+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb750gl

    Minha RB parou de funcionar do nada, o led pwr ascende e logo depois o act ascende tambem e os dois ficam piscando e nenhuma porta linka, alguem tem ideia do que aconteceu e como posso resolver?

  2. #2

    Padrão Re: Rb750gl

    Reset já tentou né?

    (Ligar com o reset apertado, e esperar o processo de reset por alguns minutos)

    Não é tão raro pifar o switch dela, ele vem com dissipador ultimamente porque esquenta mesmo, e esquenta por trabalha muito.

    Marquei aqui qual é o switch interno, liga ela e veja se ele esquenta muito:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         750gl.jpg
Visualizações:	637
Tamanho: 	523,9 KB
ID:      	63387

    Ligando com a placa a mostra, cuida bem se os leds de ethernet não acendem fraquinho (Liga a placa na mesa sem cabos mesmo, só pra ver o calor do switch e se os leds não acendem fraco (Quanto mais escuro o ambiente, melhor), qualquer fonte 9V, 12V, 15V, 18V, 24V, qualquer uma serve só pra isso (Pra USAR não, mas apenas pra ver esse comportamento até fonte 9V 0,6A de TPLink serve)). Se os leds de ethernet acendem fraco quando nem tem cabo plugado, o switch ethernet foi pro lixo, tem que trocar.

    Marquei os pinos pra conectar via serial/ttl, com um adaptador desse ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...232-pl2303-_JM ) dá pra ver se o chipset está ok. Por esses pinos você terá contato com o chipset, sem passar pelo switch ethernet.

    Antes de trocar o switch eu tentaria conexão via TTL pra ter certeza que a rom e o chipset principal (Onde fica a CPU, o AR7242) estão bem.


    Acho que não é nada raro pifar o switch, eu tenho uma aqui assim, com switch aquecendo, acendendo led de ethernet beeeeeeeem fraquinho (Com ou sem cabo plugado), seria só trocar o switch mesmo.

  3. #3

    Padrão Re: Rb750gl

    e onde encontro esse switch pra trocar?

  4. #4

    Padrão Re: Rb750gl

    Via fonte PoE ela liga e fica do mesmo jeito

  5. #5

    Padrão Re: Rb750gl

    O chipset tem aqui:
    http://lista.mercadolivre.com.br/ar8032

    Precisa estação de ar-quente e muita prática com ela pra trocar, algumas eletrônicas tem isso (É solda BGA, não é solda comum, não é qualquer um que mexe com isso). Quem repara notebooks e smartphones vai ter equipamento e prática com solda BGA. Não te recomendo começar reparando justo isso (Se nunca mexeu com BGA), seria melhor praticar antes. Se tem pressa, vai ter que mandar pra quem repara UBNT e MK (Não sei recomendar ninguém, dá uma procurada aqui no fórum por reparo de ubiquiti, quem repara UBNT vai reparar MK também, a solda é a mesma).



    Sobre o POE, a alimentação via POE não tem nada a ver com o chipset de ethernet, com POE você simplesmente usa tensão em 4 fios que geralmente ficam desligado, não muda nada na parte dos 2 pares de dados ethernet.

    Ou seja, alimentando via POE ou por conector P4 você está fazendo a tensão chegar no VRM do mesmo jeito, e os 2 pares de dados (Pinos 1, 2, 3 e 6) no cabo ethernet não tem nada a ver com isso, a tensão vai pro VRM e os pinos de dados vão pro switch. Se a parte de dados não funciona, o dano é no switch.
    (Se a RB nem ligasse, seria dano no VRM, modulo regulador de tensão)

  6. #6

    Padrão Re: Rb750gl

    Eu tenho uma RB do mesmo modelo que nao consigo mais acessar ela porem todas as portas linka, oq seria mais facil de resolver?

  7. #7

    Padrão Re: Rb750gl

    "Linka" que você diz é ser localizada pelo Winbox? Com a porta em 100M (Lembra que switch comum chaveia automaticamente entre 10M e 100M, melhor plugar direto nalgum notebook ou desktop) o Winbox tem que enxergar o produto, se não enxergar de qualquer forma o chipset ethernet está com problemas.

    Se o chipset ethernet não aquece, se isso não ocorreu depois de tempestade, se com uma placa em 100M o led da porta acende normal, mas o Winbox não localiza nada, e a RB parece não ligar (Liga, acende um led, e nunca mais pisca led nenhum), pode ser que a Rom se corrompeu, e Rom sem firmware dando boot é igual computador sem HD, se não tem sistema operacional a rede não funcionará.

    Então... a RB750GL parece dar boot normal mas só não acessa pela rede? Ou ela até acende led, mas parece que não tem sistema operacional rodando?

    Tem como plugar um adaptador serial/TTL internamente (Plugar = soldar, mesma coisa), pra tentar acesso direto ao chipset pra ver se tem um sistema operacional rodando, se não me engano na RB750GL tem os pinos 3,3V, TX, RX e GND, é só ter adaptador serial/TTL que tem como acessar por eles.

    Alias, o reset tradicional já fez né? Ligar ela na tomada com o reset apertar, soltar o reset depois de uns 20 segundos, e esperar uns minutos antes de plugar algum cabo de rede.

    (E os leds estão com comportamento normal? Digo, nenhum acende fraquinho quando não tem nada plugado? Evita olhar por fora, tira a placa do case pra ver isso direito, já mete no dedo se não tem componente aquecendo demais, chipset danificado esquenta em segundos)