+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2


    Olá, amigos gostaria de saber quantos clientes suporta uma RB 750"Gr2" Com PPPoE
    Sem Regras Adicionais Apenas Clientes PPPoE

    Aproveitando há oportunidade, como se calcula essa margem de clientes para cada tipo RB.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Amigo, quais são os planos de velocidade que você pretende praticar? Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Darllan,
    estamos com oferta para fornecedores de provedor.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Amigo, quais são os planos de velocidade que você pretende praticar? Abraço.

    Planos 5, 10, 15, 20, & 25 Megas

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Darllan... e a expectativa é de quantos clientes aproximadamente? Abraço.
    Última edição por Poemander; 18-04-2016 às 22:14.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Darllan... e expectativa é de quantos clientes aproximadamente? Abraço.
    Não tenho expectativas quero saber quantos clientes simultâneos com planos entre 5 há 25 megas ela suporta

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    http://routerboard.com/RB750Gr2

    Verifica lá em baixo que vem dizendo em simple queues.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Mas cliente de 10 a 25M numa RBzinha básica dessa? Putz, sei lá se ela dá conta de trafegar 100M numa situação dessa, 4 clientes de 25M.

    RBzinha pequena dessa é pra plano de 1, 2 ou 3M por cliente.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    É como vc consegue estipular isso ? lembrando que ela serie G de Giga lan !

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Mas essas rb's de pouca memória, processamento baixo, não da conta de passar de 40MB com 50 clientes conectados nela... Precisa no mínimo de uma 450G, ou uma 3011... aí vai conseguir uma banda melhor para seus clientes. Nem arrisca com rb da série 750, que vai te dar dor de cabeça...

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Só cabe ums 20 ou trinta apertado

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Uso aqui uma rb750gr2 para autenticar os clientes PPPoE com 50 usuarios ativos com max de processamento 23%,planos de 5mb e 10mb.

    Enviado via LG-D805 usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    somente PPPoE em uma rede roteada 50 clientes vai tranquilo com planos ente 5 e 15mb

  14. #14

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Aqui eu tive RB2011 com 100 clientes conectados e cerca de 40mbits de trafego. Processamento ficava entre 70~80%.
    Dimensionar uma rede é uma tarefa complexa. Esqueça isso de quantidade de clientes. Se você não sabe o perfil de uso dos seus clientes e nem a quantidade de planos que vai vender, o melhor que pode fazer é superdimensionar. É por isso que todo mundo recomenda uma CCR ou uma RB1100X2. É melhor sobrar do que faltar.

    E o pessoal esta subestimando a 750GR2. Eu tinha uma RB450G fazendo balance de ~70mbits. Quando troquei pela 750GR2 (como teste pois agora entrou uma 850GX2) o processamento caiu de 80% da 450G para 60% da 750GR2 mesma banda e horário.

    A 450G tem 256MB de ram. Mas aqui no meu balance nunca vi consumo maior que 40MB de ram. Neste caso o chipset moderno não faz uma diferença muito maior? Acredito que sim, pois os resultados são muito melhores e a 750GR2 esquenta muito menos.

  15. #15

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    A Ram vai fazer diferença conforme o tipo de regra, e conforme a fila de coisas tipo redirecionamentos dinâmicos.

    Por exemplo, eu fico a 200ms do resto da civilização, o pacote que a RB450G envia ela fica guardando até receber o checksum correto. Quem está a 8 ou 20ms da internet (Internet de verdade, não a central da operadora) vai ter esse pacote armazenado temporariamente por um tempo 10 ou 20 vezes menor, isso é Ram sendo comida. Fora que depende do tamanho de pacote, da quantidade deles, e até mesmo destino (Se um cliente usa OpenDNS, eu fico a 400ms dele, por mais que a resolução de DNS coma 100 ou 200 bytes, isso é um tempo 40 vezes maior que algumas pessoas tem até o DNS no Google espelhado no GCC mais próximo).

    Vai em Firewall > Connections, se tiver coisa tipo 50 itens, com timeout de 5 a 10s, até uma RB750 com 32MB de Ram daria conta. É bem diferente de ver 500 itens, com timeouts de 30s a 24h! Uma lista grande dessa consome processamento e ram, mas quem mais come ram são os milhares de pacotes entrando e saindo com delay grande (Internet lenta ou distante, e no outro lado um PTMP meia-boca com delay tipo 20ms entre balance e cliente, isso obriga o balance a armazenar o pacote mais alguns milisegundos enquanto o checksum não chega, esse armazenamento é feito na Ram).

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A Ram vai fazer diferença conforme o tipo de regra, e conforme a fila de coisas tipo redirecionamentos dinâmicos.

    Por exemplo, eu fico a 200ms do resto da civilização, o pacote que a RB450G envia ela fica guardando até receber o checksum correto. Quem está a 8 ou 20ms da internet (Internet de verdade, não a central da operadora) vai ter esse pacote armazenado temporariamente por um tempo 10 ou 20 vezes menor, isso é Ram sendo comida. Fora que depende do tamanho de pacote, da quantidade deles, e até mesmo destino (Se um cliente usa OpenDNS, eu fico a 400ms dele, por mais que a resolução de DNS coma 100 ou 200 bytes, isso é um tempo 40 vezes maior que algumas pessoas tem até o DNS no Google espelhado no GCC mais próximo).

    Vai em Firewall > Connections, se tiver coisa tipo 50 itens, com timeout de 5 a 10s, até uma RB750 com 32MB de Ram daria conta. É bem diferente de ver 500 itens, com timeouts de 30s a 24h! Uma lista grande dessa consome processamento e ram, mas quem mais come ram são os milhares de pacotes entrando e saindo com delay grande (Internet lenta ou distante, e no outro lado um PTMP meia-boca com delay tipo 20ms entre balance e cliente, isso obriga o balance a armazenar o pacote mais alguns milisegundos enquanto o checksum não chega, esse armazenamento é feito na Ram).
    Boa noite mestre, sempre aprendendo com os seus ensinamentos.
    Tenho uma 450G em produção aqui. Logo irei receber um link maior, pois o atual está saturado e irei colocar uma RB850GX2 no lugar (excelente custo benefício, tenho ela em produção em outro local).

    Abaixo um exemplo de 450G saturada fazendo o balance para 180 clientes com planos de 1 e 2MB. A RB está no limite, na verdade deve estar limitando o balance. O simples fato de manter aquela "janela de firewall /connections" aberta fez o processamento subir para 94% (com todas as janelas fechadas o processamento cai para 60%).

    Tem alguma coisa que eu possa fazer para a RB450 utilizar mais ram? Pois ela tem 256MB e ainda tem uma sobra de 223MB. Talvez alguma configuração de buffer/cache...


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb450 balance.JPG
Visualizações:	660
Tamanho: 	519,2 KB
ID:      	63624

  17. #17

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Ih... configuração não é comigo, eu só sei seguir receita de bolo.

    Se clicar no Tracking tem como diminuir esses timeouts, geralmente diminui muito a lista mas nunca consegui avaliar se reduz significativamente o uso de CPU (Com as ADSL lerdas daqui, nem com RB750, nem com 450G, nem com balance TPLink, se consegue muito tráfego). Mas se reduzir esse timeout de 1d pra 1h já limpa muito a lista. O resto em 3s eu acho interessante (E talvez 1 minuto pra TCP generico).

    (E quando o timeout excede e a conexão ainda está ativa nos 2 lados, a conexão não cai, isso só limpa conexão inativa)

    Timeout bem curto dá no mesmo que rodar script pra de x em x tempo dar um remove nas conexões.

    Timeout longo é um prato cheio pra ataque de negação de serviço, tipo o que o Anonymous fez conta a Anatel ontem, se brincar estavam usando valores default de servidores (Ubuntu e cia) tipo 1 ou 2 minutos de timeout, enche rapidinho uma lista dessa.

    Outra coisa que parece que reduz uso de CPU mas não consegui testar pra ter certeza do QUANTO REDUZ é o final do que tem na wiki sobre o mangle, as 2 últimas regras:
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:IP/Firewall/Mangle



    Adicionando no mangle regra catada da web pra redirecionar banco e cia eu sou muito bom e fazer o uso da cpu SUBIR, enfiei umas 60 marcações de supostas portas usadas por vírus (Dá no mangle um src rumo ao adress list, e no firewall filter dá um drop) e só comigo navegando em meia hora a RB750 já estava com mais de 50% de uso da CPU! No mangle parece que até a ordem de criação das regras conta, não sei como mexer nessa parte.

  18. #18

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Boa noite mestre, sempre aprendendo com os seus ensinamentos.
    Tenho uma 450G em produção aqui. Logo irei receber um link maior, pois o atual está saturado e irei colocar uma RB850GX2 no lugar (excelente custo benefício, tenho ela em produção em outro local).

    Abaixo um exemplo de 450G saturada fazendo o balance para 180 clientes com planos de 1 e 2MB. A RB está no limite, na verdade deve estar limitando o balance. O simples fato de manter aquela "janela de firewall /connections" aberta fez o processamento subir para 94% (com todas as janelas fechadas o processamento cai para 60%).

    Tem alguma coisa que eu possa fazer para a RB450 utilizar mais ram? Pois ela tem 256MB e ainda tem uma sobra de 223MB. Talvez alguma configuração de buffer/cache...


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb450 balance.JPG
Visualizações:	660
Tamanho: 	519,2 KB
ID:      	63624
    Em alguns casos da pra aplicar o fast track, não sei exatamente o que faz, parece que pega uma conexão estabelecida e todos os pacotes que passarem por essa conexão não será mais avaliado pelas regras de firewall, não sei se é isso, se alguém souber, mas tá aqui:
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Wiki/Fasttrack

    To sem nada pra testar ( brincar).

  19. #19

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Usei por uns 4 meses 750GL planos de até 30Mbps e 100+ pppoe online tráfego de 50Mbps, o perfil dos clientes não era hard. Cpu 60 a 70%. Agora está uma 1036 no lugar 1% cpu

    Enviado via SM-G920I usando UnderLinux App

  20. #20

    Padrão Re: Dúvida Quantos Clientes Suporta Uma RB750Gr2 ??

    Bom pelo que eu tenho lido as coias não são nem simétricas nem exatas.

    Ou seja a quantidade de clientes esta relacionada ao perfil do usuário e não a quantidade de usuário ou seja e bem possível que eu possa agregar 100 clientes com um trafego geral de 50 megas do que 10 usuários com trefego máximo de 25 megas no talo !

    Pratica: Tenho uma RB450G trabalhando com 70 clientes e o uso de CPU e de 17% a 48% em picos onde o maior trafego e de 50 megas tenho 3 links de 25 balanceados em uma 750G

    Resumo da opera: Só e possível saber se a RB750Gr2 conseguira executar o trabalho quando estiver em produção o que eu imagino e que ela possa suportar uma carga de 50 a 60 clientes com planos de 5M a 25M para então efetuar a compra de uma nova RB provavelmente uma 450G OU 850Gr2

    A ideia é ter uma REDE ROTEADA LIMPA...
    Cada POP tem seu Concentrador PPPoE
    Regras são minimas: Entre elas um Reboot automático/24H limpeza de Cache/24H
    Script para fazer acesso remoto fora da rede
    DHPC SERVER PARA RADIUS/30 E UMA POOL PPPoE/24
    SEM NAT SOBRE NAT

    OBS: Clientes Via CABO, antenas utilizada apenas para ponto a ponto PTP !

    APENAS ISSO !
    Última edição por Darllan; 27-04-2016 às 00:06. Razão: grafia