+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Valor de mão de obra

    Bom dia a todos do Under Linux, venho discutindo com alguns colegas o valor de alguns serviços, Como tinha provedor de internet então era muito difícil fazer algo fora do meu circulo de amizades, Mas segunda chegou um convite para reestruturar toda uma rede de uma empresa com 12 pontos espalhados na cidade. A minha duvida e a seguinte: Ao ver de cada um, Qual seria o valor justo para se cobrar por este serviço a seguir:

    Instalação de mikrotik configurado para fail over;
    Configuração de VPN;
    Instalação da rede wireless inteira nestas 12 bases;
    treinamento para os responsáveis de Ti da empresa;
    Indicação de equipamentos para implementação de toda esta estrutura.

    Como mudei para Brasilia a pouco tempo, não quero cobrar barato demais para desvalorizar nosso trabalho nem cobrar muito caro a ponto de não ser chamado se vier a abrir novas oportunidades.

    Aguardo a opinião de todos e desejo um bom dia.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Valor de mão de obra

    Cobrar pelo serviço abaixo de mercado é burrice, por que moralmente fica um ano tendo que manter o patamar, se for convite para orçamento pode ter certeza que o cliente provável já pesquisou bem antes de te procurar. Eu cobrei de um cliente 150 e me indagou que cobrara dele 80 disse procure-o( 80 faz dois anos) e ele mora 230 km daqui. Complicado de reestruturar é que pode demorar mais do que previsto, raramente menos; por que acredito que o sistema existente não possa parar. Nos anos 80 cansei de consertar burrice dos colegas com 30, 50 propriedades rurais sem comunicação que muitas vezes só via recado por que a comutação não funcionava; desmontava tudo(cabeamento), remontava e com 30 minutos, uma hora tudo ok, nunca voltei para consertar naquela unidade. Para internet é um pouco mais complexo, ou até mais fácil.
    Aqui tem gente que está cobrando valores de doido que prefiro nem citar que acredito que em alguma ponta alguém está perdendo. " fornecedor, imposto, colaborador se tiver, seu, e lucro".

  3. #3
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Valor de mão de obra

    Defina um valor por hora e passa uma estimativa de horas, avise que pode exceder a estimativa. Quebre o serviço grande em vários pequenos.

    Enviado de meu GT-I9070 usando Tapatalk