+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvida

    Tenho 2 PTP um NanoBridge m5 --> Power beam m300
    outro NanoBridge M5 --> Nano Bridge M5

    Segue as fotos
    1
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.JPG
Visualizações:	319
Tamanho: 	100,3 KB
ID:      	63563Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.JPG
Visualizações:	338
Tamanho: 	88,7 KB
ID:      	63564
    2
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.JPG
Visualizações:	238
Tamanho: 	97,5 KB
ID:      	63565Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.JPG
Visualizações:	264
Tamanho: 	82,6 KB
ID:      	63566

    O segundo PTP sempre foi perfeito e nunca queimou porta LAN, tenho varias duvidas:

    Como amentar o MB passante do primeiro PTP ?
    O segundo já esta no limite de banda passante ? Já esta no limite de sinal ?
    Qual MCS usar em cada?, eu deixo sempre auttomatico.
    Porque o CCQ fica variando mesmo que pouco tipo 98,1 98,2 98,9?
    Uma vez o sinal do segundo PTP tava -76 e do nada apos uma reinicialização ficou -60. Pq aconteceu isso ?
    Qual potencia de saida colocar?
    Uso mesmo MCS nos 2 lados do PTP?
    Mesma potencia de saida ?

    OBS: Já alinhei o primeiro PTP antes ele n passava de -76 ai do nada PUM -60.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Duvida

    Citação Postado originalmente por hmfarm Ver Post
    Tenho 2 PTP um NanoBridge m5 --> Power beam m300
    outro NanoBridge M5 --> Nano Bridge M5

    Segue as fotos
    1
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.JPG
Visualizações:	319
Tamanho: 	100,3 KB
ID:      	63563Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.JPG
Visualizações:	338
Tamanho: 	88,7 KB
ID:      	63564
    2
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.JPG
Visualizações:	238
Tamanho: 	97,5 KB
ID:      	63565Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.JPG
Visualizações:	264
Tamanho: 	82,6 KB
ID:      	63566

    O segundo PTP sempre foi perfeito e nunca queimou porta LAN, tenho varias duvidas:

    Como amentar o MB passante do primeiro PTP ?
    O segundo já esta no limite de banda passante ? Já esta no limite de sinal ?
    Qual MCS usar em cada?, eu deixo sempre auttomatico.
    Porque o CCQ fica variando mesmo que pouco tipo 98,1 98,2 98,9?
    Uma vez o sinal do segundo PTP tava -76 e do nada apos uma reinicialização ficou -60. Pq aconteceu isso ?

    OBS: Já alinhei o primeiro PTP antes ele n passava de -76 ai do nada PUM -60.

    Obrigado.
    Olha como ela fica do nada

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.JPG
Visualizações:	267
Tamanho: 	90,2 KB
ID:      	63567

  3. #3

    Padrão Re: Duvida

    Olha amigo.. identifiquei aí alguns problemas como Noise Floor por exemplo que me parece ruim aí girando em torno de -95dbm~-94dbm.... Tem de se fazer um AirView aí bem feito pra escolher um canal com menos interferência.. (ideal é -100dbm ou menor)...
    Quanto a ter pulado de -76dbm pra -60dbm (que melhora ein!!!!) Me parece que o fresnel tá obstruido por algo móvel ou as antenas estão baixas demais ou estão se movimentando (falta de estaio, fixação frouxa, etc) como o 2º chain está bem pior que o 1º chain (-60/-78dbm deveriam estar iguais ou o mais parecidos possível - no segundo print) me parece se tratar de erro de instalação (instalação próxima de parede, atrás de obstáculo ou muito proximo do telhado/lage). Verifique a instalação da antena para que exista um túnel imaginário de 3 metros no mínimo, por todo o trajeto que o sinal passa até a outra ponta... a antena tem que sempre ficar a no mínimo 1,5mts acima da linha do telhado mais alto. Se tiver obstruído então nem tente passar o máximo que não vai rolar. É o segundo chain (-78dbm) que não deixa a velocidade aumentar, pois a antena irá regular o MCS do link por esse sinal.

    Quanto a potência o correto em pouca distância é regular pra que o sinal fique em torno de -60dbm~-65dbm.... potência em excesso (-55dbm ou maiores) pode deixar o CCQ ruim devido a reflexão.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida

    Citação Postado originalmente por hmfarm Ver Post
    Olha como ela fica do nada

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.JPG
Visualizações:	267
Tamanho: 	90,2 KB
ID:      	63567
    É amigo.. obstrução de fresnel com certeza... Tem alguma coisa aí no trajeto do sinal que tá dando problema... Ou a antena tá balançando nervoso!!!!

  5. #5

    Padrão Re: Duvida

    a respeito do noise floor estar -94 se trata do segundo ptp elas estao em um lugar onde so tem ela e a station do primeiro enlace uma de costas pra outra instalda numa torre de 3 metros.

    o primeiro ptp esta variando hora -60 hora -76 -77 não tem nada movel na frente e tambem sao instaladas em torres de 6 metros.

    a potencia que eu digo é a potencia de saida das antenas, nunca sei o que por.

    vlw

  6. #6

    Padrão Re: Duvida

    Citação Postado originalmente por hmfarm Ver Post
    a respeito do noise floor estar -94 se trata do segundo ptp elas estao em um lugar onde so tem ela e a station do primeiro enlace uma de costas pra outra instalda numa torre de 3 metros.

    o primeiro ptp esta variando hora -60 hora -76 -77 não tem nada movel na frente e tambem sao instaladas em torres de 6 metros.

    a potencia que eu digo é a potencia de saida das antenas, nunca sei o que por.

    vlw
    Vamos lá amigo... Só ter elas não significa que não tenha alguém (ou um monte de gente) em um raio de 20~30km transmitindo no mesmo canal que elas... Se Noise Floor tá acima de -100dbm pode pesquisar no Airview que tem gente usando o mesmo canal...
    Outra dica é... Não faça um 2º enlaçe no mesmo canal do 1º... sempre pule um ou dois canais e desloque uma das antenas 50~60cm abaixo da outra (não deixar uma de costas pra outra) pois a transmissão gera espúrios que podem atrapalhar.

    Quanto ao sinal baixar pra -77dbm e vc falou que tá tudo bem preso... tem 2 opções: 1ª a potência do AP está muito baixa... 2º Fresnel obstruído (a gente se engana as vezes com um telhado, uma arvore etc...)

    No 2º print eu verifiquei que o 2º chain está em -78 enquanto o 1º está em -60. ... Pela minha experiência é fresnel... e digo mais... é pra ser obstrução lateral (arvore, parede, prédio, lateral de morro) porque geralmente o 1º chain é obstrução de altura.... Em último caso, se for uma antena velha, pode ser problema do feeder..

  7. #7

    Padrão Re: Duvida

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Vamos lá amigo... Só ter elas não significa que não tenha alguém (ou um monte de gente) em um raio de 20~30km transmitindo no mesmo canal que elas... Se Noise Floor tá acima de -100dbm pode pesquisar no Airview que tem gente usando o mesmo canal...
    Outra dica é... Não faça um 2º enlaçe no mesmo canal do 1º... sempre pule um ou dois canais e desloque uma das antenas 50~60cm abaixo da outra (não deixar uma de costas pra outra) pois a transmissão gera espúrios que podem atrapalhar.

    Quanto ao sinal baixar pra -77dbm e vc falou que tá tudo bem preso... tem 2 opções: 1ª a potência do AP está muito baixa... 2º Fresnel obstruído (a gente se engana as vezes com um telhado, uma arvore etc...)

    No 2º print eu verifiquei que o 2º chain está em -78 enquanto o 1º está em -60. ... Pela minha experiência é fresnel... e digo mais... é pra ser obstrução lateral (arvore, parede, prédio, lateral de morro) porque geralmente o 1º chain é obstrução de altura.... Em último caso, se for uma antena velha, pode ser problema do feeder..
    Ok usarei o air view , vc diz não usar o mesmo canal em hertz ? O de 40 herts VC diz ?

    Enviado via XT1039 usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Duvida

    Citação Postado originalmente por hmfarm Ver Post
    Ok usarei o air view , vc diz não usar o mesmo canal em hertz ? O de 40 herts VC diz ?

    Enviado via XT1039 usando UnderLinux App
    A.potência dos dos APS estão no máximo

    Enviado via XT1039 usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Duvida

    Não amigo... 10/20/30/40 é a largura de cada canal..... por exemplo... o canal 100 com largura de 20mhz fica na frequencia de 5500mhz o 101 vai ser 5520mhz o 102 vai ser 5540mhz e assim por diante.... Na aba wireless voce configura isso... Depois que fizer o Airview é só achar um canal pouco usado e que o noise floor
    fique -100dbm ou menor.... geralmente -100 é um bom valor.

    Quanto a colocação das antenas uma atrás da outra, se os canais estiverem bem separados (100mhz ou mais de separação) já não há problema em uma estar exatamente atrás da outra.

    Agora com relação a potência, vá diminuindo ela gradativamente até obter um sinal estável em -60~-65dbm que fica joia.
    Quanto de banda está pretendendo passar nesse enlace? Pra passar MCS15 o output máximo dessa Nanobridge é de 18dbm... Como tem um enlace ai entre equipamentos de tecnologias de idade diferentes, tenta fechar esse enlace aí com o Airmax desligado pra ver como fica... Não custa nada fazer um teste...

  10. #10

    Padrão Re: Duvida

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Não amigo... 10/20/30/40 é a largura de cada canal..... por exemplo... o canal 100 com largura de 20mhz fica na frequencia de 5500mhz o 101 vai ser 5520mhz o 102 vai ser 5540mhz e assim por diante.... Na aba wireless voce configura isso... Depois que fizer o Airview é só achar um canal pouco usado e que o noise floor
    fique -100dbm ou menor.... geralmente -100 é um bom valor.

    Quanto a colocação das antenas uma atrás da outra, se os canais estiverem bem separados (100mhz ou mais de separação) já não há problema em uma estar exatamente atrás da outra.

    Agora com relação a potência, vá diminuindo ela gradativamente até obter um sinal estável em -60~-65dbm que fica joia.
    Quanto de banda está pretendendo passar nesse enlace? Pra passar MCS15 o output máximo dessa Nanobridge é de 18dbm... Como tem um enlace ai entre equipamentos de tecnologias de idade diferentes, tenta fechar esse enlace aí com o Airmax desligado pra ver como fica... Não custa nada fazer um teste...
    Canal que vc diz é a frequência ? Vou tentar tudo isso... Vc sabe se o prato da antena pode dar problema ? Entortar com o tempo sei lá.. , vc sabe que posição deve ficar a ponta da nano BRIDGE pois ela pode ficar tanto na vertical qto na Horizontal já a powerbeam só tem um encaixe..., tenho que testar potência de saída um por um ? N tem nada um cálculo um jeito de achar a correta ?

    Enviado via XT1039 usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Duvida

    Amigo... Não tem calculo não... Até tem mas é teórico. (Potência EIRP de saida - perda no ar + ganho da receptora=sinal final).. Eu faço no braço mesmo.... Tem que ir ajustando uma por uma e verificando o que chega na outra ponta.

    Quanto a montagem da NanoBridge, a posição do feeder é igual a Powerbeam... Com os leds na lateral de modo que o simbolo da Ubiquiti não fique de ponta cabeça. (Lado direito olhando de frente)

    Quanto a estar torto, só se estiver muito ferrado... Eu desentorto na mão e ainda assim dá sinal legal... O que nao recomendo é amassado (batida, pancada) que daí ela reflete o sinal pra fora ao invés de concentrar no feeder.

  12. #12

    Padrão Re: Duvida

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo... Não tem calculo não... Até tem mas é teórico. (Potência EIRP de saida - perda no ar + ganho da receptora=sinal final).. Eu faço no braço mesmo.... Tem que ir ajustando uma por uma e verificando o que chega na outra ponta.

    Quanto a montagem da NanoBridge, a posição do feeder é igual a Powerbeam... Com os leds na lateral de modo que o simbolo da Ubiquiti não fique de ponta cabeça. (Lado direito olhando de frente)

    Quanto a estar torto, só se estiver muito ferrado... Eu desentorto na mão e ainda assim dá sinal legal... O que nao recomendo é amassado (batida, pancada) que daí ela reflete o sinal pra fora ao invés de concentrar no feeder.
    Blz vou verificar tudo hj

    Enviado via XT1039 usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Duvida

    Mas o cálculo (Que eu acho bem simples) vale pros 2 chains, é o mesmo pra vertical ou pra horizontal.

    Então não pode de jeito nenhum ter o chain0 com -60dBm de sinal, e o chain1 com -78dBm.

    Não dá, não tem como isso prestar, uma diferença de 3 ou 4dBm já é muito!

    Provavelmente o chain0 é a horizontal, e o chain1 é a vertical.

    Lembra que a zona de Fresnel começa a conta logo na saída, uma antena a 1m acima de laje fica tão ruim quando uma árvore 1m abaixo da linha de visada lá pelo meio do caminho.

    O sinal teórico é muito simples calcular aqui:
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    O primeiro fica assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nbridge.jpg
Visualizações:	397
Tamanho: 	107,8 KB
ID:      	63581
    "Ah, mas é um Nanobeam M5 300". Tanto faz, o cálculo teórico é com ganho de antena, se PowerBridge 22dBi está no script do site e daria o MESMO resultado que a NBE M5 300. Se for uma Nanobridge de 25dBi refaça o cálculo. Se é de 22dBi, tem 3dBi a menos de sinal que o teórico, mas eu fiz o cálculo com potência DECENTE, não adianta nada você setar 23dBm e usar data rata que tem potência bem menos tipo 19 ou 20dBm (Olha o datasheet, ele serve pra isso, pra ver dado técnico, pode setar 500dBm no software mas o hardware só tem no data rate em uso aquela potência descrita no datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/nanob...nbm_ds_web.pdf Nas páginas 9 e 10 tem a potência, pode setar o infinito no software que não importa, o que importa é o limite do hardware).

    O segundo fica:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nb2.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	124,5 KB
ID:      	63584

    Segundo a resolução 506 da Anatel, se você usar 5470 a 5725MHz você tem que usar DFS, e o limite de potência EIRP é de 27dBm. Pro rádio saber calcular isso, você precisa informar o ganho da antena. No primeiro link você informou (Mentiu) que tem só o feed, só a ponteira, e ela tem 3dBi, pra chegar no limite de 27dBm EIRP então o rádio aplicará potência de até 24dBm (24 + 3 = 27dBm EIRP), isso SE ele chegasse a 24dBm em data rates altos (Não adianta NADA ter isso só em MCS8, quem usa MCS8 em PTP?). A antena está como não-especificada mas SUSPEITO que o software trate ela como 22dBi quando não há informada (Porque não tem uma antena de 20 ou de 10dBi pra plugar essa ponteira). Enfim, se selecionou o país correto (Pra que mentir pro software? Só o que isso cria é esmerdalhar ainda mais o espectro), o software vai fazer o que todo software faz: Cumprir ordens, e a ordem é seguir a resolução da Anatel e limitar a 27dBm EIRP quando usar canal entre 5470 e 5725MHz.

    O cálculo teórico só dá errado quando o usuário não sabe o que está fazendo, quando não sabe que legislação o software segue, ou quando a zona de Fresnel não está toda limpa.

    Em 3,8km a zona de Fresnel é de 7m, calcula:
    http://www.wirelessconnections.net/c...resnelZone.asp
    Fica:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fresnel.jpg
Visualizações:	602
Tamanho: 	87,8 KB
ID:      	63585

    Se houver algo 5m pro LADO da linha de visada, o sinal na horizontal é que vai atenuar, esse é o chain0 nos UBNT.
    Se houver algo 5m ABAIXO ou ACIMA da linha de visada, o sinal na polarização vertical é que vai atenuar. Em UBNT geralmente o chain1 é a vertical.

    Olha como é sensível, apenas 1m já mata 40% da zona de Fresnel! E ter só 60% da zona de Fresnel limpa acho que dá uns 15dBm de perda, pra mim que 20% da zona de Fresnel obstruída mata cerca de 10dBm (E só na polarização com a obstrução).

    Então esse primeiro link tem toda a cara de ter problema na zona de Fresnel da vertical. E o segundo tem sinal meio baixo porque deve estar com potência EIRP baixa, por usar configuração inadequada ou canal inadequado (5725-5850MHz tem potência liberada pra PTP porque nessa faixa só tem wifi mesmo, abaixo de 5725MHz tem radares dividindo o espectro, por isso NÃO PODE usar alta potência abaixo de 5725MHz). Testar algum canal acima de 5725 e veja se o sinal não irá subir (Informa país certinho).


    Quanto a esse ruído de -94dBm, se estiver muito perto de estrutura da torre, ou nalguns ângulos, isso é ruído do próprio rádio, digo, a CPE emite, reflete na estrutura muito próxima atrás, do lado ou em baixo, e lê isso como ruído. Em equipto UBNT barato não é comum ter coisa tipo -98dBm de ruído, MK quase sempre vai ter menos de -100dbm de ruído, mas UBNT geralmente exibe coisa tipo -98 a -96dBm mesmo lá no meio da roça, a 20km da fazenda mais próxima, poucos equiptos UBNT são bons nisso, eu não me preocuparia tanto com esses -94dBm de ruído em UBNT (Em MK sim, neles é normal -105 a -120dBm dependendo do equipto).

    E de qualquer forma um ruído alto ia diminuir CCQ, não ia diminuir sinal. Sinal é físico, a conta teórica sempre bate quando se tem todos os parâmetros correto, o único jeito de atenuar isso seria uma onda em contra-fase, o efeito multipath causa isso as vezes (Por isso a zona de Fresnel é grande, ela é justo a distância onde teria reflexo, o sinal reflete na borda do tunel imaginário ao redor da linha de visada, e o sinal refletido chega como picos segundos de atraso com relação ao sinal que veio em linha reta, numa onda que varia de alto pra baixo em pico segundos esse atraso bate certinho, faz um sinal alto de 1ns ser atenuado por um sinal baixo na mesma frequência também com 1ns de duração, se acertar EM CHEIO o sinal DESAPARECE, quando o sinal chega apenas no final ou começo da onda ele atenua só 10 ou 20dBm. Mas ruído não consegue atenuar sinal, só se fosse uma emissão 100% igual mas em contra fase, só que essa emissão seria legível e o rádio não exibiria como ruído, não exibiria como nada, é um sinal que ele descarta mas NÃO é ruído).

  14. #14

    Padrão Re: Duvida

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas o cálculo (Que eu acho bem simples) vale pros 2 chains, é o mesmo pra vertical ou pra horizontal.

    Então não pode de jeito nenhum ter o chain0 com -60dBm de sinal, e o chain1 com -78dBm.

    Não dá, não tem como isso prestar, uma diferença de 3 ou 4dBm já é muito!

    Provavelmente o chain0 é a horizontal, e o chain1 é a vertical.

    Lembra que a zona de Fresnel começa a conta logo na saída, uma antena a 1m acima de laje fica tão ruim quando uma árvore 1m abaixo da linha de visada lá pelo meio do caminho.

    O sinal teórico é muito simples calcular aqui:
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    O primeiro fica assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nbridge.jpg
Visualizações:	397
Tamanho: 	107,8 KB
ID:      	63581
    "Ah, mas é um Nanobeam M5 300". Tanto faz, o cálculo teórico é com ganho de antena, se PowerBridge 22dBi está no script do site e daria o MESMO resultado que a NBE M5 300. Se for uma Nanobridge de 25dBi refaça o cálculo. Se é de 22dBi, tem 3dBi a menos de sinal que o teórico, mas eu fiz o cálculo com potência DECENTE, não adianta nada você setar 23dBm e usar data rata que tem potência bem menos tipo 19 ou 20dBm (Olha o datasheet, ele serve pra isso, pra ver dado técnico, pode setar 500dBm no software mas o hardware só tem no data rate em uso aquela potência descrita no datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/nanob...nbm_ds_web.pdf Nas páginas 9 e 10 tem a potência, pode setar o infinito no software que não importa, o que importa é o limite do hardware).

    O segundo fica:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nb2.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	124,5 KB
ID:      	63584

    Segundo a resolução 506 da Anatel, se você usar 5470 a 5725MHz você tem que usar DFS, e o limite de potência EIRP é de 27dBm. Pro rádio saber calcular isso, você precisa informar o ganho da antena. No primeiro link você informou (Mentiu) que tem só o feed, só a ponteira, e ela tem 3dBi, pra chegar no limite de 27dBm EIRP então o rádio aplicará potência de até 24dBm (24 + 3 = 27dBm EIRP), isso SE ele chegasse a 24dBm em data rates altos (Não adianta NADA ter isso só em MCS8, quem usa MCS8 em PTP?). A antena está como não-especificada mas SUSPEITO que o software trate ela como 22dBi quando não há informada (Porque não tem uma antena de 20 ou de 10dBi pra plugar essa ponteira). Enfim, se selecionou o país correto (Pra que mentir pro software? Só o que isso cria é esmerdalhar ainda mais o espectro), o software vai fazer o que todo software faz: Cumprir ordens, e a ordem é seguir a resolução da Anatel e limitar a 27dBm EIRP quando usar canal entre 5470 e 5725MHz.

    O cálculo teórico só dá errado quando o usuário não sabe o que está fazendo, quando não sabe que legislação o software segue, ou quando a zona de Fresnel não está toda limpa.

    Em 3,8km a zona de Fresnel é de 7m, calcula:
    http://www.wirelessconnections.net/c...resnelZone.asp
    Fica:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fresnel.jpg
Visualizações:	602
Tamanho: 	87,8 KB
ID:      	63585

    Se houver algo 5m pro LADO da linha de visada, o sinal na horizontal é que vai atenuar, esse é o chain0 nos UBNT.
    Se houver algo 5m ABAIXO ou ACIMA da linha de visada, o sinal na polarização vertical é que vai atenuar. Em UBNT geralmente o chain1 é a vertical.

    Olha como é sensível, apenas 1m já mata 40% da zona de Fresnel! E ter só 60% da zona de Fresnel limpa acho que dá uns 15dBm de perda, pra mim que 20% da zona de Fresnel obstruída mata cerca de 10dBm (E só na polarização com a obstrução).

    Então esse primeiro link tem toda a cara de ter problema na zona de Fresnel da vertical. E o segundo tem sinal meio baixo porque deve estar com potência EIRP baixa, por usar configuração inadequada ou canal inadequado (5725-5850MHz tem potência liberada pra PTP porque nessa faixa só tem wifi mesmo, abaixo de 5725MHz tem radares dividindo o espectro, por isso NÃO PODE usar alta potência abaixo de 5725MHz). Testar algum canal acima de 5725 e veja se o sinal não irá subir (Informa país certinho).


    Quanto a esse ruído de -94dBm, se estiver muito perto de estrutura da torre, ou nalguns ângulos, isso é ruído do próprio rádio, digo, a CPE emite, reflete na estrutura muito próxima atrás, do lado ou em baixo, e lê isso como ruído. Em equipto UBNT barato não é comum ter coisa tipo -98dBm de ruído, MK quase sempre vai ter menos de -100dbm de ruído, mas UBNT geralmente exibe coisa tipo -98 a -96dBm mesmo lá no meio da roça, a 20km da fazenda mais próxima, poucos equiptos UBNT são bons nisso, eu não me preocuparia tanto com esses -94dBm de ruído em UBNT (Em MK sim, neles é normal -105 a -120dBm dependendo do equipto).

    E de qualquer forma um ruído alto ia diminuir CCQ, não ia diminuir sinal. Sinal é físico, a conta teórica sempre bate quando se tem todos os parâmetros correto, o único jeito de atenuar isso seria uma onda em contra-fase, o efeito multipath causa isso as vezes (Por isso a zona de Fresnel é grande, ela é justo a distância onde teria reflexo, o sinal reflete na borda do tunel imaginário ao redor da linha de visada, e o sinal refletido chega como picos segundos de atraso com relação ao sinal que veio em linha reta, numa onda que varia de alto pra baixo em pico segundos esse atraso bate certinho, faz um sinal alto de 1ns ser atenuado por um sinal baixo na mesma frequência também com 1ns de duração, se acertar EM CHEIO o sinal DESAPARECE, quando o sinal chega apenas no final ou começo da onda ele atenua só 10 ou 20dBm. Mas ruído não consegue atenuar sinal, só se fosse uma emissão 100% igual mas em contra fase, só que essa emissão seria legível e o rádio não exibiria como ruído, não exibiria como nada, é um sinal que ele descarta mas NÃO é ruído).
    Então quer dizer que a nanobridge tem potencia de saida de no maximo 18 dbm nao importe o que eu coloque ?

    E quando eu coloquei feed only -3db é como se eu tivesse usando apenas a ponta da nano bridge ? Tenho que por o que ?

    Pode me explicar a tabela da mayo nuvisions ?

  15. #15

    Padrão Re: Duvida

    A Nanobridge tem a potência máxima que está no datasheet, cada MCS tem potência máxima diferente. É tão complicado assim?

    Se colocar potência abaixo do que o datasheet diz, o software limitará a potência, se colocar potência mais alta que está no datasheet, a potência de saída será o que está no datasheet.

    Você informa qual o ganho da antena porque esse é o ÚNICO jeito do software fazer o calculo de emissão total pra respeitar a legislação.

    Se você diz que está usando só o feed com 3dBi de ganho, ao setar pra digamos 5600MHz (Cujo limite legal é 27dBm EIRP), o rádio vai operar em potência máxima (As potências que estão no datasheet) caso deixe potência em auto, ou dependendo do rádio vai limitar em 24dBm (Já que 24 + 3 = 27dBm EIRP). Mas se for um rádio que diz no datasheet que em MCS15 tem 18dBm de potência, essa será a potência do rádio. Se a antena tem mesmo 3dBi, ou se tem 22dBi, não tem como o rádio saber.

    Se disse que tem só o feed de 3dBi, e o rádio em MCS15 por isso está em 18dBm, e a antena REAL é de 22dBi, 18 + 22 = 40dBm EIRP. Mas o software acha que a emissão é de 27dBm EIRP.

    Já se disser que está usando antena de 22dBi, o jeito do software limitar a saída em 27dBm EIRP, é limitando a potência do rádio, 22 + 5 = 27dBm EIRP. Se a antena tem mesmo 22dBi, a potência total irradiada será de 27dBm EIRP.

    Informar antena errada só serve pra enganar o software (Que segue a legislação, TODO PAÍS tem legislação que restringe alguma coisa, mudar de país na config. pode mudar só de uma restrição pra outra).



    Mas essa diferença de sinal entre chain0 e chain1 (-60 e -78dBm) não tem nada a ver com configuração, tem algo matando a zona de Fresnel numa polarização mas não afetando ela na outra, são 2 chains do MESMO rádio, a configuração de um vale pra outra, não tem rádio nem software que faça milagre com zona de Fresnel parcial, com só 1 chain tendo sinal de qualidade.

  16. #16

    Padrão Re: Duvida

    Entendi vou verificar a zona fresnel desse enlace e o que pode ser que esteja acontecendo e colocarei aqui.

  17. #17

    Padrão Re: Duvida

    Citação Postado originalmente por hmfarm Ver Post
    Entendi vou verificar a zona fresnel desse enlace e o que pode ser que esteja acontecendo e colocarei aqui.
    Olá vim fechar o tópico com a seguinte resposta.

    Verifiquei minha zona fresnel e n encontrei nada que pudesse estar atrapalhando e mesmo assim dava aquele valor no alto no sinal em um dos chains.

    Quando troquei a antena, apenas a ponta por uma outra nanobridge o sinal subiu para -58

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.JPG
Visualizações:	145
Tamanho: 	21,6 KB
ID:      	63879
    Eu queria que passasse 50 MB por 50MB. Mas acho que so vou conseguir isso com uma antena mais forte, pois o sinal esta no maximo... =(


    Nome:      2.JPG
Visitas:     270
Tamanho:  12,6 KB

  18. #18

    Padrão Re: Duvida

    O sinal na verdade é -62dBm.
    E o sinal no outro lado deve estar pior, já que o data rate de TX é MCS11 e o de RX é MCS13.
    Com sinal igual nos 2 sentidos, a tendência é ter o mesmol data rate em uso. Link simétrico precisa sinal igual nos 2 lados. Se no sentido A>B o data rate é baixo, o throughput vai ficar baixo.

    Esse sinal só dá uma margem de uns 20dB com relação a sensibilidade de MCS12 (78M em 20MHz, 162M em 40MHz), e metade do data rate de MCS12 em 40MHz é mais ou menos esse throughput passando por aí. Não adianta subir o data rate se não tem sinal suficiente pra ele, vai passar essa banda até com MCS12, porque esse sinal só dá pra um throughput desse mesmo.

    Precisaria -56 ou -55dBm (No chain0 e chain1, esquece a barrinha colorida, e tem que ter esse sinal nos 2 lados) pra usar MCS14 com folga, e MCS14 em 40MHz vai passar mais de 50M full (Mas só se tiver sinal suficiente).