+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mini roteador será que compensar envistir nestes equipamentos?

    Pessoal estava pensando em comprar este modelo de Mini Router http://produto.mercadolivre.com.br/...or-huawei-3g-portatil-mobile-wifi-desbloq-_JMporém estou na dúvida será que vale a pena, eu viajo todos os santos dias em Onibus fretado para meu serviço que fica em outra cidade, e cansei de ficar dormindo kkkk.

    Será que este mini modem consegue pegar um bom sinal para rotear para o smarphone?

    Abraço

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Mini roteador será que compensar envistir nestes equipamentos?

    Ele é um modem 3G, portanto usa dados de celular; Se você têm smartphone( Apple, Microsoft ou androids) não vejo o por quê de gastar dinheiro. Pode habilitar o roteador no dispositivo via usb ou wi-fi para o note por exemplo ou mais dispositivos.

  3. #3

    Padrão Re: Mini roteador será que compensar envistir nestes equipamentos?

    sim, mas minha dúvida é se este mini roteador recebe o sinal melhor que os smartphone entendeu?
    porque o sinal 3G dos Smartphone são um lixo.

    por exemplo tem vez que vem um fretado que tem acesso wireless e acessando via smartphone a conexão fica lenta, mas quando conecto vai notebook é suprentende a rapidez.

    mas infelizmente não é todos dias que vem um fretado com conexão wireless, na maioria da vezes só quando no onibus contratado esta em manutenção.

    abraço

  4. #4

    Padrão Re: Mini roteador será que compensar envistir nestes equipamentos?

    Ih não, um smartphone de R$ 600 tem uma etapa de RF excelente, muito bem trabalhada.

    Os modens 3G são muito mais porcaria, raramente tem antena decente, digo, tem antenas até piores que de smartphones razoáveis.

    Ele custa caro por causa de bateria e tal, não é gasto com componentes na parte de RF. A única vantagem seria colocar em em cima no bagageiro, com sinal alguns dBm maior por não ter vidro no caminho, mas isso não faz efeito, 3G tolera sinais baixos tipo -120dBm sem cair, mas tem perda de pacotes enorme até com -85dBm, precisa melhorar a estabilidade dos sinais e não só o nível, antena externa em modem USB ajuda porque tira obstáculos da frente, não só porque melhora nível de sinal. Com o teto do ônibus de aço, e com ele em movimento, não tem como ter estabilidade total, ainda que colocar ele no alto (Bagageiro em cima dos bancos) talvez melhore a qualidade, seria 5 ou 10% a menos de perda de pacotes, ainda não dá pra navegação boa.

    Isso serve bem quando você tem um ponto em casa ou apto onde o sinal é melhor, coloca ele lá e o smartphone conecta. O problema de smartphone é ficar indo pro bolso e pra mão, mudando polarização e apontamento da antena, mas no ônibus o smartphone já fica parado na frente da cara, sempre na vertical, com a antena virada pra frente do ônibus, ou seja, é um uso 100% diferente de usar em casa no bolso ou andando de lá pra cá.

    Com aço e vidro ao redor de ônibus não tem como fazer muito milagre, precisaria uma antena melhor, com mais ganho. Meio esquisito plugar uma antena no smartphone e colocar ela em cima do banco no bagageiro (Muito smartphone tem conector pra antena externa).



    Pra não dormir em viagens, assina uns canais no youtube, baixa os vídeos em 360p, e assiste, num cartão de 8GB cabe talvez uma centenas de horas de conteúdo em H264 a 360p. Ou... assina uns podcasts, baixa e salva no desktop. Canal no YT e podcast tem sobre tudo que é assunto pra escolher.

    (Eu assino uns 50 canais no YT, o Gpodder baixa automaticamente na resolução que configurei, e tenho uns 50 podcasts assinados no Juice também com download automático, sem eu nem encostar no desktop ele verifica e baixa conteúdo, é só copiar pro smartphone depois, mas smartphone um pouco mais poderoso deve rodar esses programas ele mesmo, atualiza e baixa tudo quando tem wifi (Pode ser de madrugada) e assiste/ouve depois quando tem tempo. Mas não dou recomendação de conteúdo porque gosto cada um tem o seu, tem criançada que assiste até inutilidade tipo gameplay, futebol, novela...)

  5. #5

    Padrão Re: Mini roteador será que compensar envistir nestes equipamentos?

    sabe porque isso, Sumaré? Smartphone não tem potencia para enviar sinal de retorno. Pode até receber bem mas como é uma via de mão dupla, peca pelo baixo retorno. Ele pode até ter potencia de transmissão na etapa de rf do celular, mas não tem antena para enviar...
    Imagina uma antena lá em cima da torre enviando sinal para os celulares... Um painel de bom ganho, um rádio parrudo, etc etc.
    Agora imagina no seu lado, um celular que cabe na palma da mão ter que dar o mesmo desempenho....
    Acho até que os celulares fazem muito.... devido a trabalharem numa frequência primária, protegida... e com protocolos que privilegiam sinais baixos.... mas tudo tem um limite.
    Nas especificações do modem não faz referencia a quanto de ganho ele acrescenta. Mas creio que não seja muita coisa, pois também não tem antena externa de maior ganho....
    Acho que este modem é mais indicado para usar com um notebook, já que você vai ter que colocar um chip nele para habilitar a conexão 3G. E como o smartphone já tem o chip, não vejo muita vantagem.

    Mas você viu no vídeo que o cara diz que tem uma saída para antena externa? Daí sim eu acredito, mas como você estará móvel vai ficar impraticável.

  6. #6

    Padrão Re: Mini roteador será que compensar envistir nestes equipamentos?

    Blz Irmão, irei cancelar a compra, pelo visto irei volta a dormir no onibus kkkkkkkkk

    Abraço

  7. #7

    Padrão Re: Mini roteador será que compensar envistir nestes equipamentos?

    Ih, tá perdendo a chance de ouvir Nerdcast, Tecnocast, XadrezVerbal, Opencast, Temacast, Dragões de Garagem...
    O podcast do segurancalegal.com tem alguma coisa a ver com a maioria de quem acessa aqui.
    O Hack'n'cast de hoje é sobre eletrônica digital ( http://mindbending.org/pt/hack-n-cas...ronica-digital ), não reclame que falta conteúdo sobre isso.
    O FrontdaCiencia dessa semana é denso, precisa ouvir prestando atenção (E não trabalhando, como eu faço), http://www.ufrgs.br/frontdaciencia/ , não tem exatamente a ver com a nossa área, só indiretamente.

    No Youtube os canais que talvez possam interessar seriam coisa tipo o AllEletronicsGR, o LabdeGaragem, talvez o WRKits, o i7Telecom, fora canais que surgem e morrem toda hora (Não tem atualização semanal ou mensal, que nem vale seguir). Fora outros temas nada a ver com linux, telecom ou sequer com TI.
    (Review de produto pra mim não tem nada a ver com TI, é tipo canal de maquiagem, só mostra a embalagem por fora)

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Mini roteador será que compensar envistir nestes equipamentos?

    Bom depende muito da marca do smartphone, mas mesmo com sinal de celular Nokia e hoje Microsoft, Apple não são bons de sinal. LG e Motorola são melhores em sinal haja visto que muitos mototaxistas usam o Motorola principalmente os motoGs; fui um dos primeiros a adiquirir desta marca(fiel, rsrs) e frente a Samsung e LG são melhores e travarem menos mas tem a camera e tela inferiores na minha opinião pessoal.
    NÃO SEI O MOTIVO, MAS AQUI NA REGIÃO SE COLOCAR OI E VIVO NO MESMO APARELHO FICA BUGANDO... No moto G é quase imperceptível a menos que baixe algum tipo de software do GPS diferente do Android.
    Se for usar modem, algumas marcas ou modelos são melhores de sinal, resta saber se a porta usb suportará a drenagem de corrente que ele necessita. No caso de veículos com wi-fi, ele tem suporte para "X" usuários mas sendo 3G é de apenas 1Mbps e 3 no melhor das hipóteses e sendo 4G é de 10 a 30M; lembrando que é a velocidade que chega no modem, dali vai dividir por 10, 20, 40 ocupantes do veículo.