+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    O que os amigos recomendam para uma distâcia de 500mts sem visada ?
    Testei outro dia na mesma rua com uma USB 5.8 da aquário e o sinal ficou muito fraco.
    Em função disso acredito eu que um equipamento melhor poderá servir.
    Na minha casa uso uma Nano M5 para enviar.
    O que colocar no outro ponto?
    Airgrid,Litebeam,Nano Loco5...?
    Última edição por davidmilfont; 05-04-2016 às 14:19.

  2. #2

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    O que os amigos recomendam para uma distâcia de 500mts sem visada ?
    Testei outro dia na mesma rua com uma USB 5.8 da aquário e o sinal ficou muito fraco.
    Em função disso acredito eu que um equipamento melhor poderá servir.
    Na minha casa uso uma Nano M5 para enviar.
    O que colocar no outro ponto?
    Airgrid,Litebeam,Nano Loco5...?
    Compra duas caixas de cabo, switch e caixa hermética e vai cabeando até lá.

  3. #3

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    O que os amigos recomendam para uma distâcia de 500mts sem visada ?
    Testei outro dia na mesma rua com uma USB 5.8 da aquário e o sinal ficou muito fraco.
    Em função disso acredito eu que um equipamento melhor poderá servir.
    Na minha casa uso uma Nano M5 para enviar.
    O que colocar no outro ponto?
    Airgrid,Litebeam,Nano Loco5...?
    Amigo... Aqui no forum é sempre a mesma pergunta, com metros x quadras x quilometros sem visada... E o que é esquecido é que wifi é igual a luz, só que agente não vê...
    Então na MINHA opiniao técnico-profissional, sem visada=sem enlace.... Pode funcionar em XYZ mhz? Pode... Mas eu não faço porque geralmente fica uma m*****

    O que pode ser feito é: Elevar as antenas até obter visada. Repetir o sinal por uma rota livre.

    Dá pra fazer cabeamento? Técnicamente dá... Mas com fibra monomodo... Esqueça cabo lan que é pra no maximo 50~70mts

    Outra coisa... Cabear não é só chegar e ir colocando fio no poste... Se a Cia de Energia pegar, dá multa, processo, japonês da federal, etc... E não existe como obter autorização para cabeamento sem ser outorgado, STFC, SCM, SMP, SME, etc

  4. #4

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Citação Postado originalmente por tacioferreira Ver Post
    Compra duas caixas de cabo, switch e caixa hermética e vai cabeando até lá.
    Só pra complementar... Cabo lan acima de 50mts perde capacidade de transmissão... 500mts? Nunca vi....

  5. #5

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Já tentou rádio 2.4????

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Você pode ver um terceiro ponto em que ambos tenham visada.
    Vantagem, vai ter seu enlace como quer.
    Desvantagem, vai ter que usar mais antenas e ver se a pessoa não vai te cobrar nada para manter 2 antenas na casa dela. Aumenta um pouco a latência.

  7. #7

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Só pra complementar... Cabo lan acima de 50mts perde capacidade de transmissão... 500mts? Nunca vi....
    Com cabo bom e 8 a 10 switches entre as 2 pontas funciona direitinho.

  8. #8

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Agradeço a todos que ajudaram,mas hoje após subir mais a antena do cliente,pude verificar que tem uma visada,mas como a antena dele é uma USB 5.8 da aquário,o sinal não ficou bom. Então acredito que uma das antenas que citei possa servir.

  9. #9

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Agradeço a todos que ajudaram,mas hoje após subir mais a antena do cliente,pude verificar que tem uma visada,mas como a antena dele é uma USB 5.8 da aquário,o sinal não ficou bom. Então acredito que uma das antenas que citei possa servir.
    Amigo.. Esquece essas usb... Cliente é Airgrid M5, Litebeam e acima de 10km Powerbeam. PTP dependendo da necessidade é Powerbeam, RB912, Rocket, APC 5M, etc...

  10. #10

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Pelamor!... pra um PTP de 500 metros já basta 2 Nano Loco. E se não tem visada boa é melhor que seja 2.4.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Agradeço a todos que ajudaram,mas hoje após subir mais a antena do cliente,pude verificar que tem uma visada,mas como a antena dele é uma USB 5.8 da aquário,o sinal não ficou bom. Então acredito que uma das antenas que citei possa servir.
    Além da visada, precisa um tunel imaginário ao redor da linha de visada, que é a zona de Fresnel.

    Se enxerga só "um pedaço" da outra antena, a zona de Fresnel está parcial, e a qualidade será baixa mesmo.

    Nesses casos, se tiver um sinal digamos -60dBm num Nanostation Loco M5, se usar o data rate fixo em MCS10 (Desmarcando automatic do lado), e na aba do lado colocando o "Distance" num número bem maior que o real tipo 2km, você consegue qualidade MENOS RUIM, mas não significa que fica BOM. Pra ficar BOM mesmo precisa uma boa parte da zona de Fresnel limpa, ou seja, tem que erguer a CPE.

    (E CPE USB geralmente é terrível, não necessariamente uma CPE típica (NS Loco M5, Nanobeam, Litebeam) também teria qualidade ruim na MESMA posição, não garanto que fique bom (Sem zona de Fresnel eu duvido) mas melhor sempre fica)

    Pra 500m, um Nanostation Loco M5 está ótimo, se tiver boa parte da zona de Fresnel limpa tem condições de passar 10Mbps fácil com isso, e com umas otimizações uns 30Mbps.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         visada.jpg
Visualizações:	805
Tamanho: 	158,0 KB
ID:      	63423

    No mais, quase todo mundo já disse, sem visada = sem enlace.
    Então acrescento: Sem zona de Fresnel quase toda limpa = sem qualidade

    Sem zona de Fresnel não adianta aumentar potência, o pouco que fica usável pra conexão lenta é aumentar ack-timeout (Opção Distance/distância), e usar um data rate bem baixo.

  12. #12

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Qual a altura dos dois prédios pelo desenho estão no mesmo plano se estão não é possível que está árvore que está no meio seja mais alta que os dois você colocando um suporte com um poste mais alto você na minha visão pelo desenho apresentado da visada tranquilo

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Tenho minha rede com km's e 1ms, 2ms colocando switch no máximo 80 metros.
    Pouco gasto e solução do seu problema!

  14. #14

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo.. Esquece essas usb... Cliente é Airgrid M5, Litebeam e acima de 10km Powerbeam. PTP dependendo da necessidade é Powerbeam, RB912, Rocket, APC 5M, etc...
    Obrigado amigo.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Além da visada, precisa um tunel imaginário ao redor da linha de visada, que é a zona de Fresnel.

    Se enxerga só "um pedaço" da outra antena, a zona de Fresnel está parcial, e a qualidade será baixa mesmo.

    Nesses casos, se tiver um sinal digamos -60dBm num Nanostation Loco M5, se usar o data rate fixo em MCS10 (Desmarcando automatic do lado), e na aba do lado colocando o "Distance" num número bem maior que o real tipo 2km, você consegue qualidade MENOS RUIM, mas não significa que fica BOM. Pra ficar BOM mesmo precisa uma boa parte da zona de Fresnel limpa, ou seja, tem que erguer a CPE.

    (E CPE USB geralmente é terrível, não necessariamente uma CPE típica (NS Loco M5, Nanobeam, Litebeam) também teria qualidade ruim na MESMA posição, não garanto que fique bom (Sem zona de Fresnel eu duvido) mas melhor sempre fica)

    Pra 500m, um Nanostation Loco M5 está ótimo, se tiver boa parte da zona de Fresnel limpa tem condições de passar 10Mbps fácil com isso, e com umas otimizações uns 30Mbps.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         visada.jpg
Visualizações:	805
Tamanho: 	158,0 KB
ID:      	63423

    No mais, quase todo mundo já disse, sem visada = sem enlace.
    Então acrescento: Sem zona de Fresnel quase toda limpa = sem qualidade

    Sem zona de Fresnel não adianta aumentar potência, o pouco que fica usável pra conexão lenta é aumentar ack-timeout (Opção Distance/distância), e usar um data rate bem baixo.
    Agradeço a ótima explicação.

  16. #16

    Padrão Re: Cliente a 500Mts sem visada . O que recomendam?

    Resolvido com NanoStation e Airgrid no cliente.
    Obrigado a todos.