+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question PTP com Mikrotik RouterBoard SextantG-5HPND

    Bom dia caros amigos,

    Atualmente estou com um enlace entre Pop's de aproximadamente 1,5km com duas NanoBridge 22DBI. O mesmo me atendeu perfeitamente durante 4 anos, todavia atualmente não esta suportando tráfego constante, além de perder inúmeros pacotes e latência extremamente alta.
    Já realizei troca de canais, largura de frequência, potência e fixei data rates, porém continua do mesmo jeito. Creio que seja casos de próprio hardware do equipamento porque já vi cases de sucesso com PowerBeam M52-300, mas resolvi comprar 2 RouterBoard SextantG-5HPND para substituir esse enlace.
    Gostaria de saber de vocês, caros amigos, se alguém possui enlace com tal equipamento e qual configuração utilizada, qual resultado que o mesmo proporcionou à vocês, qual latência com e sem tráfego e qual trouhgput conseguiu com o Sextant.

    Muito Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: PTP com Mikrotik RouterBoard SextantG-5HPND

    Tenho um caso semelhante aqui. Tinha um enlace de 3km c/ nanobridge 25dbi, funcionava perfeitamente c/ trafego de 30M, sinal de -52 CCQ muito próximo a 100%. Não havia necessidade de trocar mas acabei substituindo por um par de Sextant. Hoje o trafego está em torno de 40M a 45M em horários de pico. Como é um enlace de apenas um salto, estou usando NV2, latência em 4ms nos horários de maior trafego. Usei 20Mhz, e no btest passa 60M em TCP.

    Acho que é isso, abraço.

  3. #3

    Padrão Re: PTP com Mikrotik RouterBoard SextantG-5HPND

    Bom actualmente não temos nenhum enlace com essa distancia usando Sextant G, mas quando tinha passava bem uns 60/10Mb, vai conseguir uns -55db +- com essa distancia e daria para usar MCS13 tranquilo que daria uma boa banda passante. A SextantG usa uma RB912 que por sinal é um ótimo aparelho...

  4. #4

    Padrão Re: PTP com Mikrotik RouterBoard SextantG-5HPND

    A Sextant tem a RB912 que é ótimo hardware para enlace, já a CPE da sextant não é um disco e dependendo do cenário poderá sofrer com ruido traseiro e lateral. Ja usei em ponto a ponto de 3 KM e fui feliz em meu cenário na época. Mas hoje com os diversos POP's concorrentes ao redor, toda semana era obrigado a procurar canais melhores, coisa que o disco com radome se comporta melhor. Analise o seu cenário, e a banda necessária...em alguns casos esse equipamento vai muito bem. Se tiver dinheiro para investir, estude a possibilidade de Algcom 22 com as rb912.

  5. #5

    Padrão Re: PTP com Mikrotik RouterBoard SextantG-5HPND

    Bom dia caros amigos,

    Coloquei meu enlace em produção ontem e venho aqui para mostrar os resultados:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP ELDORADO.png
Visualizações:	318
Tamanho: 	86,4 KB
ID:      	63647

    - PTP com aproximadamente 2km;
    - Não esta na modulação máxima;
    - Quando modulei em MCS15, passou 130mb em UDP e 80mb em TCP;
    - PTP não mostra velocidade real pois não tenho uma RB melhor atrás desse enlace.

    Obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: PTP com Mikrotik RouterBoard SextantG-5HPND

    Para modular no máximo precisa de muito sinal e baixo nível de interferência, mas 96mbps é um bom resultado

  7. #7

    Padrão Re: PTP com Mikrotik RouterBoard SextantG-5HPND

    to tomando uma surra com um PTP com Sxt Ac ... meu Deus ... RUim demais ... Não consigo subir o CCQ de jeito nenhum ... eu achava que o formato dela isolasse a interferência lateral.

  8. #8

    Padrão Re: PTP com Mikrotik RouterBoard SextantG-5HPND

    Boa noite Amigo,

    Se tiver alguma duvida que posso resolver estou à disposição.
    Whatsapp: (17)981700658
    Skype: viniciltirs_

    Abraço