+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Groove 52HPn (500mw) ou Greatek WR-2500HP (1000mw) ?

    Pessoal, a aplicação seria para uma área rural sem interferências de outro provedor, com uma omni 12 dbi da aquario, para atender no máximo 30 clientes onde uns 5 estão 1,5km.
    Vi que as configurações do hardware do Groover (64mb e 600mhz) é melhor que do Bullet (32mb e 400mhz), mas não achei a configuração do hardware do Greatek.
    Qual dos dois rádio me atenderia com mais qualidade ?

  2. #2

    Padrão Re: Groove 52HPn (500mw) ou Greatek WR-2500HP (1000mw) ?

    - Omni colinear

    - Qualidade

    Escolha 1. Os 2 juntos não tem como.

    E qualidade não tem nada a ver com potência, colocar rádio em alta potência pode gerar sinal alto, mas nunca dá CCQ que presta, vira pura distorção em pacote (Tipo som alto, tem distorção tipo 5 a 10% e o povão surdo ainda não ouve...).

    O Bullet que tem 32MB de Ram é o Bullet M2, não confunda com a velharia chamada Bullet (Sem M) que é um produto B/G de 2004 mas ainda existe a venda. Usar B/G em pleno 2016 é tipo andar de charrete.

    O Groove Level4 é mais caro, mas tem essas vantagens, tem Ram de sobra, pode ser usado no futuro em 5,8GHz, e já vem com uma antena de 6dBi.

    A diferença entre uma antena de 6 pra uma de 12dBi é simplesmente 6dBm de sinal. A 3km de distância se o cliente tiver grade de 24dBi, sem cabo longo (Põe o roteador em caixa hermética lá fora do lado da antena, pra perder menos sinal em cabo, que perde MUITO em cabo fino), o sinal cai 109dBm. Se o Groove level4 está em 20dBm, com antena de 6dBi, será 26dBm EIRP.

    26 - 109 = -83dbm no ar. A antena vai dar 24dBm de ganho, logo, -83 + 24 = -59dBm, mais que suficiente pra usar digamos MCS4 em N.

    Se trocar por uma antena de 12dBi, vai de 26 pra 32dBm EIRP. O sinal sobe 6dBm, ao invés de -59 vai ter -53dBm, dá pra usar MCS7, mas... duvido que vá vender tanta banda (Planos de 5Mbps) pra PRECISAR usar um datarate tão alto.

    O problema de 2,4GHz é que a zona de Fresnel é muito maior que em 5,8GHz. Em 3km, a zona de Fresnel (Tunel virtual ao redor da linha de visada) em 2,4GHz é de 10 metros! Em 5,8GHz é apenas 6m, é uma grande diferença, 5,8GHz precisa uma visada "menos limpa".

    Tem que ver se acha CPE 2,4GHz de alto ganho (Mais de 16dBi) por preço bom, só assim pra compensar, porque rádio 2,4GHz comum de R$ 70 tem potência bem baixa tipo 12 ou 13dBm, a torre emite 35dbm EIRP rumo ao cliente, mas o cliente responde com 25dBm EIRP, isso gera uma rede bem ruim.

    Esquece potência em torre, a chave da qualidade vem do sinal suficiente, não se resolve visada ruim com alta potência, economiza em torre e investe o que puder em visada totalmente limpa, seja 2,4 ou 5GHz, se tiver visada perfeita pode ter sinal -75dBm em cliente que se o rádio do cliente for decente vai dar rede boa pra pacote tipo 1Mbps, ou pelo menos muito melhor que rádio engana-trouxa de 10000000mW sem visada.

    (O Greatek só tem 1000mW em datarate baixo, só se usar modo B vai usar isso. Se usar G ou N, o SSID sai em 1000mW, mas o pacote de dados do cliente (Payload) sai com potência MUITO menor, escanear SSID não tem NADA a ver com definir qualidade de rede nesses roteadores doméstico. Ele tem 32MB de Ram e AR7240 igual o Bullet M2, a diferença está na potência do amplificador de saída, o Bullet M tem potência 3 ou 4dBm menor em cada data rate mas o resultado final é o mesmo: A potência alta pra enganar leigo só existe em data rate baixo: https://dl.ubnt.com/datasheets/bulletm/bm_ds_web.pdf Bullet e rádio de mesa tipo Greatek são pra clientes, nesse uso são uma maravilha, mas como AP não tem muito lucro usar um deles, alta potência só serve pra ter SSID em nível alto e payload em nível baixo (Gera perda de pacote, ou pings tipo 5-50ms), o poder de processamento menor num AP em PTMP começa a pesar depois de uns 6 ou 10 clientes simultâneos)

  3. #3

    Padrão Re: Groove 52HPn (500mw) ou Greatek WR-2500HP (1000mw) ?

    Eu pensei em aplicar da seguinte forma :
    Groover + omni 12dbi e clientes com tl-wa5210g
    alguns clientes (uns 4) tem arvores que impede a visada, dai eu adicionaria uma grade de 25dbi ao tl-wa5210g.
    cpe 2.4 com mais de 16dbi e baixo preço que encontrei foi da proeletronic pqws-2417 17 dbi.
    Estou iniciando apenas com planos de 1megas, pra quem não tinha nada já é bastante coisa né? mas pretendo oferecer logo logo planos de 2 e 3 megas.

    Então, qual seria a melhor aplicação ?

    Groover 6dbi + cliente proeletronic cpe 17dbi 2.4 ou
    Groover + omni 12dbi + cliente tl-wa5210g ?

    Rubem, agradeço desde já! vc sempre ajudando...

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    - Omni colinear

    - Qualidade

    Escolha 1. Os 2 juntos não tem como.

    E qualidade não tem nada a ver com potência, colocar rádio em alta potência pode gerar sinal alto, mas nunca dá CCQ que presta, vira pura distorção em pacote (Tipo som alto, tem distorção tipo 5 a 10% e o povão surdo ainda não ouve...).

    O Bullet que tem 32MB de Ram é o Bullet M2, não confunda com a velharia chamada Bullet (Sem M) que é um produto B/G de 2004 mas ainda existe a venda. Usar B/G em pleno 2016 é tipo andar de charrete.

    O Groove Level4 é mais caro, mas tem essas vantagens, tem Ram de sobra, pode ser usado no futuro em 5,8GHz, e já vem com uma antena de 6dBi.

    A diferença entre uma antena de 6 pra uma de 12dBi é simplesmente 6dBm de sinal. A 3km de distância se o cliente tiver grade de 24dBi, sem cabo longo (Põe o roteador em caixa hermética lá fora do lado da antena, pra perder menos sinal em cabo, que perde MUITO em cabo fino), o sinal cai 109dBm. Se o Groove level4 está em 20dBm, com antena de 6dBi, será 26dBm EIRP.

    26 - 109 = -83dbm no ar. A antena vai dar 24dBm de ganho, logo, -83 + 24 = -59dBm, mais que suficiente pra usar digamos MCS4 em N.

    Se trocar por uma antena de 12dBi, vai de 26 pra 32dBm EIRP. O sinal sobe 6dBm, ao invés de -59 vai ter -53dBm, dá pra usar MCS7, mas... duvido que vá vender tanta banda (Planos de 5Mbps) pra PRECISAR usar um datarate tão alto.

    O problema de 2,4GHz é que a zona de Fresnel é muito maior que em 5,8GHz. Em 3km, a zona de Fresnel (Tunel virtual ao redor da linha de visada) em 2,4GHz é de 10 metros! Em 5,8GHz é apenas 6m, é uma grande diferença, 5,8GHz precisa uma visada "menos limpa".

    Tem que ver se acha CPE 2,4GHz de alto ganho (Mais de 16dBi) por preço bom, só assim pra compensar, porque rádio 2,4GHz comum de R$ 70 tem potência bem baixa tipo 12 ou 13dBm, a torre emite 35dbm EIRP rumo ao cliente, mas o cliente responde com 25dBm EIRP, isso gera uma rede bem ruim.

    Esquece potência em torre, a chave da qualidade vem do sinal suficiente, não se resolve visada ruim com alta potência, economiza em torre e investe o que puder em visada totalmente limpa, seja 2,4 ou 5GHz, se tiver visada perfeita pode ter sinal -75dBm em cliente que se o rádio do cliente for decente vai dar rede boa pra pacote tipo 1Mbps, ou pelo menos muito melhor que rádio engana-trouxa de 10000000mW sem visada.

    (O Greatek só tem 1000mW em datarate baixo, só se usar modo B vai usar isso. Se usar G ou N, o SSID sai em 1000mW, mas o pacote de dados do cliente (Payload) sai com potência MUITO menor, escanear SSID não tem NADA a ver com definir qualidade de rede nesses roteadores doméstico. Ele tem 32MB de Ram e AR7240 igual o Bullet M2, a diferença está na potência do amplificador de saída, o Bullet M tem potência 3 ou 4dBm menor em cada data rate mas o resultado final é o mesmo: A potência alta pra enganar leigo só existe em data rate baixo: https://dl.ubnt.com/datasheets/bulletm/bm_ds_web.pdf Bullet e rádio de mesa tipo Greatek são pra clientes, nesse uso são uma maravilha, mas como AP não tem muito lucro usar um deles, alta potência só serve pra ter SSID em nível alto e payload em nível baixo (Gera perda de pacote, ou pings tipo 5-50ms), o poder de processamento menor num AP em PTMP começa a pesar depois de uns 6 ou 10 clientes simultâneos)

  4. #4

    Padrão Re: Groove 52HPn (500mw) ou Greatek WR-2500HP (1000mw) ?

    Eu tive experiência ruim com a 5210g com antena externa. Coisa tipo colocar a grade 24dBi externa, com cabo de 1m, e ter sinal -70dbm e metade dos pings perdidos, enquanto com a antena interna dava coisa tipo -72dBm mas com CCQ maior e sem pings perdidos.


    Conexão a 200m, mal tem 1m de árvore na frente, é uma 5210g, rumo a uma omni 12dBi da Aquario, e olha:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5210g.jpg
Visualizações:	381
Tamanho: 	120,3 KB
ID:      	63658

    É a casa da minha irmã, então já tentei várias coisas, a pior conexão foi mesmo colocando antena externa no 5210g.

    Nota que na esquerda o Pass Throughput é de uns 600kbps, significa que nesse instante era esse o tráfego que passaria! Depois de uns segundo o CCQ vai pra 70%, 80%, dá esses picos de 95 ou 98%, o Pass Throughput raramente chega perto de 3Mbps. E realmente as vezes movo conteúdo via rede pra lá e a velocidade varia (PC a PC, pelo SuperCopier) de 400 a 2500kbps. E isso são 200m sem visada, onde na verdade só tem 1 arvore na frente mesmo, e é só a ponta!

    Se fosse vender conexão nesse caso, se vendesse 1Mbps isso não seria entregue. Poderia vender 512Kbps.

    (E usar 18M, 24M, 36M, ou usar B, não muda muita coisa, de qualquer modo as vezes o trafego fica baixo tipo 500 ou 600kbps mesmo, um data rate maior é simplesmente uma taxa de dados maior sendo perdida quando não tem visada)


    O que eu notei que dava conexão menos ruim sem visada é antena yagi, como tem um monte de elemento refletor, sinal que chega em ângulos diversos reflete e vai parar tudo mesmo mesmo elemento ressonante.

    Yagi é aquelas espinha-de-peixe, gosto muito da antena dessas:
    http://www.oiw.com.br/Produto/66/OIW-2415CPEN-HP.html

    Não sou um grande fã da placas nelas, mas gosto da antena. Todas elas que tive (E a versão antiga, B/G, essa sim eu odiei) queimaram em 15-30 meses, enfiei dentro outras placas, ou mesmo RB411 e RB711, sempre deu pass throughput muuuuuuito melhor que com a placa original.

    A uns anos até comprei umas Yagi 2,4GHz de 10, 13 e 16dBi, não vejo mais a venda faz tempo, só tem nessas CPE's da Oiw.

    Da CPE Proeletronic tenho que dizer o mesmo: ODEIO aquela placa velha B/G! Em pleno 2015 comprei dela, achei que viria algo N, mas veio uma velharia ridícula B/G! Fala sério, comprar B/G hoje é atraso demais! Se não tiver uma versão B/G/N dela hoje, eu ficaria longe dela, a antena tá beleza, mas a versão B/G é um chipset de 2003 (Lançado em 2003, com desenvolvimento lá por 2002), é coisa pra época que se vendia internet de 256 e 512kbps.

    A TPLink 5210g também é B/G, mas é outro chipset, é o chipset do Bullet2 (Cujo pecado pra mim está mais na etapa de RF, que tem ruído alto demais, gerado por ele mesmo), é um Atheros, enquanto a CPE OIW B/G e a ProEletronic B/G tem o velho RTL8186, já declarei meu ódio ao RTL8186 muitas vezes, isso pra mim é hardware pra 2008 ou 2009 no máximo!

    Enfim, eu usaria alguma coisa N, o Groove (Sem R no final) suporta isso, usa MCS3 que pode ter os mesmos sinais que o data rate de 18M em G. Pros clientes a CPE Oiw suporta N, a WOG212 também (Tem uma versão antigo apenas B/G, talvez algum vendedor tenha esse estoque velho), a TPLink tem a CPE-210 com suporte a N. E pra antenas de grade tem PCBA com suporte a N, ou roteadores pra colocar em caixas herméticas, mas não sei se vale a pena comprar grade nova hoje, seria mais pro caso de já ter umas delas. O problema de uns roteadores de mesa é não poder fixar o data rate quando em modo cliente, aí vai acabar usando MCS7, que precisa sinal muito bom tipo -50 ou -55dBm, que é impossível sem visada em digamos 300m (Nem com grade de 24dBi).

    Sugiro nesses clientes sem visada usar um data rate ainda mais baixo (Tipo MCS0), com acktimeout bem acima do ideal, isso não dá mais throughput pra ele, o que isso cria é que eles incomodam menos o AP na torre. O problema de instalação sem visada é que uma instalação dessa perde tanto pacote, que dá pra dizer que um cliente sem visada pesa o mesmo que 5 com visada e zona de Fresnel perfeitas. Ter 10 clientes, sendo 4 sem visada, dá no mesmo que ter 26 clientes com instalação perfeita!

    Se usar o Groove, vai poder ver na aba de conexões esses dados, o pass throughput de cada conexão, essa informação não existe nos firmwares pra donas de casas e usuários de Apple, que é o setup do Bullet M2, ou rádio de mesa tipo esse Greatek (Que se usado em cliente, com grade de 24dBi, com só 1m de cabo, aí sim dá pra falar em 500m sem visada com pass throughput bom, mas olha o preço dessa solução! Sai mais caro que um Airgrid 5,8GHz). Mikrotik dá muuuuuuuita informação sobre a qualidade de cada conexão, se analisar tudo, tem como ir melhorando aos poucos a instalação de cada cliente, testando se com grade 24dBi e AP de mesa fica melhor que com CPE de 15dBi (E pra mim NÃO fica).

    Só cuida com o Groove Level3, ele é mais barato por ser level3 e vir sem antena. Se achar um level4 sem antena, talvez valha a pena, uma omni Oiw ou Aquario de 9, 10 ou 12dBi não pode ser muito cara já que são simples. Eu uso omni 12dBi da Aquario simplesmente porque testei primeiro 9dBi da Oiw, tirei ela pra testar a Aquario 12dBi (E está pior em CCQ e pass throughput que a Oiw de 3dBi a menos) mas não lembro em que caixa guardei a uns 2 anos atrás...

    Alias, até com Picostation e antena de 5dBi dela eu tinha qualidade melhor! Não adianta ter sinal -65dBm e ter esses pass throughput ridículos de 600kbps metade do dia, uma antena de maior ou menor ganho apenas muda o nível de sinal, subir um sinal em 6dBm, sem melhorar visada, não costuma mudar muito a qualidade da conexão, a diferença ocorre quando usa outros TIPOS de antena, trocar patch por yagi, ou dipolo com grade por patch, ou omni colinear pela omni com patch em mini-slots tipo a Picostation ou a antena de 6dBi do Groove level4.