assim pra ficar no preço da Lite5, mas usando um refletor de antena mais caro)

  15. #15

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não custa tentar. Na verdade os conectores são de boa qualidade e não faz muito tempo que foram refeitos.. Vamos tentar. Obrigado pela sugestão.

    Só me pronunciei a respeito pois quando travou foi reiniciado e voltou modulando só 10mbps. Ao forçar em 100mbps a RB estabilizou por algum tempo. E isso sem mexer em cabo nem nada, tirando de autonegociação e marcando 100mbps remotamente.
    Quando começa essa putaria nao tem boca, pode trocar. Ja tive umas 5 rb912 c/ mesmo problema, foi trocado tudo.

    cabo nexan por mpt
    conector blindado ubnt por furukawa
    porta do poe
    alecate generico por furukawa

    Sempre volta a acontecer, é instalar um nova cabo o problema.

  16. #16

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Quando começa essa putaria nao tem boca, pode trocar. Ja tive umas 5 rb912 c/ mesmo problema, foi trocado tudo.

    cabo nexan por mpt
    conector blindado ubnt por furukawa
    porta do poe
    alecate generico por furukawa

    Sempre volta a acontecer, é instalar um nova cabo o problema.
    é o que eu notei também. Afinal os conectores ficam protegidos . A unica coisa que não fiz ainda foi colocar este produto de isolação nos conectores que o companheiro citou.
    Mas como explicar um mau contato se simplesmente cortar a energia na entrada, nem é no cabo que vai na porta POE, a RB volta? Se fosse mau contato não voltaria, pensou eu.

  17. #17

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Mal-contato criando spikes ou ruído, que tem potencial pra saturar alguns circuitos do chipset, digamos um VCO ou VFO interno, com isso saturado pode ter erros de processamento aos montes, até travar o setor ou a rotina de software que lida com aquele setor (A parte de ethernet, digamos).

    Complicado diagnosticar porque até um resistor ou capacitor cerâmico com variação de fábrica tipo 20% é capaz de criar o mesmo problema.

    Em ethernet, eu acho que a MK tenta algum LFC/LFS via software por isso parece que falha mais. Link Fault Control, ou Link Fault Signaling, geralmente ele atua na última etapa de TX e de RX, marcas caras tipo Cisco, Buffalo, Arruba, geralmente dão uma alterada pra suportar alto tráfego sem perda de pacotes em cabeamento ruidoso, suspeito que esse setor é que dá esses erros em MK, que ele trava por ruído ou algo assim.

    Não achei nada com o diagrama em blocos de ethernet típico, esse aqui tem o RX e TX control controlado por módulo externo, em Atheros (Esse da imagem é Altera, ela mexe mais com FPGA) esse comando e configuração fica paralelo ao flow control e ao LFC/LFS:
    https://www.altera.com/content/dam/a...ulldup_eth.gif

    E o Flow Control a MK até deixa desabilitar nalgumas RB's. O resto não.

    Editando: Achei esse agora, mais parecido com o que Atheros usa:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         m-mtip-10g_mac_fig1.gif
Visualizações:	322
Tamanho: 	7,7 KB
ID:      	63233


    Em eletrônica, as TV's de tubo sempre foram boas nessas dor-de-cabeça, um capacitor cerámico que custa 1 centavo dá problema, por alguma característica de fábrica, e a imagem ou o som tem algum problema mínimo. São centenas de componentes passivos lá dentro, metade deles dão algum defeito visível na imagem (Ou audível no som). Isso era muito comum, perder horas no aparelho, e o defeito todo ser um mísero componente de centavos, e que dá defeito em 1 a cada 10 mil aparelhos.

    Tá certo que desde as TV's de tubo a microeletronica melhorou, mas... a montagem dos componentes em insersora não permite qualidade absoluta. Os componentes chegam em fitas, são milhões de capacitores, resistores e diodos num rolo, o rolo todo custa tão barato que os componentes são vendidos digamos como "15 capacitores por 1 centavo", não é lucrativo testar um a um, é testado por amostragem, e na amostragem a variação máxima depende da posição onde o componente vai, na parte de alimentação geralmente dá pra ter variação de 10% (Na parte de RF só pode ir componente com variação de 1%), mas agora olha bem o que é isso: A amostragem testa 1 cada 1000 componentes, e esse 1 pode ter variação de 10% que o lote ainda é considerado ok.

    Se quiser componente de precisão maior, vai ter que pagar mais caro.

    Talvez os radios digitais tenham menos desses problemas porque são verificados um a um, num produto mais caro dá pra, no fim da linha de produção, colocar um teste de throughput, num sistema com atenuador funcionando como antena, numa caixa comum perto de uma fonte de EMI/RFI pro rádio sofrer mesmo.

    Só que... com antena tão grande saindo da linha por US$ 59, não tem como pagar um custo desse, nem componentes tão caros, devem fazer uma amostragem tipo 1 a cada 200 ou 500, e talvez façam testes de durabilidade (Ficar ligado a 70°C por 5 dias, pra simular 1 ano de uso típico), não de throughput e estabilidade com fontes específicas de ruído.

  18. #18

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Agora que a mikrotik esta vendo esse mercado de antenas de ganhos maiores. Vamos esperar e ver se vai ter novidades, como algum de alto ganho para ac. Pq o litebeam ac ja estao vendendo aos montes,

  19. #19

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Até a UBNT deu mancada, o Litebeam M5 é single pol, sugerida a venda a US$ 49.

    O Litebeam que é dupla pol. é o AC, venda a US$ 89.

    É 80% mais caro! E AC pouca gente precisa, mas dupla-polarização quase todo mundo precisa. Esse preço extra é culpa de ser AC, não da pol. dupla.

    A PowerBeam de 22dBi (DP) não é tão cara quanto a LiteBeam AC, e as POWERBeam tem tem hardware mais parudo que as LITE.


    Essa Mikrotik LHG é dupla pol. e está no preço da Litebeam de pol. simples, virtualmente o ganho é o mesmo. É a UBNT que tem que tirar o atraso agora, lançar uma Litebeam M5 DP por US$ 49.

  20. #20

    Padrão Re: Meu sonho se tornando realidade mikrotik 2x2 baixo custo long range

    Um lixo de antena, que so trará dor de cabeças aos provedores, enquanto a UBNT pena em estudos para fazer melhor isolação, MK ainda esta fazendo antenas para 1999, hoje a realidade é outra principalmente nos grandes centros.