+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dicas e sugestões para iniciar no DSLAM

    Senhores, DSLAM é um tanto quanto obscuro, gostaria de solicitar aos que ja trabalham com essa tecnologia qual é o melhor caminho para iniciar hoje. Qual equipamento permite começar com poucas portas e expandir conforme a necessidade e que estas expansões sejam de fácil acesso no mercado brasileiro. A ideia é atender cliente com banda de 5mb em um condominio horizontal, distancia máximo de 1500 metros do dg

  2. #2

    Padrão Re: Dicas e sugestões para iniciar no DSLAM

    Também notei isso. Com a maior divulgação da fibra parece que a solução ficou meio que esquecida.
    Mas pelo que andei lendo ela tem suas indicações. E não depende de captação de energia pelo caminho como no caso de cabeamento UTP.
    Então poderia se considerar uma solução intermediária entre fibra e utp.
    O custo de um DSLAN é semelhante ao custo de uma OLT. Só que a OLT de uma porta pode abrigar muito mais conexões.

    É um caso a pensar. E principalmente no seu caso de condomínio.

    Os custos de instalação caem bastante na medida que usaria cabo FE e um modem no cliente.
    Se perder sinal com a distância pode-se pensar em um armário repetidor pelo caminho.
    Estou curioso sobre relatos positivos e negativos da tecnologia por quem usa ou usou.

  3. #3

    Padrão Re: Dicas e sugestões para iniciar no DSLAM

    Bom dia senhores, nossa empresa desenvolveu dois projetos de ADSL2+ para um cliente, ambos outdoor, ele ficou muito satisfeito e hoje ele esta expandindo a rede dele. A Solução é hibrida com fibra e ADSL com distância média de 150 mts entre o DSLAM e o cliente, o que possibilita atingir o máximo da tecnologia, que se comparada a GEPON em determinadas situações é até melhor. Menor custo de instalação, mais facilidade de instalação e com previsão de tecnologias com velocidades similares a Fibra, já existem estudos de equipamentos em cabo telefônico que atinja até 10 Gbps. Creio que ainda é uma boa opção para vários tipos de cenários.

  4. #4

    Padrão Re: Dicas e sugestões para iniciar no DSLAM

    Essa tecnologia vai compensar para o uso de provedor em condomínio aonde já exista um cabeamento nos blocos e aps, cabeamento para possível uso telefonico ou mesmo de interfone. Não vislumbro vantagem em cabear rua para adsl, o cabeamento é caro, a operadora já usa por causa da telefonia fixa. É importante frisar que muitos dslam atualmente suportam placas vdsl2, que teria capacidade de fornecimento banda bem maior nos clientes. Com a grande demanda por fibra e tecnologia gpon, bem que a tecnologia adsl2+ ou vdsl, no caso dos dslam poderiam dar uma baixada no preço, porém esse mercado não é bem explorado, tem poucos fabricantes, resultado preço nas alturas ainda. Pela banda que o pessoal vende na fibra (ainda pequena), o vdsl2 tira de letra e ainda com custo por cliente bem mais barato, pelo menos em condomínio compensaria muito mais do que fibra, pela vantagem de não precisar cabear, usando fiação existente, e pelo custo do modem que é bem inferior do que uma ONU. Onde demanda por velocidade não é muito grande, pouco mais que alguns megas, da para fazer até um esquema híbrido com vdsl e cabo... (uma caixa com um modem vdsl e um switch e distribuindo pros clientes planos de até 5mbs ou 10mbs, assim usaria menos pares metálicos, e um dslam com menos portas daria conta de bem mais clientes, e um modem bridge para uns 10 assinantes, tipo o esquema do pacpon, com alimentação reversa.

  5. #5

    Padrão Re: Dicas e sugestões para iniciar no DSLAM

    Tbm tenho interesse, visto que fibra eu vejo como grande vilao o custo de ativaçao do cliente.

  6. #6

    Padrão Re: Dicas e sugestões para iniciar no DSLAM

    É bem como foi dito pelos colegas, a fibra esta bem mais popular, e os dslam ficarem esquecidos. Neste caso em especifico onde ja existe toda a fiação e sistema de interfone operando, creio que dsl seria a melhor solução, pois ainda é possível vender conexões mais lentas. O obstaculo fica por conta de qual equipamento usar, sugiro então que empresas que fazem projetos deixa o contato, ou entre em contato pelo privado

  7. #7

    Padrão Re: Dicas e sugestões para iniciar no DSLAM

    pessoal, andei fazendo uma pesquisa e o modelo HUAWEI DSLAM MA5616 parece se encaixar exatamente no cenário proposto, o mesmo permite expandir numero de portas conforme a necessidade, suportando as principais tecnologias, gbit, gpon etc. O preço é bem convidativo, visto que o custo sai bem mais baixo do que radio, e se trouxer do paraguai o preço fica realmente muito bom para o modelo ja com 64 portas

  8. #8

    Padrão Re: Dicas e sugestões para iniciar no DSLAM

    olá boa noite a todos, eu comprei a dslam, e se alguem se habilitara configurar mandar o valo, porem estou tambem a procura de ajuda.


    att,


    jorge

  9. #9

    Padrão Re: Dicas e sugestões para iniciar no DSLAM

    Caro qual o Modelo que você comprou, dependendo posso configura-lo?

  10. #10

    Padrão Re: Dicas e sugestões para iniciar no DSLAM

    ma 5616 ccub qual preço vc cobra?

    jorge

  11. #11

    Padrão Re: Dicas e sugestões para iniciar no DSLAM

    Caro Jorge, eu já configurei equipamentos de outra fornecedora, não trabalhei com Huawei, imagino não ser tão diferente, porém neste momento não posso pegar o seu projeto pois realmente estou bastante atarefado e não quero lhe atrasar. Escrevi para lhe dar um retorno. Sucesso.