+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre switch para iniciar provedor

    Boa tarde pessoal, sou novo no fórum. Estou iniciando o projeto para iniciar um pequeno provedor, vai ser em um condomínio com 36 prédios, 16 apartamentos em cada. Não tenho capital para começar com FTTH, como não será na rua e os cabos não serão lançados em postes, será tudo na tubulação, já estou decidido a começar com cabo UTP mesmo. Só tenho uma dúvida de qual switch utilizar. Não vou muito com a cara da intelbras, e queria fazer o tronco gigabit com cabo dupla capa e cabo de 2 pares para os clientes.

    A tp-link tem o TL-SG108e:

    http://www.tp-link.com.br/products/d...TL-SG108E.html

    • 8 portas RJ45 de 10/100/1000Mbps, Oferece monitoramento da rede, priorização de tráfego e possui características de VLAN, QoS, etc

      Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         assimTl-sg108e.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	791,3 KB
ID:      	66397Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Tl-sg108e.jpg
Visualizações:	193
Tamanho: 	64,4 KB
ID:      	66398Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Etapa1.jpg
Visualizações:	170
Tamanho: 	93,6 KB
ID:      	66399

      Vou conseguir funcionar bem com esse switch? Ou acham melhor usar o intelbras SF800 Vlan mesmo?

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre switch para iniciar provedor

    Citação Postado originalmente por italomota2011 Ver Post
    Boa tarde pessoal, sou novo no fórum. Estou iniciando o projeto para iniciar um pequeno provedor, vai ser em um condomínio com 36 prédios, 16 apartamentos em cada. Não tenho capital para começar com FTTH, como não será na rua e os cabos não serão lançados em postes, será tudo na tubulação, já estou decidido a começar com cabo UTP mesmo. Só tenho uma dúvida de qual switch utilizar. Não vou muito com a cara da intelbras, e queria fazer o tronco gigabit com cabo dupla capa e cabo de 2 pares para os clientes.

    A tp-link tem o TL-SG108e:

    http://www.tp-link.com.br/products/d...TL-SG108E.html

    • 8 portas RJ45 de 10/100/1000Mbps, Oferece monitoramento da rede, priorização de tráfego e possui características de VLAN, QoS, etc

      Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         assimTl-sg108e.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	791,3 KB
ID:      	66397Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Tl-sg108e.jpg
Visualizações:	193
Tamanho: 	64,4 KB
ID:      	66398Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Etapa1.jpg
Visualizações:	170
Tamanho: 	93,6 KB
ID:      	66399

      Vou conseguir funcionar bem com esse switch? Ou acham melhor usar o intelbras SF800 Vlan mesmo?
    Na minha opiniao seria ideal um switch poe iria facilitar sua vida! Voce ja estudou a possibilidade de usar uma rede metro misto de fibra e utp

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida sobre switch para iniciar provedor

    Já pensei sim, mais vai funcionar quase da mesma forma, com um custo maior. A ideia é começar devagar pra ver se vai dar certo, dando certo vou migrando aos poucos pra FTTH

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre switch para iniciar provedor

    Switch vlan vai te poupar trabalho descobrindo dhcp na rede... Mas estou com 3 switch vlan da Intelbras com sintomas estranho. Os 3 foram adquiridos juntos e eu não conseguia manter conexão por muito tempo com eles. Já troquei 2 um por o dlink comum mesmo e um por uma rb260gsp para teste e parece que resolveu nos lugares. Não sei se é um problema de lote ou se a versão mais nova no switch não está prestando.

    Enviado via SM-N910C usando UnderLinux App

  5. #5
    Avatar de ToqueTelKrug
    Ingresso
    Jan 2017
    Localização
    União da Vitória
    Posts
    17

    Padrão Re: Dúvida sobre switch para iniciar provedor

    Trabalho com o TP-Link TL-SG108e a algum tempo em minhas redes de condomínio, chagamos com o Drop no prédio e da ONU (giga) vai para os switch´s TP-Link TL-SG108e, nunca me incomodei tenho clientes nos prédios com 60mb funcionando redondo. Indico o TP-Link TL-SG108e, fácil configuração, resistente, difícil de dar problemas, e ótima qualidade aos clientes.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida sobre switch para iniciar provedor

    Amigo com cabo UTP e switch vc vai fazer loucura, quando subir menos da metade de cliente sua rede vai dar uns pau que vc nunca viu na vida, quer um conselho vai de IP dslam esse equipamento é perfeito para condomínios, ainda melhor se o condomínio for novo, uma aqui que atende 30 blocos de 20 AP tem aproximadamente 360 cliente conectados e eu só visto o condomínio para fazer troca de senha. Fica a dica ai

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DjeiBoy Ver Post
    Amigo com cabo UTP e switch vc vai fazer loucura, quando subir menos da metade de cliente sua rede vai dar uns pau que vc nunca viu na vida, quer um conselho vai de IP dslam esse equipamento é perfeito para condomínios, ainda melhor se o condomínio for novo, uma aqui que atende 30 blocos de 20 AP tem aproximadamente 360 cliente conectados e eu só visto o condomínio para fazer troca de senha. Fica a dica ai
    E ainda não tem de passar 1 cabo pelo condmínio, rsrss

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida sobre switch para iniciar provedor

    A ultima coisa que faria era passar cabo UTP, fibra DROP a menos de R$ 0,80.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida sobre switch para iniciar provedor

    DSLAM é muito caro pra iniciar, não tenho esse capital no momento

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida sobre switch para iniciar provedor

    Deve ser mais barato que os 36 switches mais cabos, ajuda para cabear, racks, caixas para cada bloco. Desistência por não ter espaço para cabos