+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto

    Boa noite galera,

    Preciso fechar um PTP de 19Km onde será usado apenas como intranet entre 2 empresas.
    A visada é limpa entre os pontos.
    A questão é: Consigo passar 100Mb FULL com Rocket Dish 5GHz 34dBi ?

    Vlw.

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    Até com 2 antenas de 30dBi você chega fácil num sinal perto dos -50dBm, que passa 100Mbps full.

    Mas... 100Mbps é o limite da porta ethernet do Rocket M5, te recomendo um rádio com porta gigabit, tipo a RB912 (Basebox5).

    Usando 2 antenas de 30dBi, e rádio a 20dBm, o sinal vai ficar nuns -53dBm nessa distância.
    Usando 2 antenas de 34dBi, e radio a 20dBm, o sinal vai ficar nuns -45dBm nessa distância. Dá até pra usar AC. Com esse sinal e RB912 já medi 140M full em PTP curto, MCS15 a 40MHz.

    E dá pra usar PowerBeam M5 620, tudo integrado, antena de 29dBi, com rádio a 20dBm teria sinal em -55dBm, que dá pra usar MCS15 a 30MHz de largura, deve passar pouco mais de 100Mbps full.

    Se o preço for o mesmo, eu evitaria solução integrada, se queimar o rádio ligado num RocketDish ou numa Algcom 29dBi você troca só o rádio. Se queimar o chipset de uma PowerBeam, tem que comprar outra inteira ou esperar semanas pelos reparo.


    E as vezes é melhor gastar em radome shield ao invés de gastar em antena de maior ganho. Teria que ver se tem uns 200 ou 300% da zona de Fresnel limpos, se não tiver, um radome shield ajuda mais que 3dBi a mais de ganho de antena.


    Eu preferiria uma Algcom 29dBi com radome shield (E não radome comum) ao invés de um disco 34dBi sem radome shield. O resto da responsabilidade é com o rádio, um Rocket M5 velho (XW) terá sinal suficiente pra muita coisa, mas nunca vi eles passando de uns 80Mbps full (95-99Mbps half sim, mas full não).

    Pra mim a única vantagem de Rocket Titanium e PowerBeam é operar com canal de 30MHz, coisa que as RB's 912, 921 e 922 não fazem (Neles é 20 ou 40. Ter uma faixa livre de 20-30MHz é comum, mas uma de 40 está ficando mais raro. Não conte com o uso de 40MHz sem escanear seu espectro, você pode se impressionar com uso na vizinhança. Pra isso o radome shield ajuda muito, blinda sinais dos lóbulos secundários que chegariam meio altos, atrapalhando processamento).

  3. #3

    Padrão

    Cada post uma aula !
    To sempre aprendendo com você !!
    Parabéns e continue sempre assim.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Até com 2 antenas de 30dBi você chega fácil num sinal perto dos -50dBm, que passa 100Mbps full.

    Mas... 100Mbps é o limite da porta ethernet do Rocket M5, te recomendo um rádio com porta gigabit, tipo a RB912 (Basebox5).

    Usando 2 antenas de 30dBi, e rádio a 20dBm, o sinal vai ficar nuns -53dBm nessa distância.
    Usando 2 antenas de 34dBi, e radio a 20dBm, o sinal vai ficar nuns -45dBm nessa distância. Dá até pra usar AC. Com esse sinal e RB912 já medi 140M full em PTP curto, MCS15 a 40MHz.

    E dá pra usar PowerBeam M5 620, tudo integrado, antena de 29dBi, com rádio a 20dBm teria sinal em -55dBm, que dá pra usar MCS15 a 30MHz de largura, deve passar pouco mais de 100Mbps full.

    Se o preço for o mesmo, eu evitaria solução integrada, se queimar o rádio ligado num RocketDish ou numa Algcom 29dBi você troca só o rádio. Se queimar o chipset de uma PowerBeam, tem que comprar outra inteira ou esperar semanas pelos reparo.


    E as vezes é melhor gastar em radome shield ao invés de gastar em antena de maior ganho. Teria que ver se tem uns 200 ou 300% da zona de Fresnel limpos, se não tiver, um radome shield ajuda mais que 3dBi a mais de ganho de antena.


    Eu preferiria uma Algcom 29dBi com radome shield (E não radome comum) ao invés de um disco 34dBi sem radome shield. O resto da responsabilidade é com o rádio, um Rocket M5 velho (XW) terá sinal suficiente pra muita coisa, mas nunca vi eles passando de uns 80Mbps full (95-99Mbps half sim, mas full não).

    Pra mim a única vantagem de Rocket Titanium e PowerBeam é operar com canal de 30MHz, coisa que as RB's 912, 921 e 922 não fazem (Neles é 20 ou 40. Ter uma faixa livre de 20-30MHz é comum, mas uma de 40 está ficando mais raro. Não conte com o uso de 40MHz sem escanear seu espectro, você pode se impressionar com uso na vizinhança. Pra isso o radome shield ajuda muito, blinda sinais dos lóbulos secundários que chegariam meio altos, atrapalhando processamento).

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    O que gosto nas explicações do Rubem é a clareza....verdade que nem sempre é simples... mas sempre é claro. Muito didático....
    Uma hora dessas @rubem você poderia postar uma tabela para o pessoal ver esta questão de previsão de sinal em relação a distância.... sei que deve ter na net, mas como sempre, vai facilitar para o pessoal.

    Outra coisa que gosto é a diferenciação entre rádio e antena.... que o Rubem sempre faz. Fico meio preocupado com a tendência de comentarem sobre "configurar minha antena". Antena é elemento passivo e como tal não tem configuração...

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    Bom dia,

    A visada é em campo aberto (área rural).
    O cliente tem os rádios da RAD, os Airmux-400, não compraram licença, é apenas 5Ghz.

    Esse é o modelo:

    400 200 Mbps + 16 E1s/T1s 2.3-2.4, 2.5-2.7, 3.3-3.8, 4.3-5.0, 4.9-6.0, 5.7-6.4
    http://www.rad.com/10/Point-to-Point...-Radios/6528/#

    Att,

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    Cara 100mb full somente com licenciado, talvez mimosa/rb922/af5-x

    RB912 vai passar HALF, trafego real ela abre as perna proximo dos 110mb half.

    Se nao precisa FULL vai de algcom 29 + epmp 1000 que consegue esse 100mb half com maior facilidade se comparado a rb912 e custa praticamente o mesmo.

    Esquece rocket m5!

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    Se levar isso aqui em conta:
    http://www.cmainfra.com.br/comunicac.../AirMux400.pdf

    Esse equipto vai dar os 100Mbps em 19km em 40MHz com antena de 29-34dBi.

    Mas se ele faz mesmo 256QAM, pra usar isso ia precisar realmente antena de 34dBi, já que 256QAM exige muito mais sinal que 64QAM. Só que 256QAM em 20MHz igual não passaria 100M nem half, igual teria que usar 40MHz de largura.

    E não leve tanta fé na página 5 di PDF, aquilo são as taxas nominais, são os data rates que o rádio vai conseguir em cada distância. Data rate e throughput tem relação indireta.

    Se for como na página 7, limitando a potência a 18dBm, vai precisar mesmo antena maior que 29dBi.
    Eu prefiro calcular a queda de sinal assim:
    https://www.pasternack.com/t-calculator-fspl.aspx

    Em 19 km, usando 5800MHz, é uma queda de 133,3dBm.

    Antena de 29dBi + Rádio a 18dBm = 47dBm EIRP
    47 - 133 = -86dBm no ar no outro lado
    A outra antena tem GANHO de 29dBi, logo, -86 + 29 = -57dBm. Que é pouco pra 64QAM. O rádio teria mesmo que ter 20dBm e ainda assim ficaria por um fio.
    (Com -55dBm duvido que tenha 100% de CCQ nessa distância, mas o maior problema seria em dias de chuva o sinal cai 3 ou 4dBm, ia cair o throughput também)

    Já se for antena de 34dBi (Ubiquiti, ou Algcom mesmo), 34 + 18 = 52dBm EIRP
    52 - 133 = -81dBm no ar
    -81 + 34 = -47dBm, perfeito pra 64QAM e na verdade até funciona em 256QAM mas não tenho certeza se daria CCQ excelente. E se caísse 3dBm com chuva não ia atrapalhar um 64QAM a 40MHz.

    Se esse rádio passa mesmo os 200Mbps que promete, aí não é comigo, mas rádios normais só passam isso em condições muito boas, é fácil 10% da zona de Fresnel obstruída derrubar o throughput em 40%.