Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 2345678 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Parece que agora o Planalto vai entrar na briga e exigir sem franquia. Mas vai permitir os dois sistemas... Acho justo...

Vai entrar porque precisa de apoio popular...

2. Mas provavelmente só vai falar sobre o limite em planos fixos.

Nos planos móveis, onde o limite é muito mais severo (Meu plano de 30MB por DIA, com WhatsApp, Facebook e (Linkedin ou Twitter?) liberados, que o diga), como não houve "comoção popular", nada vai ser questionado.

3. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas provavelmente só vai falar sobre o limite em planos fixos.

Nos planos móveis, onde o limite é muito mais severo (Meu plano de 30MB por DIA, com WhatsApp, Facebook e (Linkedin ou Twitter?) liberados, que o diga), como não houve "comoção popular", nada vai ser questionado.
    Exatamente Rubem... não vejo ninguém reclamar com a mesma intensidade com a franquia na internet móvel, que esta sim é um absurdo de baixa.
    Isso deve ser porque a internet móvel nasceu já com franquia e o consumidor se acostumou.

4. Lendo os comentários de uns, outros ambas as partes têm razão mas eu fico naquela tecla:
    1- Não podemos dizer que eu ou aquele assinante tenha 300k, 600k, 1M, 10M e assim por diante.
    2- Falarmos que não estou conectado 24 horas por dia é fácil em se tratando de indivíduo.
    3- São poucas as empresas que ficam conectadas 24 horas, e as menores são assinantes como pessoa física, eu inclusive; com PJ o valor é ...
    4- Todo assinante, inclusive os grandes provedores fornecem o roteador gratuitamente algumas são muitos boas, outras são um lixo mas nenhuma ao que me parece prevê a substituição para a melhoria de sua rede; Faz com que o consumidor compre um outro até pior em qualidade mas com uma tecnologia de certa forma melhorada.
    5- Para aquele assinante, tem um roteador conectado a ele; deste tem mais 4, 10, 20 ou mais navegando e vc xingando que a internet está um lixo. Oras se na média hoje precisamos de pelo menos 600k para cada página aberta, o que dirá que qualquer PC, Note a partir dos XP e smatfones de 2010 em diante inclusive os tablets pode realizar multitarefas e navegar abrindo vários browsers e reclamamos que a internet tá um lixo.
    Tudo bem, que esses dispositivos não ficam on com o servidor; acessa ao facebook ou qualquer outro portal que seja, carregou já fechou o contato com o servidor, abrindo aquele tempo para outro assinante, diferente do telefone(voz) que fica conectado falando ao não uma vez que a ligação fora completada.
    Alguns países com Coréia do Sul, Japão, muitos europeus têm projeto de se usar redes 5G em baixar filmes e 3, 10 até no máximo um minuto um filme de duas horas, no caso o servidor está livre para outro assinante. Isso aqui não é na mais do que um radio-amador do passado, um teletexto ou mesmo um fax-simille que gasta cerca de um minuto por página, agilizando o tempo em 8, 10 vezes e o seu telefone ficou livre para outra chamada.
    6- Limitar o uso de dados, não vai resolver o problema além de encarecer os nossos bolsos, e a maioria vai ter duas, três assinaturas até mais e voltaremos ao mesmo problema. melhoria na infraestrutura, melhor plataforma. Enquanto estou digitando, não tenho mais nada aberto, nem mesmo redes sociais neste PC, diferente dos meus filhos que fica com tudo aberto inclusive minha ex que apesar de ser deficiente visual faz o mesmo, sem contar os dispositivos móveis.
    Hoje a minha ex aprendeu que para ter maior estabilidade, quanto menos tarefas estiver usando simultaneamente melhor. Na casa dela é 8M mas varia muito, o meu é 3M muito mais estável as fornecedoras são diferentes claro.

Limitar o uso de dispositivos conectados, não abrir vários browser, diminuir multitarefas etc, precisa partir de nossa consciência e não por parte das operadoras o mesmo acontece com limite de dados por que isso consome sem usar por que os dispositivos ficam atualizando uma vez que esteja aberto.

5. Sobre outros países com acesso a filmes em rede móvel, é tudo cache, ou espelhamento próximo.

Na Coreia do Sul qualquer pessoa está a no máximo 300km de fibra dos servidores na capital. No brasil em 300km a partir de umas 2000 cidades não se chega nem em fibra nenhuma.

Nos EUA tem população maior e mais espalhada, tem uma capital a cada 500km geralmente, cada capital de estado é meio grande, e tem consumidores com mais dinheiro, então faz sentido ter um cache do GoogleVideos e do Netflix em cada uma delas. Qualquer cidade estará a 300 a 600km de algum cache.

Por exemplo, a T-Mobile nos EUA fez algumas centenas de cache em parceria com o Netflix, os caches ficam em pontos chaves da rede da operadora, é um cache menor e mais barato com apenas os filmes em 480p, mas lá tem milhões de assinantes do Netflix então esse investimento se paga, a T-Mobile pode fazer um plano com Netflix livre:
    http://olhardigital.uol.com.br/notic...de-dados/52894

No Brasil tem um cache do Google quase em cada PTT, alguns provedores maiores tem ele, mas de qualquer jeito acho que metade do território brasileiro está a mais de 1000km do cache mais próximo, simplesmente porque tem população pequena demais pra "pagar" o custo de mais caches desse.

Existem redes de destribuição de conteúdo, as CDN's, a Akamai é a maior. O Facebook abre a página a partir de um servidor (Em SP, digamos), mas conforme você vai girando a páginas as imagens e vídeos vem de servidores diferentes, todos interligados pela CDN da Akamai, um vídeo pode estar hospedado num cache/espelhamento da Akamai a 500km de você, mas outro a 1000km de você, esse tipo de rede é muito útil porque pode atender a várias empresas pequenas (O CloudFlare faz isso também, é uma hospedagem com vários "semi-espelhamentos" ou algum tipo de cache, em vários países). Vídeo pequeno tipo os do Facebook a rede da Akamai consegue lidar tranquila, mas filmes maiores (E em resoluções maiores) ela não dá conta, por isso precisa um cache do Google pros vídeos do Youtube, e um pro Netflix (Ou se a Globo quisesse mesmo atender o país todo, um cache próprio).

Ah, quando falo "1000km" falo da situação típica onde não é uma fibra reta de 1000km, e sim várias pequenas redes interligadas, com cada interconexão dando 5ms extra em cada pacote.

Quem está numas capitais roda tranquilo vídeos 1080p do facebook se tiver uma ADSL de 10Mbps. Eu mal consigo rodar 144p sem travar de dia. De madrugada roda 360p. Simples questão de distância até o conteúdo. A Coreia do Sul e Japão tem MUITOS serviços dentro do país, ou melhor, quase todos, eles tem muitos sistemas locais, empresas que hoje são muito grandes e juntam tráfego de jogos ou musica, tipo:
    https://en.wikipedia.org/wiki/DeNA
    Isso tem servers dentro do país, fora os espelhamentos. Ou seja, não basta ter a sede da empresa a 300km de fibra, ainda por cima tem espelhamentos espalhados a cada 200km talvez, o tempo pra acessar esse conteúdo é minúsculo, por mais que tenha um gargalo na rede limitando o tráfego a digamos 10Mbps, se acessa algo logo ali do lado você consegue uma conexão fantástica.

(Quem fica perto de um cache do Google (No mesmo PTT) roda filmes 720p do Youtube sem engasgo até se limitar a conexão a 1Mbps)

Enfim, nosso problema de conexão no brasil não é só culpa de operadora, no resto do mundo tem conteúdo a cada 500km, no brasil tá tudo centrado em SP (Que fica num canto do país, não do meio), os caches existem mas são poucos demais pra tanto usuário. E basicamente isso em grande parte é culpa de não gostarmos de pagar por nada, já pago pela internet então quero o conteúdo grátis, e se for pagar eu vou querer pagar algo tipo R$ 15 por mês pelo Netflix, R$ 15 que somado no ano não pagam nem metade de um cache aqui no meu estado se todos os internautas de conexão igual a minha assinarem o Netflix! Eu nunca vou ter um cache desse porque o pouco que o numero de clientes daqui pagaria é um cache simples pra 480p, mas a maioria é toupeira que vai exigir filmes em 1080p (Isso por mixaria tipo R$ 15 por mês!). Estamos atrasados por questão de densidade demográfica, mas o usuário do meio da roça acha que de uma hora pra outra tem como dar um plano de 50Mbps por R$ 49,90, e Netflix com filmes 4K por R$ 25, enfim, o consumidor analfabeto funcional acha que as operadoras podem dar um passo gigantesco, do tamanho do mundo, e passar de uma média de 1,2Mbps pra 12Mbps sem cobrar nada a mais por isso.

Se estamos atrasados, é hora de cobrar mais cache, mais espelhamentos, aumentos pequenos na rede, e nada de cobrar coisas impossíveis tipo meter fibra em toda cidade e querer pagar R$ 49,90. O brasil tem 5573 cidades, algo que umas 5000 delas "sustentam" uma rede que mal dá pra 1Mbps por usuário (Hoje muito internauta só tem conexão móvel de 244kbps nominal), o brasil é muito grande e muito pobre no interior, não tem como um consumidor de periferia pagar R$ 300 por instalação de uma fibra pra ter 50Mbps de conexão por R$ 89,90 por mês, digo, 2 ou 3 podem, mas pra isso ser viável pra operadora precisa ter 1 cliente a cada 100m pagando isso, ou seja, precisa MUITO assinante nas periferias, e não tem, tem só alguns com dinheiro pra isso.

Não dá pra cobrar tudo das operadoras, elas não estão bilhonárias, a Oi deve mais que ela vale, a Tim não tem muita dívida mas tem tanto cliente (80 milhões?) que mesmo que ela invista vários bilhões isso mal vai fazer efeito na média de velocidade de tanto cliente, muito dos investimentos no passado foram pra telefonia móvel, onde um cliente consome 20kbps por ligação (E só quando faz ligação), pra passar isso pra uma média de 200kbps por cliente, e 200kbps o tempo todo (Não por ligação) precisa investir 10x o que ela investiu no passado!

Tópicos Similares

1. Justiça decide que usuário pode compartilhar sinal de internet
    Por telworld no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 8
    Último Post: 16-09-2013, 23:25
  2. Respostas: 18
    Último Post: 15-08-2011, 12:49
  3. Compartilhar Conexão de internet Windows Server 2003 Enterprise
    Por lucasmcarlos no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 4
    Último Post: 04-02-2010, 16:01
  4. Respostas: 12