Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Reparo de antenas ubiquiti

    Alguem aq pode me ajuda a fazer reparos nas antenas ubiquiti (Nanostation "loco, 5, m5, bullets e etc...") agradeço desde já obg.

    Enviado via Moto G 2014 usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    Você quer fazer os reparos ou quer mandar pra alguém reparar?

    Se quiser fazer os reparos, é só ter estação de ar-quente, com pasta de solda, tirar o chipset com defeito (Depende do diagnóstico, cada problema terá efeitos diferentes, cada modelo de aparelho tem componentes diferentes), limpar direitinho com álcool isopropílico, colocar o chipset novo, ressoldar com a estação.

    O resumo é simples, mas a prática exige que você já tenha usado estação de solda pra outras coisas, começar a mexer com isso só pra reparar CPE não acho que vale a pena.

    Se quer indicações de pra quem enviar pra reparo, não posso ajudar. Se tiver experiência com eletrônica e quiser reparar, aí sim.

  3. #3

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    OK tenho sim experiência em eletronica

    Enviado via Moto G 2014 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão

    Então vamos lá.

    Internamente a CPE mais detalhada terá:

    - O chipset de ethernet, um AR8237 digamos. Em caso de perda de lan, troca ele. Geralmente ele aquece bastante (Põe o dedo pra ver) e nem dá ping, ou conecta só colocar a interface em 10M (Mas o ping não fica regular, perde uns).

    - Depois dele vem o chipset principal, com CPU e tudo, digamos um AR7240. Nesse chipset vai ligado a RAM que raramente queima, a ROM que raramente queima. Em caso de raio, se tiver chipset de ethernet na frente ele raramente queima.

    - Depois dele tem o chipset de RF, ele se comunica com o chipset principal via barramento PCIE. É um chipset tipo um AR9280 da vida. Em caso de indução pela antena, ele as vezes queima. Se acessa via ethernet o setup, mas a parte de wifi trava ou nada dela funciona, a culpa é dele.

    - O chipset de RF geralmente tem potência baixa, então a maioria das CPE's (Mas não os roteadores de mesa) tem amplificadores, um por antena (Ou por polarização). Digamos um SIGE5004. Se a CPE escaneia sinal normalmente, mas como AP ela tem potência bem baixa, ele queimou. Os amplificadores são de 30 a 35dBm mas geralmente com ele queimado o sinal cai só uns 15-25dBm, a maior diferença é que além de sinal baixo, vai ter ping ruim e pacotes perdidos via wifi (Enquanto via ethernet está tudo ok).

    - Paralelo a isso terá o VRM, modulo regulador de tensão (que se mede em Volts mas não é voltagem, senão terá que existir wattagem, bitagem, bytagem, hertzagem), no caso da Ubiquiti é um conversor DC-DC com um CI Z1212. Lá de vez em quando queima, é só medir a tensão de saída se achar que ele pifou.

    Dependendo do aparelho a configuração pode ser diferente.
    O Nanostation Loco M5 versão XW tem o hardware assim separado.
    O Nanostaton Loco M5 versão XM não tem o chipset de ethernet, o chipset principal (AR7240 ou 7241) tem um controlador ethernet interno (Na verdade acho que tem 4 ou 5 portas ethernet), se o dano vem pelo cabo ethernet, danifica o chipset inteiro, troca ele todo.

    Tem produto novo com só 1 chipset com CPU, RF e ethernet, e sem amplificador ainda por cima, são chipsets integrados. Mas CPE tem pelo menos chipset principal, chipset de RF, e amplificador.
    (Fora VRM, Ram e Rom, que pifam bem menos)


    Uns exemplos, talvez algum tenha alguma marcação errada, só peguei o que já estava nos meus anexos.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC09836.JPG
Visualizações:	1785
Tamanho: 	93,6 KB
ID:      	63338Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nanostation.xm.jpg
Visualizações:	5152
Tamanho: 	2,01 MB
ID:      	63339Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Airgrid.jpg
Visualizações:	4713
Tamanho: 	127,1 KB
ID:      	63340
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nanobeam1.jpg
Visualizações:	2681
Tamanho: 	151,4 KB
ID:      	63341Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Nanobeam2.jpg
Visualizações:	2749
Tamanho: 	231,5 KB
ID:      	63342Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nanobridge2.jpg
Visualizações:	2193
Tamanho: 	386,3 KB
ID:      	63343
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nanobridge1.jpg
Visualizações:	3239
Tamanho: 	937,6 KB
ID:      	63344Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         prot.jpg
Visualizações:	2214
Tamanho: 	215,9 KB
ID:      	63345Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5210g.jpg
Visualizações:	2091
Tamanho: 	763,0 KB
ID:      	63346
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb450g.jpg
Visualizações:	1558
Tamanho: 	132,0 KB
ID:      	63347Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ag.jpg
Visualizações:	2149
Tamanho: 	357,1 KB
ID:      	63348Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wom5000.jpg
Visualizações:	2622
Tamanho: 	157,8 KB
ID:      	63349
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb750gl.jpg
Visualizações:	2088
Tamanho: 	275,3 KB
ID:      	63350Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rom.nslocom5.jpg
Visualizações:	1966
Tamanho: 	319,7 KB
ID:      	63351Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         groove.jpg
Visualizações:	1811
Tamanho: 	210,7 KB
ID:      	63352
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bullet.jpg
Visualizações:	2007
Tamanho: 	111,1 KB
ID:      	63353Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nanobeam1.jpg
Visualizações:	2681
Tamanho: 	151,4 KB
ID:      	63341


    No brasil não é tão fácil achar uns componentes, pouca gente se preocupa em trazer eles pra vender por um preço ok:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...airgrid-m5-_JM

    Nesse caso, com esse cara sai até mais em conta que comprar pelo Ebay (Pra mim está demorando mais de 90 dias, fora que a maioria é taxado, não compro nada desde dezembro (Que ainda não chegou), mas o que recebi em janeiro (Comprado lá por outubro) era um pacote de capacitores SMD e fiquei sem taxa, mas outro pacote de capacitores em dezembro (Pacote de US$ 4,99) teve multa de R$ 24. Coisa grande tipo uma placa de GPS de US$ 20, medindo 15x15cm, teve taxa de R$ 120... a RFB está uma zona.

    Antes de sair trocando componente, tem que diagnosticar, se isso se liga, se acessa via ethernet em diferentes velocidades, se a parte de RF parece ok, é bom ter um adaptador serial/TTL pra tentar acesso ao chipset sem ser pela porta ethernet ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...232-pl2303-_JM ). Coisa tipo tentar enviar firmware quando tem um chipset aquecendo eu nem tento, chipset quente é chipset danificado, software não repara hardware.

    Pra troca dos chipsets, treinando bastante antes, dá pra usar estação barata
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-850-110-v-_JM

    Põe pasta pra facilitar:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...em-com-75g-_JM

    Com jeitinho tira, nuns casos é bom isolar os componentes na vizinhança com fita:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-45-metros-_JM

    Com componente maior, com terminal lateral, usa uma malha dessoldadora:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...i-15m-3mm--_JM
    E uma solda que derrete em temperatura mais baixa, a solda salva-chip:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...i-dessolda-_JM

    E tem kits com parte disso:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...escova-smd-_JM


    Pra limpeza da meleca pós-retirada limpa com álcool e um pincel:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...udo-1litro-_JM

    O trabalho todo fica digamos:

    ou outros chipsets


    É similar a reparo de notebooks, smartphones, tablets.

    Mas não menospreze a prática, pratique nalguma placa velha e pifada a retirada dos chipsets, porque é fácil danificar a placa arrancando trilha. E tenta ressoldar esses componentes depois, porque se esquentar demais a capa de ceramica de uns componentes racha.

  5. #5

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    Obg amigo vou ler mais a fundo

    Enviado via Moto G 2014 usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    ADS Circuitos Integrados e Importações

    Importamos e vendemos os principais circuitos integrados para reparos de Ubiquiti, Mikrotik e Intelbras.

    Principais Componentes que vendemos:

    AR7241-AH1A
    AR7240-AH1A
    SE2593A20
    LSHW-43HHB-AE1
    .K
    AWL5905
    KSZ8721B
    AR8035-A
    AR8033

    Entre vários outros circuitos integrados.

    Temos a pronta entrega, consulte nos.

    Adriano DS
    [email protected]
    62 99985-2410 whatsapp

  7. #7

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    Rubem nas argrids modelo quadrado a etapa de rf de potencia e a que da mais problemas pois pelo que me informaram ela esquenta muito e pifa em media de 3 a 6 meses. A possibilidade de colocar um dissipador nelas? apesar que me informaram que isso atrapalha o sinal(isso e verdade?) e que o ideal e colocar um cooler mais o problema e caber um cooler dentro da argrid.

  8. #8

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    Nas airgrid modelo quadrado firmware xm o circuito de RF é o qa1 da Hitachi o ar9280 é o cartão pci wireless, nas airgrid firmware xw o RF é . K e o pci wireless é o awl5905. Resumindo as airgrid xw são mais resistentes e o nível de sinal nelas é melhor.

  9. #9

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    Sim, tudo que é XM é bem básico, o Rocket XM é pior que uns roteadores de mesa atuais...

    Nos XM (Amplificador QA1), ele fica na altura do chipset Atheros, um dissipador de 1x3cm pode ir em cima dos 2, em Airgrid nunca coloquei dissipador (Não porque não precise, mas porque nunca compro eles) mas em Intelbras, TPLink, Elsys e Oiwtech já coloquei alguma centena! Não sei se é isso, mas desempenho ruim com eles raramente tenho, mini-PTP de 20-30Mbps com 2 CPE Oiwtech pra mim é ok, coloco dissipadores onde dá e limito potência.

    O dissipador sobre o chipset principal tem 1/2 por 1/2 polegada, não serve nem atravessando
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         orig.jpg
Visualizações:	420
Tamanho: 	388,3 KB
ID:      	64879
    Precisaria um dissipador de 1/2 por 1 polegada pra prender sobre os 2
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1pol.jpg
Visualizações:	571
Tamanho: 	483,9 KB
ID:      	64880

    Não vi dissipador nesse tamanho exato a venda (Nem 10x20mm), então o que acabo usando em outros rádios usaria aqui, thermal pad pra notebook:
    http://www.ebay.com/itm/10x-20x20x1m...-/181816192796

    Isso são aquelas chapinhas de cobre pra colocar entre os chipsets e o dissipador de notebooks.

    Se não for comprar, dá pra usar dissipador de fonte ATX pifada, eu não faço mais isso porque gasta muito tempo com segueta ou mini-retífica (Nem tanto com mini-retífica (Dremel), mas gasta muito disco de corte, e eles não são baratos, é um alumínio de dureza meio grande)

    Sobre como grudar, eu dou um pingo de pasta térmica sobre o CI a "resfriar", e do lado de fora dele, na placa mesmo, pingo silicone de alta temperatura:
    http://www.lojadomecanico.com.br/pro...as-onyx-on-079

    Só achei coisa que fiz a trocentos anos, 2 pingos de silicone seguram esse dissipador de placa-mãe ATX faz uns 5 anos:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         krflash.jpg
Visualizações:	479
Tamanho: 	849,9 KB
ID:      	64881
    Cola-quente desgruda fácil, teria que usar pistola de 80W ou ajeitar com soldador, por isso prefiro o silicone de alta temperatura, leva 24h pra secar mas depois não solta nunca mais, nem com frio nem com calor (Mas se passar um estilete dá pra cortar, a remoção é fácil).

    Na verdade qualquer chapa de alumínio meio macio pode ser cortada pra isso, mas alumínio duro (De panelas, digamos) dá trabalho cortar, o que é fácil com alicate é coisa fina demais que não dissipa tanto calor.

  10. #10

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    Citação Postado originalmente por ADSCI Ver Post
    Nas airgrid modelo quadrado firmware xm o circuito de RF é o qa1 da Hitachi o ar9280 é o cartão pci wireless, nas airgrid firmware xw o RF é . K e o pci wireless é o awl5905. Resumindo as airgrid xw são mais resistentes e o nível de sinal nelas é melhor.
    Se as xw são mais resistentes porque pifa tanto amplificador de potencia? Pode ate ser melhor a etapa de rf mais o amplificador não e não em menos de um ano perde potencia. Por isso prefiro as xm pois nesse quesito e muito dificil de ocorrer.

    O negocio e testar uns dissipador e esperar o tempo dizer se funciona.

  11. #11

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    tem como isolar os amplificadores quando eles queimam? pois pela potencia que sai do chipset, daria pra trabalhar em pequenas distancias ao meu ver, diferente de queimado que muitas vezes nem o ssid consegue encontrar, se tivesse como jumpear a saida do chipset direto pra antena seria bacana

  12. #12

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    Não tem como, nesses casos cada chain passa por um amplificador.

    Nalguns roteadores de mesa um chain sai direto do chipset (Com 10 a 14dBm) e outros 2 ou 3 passam por amplificador, mas nos equipamentos Ubiquiti e Mikrotik o amplificador está fisicamente no caminho entre antena e chipset.

    (Igual amplificador de áudio, fica fisicamente entre entrada de baixa potência e os alto-falantes)

    Eles as vezes entram em curto e derrubam a tensão geral, a ponto do switch que chaveia entre RX e TX não abre. E as vezes danifica só a parte do circuito de potência, não afeta o resto, é onde eles perdem uns 15dBm de potência, mas também distorcem muito os pacotes (Ainda que coloque em distância curta a ponto de ter digamos -50dBm com amp. queimado, geralmente o throughput é mínimo nesses casos, fora aqueles pings malucos de 2 a 50ms. Quem já ouviu uma saída de áudio queimada sabe a distorção em baixo volume que sai, em wifi é o mesmo, não é só sinal baixo, ele também sai distorcido com qualidade lixo, pra um PTMP vendendo 1Mbps talvez uns usuário nem notem, mas em PTP dá pra ver bem como a qualidade vai pro lixo, não é só o nível de sinal que cai).

  13. #13

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    Amigos Preciso de ajuda com a manutenção de UBIQUITI LOCO.
    O problema é o seguinte: QUAL A MELHOR MANEIRA DE TROCAR A ROM E REGRAVA LA.
    Estou com algumas antenas que não conecta na porta lan.
    O que eu faço é o seguinte pego um chip virgem e regravo com um arquivo de outra LOCO que funciona. Mas quando ela inicializa aparecem diversos problemas:
    1º Só pinga no ip 192.168.1.1 e pede usuário e senha que não sei.
    2º As vezes que funciona corrompe o arquivo e tenho que regravar.
    3º Se eu ligar a antena e só depois colocar a rede não da reconhece a porta lan, só funciona de eu já ligar com tudo conectado.
    Alguém pode me ajudar? O que estou fazendo de errado?

  14. #14

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    ola segue link


  15. #15

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    Tô com um problema parecido. Esses dias deu um raio perto de uma ubnt que tenho é dês de então não consigo mais acessar ela via cabo de rede. Somente pelo Wi-Fi dela que inclusive não gera mais IP. Tirei a placa pra dar uma olhada e percebi que o capacitor de cerâmica c603 estava estourado, fiz a remoção do mesmo é o problema ainda continua. E equipamento é um Bullet M2HP

  16. #16

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    O que mais deve ter queimado ? Tenho um multímetro digital mais infelizmente não sei como identificar componentes com defeito dessa placa.

  17. #17

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    olá Rubem, tudo bem ...
    vc conserta essas placas de antenas via radio isso?

  18. #18

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    Só reparo os meus, e só reparo quando tem coisa simples tipo troca de chipset ou algum ci, se tiver muita coisa eu nem mecho porque não vale a pena, em 5 horas de trabalho posso ganhar R$ 300 em serviços diversos, ou... ganhar R$ 70 reparando uma placa dessa. É coisa pra quem tem tempo sobrando, porque demora.

  19. #19

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    Aki esse ano queimou muita coisa ubnt, alguém indica alguma empresa?

  20. #20

    Padrão Re: Reparo de antenas ubiquiti

    trab numa empresa q tem provedor via radio, e o dono disse q se consertasse seria bom, eles mandam para SP ...
    vc conhece algum grupo de whats sobre provedor de internet, estou tentando achar algum para entrar e nao consigo