+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP de Fibra

    PEssoal, boa noite,

    Aos que ja trabalham com isso a algum tempo, poderiam indicar qual a melhor forma ( equipamentos) de fazer PTP de Fibra de 1 a 10Km. O que mais me interessaria seriam os equipamentos com uma boa relação custo x beneficio. Levem em consideração que nas pontas sempre haverão RB's com SFP.

  2. #2

    Padrão PTP de Fibra

    Jovem não sei se entendi a sua dúvida, mas em um ptp de fibra, não se usa equipamentos alem da fibra e dos ativos nas pontas (conversor, rb com sfp, switchs...) já que vc diz que tem rb's com sfp, então em um ptp desses vc não usará nada mais que a fibra, ferragem para fixar a fibra nos postes, qdo muito cx de emenda se vc achar necessário para uma futura expansão!

    Quanto a fibra não sei se já sabe, mas pode usar AS (auto sustentável) e se os vão entre os postes não for grande pode-se usar drop com mensageiro, mas também depende da aprovação do seu projeto junto a concessionaria, algumas tem certas exigências de uso de cabos específicos.


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

  3. #3

    Padrão Re: PTP de Fibra

    Oi Olivio. ...bom dia..obrigado...me referia mais ao tipo de fibra e de conector sfp e conversor caso seja necessário ..

    Enviado via GT-I9505 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: PTP de Fibra

    Posso fazer um PTP de quantos metros/km com um drop ? Os postes aqui possuem no máximo 80m de distância entre eles.

    Vlw...


    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Jovem não sei se entendi a sua dúvida, mas em um ptp de fibra, não se usa equipamentos alem da fibra e dos ativos nas pontas (conversor, rb com sfp, switchs...) já que vc diz que tem rb's com sfp, então em um ptp desses vc não usará nada mais que a fibra, ferragem para fixar a fibra nos postes, qdo muito cx de emenda se vc achar necessário para uma futura expansão!

    Quanto a fibra não sei se já sabe, mas pode usar AS (auto sustentável) e se os vão entre os postes não for grande pode-se usar drop com mensageiro, mas também depende da aprovação do seu projeto junto a concessionaria, algumas tem certas exigências de uso de cabos específicos.


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

  5. #5

    Padrão Re: PTP de Fibra

    Certo,

    Como já tem as rbs use gbic, que tem os da própria mikrotik e não vejo porque não usar eles, tem bom preço, boa qualidade e são da mesma marca.

    Se precisar usar conversor use planet (caros) só usei deles, mas pessoal usa tplink sem problema.

    Quanto ao drop, pode usar sim, mas tem q ver se eles aprovam seu projeto, algumas concessionaria não aceitam.


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

  6. #6

    Padrão Re: PTP de Fibra

    Ok Olivio mas diga - me. ..
    Pra Ptp o que acharia melhor...uma fibra bidirecional..pois pelo q vi hoje a da pra mandar e receber pela mesma fibra .... ou um par monomodo ??

    Enviado via GT-I9505 usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: PTP de Fibra

    Amigo usa fibra monomodo, esses dias fiz um aqui de 500 metros e ficou show de bola.

  8. #8

    Padrão Re: PTP de Fibra

    Tá. ..mas mesmo a monomodo pode ser com duas fibras ou com uma...foi aí q ficou minha pergunta .

    Enviado via GT-I9505 usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: PTP de Fibra

    monomodo neste cenario usa um par de fibra. pra usar uma unica fibra vai precisar conprar olt e ont gpon.

  10. #10

    Padrão Re: PTP de Fibra

    Negativo, vc pode usar apenas uma fibra em gbic também.
    Tenho um link aqui com gbic que comprei na ispshop de apenas uma fibra.
    Quanto a fibra, se passar de 1km não vá de drop, pois ele não é feito para isso, ele torce e acaba atenuando o sinal.
    Segue a dica do amigo, use gbic de duas fibras, é mais barato, e mais facil de encontrar. Mas se precisar da pra fazer com uma só....

  11. #11

    Padrão Re: PTP de Fibra

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    Negativo, vc pode usar apenas uma fibra em gbic também.
    Tenho um link aqui com gbic que comprei na ispshop de apenas uma fibra.
    Quanto a fibra, se passar de 1km não vá de drop, pois ele não é feito para isso, ele torce e acaba atenuando o sinal.
    Segue a dica do amigo, use gbic de duas fibras, é mais barato, e mais facil de encontrar. Mas se precisar da pra fazer com uma só....
    taí esse não conhecia. deve ser porque é pouco falado. mas qual a compatibilidade dele em termos de switch e capacidade de transferência?

  12. #12

    Padrão Re: PTP de Fibra

    Tenho usado estes equipamento para conectar torre , tenho uma com 3 km:
    http://routerboard.com/RB260GS
    http://routerboard.com/S-3553LC20D

    Usa uma FO - SM

  13. #13

    Padrão Re: PTP de Fibra

    Citação Postado originalmente por tcftelecom Ver Post
    Tenho usado estes equipamento para conectar torre , tenho uma com 3 km:
    http://routerboard.com/RB260GS
    http://routerboard.com/S-3553LC20D

    Usa uma FO - SM
    Colega, então basicamente esses SFP funcionam para PTP com 1Fo usando MK correto?
    Sabe dizer se funciona em outros switches também?

  14. #14

    Padrão Re: PTP de Fibra

    Não testei em outros Switchs so com Mk mesmo.