+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão switch dlink des 3526 brickou e agora :(

    Meu dlink des 3526 estava apresentando problemas nas portas 1 a 8, quando desligava da tomada ou caia a luz quando ligava novamente mas portas 1 a 8 paravam de funcionar os leds ficavam apagados, dai eu tinha que entrar na pagina de configuração e resetar as configurções de fabrica dai as portas 1 a 8 voltavam a funcionar mas mesmo assim quando desligava novamente as lans 1 a 8 paravam de funcionar também dai tinha que repetir o processo anterior, depois dessa eu resolvi tentar atualizar a firmware por tftp sendo essa instrução aqui http://suporte.dlink.com.br/suporte/...20DES-3526.pdf dai fiz o procedimento mas dai depois o switch parou de funcionar de vez não ligava mais os leds de trafego não ligavam mais e todas a portas lan pararam de funcionar dai os leds da lan ficam piscando na cor vermelha e eu não consigo mais acessar

    Pois ele tem porta serial sera que tem tenho chance de recuperar usando essa porta

    Obs. esse switch eu comprei no mercado livre usado por por preço de leilão e o vendedor disse que tinha 2 anos de uso e olhei o perfil dele no mercado livre e parece que ele tem um provedor de telecom

  2. #2

    Padrão Re: switch dlink des 3526 brickou e agora :(

    Se abrir ele, você vai ver que cada conjunto de 8 portas vai pra um circuito, são 3 switch de 8 portas internamente, esses 3 switch (Switch o CI, não switch o equipamento) se comunicam com o chipset no centro via barramento PCIE.

    Se as portas do switch da esquerda (Portas 1 a 8) estavam travando, provavelmente esse CI foi danificado em tempestade, e isso é bem normal.

    Provavelmente o chipset estava com alto consumo ou algo assim, gerando ripple na fonte interna, e isso atrapalhava o processo de boot, por isso ele travava.

    Ao regravar o firmware, alguns boots são feitos no processo, ele agora provavelmente corrompeu tudo na Rom.

    Perto do FAN, tem um conector de 7 pinos, está nomeado como JTAG, uma pena é que aquele tipo de pino é despadronizado (A Dlink só faz cagada mesmo!), o jtag típico seria mais ou menos assim, com 2 fileiras de pinos:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         jtag_wg602v3_643.jpg
Visualizações:	365
Tamanho: 	123,5 KB
ID:      	63272

    Então já não chega ser JTAG (Que usa porta serial mas exige um adaptador caro ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...s-jtag-oem-_JM ) ainda por cima vai ter que descobrir a pinagem, no Google não achei nada.

    Mas antes de tudo, abra e dá uma verificada nos capacitores. O switch mais da esquerda fica perto dos capacitores do VRM interno (Aquela fonte separada manda uma tensão pra placa, e a placa é que reduz novamente pra tensão exata que os CI's precisam), se esses capacitores estão estufados ou secos, a alimentação terá ripple, e o switch mais da esquerda é o primeiro a receber tensão, se ele recebe mais ripple que aguenta, ele trava e ao mesmo tempo o consumo dele elimina um pouco do ripple na alimentação que vai pros switch mais adiante, nesse caso o CI estaria ok e seria culpa de capacitor velho (Eles duram pouco por causa do calor, o fan está lá pra circular ar fresco dentro, mas se enfiar o troço em local sem ventilação (Não precisa ter ar-condicionado) os capacitores vão sofrer.

    Se tiver capacitores estufados, não adianta nada tentar recuperar firmware com eles assim, primeiro resolve a alimentação, trocando os capacitores.

    É inclusive capaz do ripple na alimentação estar impedindo o boot completo dos chipsets pra terminar a rotina de atualização, e trocando os capacitores (Eu trocaria todos se tiver 1 estufado, todos os grandes) pode ser que ele termine essa rotina sem precisar regravar firmware via jtag.


    E isso não é má vontade do vendedor, dá pra contar nos dedos o pessoal que trabalha com rede e entende esses conceitos básicos de eletrônica, tipo vida útil de capacitor versus calor, estado de chipsets, e a maioria nem tem idéia do funcionamento interno (Pelo menos o grosso, saber que as portas estão em grupos separados porque estão em circuitos internos separados uns dos outros). E ainda que se entenda os detalhes de funcionamento, pra dar certeza que o equipamento está ótimo teria que testar CADA componente pra certificar que ele ainda tem vida útil longa pela frente, isso é impossível, até o fabricante faz amostragem na saída da linha de fabricação porque mesmo com componentes novos as vezes surgem falhas depois de minutos ou horas de uso.

  3. #3

    Padrão Re: switch dlink des 3526 brickou e agora :(

    Então vou abrir uma reclamação contra o vendedor porque ele disse que foram testado todas as portas e tudo funcionando perfeitamente e eu confiei e comprei e agora não sei como que fica por estar brickada pela equalização malsucedida

    porque todo esse procedimento que você falou poderá ficar mais caro e inviável

    enquanto isso estou usando um Switch simplesinho 8 portas

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: switch dlink des 3526 brickou e agora :(

    Comprar um produto usado, mesmo que seja para uso pessoal é uma faca de dois gumes, se for usar como servidor aí complica; garantia num produto usado, difícil ganhar a questão a menos que o vendedor tenha anunciado junto com o produto ou ele lhe deu um recibo constando a garantia.
    O que Rubem disse está correto, o(s) capacitor(es) deve(m) estar estufado(s) ou seco(s) inclusive o da fonte principal. Consertei um desses já, achei essa fonte muito no limite(60W) enquanto o da HP (40W) para apenas 4 portas, mas com dois meses ela tornou a estragar por problema na rede interna vindo a estragar o chipset central e a fonte(aterramento).
    Mais da metade dos aparelhos de informática que chega aqui é por problema de aterramento, inclusive em casas com aparelhos mais modernos que funcionam com 3,3 volts onde um mínimo de surto sobre essa linha já era. Nesse modelo do Dlink acredito que deva ter 4 linhas separadas, 3 para grupos de LAN, um para chipset central, linha de 5 volts para serial ou usb além de 12 volts que alimenta todos esses reguladores mais o controlador de temperatura(cooler ou fan). É importante trocar os capacitores de acordo com o que está usando, principalmente no que se refere à voltagem; 470uF ou 1000uF x 10V para 3,3V, 16V para 5V e 25V para 12V por que estes servem como"regulador" falsificado que esquenta até estourar novamente se tiver algo errado no circuito. Os mais novos vem com 5, 10 e 16 até 35 volts conforme a fonte principal( 12, 18 ou 24 volts) por conta das saídas PoEs.

  5. #5

    Padrão Re: switch dlink des 3526 brickou e agora :(

    E o vendedor provavelmente ligou o aparelho, viu que os leds acenderam, então plugou um cabo de rede de um notebook numa porta, e saiu plugado outro nas outras portas pra ver se passava rede.

    Se a culpa é do vendedor ou não, aí é outra estória, mas má vontade duvido, não tem como deixar um aparelho "funcionando mais ou menos", só pra "passar o pepino pra frente".

    Provavelmente todo mundo testaria assim. Eu testaria igualzinho.

    (Alias, evito vender no ML porque já testei muito produto usado, revisei internamente, e o comprador disse que não funcionou, bloqueou pagamento, mas NÃO devolveu o produto. Pior é RB e cia, que tem uns capiáu que acham que já vem pronto pra usar)

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: switch dlink des 3526 brickou e agora :(

    3Com(HP) também é assim; só percebi depois que recebi o produto. Fiquei um mês tentando por ele para funcionar, para piorar só vem em dois idiomas( inglês e mandarin) não para mim(nem tanto) que tenho certo domínio do inglês técnico. Pior é que não achei em forun nenhum para alcançar o que precisava.
    Hoje afirmo que não vi nenhum outro melhor sua construção física é muito bem elaborada e após ao término da garantia legal( 90dd), retirei a fonte(muito boa por sinal) e modifiquei para alimentação de bateria com proteção de reversão, sobretensão, sobre-corrente, filtro LC e cooler com filtro RLC. Tive a imprensão que até melhorou na estabilidade de dados LAN; Wlan ainda preciso trocar o aparelho mas falta recursos com essa crise. Nunca consegui usar um roteador por mais de 6 meses, quando melhor começava a dar uns pittiii tendo de comprar outro com um ano de uso, Este já faz um ano, sem problema algum.

  7. #7

    Padrão Re: switch dlink des 3526 brickou e agora :(

    Tinha seguido o mesmo tutorial e via conexão serial o boot travava em 15% e reiniciava ficando em looping. Conecte o seu switch a um computador via serial port e verifique se está dando este mesmo loop, se sim siga esse tutorial pra retornar ao firmware anterior:
    https://www.google.com.br/amp/s/amin.../des-3526/amp/
    Use o google translate pra traduzir mas basicamente com o switch em looping ligado você vai fechar curto a carcaça de metal do switch ao 2° pino desse chip do link nisso abrirá um boot manager de apply depois quando pedir ctrl+c dê, voltará pro boot manager, no 1° campo, que já estará selecionado, de barra de espaço pra ficar em update embaixo selecione o firmware 1 pra boot, de apply vai rebootar e voltar a dar looping de novo você irá ter que fechar curto do mesmo jeito e qdo o fizer o switch irá bootar no firmware anterior, comigo deu certo, boa sorte.








    Citação Postado originalmente por hugocpjunior Ver Post
    Meu dlink des 3526 estava apresentando problemas nas portas 1 a 8, quando desligava da tomada ou caia a luz quando ligava novamente mas portas 1 a 8 paravam de funcionar os leds ficavam apagados, dai eu tinha que entrar na pagina de configuração e resetar as configurções de fabrica dai as portas 1 a 8 voltavam a funcionar mas mesmo assim quando desligava novamente as lans 1 a 8 paravam de funcionar também dai tinha que repetir o processo anterior, depois dessa eu resolvi tentar atualizar a firmware por tftp sendo essa instrução aqui http://suporte.dlink.com.br/suporte/...20DES-3526.pdf dai fiz o procedimento mas dai depois o switch parou de funcionar de vez não ligava mais os leds de trafego não ligavam mais e todas a portas lan pararam de funcionar dai os leds da lan ficam piscando na cor vermelha e eu não consigo mais acessar

    Pois ele tem porta serial sera que tem tenho chance de recuperar usando essa porta

    Obs. esse switch eu comprei no mercado livre usado por por preço de leilão e o vendedor disse que tinha 2 anos de uso e olhei o perfil dele no mercado livre e parece que ele tem um provedor de telecom