+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamento 2.4 qual melhor

    Olá pessoal qual radio os amigos indicam para atender 30 clientes em 2.4
    RB Groove a-52hpn
    BulletM2
    Bullet2
    RB Metal 2SHPn

    Planos de 1M e 2M.

  2. #2

    Padrão Re: Equipamento 2.4 qual melhor

    Polarização simples em pleno 2016?

    Bullet2 é uma velharia de 2003, teria que usar modo G, que sabe lá Deus se presta com 30 clientes de 1M cada, mas duvido que seja usável com uma duzia de planos de 2M.

    (Um PTP em G com tudo muito certinho vai passar uns 20-22Mbps, PTMP dá menos da metade disso)

    Esquece velharias tipo B e G, isso é pra planos de 512Kbps ou menos (Ou pra só 10 clientes em G numa omni porcaria colinear comum). Avalie só as possibilidades com N, mas tem que ver o que os clientes irão usar, se eles já tem CPE's velhas B/G você vai ter que viver no passado e usar G mesmo.

    (Mas ainda que use G, esquece esse velho gagá mesozoico do Bullet2, ele muuuuuuito mais atrasado que o Bullet M2, ele é um Gol BX 1982 quando um Bullet M2 é um Gol G3)


    Groove A52HPN já vem com a omni 6dBi, e no futuro pode usar ela em 5,8GHz.

    "Mas só 6dBi?" Oras, com uma colinear lixo de 12dBi você vai ter sinal 6dBm maior, onde tem -64dBm com uma vai ter -70dBm com outra, se fizer instalação adequada (Nada de instalação sem visada, ou sem pelos menos 60% da zona de Fresnel livre) isso dá pra atender alguns km fácil, não precisa antena enorme quando se respeita a zona de Fresnel.

    (Mas quando não se respeita, nem omni comum de 15dBi resolve! E não adianta colocar grade de 25dBi em cliente e perder 10dBm de sinal em cabo RGC58 longo, e usar roteador barato que em modo G no maior datarate tem potência tipo 12dBm, quando vê você tem 25dBm EIRP quando uma CPE externa com antena de 12dBi daria uns 32dBm EIRP, isso dá mais diferença de sinal que a troca da omni do Groove A52HPN level4 por uma omni colinear lixo de 12 ou 15dBi)

  3. #3

    Padrão Re: Equipamento 2.4 qual melhor

    rubem, para começar mundano o que me diz dessa cpe MG-5GCPE MIMO, nos clientes e qual radio indicaria para o acesso point, ou utilizaria elas também para acesso point?

  4. #4

    Padrão Re: Equipamento 2.4 qual melhor

    Eu sou totalmente contra usar CPE de cliente como AP, funciona pra meia duzia de cliente, mas a partir de certo número o trafego agregado fica limitado.

    Eu gosto dessa CPE porque tem um chipset parudo (Não é velharia tipo AR7k), tem Ram sobrando (Não é só 16MB como umas CPE's decepcionantes), tem um chipset ethernet avulso me parece (Se queimar lan, o reparo é mais em conta, me parece que ela tem protetor tipo TVS, como as Wom5000 tem, como alguns MK tem, e pouco UBNT tem, é o tipo de protetor que ajuda MUITO quando tem um aterramento mesmo simples no cliente).

    Mas usar como AP, mesmo com antena de 60°, eu não sou fã, como igual ainda não tem homologação da Anatel acho que prefiro as setoriais de slot da Betel/Wirelink 5,8GHz (Não as comuns, só as de slot), mas... só tem delas de polarização simples, e acho um enorme desperdício de dinheiro comprar equipto novo em 2016 sem suporte a DP. Nessa hora uma SXT SA5 com antena de 90° pode ser usar boa como AP, ou se for acrescentando aos poucos e tiver poucos clientes realmente essa CPE Oiwtech pode ser uma boa, na prática duvido que terá clientes bem distribuídos ao redor pra logo de cara colocar 6 delas (E usar só 4, usando o baixo ganho de lóbulo lateral, nem sempre fica bom, pra planos de 1 ou 2Mbps talvez).

    Se é pra pouco cliente sou mais fã de começar com Omnitik, e hora que tiver muito cliente (15 simultâneos pra Omnitik eu trataria como limite) colocar um painel setorial, ou uma SXT SA5 virado pro lado com mais clientes (É comum ter mais clientes pra um lado que pro outro).

    30 pagantes hoje gera uns 20 simultâneos, se for plano de 1Mbps (Em 2,4GHz é complicado vender mais que isso) ainda dá pra arriscar com Omnitik, porque é uma solução dupla polarização MUITO barata, e se tiver meia duzia de clientes num mesmo ângulo de 60º dá pra colocar uma CPE dessa como AP. Hardware barato é só menos poderoso, não fazendo exagero tipo colocar 30 clientes de 1Mbps numa CPE de R$ 200 não vai ter problema grave de desempenho.