+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Visada com rocket e antena aquario

    boa noite pessoal,tenho uma duvida que pode parecer meio idiota.O fato da ROCKET ser UBIQUITI e bacia ser AQUÁRIO influencia no nível de sinal como capacidade do AIRMAX ? ou não tem nada haver?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ue.jpg
Visualizações:	300
Tamanho: 	77,6 KB
ID:      	63568

  2. #2

    Padrão Re: Visada com rocket e antena aquario

    Absolutamente nada a ver... Se você souber alinhar direitinho fica bem bom. Você tá usando Dish ou Offset?

    Dish é baba de alinhar... só apontar e já era... Agora offset tem que ter as manhas (offset é igual da tv via satélite da Sky, GVT, Claro etc)

    Offset o alinhamento é feito com o braço meio pra baixo (é... parece que tá apontada pro chão mesmo) e o cone alimentador da ponta tem que rotacionar no ajuste fino pra acertar o ponto de polarização....

  3. #3

    Padrão Re: Visada com rocket e antena aquario

    offset!porque um amigo meu dono de um provedor disse que é por causa da diferença das marcas,só sei que tem algo errado porque a rocket ta com sinal muito ruim pra pouca distancia,eu como cliente ja falei pro provedor que presta serviço pra min,que o sinal ta ruim e falo pra ele que o problema é alinhamento e ele disse que é por causa da sensibilidade da Rocket,coisa que mesmo sendo meio leigo sei que não tem nada a ver

  4. #4

    Padrão Re: Visada com rocket e antena aquario

    Citação Postado originalmente por Luciaano Ver Post
    offset!porque um amigo meu dono de um provedor disse que é por causa da diferença das marcas,só sei que tem algo errado porque a rocket ta com sinal muito ruim pra pouca distancia,eu como cliente ja falei pro provedor que presta serviço pra min,que o sinal ta ruim e falo pra ele que o problema é alinhamento e ele disse que é por causa da sensibilidade da Rocket,coisa que mesmo sendo meio leigo sei que não tem nada a ver
    Rocket nessa distância é pra ter um sinal 100%... Essa história de diferença de marcas é balela!!! Veja só... Você já deu uma olhada se tá tudo montado certinho? Se o cone alimentador está montado certo?.... Se a montagem estiver certa e não tiver obstáculo entre você e o provedor (telhado, prédio, morro, árvore, etc) é só alinhar!!!

    Veja bem que a antena offset o sinal não entra "reto" na antena... ele entra "por cima" da antena.... como o sinal do provedor vem de um ponto no horizonte, para o sinal entrar pela parte superior da antena, ela geralmente fica como se estivesse apontada para o chão... mas na verdade não está...
    Nome:      Offset.jpg
Visitas:     350
Tamanho:  14,4 KB
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         offset2.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	19,7 KB
ID:      	63570

    Dê uma olhada nesse post https://under-linux.org/showthread.php?t=118479 que ensina bem como alinhar antena offset...

    Agora essa história que é por causa de sensibilidade (Rocket é pra enlace de mais de 20km) ou por causa da diferença de marca é baboseira.... Verifica bem os pig tails e a montagem, alinha direitinho que você vai ver como funciona redondinho!!! Não esqueça da visada!!!! Não pode ter nada entre você e o provedor!!!

    Outra coisa... esse provedor tá emitindo sinal ok na tua direção? Tem algum vizinho teu que tem sinal bom?

  5. #5

    Padrão Re: Visada com rocket e antena aquario

    Primeiramente, para entender melhor o cenário. Este enlace é um ponto a ponto do provedor até você? A offset está na tua casa com o Rocket? E o que transmite lá no provedor?

    Mas independente destas respostas o que se pode dizer pelo print é que não existe alinhamento ou então não tem visada entre os pontos. Ou a offset está alinhada mas não ajustada a posição do captor para uma das polarizações. Olha a última frase do post do @sphreak.

    Mesmo estabelecendo um bom sinal, a conexão ainda vai sofrer um pouco porque o Rocket é dupla polarização e a antena é polarização simples. O que vai acontecer? Uma das polarizações do Rocket vai ser "perdida" e pode até interferir na recepção da outra polarização.

    E no Rocket não tem como desativar uma das chain. Sempre estão ativas. Se desse, tudo ficaria mais fácil.
    Eu não sei como trabalha o firmware do Rocket, mas se for para uma polarização transmitir e outra receber, como acontece no nstreme do Mikrotik já fica complicado. Se as duas transmitem e também recebem, também fica estranho, pois parte da transmissão não vai ser captada porque uma das saídas vai estar ativa no firmware mas não terá antena anexada a esta saída...

    Rocket foi feito para trabalhar 2 x 2

  6. #6

    Padrão Re: Visada com rocket e antena aquario

    Essa offset da aquario tem cone alimentador pra dupla polarização. É só verificar se tem entrada pra 2 pig tails.... Só que se montar ele de qualquer jeito fica uma m**** ….. Não pode deixar ele torcido de qualquer jeito que ele perde o ponto de polarização...
    Por isso depois de montado a antena eu sempre realinho/rotaciono o alimentador (ajuste fino) pra ficar 100%. .... É bem o mesmo esquema de instalar TV a cabo....

    Offset é boa e barata... Mas tem que ter manha pra mexer com ela.

  7. #7

    Padrão Re: Visada com rocket e antena aquario

    antena de tv satelite banda ku eu alinho aki, e se ficar 2 cm fora já não funciona nada

  8. #8

    Padrão Re: Visada com rocket e antena aquario

    Fazendo a conta reversa:

    Se tem sinal -91dBm, e a antena tem 29dBi: -91 - 29 = -120dBm no ar.
    Em 9,3km o sinal em 5,5GHz cai 127dBm. Logo: -120 + 126 = 6.
    Ou seja, pra ser esse o sinal real (Caso a antena estivesse apontada direito) o provedor estaria emitindo com 6dBm EIRP.

    E esse provedor deve estar emitindo NO MÍNIMO 27dBm EIRP. Então o sinal deveria ser no mínimo 21dBm maior, logo, pelo menos -70dBm.

    Então também aposto que essa antena offset está mal apontada. Tenho umas jogadas por aqui (Zirok e sem marca) e não uso porque acho chato demais alinhar direito, e aquela base de plástico pra mim que escorrega as vezes (Já vi umas desalinhadas que tinham o plástico esmagado, o parafuso estava apertado mas com o vento de frente parece que foi amassando o plastico até entortar 3°, que geralmente derruba até mais de 20dBm de sinal).