+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar uma rede estruturada.

    Boa noite pessoal..
    Preciso de uma ajuda dos companheiros aqui do forum..
    Tenho o seguinte cenário.

    Ponto A: RB 750 + Nanostation.

    A RB recebe o link da net na porta 1 da BR e na porta 2 pluguei o nanostation que esta configurado como Bridge.

    IP do Mikrotik: 192.168.1.1

    IP do nanostation: 192.168.1.2

    ---------------------------------------------------

    Ponto B: Nonostation + RB 750

    Nesse ponto o Nanostation esta com ip 192.168.1.3

    Aqui que estou tendo problemas pessoal..

    Se eu plugo o cabo do nanostation direto no PC, eu tenho acesso a RB e o nanostation do ponto A e tambem o Nanostation do ponto B.

    Eu ligo o cabo que vem do nano que esta no ponto B na porta 1 da RB e ela cria um DHCP Cliente pegando o IP 192.168.1.7 que vem la da RB do ponto A que tem o servidor DHCP criado, pois tanto o nano do ponto A como o B estao em bridge, e tem ping tudo blz. Porem pra eu acessar essa RB eu preciso ligar um cabo na porta 2 da RB, uma vez que a porta 1 ja tem o cabo que vem do nano, porém fazendo isso eu perco acesso aos outros equipamentos da REDE, tentei setar o mesmo IP para as portas 1 e 2 da RB do ponto B pra nao perder o acesso aos outros equipamento mas nao funcionou, alguem tem algum ideia do pode ser feito nesse casso pra nao perder o acesso ao restante dos equipamento

    Eu agradeco se alguem puder ajudar..

  2. #2

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    Ninguem

  3. #3

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    Então irmão se vc tem duas RB o ideal seria vc deixar a rede roteada e não em bridge...

    Aí é hotspot???? pq se vc tá enviando dhcp automático tem Q ser hotspot

  4. #4

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    Amigo, tem alguma coisa errada que você está fazendo, pois como as redes (rotas), são diretamente conectadas, não precisaria fazer nenhuma configuração absurda.

    Colocaria um /29 na RB1 até a RB2.

    Quando tivesse conectado em cada lado, você teria acesso a qualquer rede ou roteador.

    Verifica se o WDS está ativado nos nanos.

    Espero ter ajudado!

  5. #5

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    E você criou uma bridge na RB?

  6. #6

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    @1929, é realmente necessário fazer isso?

    Tenho os meus enlaces dessa forma que descrevi.

    Tenho acesso dos dois "lados".

  7. #7

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    @1929, é realmente necessário fazer isso?

    Tenho os meus enlaces dessa forma que descrevi.

    Tenho acesso dos dois "lados".
    Tchê, eu não tenho o conhecimento de redes para fazer de outra forma... Só sei que se não crio a bridge não consigo entrar em todas as interfaces.
    Deve haver sim outra maneira, mas para quem como eu e parece que o autor do tópico também é leigo, acho prático...
    Em todas as RBs que estão como AP nas torres fazemos assim, e conseguimos acesso a todas. Inclusive se não fizer a bridge, o cliente conecta no AP mas não navega.
    Ou será que estamos falando de coisas diferentes?

  8. #8

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    A bridge que falo (espero que seja essa), pode ser feito diretamente na antena (nanoloco no caso).

    Eu pelo menos não adiciono nenhuma porta em bridge nos meus mk (a nao ser da loopback).

  9. #9

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    Boa tarde, não utilize DHCP-Server e nem dhcp-client para autenticar sua RouterBoard, segundo comece mudando de bridge para roteada, terceiro como o amigo @faelldantas mencionou está DAC na Router Table, a não ser que vc possa está perdendo o acesso aos demais equipamentos por falta de rota. Afinal vc não explicou se vc está perdendo acesso do lado a ou do lado onde você está plugado o cabo ou seja, se vc está fisicamente ligado na RB da Router B e quer acessar os equipamentos do próprio lado B segue a resposta do Faell, se vc per acesso ao lado a só pode ser rota. Qualquer coisa poste que podemos ajudar.

  10. #10

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    A bridge que falo (espero que seja essa), pode ser feito diretamente na antena (nanoloco no caso).

    Eu pelo menos não adiciono nenhuma porta em bridge nos meus mk (a nao ser da loopback).
    É, agora entendi. Você se refere a deixar o AP como roteado e não como AP bridge.
    No meu caso, quando uma RB está como AP, tenho que criar uma bridge e colocar a porta wan e a lan nesta bridge, senão não tenho acesso. Não estou usando AP roteado.

  11. #11

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    Não , loopback ou null0 ou como queira falar não tem e não pode ter interface física e é interessante identar ou colocar Mac para não ter ARP-ping.

  12. #12

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    Bom galera obrigado aos que comentaram me ajudando.

    Vou explicar de outra forma pra que vcs consigam me ajudar melhor..
    Tenho dois pontos.

    Ponto: A
    Modem da Net em bridge
    RB 750
    Nano Satation m5

    No ponto A estou fazendo da seguinte forma:

    Recebo o link da net na RB e envio para o Nano que esta na torre, onde vou mandar o link para outro nano que esta no ponto B


    Ponto B:

    Nano na torre conectado ao Nano do ponto A
    RB 750 recebendo o link do Nano que por sua vez esta conectado ao nano do ponto, recebo esse link ligando um cabo de rede na porta 1 da RB

    Eu montei essa estrutura porque os nanos estão me servindo como ptp, a RB no ponto A e B, estão me servindo de controlador da rede nos pontos A e B.

    Resumindo, o final dessa rede acaba na porta 1 da RB.

    Dessa RB 750 no ponto B eu preciso montar outra rede interna mas pra eu montar essa interna no ponto B automaticamente terei que ligar os cabos em outras portas da Rb, e dai tenho que criar outra classe de IP, e assim perco acesso aos outros equipamento, tanto o nano do ponto A como o nano e a RB do ponto B, nao sei consegui explicar se alguem puder me ajudar eu agradeço.

    Basicamente o que eu preciso é, mandar o link de internet do ponto A para o ponto B, usando no ponto A uma RB 750 que recebe o link da net, e um nano como antena, e no ponto B outro nano e outro RB.

    Quando ligo o cabo que vem do nano do ponto B direto no pc, tenho internet e acesso a todos os equipamentos da rede, nano do ponto a e b, e tbm a RB do ponto B, ate ai tudo certo.

    Mas pra eu montar essa rede interna preciso ligar o cabo de rede em outra porta da RB e criar outra classe de ips perdendo acesso aos outros equipamento, nao sei como configura para montar essas estrutura e ter acesso aos outros equipamento mesmo ligando um cabo em outra porta da rb no ponto B.

    Obrigado

  13. #13

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    Ninguem ??

  14. #14

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montar uma rede estruturada.

    Tem dois jeito.

    * cria um NAT na segunda RB para essa rede que você irá criar.

    *criar uma rota default da segunda RB apontando para a primeira RB ( para o acesso a internet), e na primeira RB criar uma rota para a rede interna que irá criar na segunda RB, obviamente esse rota apontando para a segunda RB e então configure os gatways das antenas apontando para a primeira RB.

    prefiro a segunda forma, mas a primeira é mais fácil.