+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Se os provedores compram dedicado sem franquia e podem ter servidor do netflix e do youtube dentro da sua rede, porque pro usuário ele cobra a franquia?

  2. #22

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Ontem eu ouvi uma entrevista com um agente graduado da Anatel sobre o tema.
    Não muda nada para a Anatel, visto que ele destacou que a Anatel não regula relações comerciais... que inclusive já está previsto em vários contratos...
    O que a Agencia vai continuar de olho é na qualidade, nas metas já estabelecidas. E estas metas, a meu ver é que estão pressionando as operadoras... Todos serão obrigados a garantir média de 80%.

    E na mesma notícia ouvi uma declaração da Net, onde a pessoa diz que a Net já pratica a franquia faz tempo e que inclusive houve um aumento nas adesões...
    Basta que a franquia seja decente....

    Quando houve a mudança na Alemanhã também "abriram o bico". Mas com o "andar do caminhão, as melancias se acomodaram". O consumidor acabou aceitando numa boa pois viu que foi para melhor. Só reclama quem é harduser. Esse vai reclamar sempre. Se não me engano lá o plano mais contratado é com franquia de 60GB. Acho uma franquia para lá de decente. O que acho um absurdo é franquia de internet móvel. E talvez seja isso que os usuários estão usando como parâmetro.
    O que é indecente é a franquia dos planos de celulares...

    Sabe o que vai acontecer? Com a franquia (se for abusiva) por parte das grandes telecom, vai abrir sim mais mercado para os provedores pequenos e independentes. Mas até quando? Até estes pequenos provedores abrirem o bico porque não vão aguentar aumentos constantes de suas infraestruturas...para atender os hardusers...Daqui algum tempo os mesmos provedores que hoje acham injusta a franquia vão aderir ao sistema.

    É o mercado se ajustando.... As grandes telecom tentaram junto aos fornecedores de conteúdo transferir parte dos custos para eles. Mas sem sucesso. Não é justo que uma Netflix da vida venha ao mercado desfrutar dos espaços criados pelas telecom e assemelhados para ganhar dinheiro sem pagar por isso.
    Os maiores beneficiados com o Art 9 foram exatamente os grandes fornecedores de conteúdos que viram assim uma proteção para seus dados que não podem ser bitolados.
    Esta discussão não é nacional, mas ocorre em todos os países onde a internet vem crescendo assustadoramente. Banda é um bem finito e como tal precisa ser medida. Logicamente que isso não dispensa as operadoras de ampliar suas estruturas.
    Porém até que ponto? Se deixar tudo livre, não vai haver espaço suficiente para instalar torres nas cidades, cabos e tudo que acompanha. Chega um ponto em que a infraestrutura começa a ficar inviável, até que surja outra tecnologia para simplificar a coisa.

    Não quero com isso dizer que as operadoras estão ganhando pouco, longe disso. Eu sempre achei o preço das comunicações um absurdo no país. E o maior aliado das telecom nesta questao de preços é o próprio Poder Público pois se locupletam com os 25% de icms e mais os outros impostos que incidem.
    Já notaram que tudo aquilo que mais se consome é o que mais incide imposto? telecom, energia elétrica, combustível, medicamentos....e por aí vai.

  3. #23

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    No meu entendimento não estão ferindo regra alguma do marco civil.

  4. #24

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Aqui no mato grosso colocaram +5%, ficando em 30% de ICMS um absurdo

  5. #25

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Acredito que se eles colocarem uma franquia descente, entre 500gb a 800gb mês, digamos em uma banda de 15mb já está de ótimo tamanho.

    Pois hoje em dia com uma franquia ridícula você não faz nada, digamos que vá e compre um jogo na steam bom, normalmente esses jogos tem entre 30-50gb, se o cara ter uma franquia vaga... Já erá a internet.

  6. #26
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Porém pelo que anda circulando na Internet, a franquia está longe de ser isso aí que você falou, infelizmente. Aqui em 3 dias monitorando a rede o consumo dos clientes passou dos 200g fácil! Então trabalhar com esses links já era pelo menos na minha visão

  7. #27

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Caso não haja alguma interferência do MPF, da OAB ou algum outro órgão da justiça que interfira nessa atitude das teles teremos todos que recorrer totalmente aos links dedicados com a consequente redução das velocidades dos planos ofertados ou aumento do valor das assinaturas. Mas estou curioso para saber como os provedores menores irão se virar.

  8. #28

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Mais trabalhar com Link Dedicado sempre foi o certo, sei que alguns lugares são caro.
    Mais tem lugar que o pessoal pega aqui Live TIM, GVT e vende internet com Banda Alta e preço baixo, pensam que são operadoras de grande porte.
    Ai vem aquelas velha historia, mais sou pequeno não tenho condição, mais vamos ver pelo lado Empresarial, qualquer negocio hoje, tem que se começar com algum investimento, a maioria dos provedores começam com 1 ADSL e copram 3 caixa de caixa e e alguns switch e colocam no poste e viram provedor.
    Beleza se começou, ai ficam com 100, 200, 300 clientes e não se legalizam, viram o lucro absurdo se pegando ADSL e se for pagar link cai mais da metade do lucro, então continua no ADSL.
    Hoje o nosso maior trafego de internet, vem do PTT-SP, quase 80% do link, isso monitorando a 3 semanas.
    As operadoras, não pagam nada por isto, ja que gastaram milhões para construir seus backbone próprio, por isso dão 100Mb por R$ 100,00.
    Quando eu comecei a usar link, eu usava 2 Megas por R$ 2.800,00, hoje pego quase 4 Gb e pago menos de R$ 25,00.
    O que faltou para nos provedores, foi associações sem fins lucrativos para conseguirmos grande quantidade de link por preços justo, todas as associações que eu via começar isso la para 2005 quando comecei com provedor, todos queriam levar alguma coisa.
    Quando morava em São Gonçalo - RJ, aqui tinha mais de 100 provedores, de licenciado e pirata, mais era um querendo furar o olho do outro.
    Se todos se unisse naquela época, hoje iriam bater de frente com a GVT, NET, OI e Live TIM, pois teriam banda e preço baixo.
    Que a franquia iria acabar isso ja vem se falando desde da época que usava Velox (OI), ate hoje não vi se implementado, olha ate aceito a pessoa ter um link de redundância para se o link principal cair ter outro, agora querem pegar link que ADSL da vida e querer colocar velocidades mais alta e preço mais baixo que o provedor que pega link, isso eu acho injusto.
    Aqui coloco planos de ate 5 Megas, as operadoras colocam ate 20 megas com o mesmo preço que eu coloco de 5 Megas, mesmo assim aparece instalação toda hora.

  9. #29

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Citação Postado originalmente por Arthuzitow Ver Post
    Porém pelo que anda circulando na Internet, a franquia está longe de ser isso aí que você falou, infelizmente. Aqui em 3 dias monitorando a rede o consumo dos clientes passou dos 200g fácil! Então trabalhar com esses links já era pelo menos na minha visão
    Citação Postado originalmente por offzinho Ver Post
    Acredito que se eles colocarem uma franquia descente, entre 500gb a 800gb mês, digamos em uma banda de 15mb já está de ótimo tamanho.

    Pois hoje em dia com uma franquia ridícula você não faz nada, digamos que vá e compre um jogo na steam bom, normalmente esses jogos tem entre 30-50gb, se o cara ter uma franquia vaga... Já erá a internet.
    O que vem a ser franquia decente? Este é um ponto a ser analisado... 800GB é decente para um único cliente? Ou estão pensando em compartilhamento de adsl.
    Daí é outro papo como o outro amigo já citou..

    A questão é para uso doméstico. Se o sujeito precisa de 500, 800 gb, que vá pagar por isso. Não estou gostando de como a imprensa está colocando a questão já dizendo que vai haver aumento....
    Será mesmo que vai? E aqueles que usam pouco? Talvez sejam beneficiados se houver um estudo acurado das operadoras para beneficiar estes.

    Como citei, o exemplo da Net com 60 GB está dando certo. Não sei com relação a qualidade.
    Pergunto: Porque ninguém fez um movimento para derrubar a franquia na internet móvel? Porque quando começou, já começou com franquia.
    Eu ainda levanto a bandeira do debate técnico e não simplesmente o papo de consumidor. É um bem finito e como tal deverá ser medido.

  10. #30

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    800gb pra usuário com plano de 15Mb ?? nunca que os caras vão fazer isso, é melhor deixar sem franquia, se prepara pra 60 80gb e lambe os beiços .... Usuario nenhum consome 800gb em um mês em um plano de 15mb, nenhum .... meço sempre os maiores consumos da rede e o cliente com maior consumo no periodo de 30 dias foi de 420gb de 01/03 a 31/03.
    O site da VIVO por exemplo aumentaram em mais de 200% o upload dos planos,tudo leva a crer na franquia a partir de agora, o plano de 50mb que tinha 5mb de up agora esta com 25mb de up

  11. #31

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Só nesse país lixo que todo mundo aceita tudo, não é de se estranhar isso.
    Lembrando que a franquia é por causa dos serviços de streaming(youtube, netflix...). Não é por causa dos GatoNet como muitos pensam que é.
    Isso é só CARTEL criado pela própria ANATEL a favor das grandes operadoras.

    Vergonha!

  12. #32

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Os donos de provedor que defendem o limite de dados e acusam os que não defendem de "falta de conhecimento" estão um tanto equivocados. as tier 1 do mundo não cobram por franquia, mas por velocidade. E mais, dizer que internet é um bem finito, é como dizer que tem que cobrar agua encanada em dobro porque os canos sao bem finitos. A internet nada mais é do que a venda de tubulações por onde passam dados criados pelo youtube, netflix e afins. Uma solução para a infra estrutura é simplesmente cobrar mais caro pela internet. Simples. Franquia de dados não fazem sentido do ponto de vista tecnico, ainda mais se for contar que existem PTTs. Você nao paga mais pelos canos da sua casa se o seu consumo aumentar, você paga pela agua.

  13. #33

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Vou dar um exemplo:

    Um provedor contrata um link de 100mega...
    Atende um número X de clientes com qualidade e segurança...
    Mas aos poucos o perfil dos usuários vai mudando, pois a oferta de conteúdo continua a aumentar e cada vez com mais exigência de banda..
    O provedor por sua vez tem um limite de adesões por força de mercado, ou será que podemos imaginar um provedor que vai indefinidamente conquistar novos clientes sem pensar na saturação do mercado?
    E mesmo que conseguisse aumentar indefinidamente sua carteira de clientes, daí seria só o caso de aumentar sua infraestrutura para atender uma carteira maior?
    Mas se esta carteira se mantem estabilizada e o consumo dos seus clientes aumenta? O que fazer? Contratar mais link. E isso vai se repetindo indefinidamente? Vai chegar num ponto que o provedor não aguenta mais aumentar sua infraestrutura. Bem "finito".

    Então o que ele faz? Entra em contato com Google, Netflix e outros e pede para que eles participem de suas despesas? Inconcebível para nós. Mas foi o que as operadoras a nível internacional fizeram e sem sucesso..
    Daí o que sobra? Taxar quem consome absurdos de net por dia... com franquia.

    Porque esta gritaria nacional agora, se isso já se faz no serviço móvel desde o início e nunca ninguém se mobilizou contra?
    Última edição por 1929; 15-04-2016 às 09:15.

  14. #34

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Possuo dedicado, não vou falar que não uso adsl, pois eu uso sim, pra dar uma ajudinha a mais. Porem tem dia que uso mais de 400gb em 2 dia .
    Pois possuo um servidor multimídia e tem dia que tenho que pegar coisa nova, quando não compro as mídia. Então não vai me afetar em nada isso, porem conheço amigos que vão se fufu, pois eles possui xbox one e ps4 e os jogos são incrivelmente grandes pra baixar, fora que eles adoram torrents.

    Porem eu entendo o ponto de vista das operados de certa forma, pois quando comecei, era rb450g e tals hoje elas já não me servem, se colocar uma rb450g todo mundo vai ligar me xingando, pois quanto mais banda, mais se gasta com infra. Porem 100gb por 15mb eu acho muito pouco, tem muitos usuários que nunca chegariam a isso, mais tem muitos que passa brincando isso em poucas horas.

    Pois tenho clientes que usa 5gb ao mês, apenas 5gb kkkkk. Gasto 5gb em 1 filme em FHD. Porem esses clientes gastam 5gb-10gb pois eles não pegam filmes/series... Pois tenho o servidor separado, só pra isso .

  15. #35

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Mas veja que se os seus clientes estão consumindo muito, você tem DIVERSAS opções: se conecta a um ptt e faz peering com google e netflix. Quer mais economia? Contrata o GGC da google ou um OCA da Netflix. A maior parte do conteúdo pesado que os usuários pedem já estão nos PTTs, você gasta muito menos com transito. A ÚNICA desculpa que seria viável para o limite de dados seriam dos provedores que pagam caro por trafego até um PTT, mas daí isso é uma reclamação dos provedores, nunca das operadoras. As operadoras nem precisam fazer peer no ptt pra pegar conteudo de youtube e netflix porque esses serviços possuem embedded cache que fica na propria operadora.

    Resumindo, as operadoras não tem desculpa alguma pra querer limitar franquia de dados porque o trafego pra netflix e youtube ta alto (a maioria das reclamacoes sao desses serviços). Só provedores podem reclamar disso. E mais: por mais que o usuario usasse servicos que exigissem quantidades absurdas de transito internacional, a HE por exemplo, vende transito a uma média de $10/Mbps pra quantidades acima de 10Gbps. Transito pro exterior fica muito barato assim e como as operadoras já estão nos PTTs e ja possuem toda a fiação nos clientes e nao precisam pagar trafego, elas de novo não tem desculpa pra cobrar por byte consumido. Simplesmente nao tem. Apenas provedores podem reclamar disso e simplesmente porque o trafego é caro.

  16. #36

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    A verdade é que as empresas de Telecomunicações ficaram muito incomodadas com a disponibilização de serviços fáceis para qualquer usuário (até os leigos) em efetuarem ligações telefonicas via Internet através do Whats App. Hoje em dia não conheco um ser que ainda gasta com ligações DDD, por exemplo.

    Para inibir essa utilização, TODAS passaram a adotar limite no tráfego de dados da Internet móvel.




    Agora estão cada vez mais incomodadas com serviços como NetFlix e até mesmo o próprio Youtube ou outros meios. O que começou haver um cancelamento e redução em assinaturas de TV por assinatura. Então, para inibir a utilização desses conteúdos, estão planejando adotar o limite no tráfego de dados na Internet fixa.



    Eu sei que aumento na velocidade nominal e tráfego da rede acarreta investimento na infraestrutura; sim é fato. Mas a concorrência desenfreada dessas empresas em prometer velocidades exorbitantes é cada vez mais surreal, como a própria finada GVT que prometia Internet na velocidade a partir de 25Mbps no valor de R$25,00. Completa piada. E agora com a tentativa da Anatel em exigir uma velocidade próxima de 80% da contratada, essas empresas deveriam mudar o marketing, prometendo a velocidade REAL, e não iludindo os clientes prometendo 100Mbps, 200Mbps, 3000Mbps etc




    O limite de tráfego na rede móvel só fez melhorar para os Provedores como nós. Pois os clientes passaram a buscar mais as redes domésticas com WiFi.


    Acredito que com o limite de tráfego na rede fixa também deve melhorar inicialmente para nós, Provedores.


    Porém, temo que num futuro venha aumentar o custo do MEGA que compramos.
    Temo que as grandes empresas de Telecomunicações intensifiquem o marketing apelando para a velocidade da banda e “maqueando” o limite de tráfego, prendendo assim os clientes leigos.
    Esses clientes leigos sempre fazem a seguinte pesquisa: A GVT fornece 25Mbps por R$25,00
    Mas o Provedor Y fornece 15Mbps por R$60,00
    Então contrata a GVT... sem nem saber o que é o limite de tráfego.


    Em resumo... se isso for pra frente acredito que será um verdadeiro retrocesso. Irá afetar a todos num futuro, inclusive nós que dependemos de Link Dedicado.

  17. #37

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Essa medida não vai beneficiar os provedores porque ela logo será aplicada para os provedores também, seja por transito ou por trafego. Assim que essa medida for aplicada, o preco da internet dos provedores vai aumentar muito e as teles vao acompanhar o aumento e assim o brasileiro vai se foder ainda mais. Mais gastos com internet significa menos gastos com empresas de outras areas e isso significa menos contratacao de linhas empresariais.

    Nao existe desculpa para um tele cobrar por franquia depois do GGC ou do OCA e principalmente depois do PTTMetro. Operadora nao tem custo adicional quando 60% do trafego é de redes que estao no PTT e principalmente embedded na propria operadora. Não se enganem donos de provedores, a vantagem de voces vai durar muito pouco. Não sejam a favor dessa medida. Ao invés, deveriamos fazer pressao para que o governo investisse em infraestrutura de trafego para que voces nao fiquem refens de operadoras.

  18. #38

    Angry Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    ainda existe pessoa defendendo a faquina, graça a provedoras muito Brasileiro tem acesso por meio de custo baixo, qualidade até mesmo área de difícil acesso de internet como rural, alguns bairros e localização não tem acesso de suporte. se aplicar esse tal de franquia todos provedores vão afundarem tudo. precisamos impor nosso direito de colocar a palhaçada de operdoras grande de parar de abusivos. ou eles vende internet por meio de velocidade ou franquia por até agora não vejo finalidade, velocidade x franquia. para quem assiste sky mis do que outro deve pagar mais ou um filmes ou qualquer coisa quem usa mais paga mais, de onde tiraram essa logica? por que as empresas de Distribuição de energia trabalha com uma fonte para obter energia, assim como a empresa Distribuição de água. caso de internet não vejo uma fonte e sim manutenção e infraestrutura que é responsabilidade da empresas colocar em pratica e não povo.

  19. #39

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Provedor de FATO não será prejudicado, ao contrario, irá ganhar clientes com isso.
    Já os Gatonets que contratam link ADSL de Operadoras e revendem a preço de custo.... há esses terão um belo problema.
    Ou contratam link Dedicado, ou fecham parceria com algum outro provedor local OU saem fora...

  20. #40

    Padrão Re: franquia na banda larga. E AGORA....

    Não será prejudicado até que as operadoras passem a cobrar franquia do transito e/ou do trafego. Aí quero ver a maioria desses provedores que contratam links dedicados ou trafego de operadoras... vai ser uma tomação de cú bonita de ver no país todo.