+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão problema! rede lenta !

    então pessoal , acho que to meio zicado mais vamos la.

    tenho um link de 40mb dedicado, tava tudo blz ate que.... comecei a ficar sem velocidade, os usuarios consumindo normal, porem alguns como eu , deviam estar lentos. meu usuario tem 10mb de down , porem quando esta lento , nao tenho 500k!

    como acesso a rede remoto, a mikrotik esta em outro lugar, pensei que pudesse ser um ponto a ponto talvez . ok . fui do outro lado da rede e fez a mesma coisa.

    mesmo com 30% menos de usuarios on line, ainda fica lento. dali a pouco normaliza. e assim fica oscilando.
    por 2 vezes,em menos de 24hr travou o conversor da fibra, entrei em contato com o pessoal que me atende, mudaram de porta para teste , não travou mais. porem a lentidao continua.

    mesmo eu forçando um download não vai.

    não mexi em conf nenhuma da mikrotik, alias ate diminui a velocidade do povo , e mesmo assim fica lento. indiferente ao horario/usuarios on line.

    e agora. como posso testar se pode ser na fibra o problema , ou no proprio conversor, ou quem sabe na minha mikrotik?rb1100 faixa de 180 clientes on line de pico.

    percebo isso quando abro o winbox, demora um pouco pra iniciar, e os numeros demoram pra atualizar na interface , mesmo gastando 20 , 18 , 25 mb

    se alguem puder me da um palpite, ou um teste que possa ser feito agradeço

  2. #2

    Padrão Re: problema! rede lenta !

    Um pouco difícil ajudar daqui so achando. vc nao tem como pagar suporte com alguém ai da sua região, visto que esse problema pode sair bem caro caso perca cliente?

  3. #3

    Padrão Re: problema! rede lenta !

    Amigo dá uma olhada na banda/velocidade na porta que entra Internet.Exorta eth1(entrada de link) 25M.
    Aí vc de dentro da rb pinga para algum site.A resposta tem estar ok se vc não estiver com a banda afunilada.
    Mas ideal mesmo é vc fazer este teste de dentro da rede.Liga um PC sem controle de banda e faz os testes.
    Problema na entrega de link acontece e sua operadora pode está também sofrendo com afunilamento em horários de pico.
    Como o amigo de cima citou.Se não sabe fazer os testes adequados vale a pena pagar um proficional e avaliar sua rede.Pois vc pode está pagando algo e não recebendo e também tendo insatisfação dos seus clientes.

    Enviado via SM-G531BT usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: problema! rede lenta !

    Bridge ou router? Já tive uns problemas de lentidão na rede que gerencio e era switch perdendo desempenho por oscilação de energia (lá não querem investir, switch barato...). Outra ocasião era a porta de saída do firewall (PfSense), precisei reiniciar a interface, isso ocorreu quase 7 dias seguidos sempre no mesmo horário até que reiniciei a máquina e não tive mais problemas.

    Se a rede for bridge pode ser algum cliente com vírus ou mesmo a porta LAN com defeito travando a rede, já tive esse problema também.

  5. #5

    Padrão Re: problema! rede lenta !

    Se tá lento até para abrir o winbox, isso é problema interno na sua rede nada a ver com link!

  6. #6

    Padrão Re: problema! rede lenta !

    Tava com um problema assim a um tempo atrás. De nada tudo ficou lento. Eu atualizei a RB para a versão 6.34 pois a 6.32 está com problemas. Só atualizei e normalizou. Já tinha revisto toda a rede e rebootado RB e nada.

    Enviado via XT1040 usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: problema! rede lenta !

    Sem olhar e fazer testes fica difícil, é como um médico dizer o que um paciente tem sem que ele faça os exames.
    Você poderia começar verificando se as interfaces negociaram abaixo do esperado, por exemplo, em equipamentos gigabit as interfaces devem negociar a 1000Mbps, porém, já vi casos onde uma interface negociava a 100Mbps, ou as vezes a 10Mbps, ou então, negociava na velocidade máxima porém, half duplex e não full. Isso é muito simples de verificar e você já pode descartar algumas coisas caso não esteja ocorrendo isso.
    Outra coisa que você pode fazer é levantar a perda de pacotes dentro da sua rede (até chegar na RB), o esperado é não perder nada.
    Se você usa conversores que são seus nas duas pontas então você poderia substituí-los para testar - se não são seus então teria que negociar isso com a outra parte.

  8. #8

    Padrão Re: problema! rede lenta !

    complicado mesmo, vou procurar alguem que possa me dar suporte aqui perto... curitiba ...

    só pra constar hoje ta normal o dia todo, ate agora pelo menos.

  9. #9

    Padrão Re: problema! rede lenta !

    Ja vi alguns casos assim, e coisas distintas causando, como ataque externo a rede, normalmente usando ela como dns, loop interno na rede, cliente com vírus bombando a rede...entre outras.
    Mas para saber o que é apenas analisando e claro quando estiver com o problema acontecendo. Monitora processamento, da um torch na porta do link e na interface interna dos clientes, seja se assim você consegue rastrear o problema.

  10. #10

    Padrão Re: problema! rede lenta !

    bom, liguei onde fornecem o link. fizemos um teste de la para a minha RB e passou toda a banda, e da RB pra la tbm... passou toda a banda.

    como vejo o torch ? ate abri ele, mais nao sei usar.

    pode ser o switch tbm?

  11. #11

    Padrão Re: problema! rede lenta !

    Citação Postado originalmente por valdineiq Ver Post
    Tava com um problema assim a um tempo atrás. De nada tudo ficou lento. Eu atualizei a RB para a versão 6.34 pois a 6.32 está com problemas. Só atualizei e normalizou. Já tinha revisto toda a rede e rebootado RB e nada.

    Enviado via XT1040 usando UnderLinux App
    Será que era problema de versão? pois se estava funcionando e do nada ficou lento, o problema pode ser outro...
    Se fosse firmware o problema teria desde a instalação.. pois firmware não é nada mais que programação escrita para encaminhar os processos dentro do circuito.
    O máximo que poderia acontecer num caso assim seria corromper o firmware que se fosse atualizado pela mesma versão teria também corrigido.

    Acho sempre um risco atualizar versão do Mikrotik pois é muito comum atualizar e dai coisas que funcionavam deixam de funcionar e isso imediatamente após a atualização.
    Para ter certeza que foi uma atualização que corrigiu algum problema teria que ver o changelog das mudanças de versão para ver se cita o referido problema.

  12. #12

    Padrão Re: problema! rede lenta !

    Eu ainda estou feliz com 5.26, não saio dela por nada, pena que não pegue nas CCR e RBs mais novas

  13. #13

    Padrão Re: problema! rede lenta !

    Poderia responder uma coisa?

    Todas as pessoas que estavam com esse problema por acaso tem "masquerad" na sua rede?
    Esclarecendo! NAT.