+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Alguem sabe quanto eu consigo passar de link com um par de Sxt Ac 13 Dbi Visada Perfeita ?????

  2. #2

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Essa sxt ac 13 Dbi é de 90º, não é recomendado para PTP. Mesmo que você queira fazer, não vai ficar muito bom. Use o Sxt 5 ac ou 5 ac lite com antena de 16dbi

  3. #3
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Essa sxt ac 13 Dbi é de 90º, não é recomendado para PTP. Mesmo que você queira fazer, não vai ficar muito bom. Use o Sxt 5 ac ou 5 ac lite com antena de 16dbi

    fiquei curioso, porque a de 16 a abertura dela é menor?
    porque com 3km é tão perto, que acho que daria pra fazer mais 30 megas full.

    e 16dbi acho que teria que baixar a potencia dela.

    seria isso?

  4. #4

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    A antena pode ter 2 ou 20dBi independente do ângulo, depende do tipo de elemento que usa, o desenho dele, ou no caso dos SXT o número de elementos patch na mesma antena.

    Se usar 2 CPE's de 16dBi (Seja lá qual for a CPE), com o rádio a 18dBm, depois de 3km a outra CPE receberá o sinal no nível de -67dBm.

    A conta é fixa, 18dBm no rádio + 16dBi na antena dá 18+16 = 34dBm EIRP.

    O sinal em 3km (Seja 3km no Pará, em SP, no RJ, em MG, nos EUA, é 3km de AR) com zona de Fresnel 100% limpa cai 117dBm. Se o rádio emite a 10dBm EIRP, ou a 60dBm EIRP, o sinal cairá 117dBm a 5,8GHz. Calcule aqui.

    Emite 34, perde 117, então fica: 34 - 117 = -83dBm no ar.

    Como a outra antena tem também 16dBi de GANHO, isso aumenta o sinal em 16dBm. Ela pega -83dBm do ar, dá ganho de 16dBm, fica: -83 + 16 = -67dBm

    Esse sinal até presta pra MCS12, que na real vai chegar nos 40M half em condições ideais a 20MHz. Em MCS13 a 20MHz quase daria pros seus 30M full, suspeito que ficaria nuns 25M full. Acho que só teria 30M full usando canal de 40MHz (SE tiver uma faixa dessa livre na vizinhança).

    Com 2 CPE's de 13dBi seria 3dBm a menos na saída e 3dBm a menos na chegada, ou seja, ao invés de -67dBm, teria 6dBm a menos de sinal, -67 - 6 = -73dBm, que é sinal ruim até pra MCS11, não ia passar 30M half não, e 30M full nem com 40MHz.

    Se uma SXT Lite5 tem capacidade pra 30M full é outra estória, mas seja lá qual for o rádio eu digo que o sinal mínimo pra isso em distância curta é de uns -65dBm de sinal.

    Quanto aos 18dBm de potência que usei no cálculo: Se colocar o rádio operando em potência alta, coisa tipo os 24dBm, vai aquecer o amplificador, melhor usar potência razoavel pra evitar aquecimento, e pra conseguir sinal suficiente usar antena MAIOR.

    Pro seu caso eu iria de Nanobeam 19dBi, pra deixar ela bem tranquila a uns 16 ou 17dBm e ainda assim dar sinal ok tipo -60dBm (Lembra de chuva! Em 3km é capaz do sinal cai 3 ou 4dBm em dia de chuva, se usar data rate tipo MCS13 com sinal -65dBm, ele até fica ok em dia normal, mas hora que cai pra -68dBm com chuva o CCQ vai pro lixo.

  5. #5

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Sim, a 16 a abertura é menor e serve pra fazer pequenos ptp. No seu caso dependendo de quanto queira passar eu iria de sxt lite 5 ou alguma Cpe UBNT como o @rubem citou, pois elas tem ganho de antena maior. Para usar ac, você terá que ter um sinal excelente para ter uma performance digna.

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    fiquei curioso, porque a de 16 a abertura dela é menor?
    porque com 3km é tão perto, que acho que daria pra fazer mais 30 megas full.

    e 16dbi acho que teria que baixar a potencia dela.

    seria isso?

  6. #6

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Eu digo que pra AC funcionar precisa sinal acima de uns -50dBm, algo tipo -48dBm as vezes.

    Se o sinal ficar na casa dos -55dBm, se deixar no modo auto isso vai modular em 64QAM, que vem a ser o equivalente a MCS15 em N.

    Pra ir pra 256QAM, que é a o diferencial de AC, só com menos de -50dBm de sinal. E em 3km, se o rádio ficar em 18dBm de potência, precisa antena de 25dBi pro sinal chegar em -50dBm!!!

    E com CPE de 22dBi, precisaria rádio com 23dBm de potência, potência que a Powerbeam AC de 22dBi só tem em N! Ou seja, nem ela ia ficar em AC nessa distância, mesmo com 22dBi.

    Até com uma CPE de 22dBi o sinal será insuficiente pra AC, imagina com 16dBi.

    Mas MAL NÃO FAZ usar uma CPE que suporta AC, mas fixa em modo N, não é esse o problema, é só pra não ter falsas esperanças que usará AC nesse caso, e aceitar pagar muito mais caro por uma CPE AC. Se custar o mesmo preço, ou uma diferença pequena, toda CPE mais moderna tende a ser melhor, mas não dá pra pagar muito mais caro na esperança de usar AC com sinal baixo.

  7. #7

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    To com um problema aqui que nao consigo subir o CCQ acima de 4% ... jah testei vários canais e nada

  8. #8

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    CCQ de 4% e a conexão não cai?
    É em AC? Passa nível de sinal, ruído e cia. AC é mais fresco que N, talvez com sinal ruim tipo -75dBm nalgum dos 2 chains ele se embanane a ponto de manter conexão ativa mesmo com CCQ tão ruim.

    (E firmware nessa horas é bom trocar, por um mais velho ou mais novo, sabe-se lá que bugs cada firmware novo trás)

  9. #9

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Poxa jah atualizei pra ultima versão ... Em qualquer modulação ... Não cai ... E não melhora ... Não sei se estou errando alguma configuracao

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Mand print das config's e dos status de conexão.

    Nem sabia que era possível existir um CCQ tão baixo.

  11. #11

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Poxa amigão eu retirei elas pra confeccionar um Shield ... E quando ela subir de novo eu posto aqui.

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1463175020254.jpg
Visualizações:	228
Tamanho: 	1,03 MB
ID:      	63903

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1463175106586.jpg
Visualizações:	173
Tamanho: 	665,4 KB
ID:      	63904

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Uma de frente pra outra ou distante independente do sinal o ccq não passa de 3% ... Jah fui na loja e troquei ... Não sei mais o q fazer

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App

  15. #15

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Ja trocou o firmware? Deve ter algum bug ai? Como esta o data rate e mcs?

  16. #16

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Resolvi. O que acontece eh que quando vc fecha o link o ccq fica em stand by ... Só sobe quando vc realiza o teste de banda ... Não se isso eh um Bug .. Mas tomei uma surra pra descobrir isso. Fiz varias combinações e descobri que ela não passa mais que 200 Mega em Half ... Por causa do seu processamento ... E jah Vi gente aqui no forum dizendo que jah passou 400 mega nela ... Kkkkk

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App

  17. #17

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Esse data rate de 6M também aparece quando não tem tráfego de pacotes do usuário. 6M é o data rate do preambulo, basicamente SSID e dados de sincronia pra manter a conexão em pé.

    A hora do tráfego é a hora do vamos ver. Mas... essa pra mim é nova, a RB922 com AC fica mostrando CCQ igual produtos N, coisa tipo 96-99% mesmo quando não tem tráfego (O data rate cai pra 6M mas não exibe CCQ baixo, nem deixa o pass throughput em branco).

  18. #18

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Eu fiquei surpreso TB ... Pois o Data rate fica em 6M e o CCQ em 3% ... Descobri que só sofre alteração quando se faz o teste de banda ... Duas semanas de surra pra aprender isso.

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App

  19. #19

    Padrão Re: Link SXT Ac 13 DBI 3Km

    Fiquei muito bolado pq perdi duas semanas pra perceber isso ... Hoje por acaso fiz o teste e o CCQ subiu na hora ... E o data rate TB. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1463194006723.jpg
Visualizações:	231
Tamanho: 	29,1 KB
ID:      	63914

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App