+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ISP Iniciante - Nano M5 como AP

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber se posso usar, inicialmente, um NANO M5 como AP e qual o limite de clientes que consigo com este aparelho?

    Contratei recentemente um Link dedicado, e gostaria de iniciar a distribuição para casas até 2km do escritório com vista livre para a antena (12m), contudo, estou tentando economizar ao máximo no começo para poder arcar com os custos da licença da anatel (R$ 400,00 + projeto) e poder manter em dia o cnpj, por isto, gostaria de escalar com devagar as antenas e comprar somente aparelhos homologados. Se eu puder, inicialmente, fazer os testes iniciais com até 15 clientes com o Nano m5 como AP e loco m5 como cliente, seria perfeito.

    O que me dizem?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: ISP Iniciante - Nano M5 como AP

    Bom dia Alfenido, levando em consideração que deixe o protocolo Airmax ativado e nos clientes utilize equipamentos como Litebeam M5, Nano Loco M5 e Airgrid M5 ou superiores, você conseguira colocar em torno de 30 clientes com qualidade, cuidado para não "poluir" seu ponto de acesso com clientes com sinal baixo, mantenha a potência dos rádios dos seus clientes na medida que o AP os enxergue com sinal entre -55dbm e -65dbm que não haverão problemas. Se quiser mais algumas dicas me adicione no Skype, já fui iniciante como você e sei como é complicado: SKYPE: carlosgossler

  3. #3

    Padrão Re: ISP Iniciante - Nano M5 como AP

    Parabéns Carlos é isso aí, Pessoas assim fazem diferença no nosso meio, "Contribuir e aprendendo"!

  4. #4

    Padrão Re: ISP Iniciante - Nano M5 como AP

    uso m5, ja cheguei a colocar 30 sem problemas, a grande maioria plano de 2 mega, hoje procuro não passar de 20 , uso mcs fixo em mcs9 que da banda suficiente que meus clientes precisam e consigo manter ping baixo e qualidade top atendendo clientes até 600 metros, tenho também outro m5 jogando para clientes longe até 3km passando 4mb no mais longe recebendo de loco m5, não recomendo, mas funciona