+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry Ponto a Ponto - Equipamentos

    Pessoal, boa tarde!

    Tenho um cliente em Ibiúna, interior de SP, que tem um link de internet via Rádio, e da torre até o CPD ele está ligado com uma fibra ótica, mas como tem muito mato em volta da fábrica, nos dois últimos meses, precisei fazer emendas na fibra duas vezes devido aos "Ratinhos" gostarem de roer fibras rsss...

    Hoje eu estava em Indaiatuba, e precisei sair de lá as pressas para emendar esta fibra do cliente em Ibiúna, correria do cac#t#.

    A distancia da torre/antena do link de rádio até o CPD é de +/- uns 250m, quais equipamentos vocês poderiam me indicar para fazer um ponto a ponto entre a torre X CPD e eliminar a fibra ?, ou melhor deixar uma das opções como redundância.

    Abraços!

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamentos

    @jgomez, seria o caso de você analisar bem o cenário, observar a velocidade que precisa assim como visada, fresnel, ruido e outros fatores que podem interferir.

    A distância é curta, existem muitas antenas com perfis diferentes para atender com qualidade DEPENDENDO a demanda.

    Quando a redundância, hoje há varias formas de fazer isso também.

    Só para exemplificar, você poderia ter 2 enlaces com antenas, colocados de forma distintas afim de se ocorrer uma anomalia em um não afetar o outra (raio, queda de torre, falta de energia) e fazer bonding dos dois, não ficando assim um ocioso e caso um apresente algum defeito o outro supra a necessidade.

    Aqui no forum existem ótimos profissionais que te podem te exclarecer as dúvidas e sugerir boas praticas e ideias.

    Envie mais detalhes sobre a sua necessidade de banda, disponibilidade, se há visada, há poluição de sinal e outros dados que possam ajudar o pessoal a TE ajudar.

    Abçs.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamentos

    Dimas,

    Obrigado pela resposta, o cenário é bem simples e basicamente expliquei tudo na 1ª. mensagem, talvez não fui muito claro.

    Vamos lá:

    Na empresa tem um link de internet via rádio de 4Mbits (é só o que chega no meio daquele mato todo rsss), da empresa até o Provedor tem um PTP, pelo que vi é Ubiquiti, mas não sei o modelo, pois nunca subi na torre.

    Na empresa a torre é uma caixa d'água de ferro com diâmetro de mais de 2m e é muito alta, creio que tenha mais de 20m.

    O link chega até aí na torre, da torre onde tem a antena, vai até o CPD com uma fibra ótica, só que neste ano já tive que ir lá fazer fusão da fibra duas vezes porque os Ratos estão roendo a fibra.

    Por este motivo queria fazer uma redundância, só que meus conhecimentos nestes equipamentos são quase ZERO, por isso resolvi pedir ajuda e dicas aqui.

    Visada da torre/antena até o CPD é 100% limpa, absolutamente nada na frente.

    Abraços!

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamentos

    Nesse cenário que você está descrevendo:

    + ou - 250m (metros)
    Visada Limpa
    Passando 4 Mb

    Qualquer coisa o atenderia, vai aparecer até quem diga para você fazer com NanoStation.

    Mais como se trata de uma solução empresarial, seria mais prudente ir de Ubiquiti Nanobeam, Powerbeam ou se tiver um dinheirinho a mais e quiser matar uma mosca com uma bazuca pode utilizar Dish + Rocket.

    Você também pode não investir tanto em antena com potencia muito além do necessário e dar um ganho colocando como te disse antes, fecha dois enlaces e faz bound com mikrotik, fica show tbm.

    Existem soluções mais parrudas, mais o valor sobe exponencialmente a qualidade.

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamentos

    Jgomez nao sei se ajudo, mas existe um tipo de fibra própria para esta situação. Fibra AR antiroedor. Ela tem na composiçao um produto amargo e os roedores nao chegam nem perto.

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamentos

    Dimas,

    Ok, vou verificar os preços destes equipamentos e sugerir ao cliente.

    Abraço,

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamentos

    Ronei,

    Já falei com a empresa sobre a mudança da fibra, mas o pessoal devido a crise está complicado comprar qualquer coisa, porque por onde passa a fibra vai cerca de 400m

    De qualquer forma, vou falar com eles novamente, pois ficar fazendo fusão de fibra todo mês está complicado heheheh,

    Abraço,

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamentos

    Já tive problemas com roedores a fibra passava em um gramado aí colocamos outra fibra dentro de um tubo enterrado e não tive mais problema

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamentos

    Pode usar um par de WOM 5000 Mimo... tenho um esquema assim para um cliente que queria mandar o sinal de internet de 15 mega do depósito para o apartamento dele que fica distante 500 metros... está funcionando há mais de 3 anos e nunca precisei voltar lá.

    PS: as 2 unidades Wom 5000 instaladas lá, são Siso.

    Abraço.
    Última edição por Poemander; 09-05-2016 às 10:27.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamentos

    se for usar antena 2 sxt lite 5 quebra teu galho