Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Fala galera , gostaria que você que leu esse tópico e possui internet via radio ou mesmo trabalha num provedor pequeno ou médio não importa, como a sua internet se comporta em termos de jogos online preferencialmente em jogos de fps onde o que importa mesmo e a qualidade da conexão e seu ping . Sou cliente e de dia realmente e complicado conseguir jogar uma boa partida mas de madrugada e quase que excelente , então o objetivo desse post e ter o maximo de opiniões possíveis sei que via radio não e a melhor escolha pra jogos online mas minha unica opção e essa e ate minha casa não possui cabeamento adsl . Então muito obrigado a cada pessoa que contar sua experiencia.

  2. #2

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Via rádio você tem a "perda" de tempo entre seu PC e sua CPE, que vai rotear o pacote, entre a CPE e a torre há um meio físico variando, as ondas de RF variam um pouco conforme umidade, temperatura, objetos na 1ª e 2ª zona de Fresnel refletindo. E lá no provedor ele vai rotear tudo de novo, até sair por um link dedicado.

    Numa conexão ADSL seu PC vai direto pro roteador ADSL, que na wan tem uma conexão direta com a internet, é só 1 roteamento no caminho.

    Dá pra ter conexão via rádio de qualidade impecável, mas teria um custo que você não conseguiria pagar. Uma DSLAM usada em ADSL custa R$ 60 mil quando nova, pra atender poucas centenas de clientes, o equivalente em provedor via rádio custa uns R$ 6 mil ao todo. Mas o que mais pesa é o equipamento pra parte de wifi, que seria equivalente ao cabeamento telefônico, um equipamento excelente vai casa dos R$ 500, que seria o equivalente a seu modem ADSL de R$ 100. E o provedor precisaria um equipamentos de uns R$ 30 mil pra essas poucas centenas de clientes. Esse alto custa em ADSL é parcialmente pago pela parte de telefonia (Assinatura residencial e cia), via rádio você teria que arcar com tudo, todo o investimento inicial em equipamento do provedor, e o seu rádio de alto desempenho.


    E também tem que ver como seu provedor via rádio consegue internet. As operadoras vendem internet dedicada pra provedores, mas as vezes em pequenas cidades isso é extremamente caro (Meus R$ 2700 por 2Mbps em 2014 que o digam), o jeito é trazer internet de longe, por uma rede de torres, isso gera degradação nos pacotes, não é grandes coisas pra conteúdo típico de navegação, ou pra VOIP em velocidade baixa (Voz mesmo pode ser feita com 32kbs tranquilo), mas gera pequenas variações nos pacotes, um vai em 5ms, outro logo depois vai com 10ms, isso é o jitter, variação de um pacote pro outro.


    Mas jogos são frescos com isso por incompetência própria na maioria dos casos. Um servidor do Google lida bem com jitter alto, eles são feitos pro mundo real então sabem que existe jitter gigante numas conexões (Especialmente móveis), tem um buffer gigante pra lidar com essas variações. No mundo dos jogos as grandes empresas tipo Blizzard e cia fazem o mesmo, tem servers muito parudos, com conexões muito boas, mas raramente tem espelhamento no brasil, odeio jogos (Acho futilidade) então não conheço muitos desses sistemas, mas até onde eu saiba os servers da maioria dos jogos famosos ficam fora do brasil (Citei a Blizzard porque essa sei que é exceção), e todo pacote que pega tráfego internacional está sujeito a variação por esse trajeto, alias, os cabos submarinos em si não variam, o que varia é o trafego neles, em alguns horários tipo 17-20h tem muuuuuito tráfego.

    Videos tipo do Youtube tem cache local, tem uns 40 caches do Google no Brasil, você provavelmente pega os vídeos do Youtube em algum cache (Armazenamento temporário, não é bem um espelho do YT nos EUA, é mais um espellho só dos vídeos mais acessados, que provavelmente é o que você acessa), rumo ao Google você deve ter acesso tipo 8 a 80ms, mas rumo aos servers fora do brasil vai ter 80 a 400ms.

    Mas acho que o grande problema de uns jogos é com servidores amadores, tosqueiras tipo um servidor semi-dedicado numa hospedagem barata láááááá no meio dos EUA ou da França, servidor com placa de rede comum que não tem buffer decente e não sabe muito bem lidar com essas variações nos pacotes, recebe o checksum de um pacote vindo do brasil em 200ms, mas o outro chega só em 350ms, se ele usa algum timeout dinâmico isso vai dar muita perda de pacote que na verdade não existiu (Só demorou mais que o normal).

    Se tivesse um servidor de um jogo lá do lado de um cache do Google, ou de um cache da Akamai (Ligado na CDN que tem o conteúdo do facebook e cia) você não teria problema nenhum, mas... jogos usam CDN só nos EUA e talvez alguns países da Europa, lá é fácil ter 900 mil assinantes mensais de US$ 30 por um serviço de jogos, no brasil sei lá se dá pra ter 9 mil assinantes, e temos uma rede bem grande pelo interior do país.

    Ah, e no meio dos EUA, onde nenhuma grande operadora atende (Lá também só atendem os grandes centros urbanos), as conexões via rádio também tem problemas com jogos, não é um problema do brasil, é um problema da baixa densidade demográfica de alguns locais, ou um problema de você morar em local de baixa densidade e fazer um uso de internet que só é completamente funcional em áreas próximas a servidores.

    Na conexão ADSL a qualidade pra jogos já está por um fio (Aqui onde moro nem por ADSL dá pra muita coisa, porque fico a 200ms só até um cabo submarino (Ou até os servers da Blizzard em SP), via rádio tem uma pequena pior e essa pequena diferença torna inviável o uso, mas boa parte do problema está pela distância e qualidade de interconexão (Até mesmo internacional) bem longe de você, se você tiver uma conexão via rádio perto de SP, com um provedor ligado ao PTT, terá conexão excelente aos servers da Blizzard (Que também se conectam lá), nesse caso o gargalo é entre você e seu provedor mas é um gargalo grande, já quando acessa servidores bem mais distantes esse gargalo é só um dos 20 gargalos no meio do caminho.

  3. #3

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Não concordo completamente com os expostos aqui. Minha rede wireless funciona perfeitamente. Tão bem quanto a rede a cabo.

    Depende e do provedor se ele quer qualidade ou quantidade.
    Vou postar algumas imagens para analisarem.

  4. #4

    Padrão

    Segue algumas fotos da antena que instalei aqui para mostrarem a vocês que sim, wireless funciona perfeitamente, basta o provedor ter qualidade!!!
    No Suporte esta sendo usado a nanoloco m5, como pode ser observado o cabo de rede conectado.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20160501_110251.jpg
Visualizações:	487
Tamanho: 	1,40 MB
ID:      	63740Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20160501_110207.jpg
Visualizações:	472
Tamanho: 	1,57 MB
ID:      	63739Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20160501_110224.jpg
Visualizações:	489
Tamanho: 	1,45 MB
ID:      	63735Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20160501_111547.jpg
Visualizações:	467
Tamanho: 	1,92 MB
ID:      	63737Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20160501_111758.jpg
Visualizações:	528
Tamanho: 	2,18 MB
ID:      	63741
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20160501_110207.jpg
Visualizações:	237
Tamanho: 	1,93 MB
ID:      	63734   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20160501_110251.jpg
Visualizações:	215
Tamanho: 	1,92 MB
ID:      	63736  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20160501_111758.jpg
Visualizações:	229
Tamanho: 	2,12 MB
ID:      	63738  

  5. #5

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    amiguinho, o radio que usamos em clientes, divide o tempo pelo processamento para realizar a tarefa do upload e download, entao, geralmente a célula que transmite ou faz uma coisa bem ou outra, ja no adsl ou fibra isso ocorre em frequências diferente, existe radios FDD que fazem este processo perfeitamente, mas estes radios são usados ponto a ponto, diferente do seu FDD que é usado Ponto Multiponto

    entao o provedor tem um limite por transmissor e quando atinge este limite os primeiros encomodados sao os gamers, e para um provedor gamer fica por ultimo na lista de prioridade, pois aquela celula transmissora tem um lucro maior com quem nao joga e o pessoal usa até a ultima gota, para ai sim fazer um upgrade na celula e duplicar ela e dividir o processamento,

    que estabilidade coloca adsl ou fibra, obs se a dslan tiver saturada o que ela tem , tbm aumenta a latencia porem tem capacidade maior que uma célula de radio

  6. #6

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Sobre os jogos isso tanto na rede cabeada quanto no wifi creio que pra ter uma boa partida no jogo de fps vem da qualidade do link que o provedor tem, pois antes eu tinha um problema com jogo online de ping alto sempre na casa dos 100 nos jogos mudei de operadora o ping baixou pra 59, então tanto na rede cabeada quanto no wifi se não tiver um link bom sempre vai ter problemas com jogos outra coisa também link saturado... ou o cliente ter 1 ou 2M e jogando online e outra pessoa no wifi dele baixando vídeo claro que seu jogo nunca ira presta...

  7. #7

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1462121585564.jpg
Visualizações:	343
Tamanho: 	1,81 MB
ID:      	63743
    Novamente volto afirmar.
    Vai de cada provedor. Se ele vende preocupando com quantidade ou qualidade. Aí está o meu resultado com wireless.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1462122388133.jpg
Visualizações:	266
Tamanho: 	1,16 MB
ID:      	63744
    Façam vocês tracert para o google.com por exemplo.
    postem aqui os resultados.
    Vocês verão que as pessoas com links adsl ou compartilhados terão maiores quantidades de saltos e automaticamente maior latência até no destino.

    Empresa que não preza qualidade compra um link e quer tirar até espuma do mesmo. Empresas com qualidade trabalham com várias rotas, links redundantes, e transportes estratégicos para manter a qualidade.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Latência 38ms, jitter de 1ms... é o que falava, quem está perto de servidor terá conexão ótima.

    A maioria do brasil está muuuuuito longe, 200 a 300ms de latência, jitter tipo 70ms...

    Morando do lado dos servidores (400km pra mim é do lado) é fácil ter acesso rápido a server.

    Rastreando a rota para www.google.com.br [189.73.192.240]
    com no máximo 30 saltos:

    6 186 ms 181 ms 183 ms BrT-G1-1-1-etco-df-rotn-j01.brasiltelecom.net.br
    [200.199.193.39]
    7 185 ms 247 ms 184 ms XE-5-1--1--ETCO-DF-ROTN-J01 [177.2.248.16]
    8 184 ms 188 ms 217 ms te-8-2-ETCO-DF-ROTHCH-01 [177.2.248.33]
    9 176 ms 181 ms 214 ms 189-73-192-240.cachegoogle.ipd.brasiltelecom.net
    .br [189.73.192.240]

    Isso é com a maior ADSL que tem disponível na região. Imagina quando mete uma conexão via rádio no meio, sobe só 20 ou 30ms, mas o jitter sobe muito mais. Com ADSL a coisa roda por um fio, só fora do horário de pico, via rádio essa pequena diferença já mata o uso em jogos distantes (SP é distante, imagina servidor fora do brasil! O ping rumo aos EUA, em server que tenho anotado aqui, dá 355ms, em 20 (vinte!) saltos).

  10. #10

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Não sei pq mas não acredito muito nesses teste de ping desses medidores não.
    Agora nesse da uma aparência que sim http://www.pingtest.net/

  11. #11

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Esse Pingtest só tem server em Florianópolis? Pra quem fica de SP pra cima isso é o pior teste de ping a meu ver.

    No Speedtest ele encontra servidor a 90ms de mim (A 800-1000km daqui), mas no Pingtest só encontra um server em Florianópolis (2500km daqui, eu acho).

  12. #12

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1462131843676.jpg
Visualizações:	244
Tamanho: 	1,62 MB
ID:      	63747
    Segue print para o amigo que pediu teste no pingtest.net

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Olha só para jogar no ps3 no mínimo 10mb para rodar liso

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Citação Postado originalmente por hugomatosk Ver Post
    Olha só para jogar no ps3 no mínimo 10mb para rodar liso

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App
    Como assim liso amigo? aqui eu libero 1M pra mim mesmo e jogo de boa no ps3 com ping a 75ms. isso a noite que pela manhã fica na casa dos 65.

  15. #15

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Hum... por isso tinha muito cliente reclamando, contratava plano de 300kbps e o Xbox e PS3 dava falha na rede a cada meia hora.

  16. #16

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Aqui acabo de testar xbox play4 wii tudo com 1 mb, rodou perfeito. Vocês têm que entender que o algoritmo de games consomem kbps, o que manda é o jitter. Se permanecerem com jitter constante não tem problemas de sincronismo

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  17. #17

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1462150495074.jpg
Visualizações:	203
Tamanho: 	444,6 KB
ID:      	63748
    Vai aí uma screem.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1462150593245.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	405,1 KB
ID:      	63749

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Aqui acabo de testar xbox play4 wii tudo com 1 mb, rodou perfeito. Vocês têm que entender que o algoritmo de games consomem kbps, o que manda é o jitter. Se permanecerem com jitter constante não tem problemas de sincronismo

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App
    Isto o que você esta falando faz sentido, ja vi pessoas jogar games online na discada, isto mesmo a 56kbps

  20. #20

    Padrão Re: Jogos online consoles e pc com internet via radio

    Tem um pouco de sentido em tudo o que foi dito aqui, desde o fato de que uma rede wireless tem maior degradação do ping para quem joga como o link que o provedor contrata pode ser "ruim". O maior problema é que alguns jogos não tem servidores na América Latina e isso de ter que pegar transito internacional já quebra qualquer tentativa de ter um bom ping.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.png
Visualizações:	232
Tamanho: 	583,8 KB
ID:      	63750
    Mas como jogador posso dizer que na real qualquer tempo abaixo de 100ms para quase todos os jogos não fará diferença alguma para o gamer(uma pessoal normal com reflexos em dia tem 150ms de tempo para qualquer reacção ).
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste1.png
Visualizações:	282
Tamanho: 	140,2 KB
ID:      	63751