+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PtP de uso pessoal entre cidade e rancho

    Olá pessoal,

    Quero colocar internet no meu rancho, no interior de MG e estou com uma dúvida quanto a legalidade do que quero fazer.
    Pensei em subir uma torre em um lote na cidade mais próxima (Indianópolis, MG) e enviar o sinal de uma ADSL 10Mbps até o rancho via rádio. Dei uma olhada no airlink.ubnt.com e a distância é de 3.99km com visada usando torres de 15m em ambos os locais, sei que é muito mas planejo usar PowerBeam M5 300 ISO em ambos os pontos, faça chuva ou faça sol, eu quero 10mbps chegando no rancho.

    Preciso de ajuda quanto a questão legal desse link... Nesse lote não tem casa, só teria a torre que enviaria o link ADSL para o rancho, onde o mesmo seria usado somente para uso pessoal. Isso é legal? Lembrando que no rancho não chega linha telefonica/internet.
    Quanto ao transporte, sei que existem algumas regras de frequência e potência de sinal, qual frequência e potência a ANATEL autoriza pra esse tipo de transporte? Preciso de alguma licença pra uma coisa tão simples?

    Desde já agradeço a ajuda de todos.

  2. #2

    Padrão Re: PtP de uso pessoal entre cidade e rancho

    Se forem usados equipamentos de radiação restrita (2.4 GHz ou 5.8 GHz) não há impedimento legal. A potência é de até 30dBm E.I.R.P... Powerbeam M5 300 ou M5 400 sao indicadas, pois atendem tanto sua necessidade quanto os requisitos legais. Tem que se fazer um site survey para não transmitir em uma frequencia já utilizada e também para escolha do melhor canal de frequencia.

    Há de se ver quanto a erguer essa torre na cidade, quanto a prefeitura, Crea, meio ambiente etc.... Cada muinicípio tem legislacao especifica quanto a edificacoes. Uma torre, ainda que de pequeno porte nao deixa de ser uma obra de engenharia. Eu mesmo já tomei uma bomba de uma prefeitura do interior por erguer uma torre estaiada de 25 mts sem alvará. É claro que por trás desse alvará tinha taxas, uma licença ambiental, uma planta e a assinatura de um engenheiro (ART). Ja montei torres em zona rural que nem mosquito veio pra ver o que era. Tudo vai do lugar.

    Boa sorte!

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: PtP de uso pessoal entre cidade e rancho

    Prefeitura que não exigir, vem o CREA e pronto. Em cidades pequenas costumam pedir um ou mais engenheiros específicos e aqui eles não veem com bons olhos engenheiros de outras cidades mesmo que seja do mesmo estado. Embora não haja impedimento legal, podendo é bom fazer a licença mas acho que não vão autorizar mais que 1Mbps, uma vez que por norma internet rural é de 300KBps e se o sinal de celular chegar aí, dificilmente ão de liberar.

  4. #4

    Padrão Re: PtP de uso pessoal entre cidade e rancho

    Se não me engano em Indianópolis MG tem a indNet,não conheço o serviço deles mas talvez seja mais viável que instalar ads , torres etc.

    http://www.indnet.com.br/

  5. #5

    Padrão Re: PtP de uso pessoal entre cidade e rancho

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Embora não haja impedimento legal, podendo é bom fazer a licença mas acho que não vão autorizar mais que 1Mbps, uma vez que por norma internet rural é de 300KBps e se o sinal de celular chegar aí, dificilmente ão de liberar.
    Amigo... De onde vc tirou essa limitação???? E o que tem a ver o sinal de celular com um Limitado Privado????
    A regra é a resolução n. 506 de 2008 e 617 de 2013 da Anatel, para a transmissão e uso de radiofrequência e mais nada... Se enquadrou fechou... Nunca vi limitação de banda....

    A intenção é fazer um PTP entre a casa e o sítio do autor... Se ele quiser transmitir videos em HD das vaquinhas em 1Gbps... Ninguém pode limitar o PTP dele não!!!!


    Quanto a torre é legislação municipal + Crea do estado. Se a lei municipal falar que não precisa de licença a torre (edificação até X metros) é só erguer e já era....

  6. #6

    Padrão Re: PtP de uso pessoal entre cidade e rancho

    Cada município tem a sua legislação específica que regulamenta ou não a instalação de torres, inclusive no âmbito ambiental e mais a fiscalização do CREA por se trata de uma obra edificante e estruturante, quanto à limitação de banda, desconheço lei que impeça alguém de ter uma internet lenta ou internet rápida, a quantidade de banda é de acordo com a condição de qual o usuário possa pagar. Consulte o departamento de obras e de meio ambiente para ver o que irão te exigir, depois é só contratar o link e mandar ver. Duas nanobeam m5 400 farão um ótimo ptp, verifique o canal para não interferir nos demais e bom uso.

  7. #7

    Padrão Re: PtP de uso pessoal entre cidade e rancho

    Obrigado a todos pelas dicas.
    Amanhã irei primeiro na INDNET pra saber com eles se existe a possibilidade de fazer um "colocation" na torre deles pra que eu não precise subir nenhuma torre na cidade. Usar o link deles é a última alterativa pois já me disseram que não é muito bom e me pediram valor de link dedicado pra qualquer coisa acima de 1Mbps.
    Se não rolar o colocation, irei na prefeitura perguntar sobre a questão da construção da torre particular.

    Só pra ter certeza, a faixa de 5.8 que é permitido o uso é a 5.725-5.850MHz certo?
    Sacanagem isso... com canais de 80MHz nos equipamentos AC é impossível ter 2 equipamentos trabalhando em frequências que não se sobrepõem... Anatel precisa revisar isso hein...

  8. #8

    Padrão Re: PtP de uso pessoal entre cidade e rancho

    Dá pra usar AC em 20MHz também. Só usa PTMP em 80MHz quem é muito leigo.


    De 5725 a 5850MHz é permitido maior potência, e não precisa DFS.

    De 5470 a 5725MHz o limite de potência é pouca coisa menor, não impede o uso dessa faixa em PTMP pra milhares de usuários. Precisa DFS mas isso não atrapalha throughput.

    Então o espectro não está tão limitado, tem muito espaço.

    Se alguém usar 80MHz num PTP com radome shield decente, provavelmente vai incomodar só outros PTP's no mesmo sentido, o ângulo das antenas é bem fechado pra atrapalhar muito. PTP com radome shield usando 80MHz não é problema.


    Mas se alguém for idiota a ponto de usar 80MHz de largura em setoriais, aí realmente é caso de ir dar uma surra com vara de marmelo, porque só um pirralho não nota que isso mata a possibilidade de reuso de toda essa faixa numa área enorme da cidade.

    A sorte é: O idiota que usa 80MHz em PTMP incomoda tanto quanto pode ser incomodado, aponta qualquer SXT simples da vida configurado num canal de 20MHz bem no meio do espectro largo que o idiota ocupa, é só ter tráfego que o CCQ vai pro lixo porque nesses 20MHz ele terá 64 portadoras perdidas. Se ele for muito mais burro que a média, vai tentar subir o throughput passando pra 160MHz (Típica ideia de retardado, se o throughput está baixo: Aumenta potência e aumenta largura do canal). Mas a chance de nalguma cidade você encontrar uma faixa livre (Sem muito uso) de 80MHz é quase nula, ou por ser bem organizada ou pelo excesso de rádios de noobs operando com canal auto, que muda de canal assim que tem perda de pacotes (Conforme clientes de outros provedores ligam e desligam suas CPE's na vizinhança da torre, o AP muda de canal, a setorial cobre uma área de vários quilômetros quadrados mas se deixa levar pelo incômodo de uma CPE vizinha à torra que mal alcança uma centena de metro, rádio não pensa, quem tem que pensar direito e avaliar esses problemas é o humano que opera o provedor, não deixar as decisões na mão de um software burro que segue sempre o mesmo script).

  9. #9

    Padrão

    Ola pessoal, obrigado a todos que ajudaram até agora.
    Procurei a Algar telecom e a proposta, apesar de esperada, a longo prazo tem um custo muito alto, conversei também com a provedora de Indianópolis e a proposta deles não foi nada legal, quase o mesmo preço do link dedicado da Algar.

    Então entrei no AirLink da Ubiquiti e comecei a pesquisar uma maneira de enviar a internet da minha casa, em Uberlândia, para o rancho. Hoje tenho banda larga via fibra optica de 200/20Mbps (down/up) em casa, o problema é que para chegar na chácara eu vou ter q fazer 4 PtPs.

    Gostaria da opinião de vocês que tem experiência no assunto sobre esse meu projeto.
    Internet é indispensável para mim pois dependo de internet para trabalhar e meu trabalho é meio q 24h.

    - O primeiro enlace vai sair da minha casa com 12 metros de altura até um condomínio de prédios q devem ter aproximadamente 20 metros. Pensei em usar NanoBeam 5ac 19 para esse enlace que terá somente 1.84km.
    - O segundo enlace sai desse condomínio a 20 metros até uma torre de 40 metros que deveria ser instalada numa fazenda, em um local sem energia elétrica. Para esse enlace imaginei um par de PowerBeam 5ac 620 com radome Ubiquiti, enlace de 16km.
    - O terceiro enlace seria dessa torre até outra torre de 40 metros, em outra fazenda, também sem energia elétrica no local. Nesse caso pensei em usar PowerBeam 5ac 500, sem radome pois no local acho pouco provável que sofrerei interferência, enlace de 10.9km.
    - O último enlace é o final, que sairia dessa torre até o rancho, onde teria uma terceira torre de 30 metros. Aqui pensei em usar PowerBeam 5ac 400 também sem radome pois a distância é de aproximadamente 6.25km e na área rural acho pouco provável ter interferência na faixa de 5.8GHz (ou estou errado?).

    Gostaria que vocês olhassem as imagens pra me falar se, teoricamente, é possível fazer esse transporte.
    Outra dúvida que tenho é sobre como abordar os donos das fazendas pra colocar essas torres, quanto é cobrado em média pelos donos de fazenda para instalar torres, etc.

    E aí, o que vocês me dizem?


    Obrigado.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Casa - Chacara.jpg
Visualizações:	119
Tamanho: 	225,2 KB
ID:      	63466
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp1.jpg
Visualizações:	124
Tamanho: 	921,2 KB
ID:      	63463
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp2.jpg
Visualizações:	125
Tamanho: 	716,3 KB
ID:      	63464
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp3.jpg
Visualizações:	106
Tamanho: 	683,2 KB
ID:      	63465
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp4.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	738,6 KB
ID:      	63462

  10. #10

    Padrão Re: PtP de uso pessoal entre cidade e rancho

    Só não espera 200Mbps passando nisso. Isso é banda pra rádio licenciado em tantos hops.

    (Na hora de sair de um rádio e ir pro outro gasta tempo, em link com muitos hops o throughput final as vezes é péssimo usando equipamento comum, em 1 PTP em AC talvez chegue perto dos 160 ou 180Mbps, mas numa sequência deles duvido que passe da metade disso)


    Sobre o radome shield, ele também tem a função de diminuir o nível dos sinais que chegam por reflexo no solo, e uma coisa que reflete MUITO sinal é água, um PTP sobre a água é terrível, tem sinal mas o CCQ fica ruim.

    É o efeito multipath, em TV analógica ele gera fantasma na imagem, em rádio AM dá um eco na voz, mas em telecom com pacotes digitais ele cria uma pequena perda de pacotes.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         signalpathgraph.jpg.jpg
Visualizações:	163
Tamanho: 	19,9 KB
ID:      	63467Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         multipath.jpg
Visualizações:	115
Tamanho: 	13,6 KB
ID:      	63468
    O radome shield fecha as laterais, dá uma diminuída no ângulo geral por onde o sinal entra, não muda o ângulo nominal mas sim os lóbulos secundários.

    Então nesse último ponto que citou não preferir radome, se tiver CCQ ruim com sinal bom, já sabe de quem é a culpa, reflexo no rio ou no solo, erguer a antena 1º acima do ideal ajuda um pouco, radome shield ajuda um pouco, mas onde tem muito reflexo não tem solução definitiva.

    Perto de uma cidade desse tamanho não tem nenhum provedor via rádio? Porque você vai ter o custo de eletricidade nesses pontos intermediários (Ou investir pesado em energia solar), as eventuais queimas com raios (Dá pra fazer aterramento e colocar protetor de surto em tudo, mais custo), fora esse risco de ter throughput mais baixo que precisa, não adianta ter equipto AC se ficar nesses sinais de -55dBm, é um sinal meia-boca pra AC, ele serviria bem pra modo N, em MCS14 na largura de 20MHz passando uns 60-70Mbps. Pra mim que AC só faz diferença (Maior throughput que N) com sinais acima da casa dos -50dBm. E ainda que calcule de novo com equipto maior pra ter -50dBm, isso é calculo com cenário perfeito, o calculo no site não sabe ver vegetação e construções, se tiver umas árvores ou construções na zona de Fresnel o sinal só cairá, em apenas 1 PTP já tem "risco" disso, e nesse caso são 4 PTP's, o entre torres de 40m tá tranquilo, o do condomínio de 20m eu ainda fico na dúvida porque talvez não te liberar um espaço adequado e você se obrigue a colocar antena perto do telhado, comendo zona de Fresnel e tendo reflexo de telhado abaixo ou do lado logo na saída. Fora que árvore de 20m não é incomum, tem umas que a gente só vê na hora que está colocando a antena.