+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como começar com fibra ótica

    Olá, pessoal, sou novo na área de provedores e gostaria que me ajudassem com algumas dúvidas...

    Tenho um provedor wireless 5.8 com 7 clientes no momento e estou com a idéia de fazer cabeamento em uma área ainda nao explorada por nenhum provedor ou empresa telefonica.

    Sendo que, do ponto A (onde está a internet) para o ponto B (onde será o provedor) tem 2,5 KM em linha reta e com visada, onde disponho de link da NET de 100 MB.

    A questão é:

    * Qual o melhor, trazer o link do ponto A para o ponto B, por meio de fibra(poste-poste) e UTP (poste-clientes) ((por meio das PACPON Hibridas com Fibra e UTP)) e vendendo no meio do caminho ou fazer PTP 5.8?

    * Depois do link está no provedor, qual a melhor maneira de vender aos clientes (cabeamento UTP ou Wireless)

    * E quais equipamentos e marcas devo utilizar.

    ////////////////////////////////////////////////////////

    Sem falar, que na cidade onde resido, nao achei nenhuma empresa que faça cabeamento em fibra otica e fiquei na dúvida (perdoe-me pela ignorância), mas, eu puxando fibra de 100 em 100 metros com cabo drop, direto para a pacpon para sair em RJ45, eu posso fazer as duas ponteiras (com aqueles kit que vendem, com clivador e outras coisas) sem precisar de maquina de fusão (o item mais caro da fibra), e caso venha acontecer algum rompimento eu fazer a troca dos 100 metros de cabo ao inves de fazer emenda??? Porque o metro de cabo drop ta por volta de 1,00 e ouvi dizer que um tecnico de telecomunicações na cidade (o qual nunca achei) cobraria uma base de 2.500 para fazer uma unica emenda na fibra.

  2. #2

    Padrão Re: Como começar com fibra ótica

    Ola, essa ideia de cascatear usando fibra eh interresante se vc nao puder investir numa olt agora. A volt tem uma ótima opçao que eh hibrida de fibra e cabeamento metálico e usa as olts da parks.
    Se vc for cascatear nao use cabo drop de atendimento final, eu ja fiz isso e eles sao muito frageis, quebra o tempo todo. Procure por. CFOA AS ou drop de mais vias aqueles com kevlar. A fibracem tem otimos produtos por um preço bem acessivel.
    Voce puxaria a fibra e colocaria um conversor a cada 300m e puxaria cabeamento metálico 100metro para esquerda e 100m para direita desse conversor fechando o perímetro. Vc ainda pode colocar na caixa alem do conversor e do switch uma mini fonte nobreak de 12v e uma bateria. Mas lembre-se que essa solução não eh a mais profissional e so eh melhor a curto prazo. Se vc pensar em crescimento para o futuro talvez seja melhor investir em OLT.

  3. #3

    Padrão Re: Como começar com fibra ótica

    Quanto as fusões , vc pode fazer tudo a frio. Funciona muito bem. So precisa de um clivador e as ferramentas. Existe um kit da 3M e no site da ISPShop tem muita coisa, alem do ML e claro.

  4. #4

    Padrão Re: Como começar com fibra ótica

    Pacpon so funciona com OLT.

  5. #5

    Padrão Re: Como começar com fibra ótica

    Link da NET tem franquia de dados , procure outro tipo de link