+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vlan com autenticação pppoe + hotspot

    Boa Tarde senhores, gostaria da ajuda dos senhores para aconfiguração de uma vlan.
    Meu cenário é o seguinte:
    Tenho um servidor mikrotik x86, autenticando os clientes via pppoee hotspot com os seguintes ips.
    Pppoe 192.168.77.1
    Hotspot 192.169.88.1
    Na saída do meu servidor tem um shwitch que recebe e distribuiuvia cabo para os clientes entres direções distintas, porem estou querendo tiraresse shwitch e colocar uma rb750 e colocar para cada direção em uma vlan, ouseja terei três vlans distintas uma para cada direção.
    Seguindo um vídeo no youtube consegui fazer o servidor secomunicar com as vlans que criei.
    Ip. 192.168.55.1 vlan1
    Ip 192.168.44.1 vlan2
    Ip 192.168.33.1 vlan3
    Criei uma vlz no mikrotik servidor fui na rb e criei asoutras vlaz funcionou perfeitamente porem me bateu a duvida.
    Para que a o roteador que tratei como clieente em bancadafuncionaasse eu precisei mudar a profile dele para e vlan que eu criei nomikrotik servidor. Coloquei a id da vlz server na vlan da rb e funcionou. Agoraq esta o problema e travei aqui.

    O que eu faço para que todos os meus clientes passem pela vlanserver e vá para a rb e passem pelas vlans consigam autenticar normalmente?
    Altenticação hotspot e pppoe.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	426
Tamanho: 	15,0 KB
ID:      	63641  

  2. #2

    Padrão Re: Vlan com autenticação pppoe + hotspot

    Bem tranquilo de fazer, você tem 2 possibilidades, em ambas você vai ter que criar as vlan na interface do teu servidor x86.

    1ª Possibilidade é usar o modo switch da RB e as portas trunks e acesso, ponto positivo é a otimização do teu equipamento, o ponto negativo é a curva de aprendizado.

    2ª Possibilidade é você criar as VLAN's na porta de chegada da tua RB e criar bridges entre cada VLAN e uma porta, também atende a necessidade para baixo tráfego.

    Aí em cada VLAN vc cria o teu servidor Hotspot e PPPoE.

    Dá uma lida na Wiki do Mikrotik, tem muita coisa boa lá!

  3. #3

    Padrão Re: Vlan com autenticação pppoe + hotspot

    obrigado pela resposta parceiro, porem ja tinha explorado a Wiki e ainda sim nao consegui progredir apos chegar nesse cenário acima, nao tenho ideia de como fazer os ususaris cadastrados no servidor passarem pelas vlans. em hotspot e pppoe

  4. #4

    Padrão Re: Vlan com autenticação pppoe + hotspot

    O melhor é um switch gerenciavel, não uma RB.