+ Responder ao Tópico

1. A Mikrotik fala em baixo custo... Isso já leva o produto para um uso mais restrito como CPE por exemplo.

Não gostei foi dos 64RAM . É o mesmo da SXT. Para outros usos é pouco. Mas como CPE é suficiente.

Se for considerar um SXT melhorado, sim melhorou em alguns pontos mas em outros não... Por exemplo a memória flash é só 16MB enquanto um SXT é 128MB

Melhorou no ângulo de abertura em 7º, mais decente para uso como CPE.
    Já como ponto a ponto, se o angulo é bom, o desempenho pode não ser o suficiente.

Com relação a ser vazada, não vejo problemas maiores em relação a sólida. Eu nunca li nada a respeito, mas imagino que o lóbulo posterior não deve ficar comprometido em função de ser vazada, mas sim pela espessura do material.
    As vezes fica a impressão de que vazaria por ser uma tela. No entanto precisamos entender os princípios de física. Se os vazados forem menor que 1/4 de onda, devem ser suficientes para "segurar" a radiofrequência.
    Segurar em termos, pois até as sólidas deixam passar. Por isso que penso que passa para trás mais pela qualidade e espessura do metal do que propriamente pelos "furos".

Agora, uma coisa que gostei mesmo foi que lançaram dois modelos. Um para mercados exigentes e sérios como o americano e outro para o povão pelo resto do mundo...onde as coisas vão de qualquer jeito.
    O modelo americano tem as faixas de frequencia fixadas e não podem ser mudadas. Não há um "compliance test" para abrir o leque de canais.
    Isso tinha que "pegar" no mundo todo. Assim o uso correto dos canais só beneficiaria os usuários.

No mais, é só mais um produto a disposição.... Ah! tem que ver como vai se comportar em uso, pois vários produtos Mikrotik tem pecado pelo travamento.

Por exemplo, sexta-feira uma SXT que faz um ponto a ponto travou. O funcionário foi lá e reiniciou. Voltou. Algumas horas depois novo travamento, reiniciou e voltou mas modulando em 10mbps.
    Já condenaram cabos, conectores, etc etc...
    Porém ao tirar de autonegociação e fixar em 100mbps ela normalizou até novo travamento. Por isso que a minha desconfiança agora é com relação a esta negociação. Hora negocia normal e hora não consegue 100 e modula em 10. Dali a pouco não consegue nem 10mbps e "pah".... trava.

Se fosse cabo não iria nem voltar ao reiniciar. Pois se é no cabo, mal contato ou coisa do gênero, não iria nada adiantar cortar a energia para reiniciar.
    Para mim é qualidade de componente ou alguma coisa com firmware, sei lá...

2.    Publicidade

3. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    ...

Se fosse cabo não iria nem voltar ao reiniciar. Pois se é no cabo, mal contato ou coisa do gênero, não iria nada adiantar cortar a energia para reiniciar.
    Para mim é qualidade de componente ou alguma coisa com firmware, sei lá...
    Caro @1929, já peguei muitos problemas assim como você descreve e sim, era o cabo, mais precisamente o conector, tanto macho como o fêmea, tanto da fonte POE como da RB.
    Sugiro trocar os RJ45 por um de boa qualidade e fazer manutenção no conector fêmea da fonte e RB com um cotonete embebido em álcool isopropílico. Após essa limpeza costumo pegar outro cotonete e passar uma camada fina de CorosionEx Aviation nos conectores.
    Já resolvi vários problemas de travamento fazendo isso.

4. Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    Caro @1929, já peguei muitos problemas assim como você descreve e sim, era o cabo, mais precisamente o conector, tanto macho como o fêmea, tanto da fonte POE como da RB.
    Sugiro trocar os RJ45 por um de boa qualidade e fazer manutenção no conector fêmea da fonte e RB com um cotonete embebido em álcool isopropílico. Após essa limpeza costumo pegar outro cotonete e passar uma camada fina de CorosionEx Aviation nos conectores.
    Já resolvi vários problemas de travamento fazendo isso.
    Não custa tentar. Na verdade os conectores são de boa qualidade e não faz muito tempo que foram refeitos.. Vamos tentar. Obrigado pela sugestão.

Só me pronunciei a respeito pois quando travou foi reiniciado e voltou modulando só 10mbps. Ao forçar em 100mbps a RB estabilizou por algum tempo. E isso sem mexer em cabo nem nada, tirando de autonegociação e marcando 100mbps remotamente.

5. A mikrotik demorou muito para colocar uma cpe de longo alcance para competir com argrid e etc se tivesse inventado isso bem antes ja teria mais mercado que nem a ubnt, as novas cpe da ubnt a litebeam 23 ja vem em ac, pena essa ja não ser ac mais e uma boa noticia para que ta cansado de usar cpe da ubnt que so queima perde potencia etc.

6. Chegou tarde e desatualizada. A litebeam ac 23 custa praticamente o mesmo. Possui porta giga e ac. Pode ser utilizada para clientes distantes ou um ptp de baixo custo.

Enviado via GT-I9300I usando UnderLinux App

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L