+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 21,74km

    Vou fechar um enlace de 21,74km pra passar 15M full, visada limpa de morros e arvores, irei utilizar duas antenas offset de 29dbi da aquario com groove a-52hpn ou bulletM5, com esses equipamento passaria essa banda? Ou vc´s me indica algo melhor?

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Bom
    melhor mesmo vc comprar outro tipo de antena, menos aquário.
    passa de boa seus 15 megas full
    dependendo do preço eu tenho aqui 2 pares de 30 disc.
    se haver interesse me contate

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Usa Rocket com alimentador duplo nessa offset... As antenas da Aquario são boas.. O preço que não é convidativo...

    Só uma dica... Se não tiver as manhas pra alinhar essas offset vc vai pedalar, porque não é nem parecido com alinhar dish.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Também recomendo ficar bem longe de off-set se nunca mexeu com elas, a dificuldade de apontamento é grande.

    O sinal com essas antenas apontadas com precisão (Coisa difícil pra quem nunca mexeu com elas) fica até com, calcula aqui:
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    Fica assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bm.jpg
Visualizações:	191
Tamanho: 	92,6 KB
ID:      	63878

    Data rate de 39Mbps (Em 20MHz de largura) passa uns 20Mbps half-duplex.
    Pra passar 15Mbps full teria que ser com canal de 40MHz. Tem que ver se tem canal tãl largo sem uso na vizinhança. Se tiver, e se a zona de Fresnel for de fato 100% limpa (Faz o cálculo no Linkcalc), vai passar uns 16 ou 18M full. Só que em 27km a zona de Fresnel é de 20m, nessa distância é bem difícil conseguir isso, precisa torre meio alta, e colocar off-set em cima de torre alta é arriscado, ela é toda fechada então tem arrasto aerodinâmico preocupante. Se só uns 80% da zona de Fresnel estiver limpa, vai ser difícil passar 10Mbps half com esse equipamento.

    Uma PowerBeam AC-500 nem fica tão cara:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...mbps-27dbi-_JM
    Mas vai dar sinal tipo -65dBm nessa distância, que só dá pra MCS10, é polarização dupla então passa o dobro do throughput que produtos antigos tipo Bullet ou Groove.

    Pra ter sinal ok, seria a PBE M5 620, só que fica mais cara:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...cance-30km-_JM
    Alias, fica mais caro que Bullet+Offset, mas fica mais barato que Rocket+Rocketdish.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    como o pessoal disse as off-set caso vc tenha uma experiência com elas, vai passar sim muito mais que 15MB nessa distancia, caso queira maior banda e menos trabalho vai de Dish de 30 e o rádio que melhor satisfaça... não recomendo usar antenas com menos de 29dbi de ganho para essa distancia... boa sorte!

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Pode ir com antena de polarização simples também.Porem como os amigos disseram,os modelos off set são chatos pra alinharem.
    Tenho duas OIW de 33dbi novas,caso tenha interesse da um alo.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    o problema pessoal é que onde estou a antena ofsset custa em torno de 129,00 a simples e a dupla 180,00 ja a de 30dbi aquário custa 453,00 e a dupla 490,00 mas o pior são os radio que esse distribuidor só tem groove, em um outro nao tem basebox5, esse são os grandes problemas... seria melhor usar basebox5 mas infelizmente os revendedores mas próximo de mim não tem.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Amigo... , Pra essa distância ai em PTP eu só uso ou, M5 620, ou RB 912, ou Rocket, ou APC 5M... Pode até tentar com outros mas EU não indico....

    Quanto a antena que vai ligada a um desses... Dish é bom porque tem equipamentos com ganho de até 34dBi e também porque é de fácil alinhamento... Offset é boa por causa do preço...

    Mas alinhamento é outra história, porque quando a gente diz que ela "aparenta" estar apontada "para baixo", a gente escuta umas que são dignas de vergongha alheia... Já instalei em cliente que me perguntou se o sinal vinha do chão ou se eu tinhga bebido....

    Enfim... O alinhamento de offset é diferente... O sinal não entra "reto" nela e sim por cima... É impossivel de alinhar? Não!!! Só é mais chato e demanda de um estudo prévio de seu funcionamento.

    Quanto aos valores é isso aí mesmo... Se quer fazer algo com qualidade tem que estar disposto a desembolsar um pouquinho.... Todo projeto tem seu custo...

    Quanto ao fornecedor local tenha paciência e compre pela internet...

    Boa sorte!

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Alguém tem alguma dica de como fazer um bom aliamento?
    Última edição por hostjunior; 12-05-2016 às 16:26.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    Alguém tem alguma dica de como fazer um bom alimento?
    Como assim amigo???? Fazer alimento????

    Se vc se refere a alimentador da offset você não faz!!! Compra da Aquario... Custa 50 pila na internet... Tanto o simpkes como o duplo

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Fiz o teste no linckcalc, até com argrid de 27dbi o sinal fica -66

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         linkca.jpg
Visualizações:	105
Tamanho: 	146,6 KB
ID:      	63899
    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    Fiz o teste no linckcalc, até com argrid de 27dbi o sinal fica -66

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Estes testes são teóricos... Na prática Airgrid não dá pra essa distancia.... Eu nao arriscaria...

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    52dBm EIRP? Aigrid só tem isso em datarate baixo e inútil tipo MCS0 a MCS2.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ag.jpg
Visualizações:	84
Tamanho: 	105,0 KB
ID:      	63912

    Se quer 15M isso dá 30M agregado. O data rate que passará isso será um de mais de 60M. Seria MCS4 em 40MHz de largura.

    E como pode ver, MCS4 tem só 23dBm de potência, 23+27 = 50dBm EIRP.
    O sinal seria então -68dBm.
    A sensibilidade de MCS4 é -87dBm, se aplicar uma margem de sinal de 20dB (Menos que isso raramente presta), o sinal ok pra ter CCQ de 100% seria -67dBm. Falta 1dBm mas isso não é problema, o problema é que chuva, nevoeiro, e algumas coisas na 2ª zona de Fresnel (200% da zona de Fresnel) derrubam o sinal em 1 ou 2dBm.

    Fora que colocar rádio em potência máxima gera distorção por calor no amplificador, não adianta ter sinal tipo -66dBm se o CCQ fica em 90%, melhor baixar potência e baixar o data rate.

    Outra coisa, com canal de 40MHz de largura o chipset tem portadora pra caramba pra processar, é o dobro de dados que em 20MHz, então é normal a sensibilidade REAL em 40MHz se uns 2 ou 3dBm menor que em 20MHz. Ou seja, pra ter 100% de CCQ em MCS4 a 40MHz talvez precise -65 ou -64dBm.

    (E também duvido que o Airgrid dê conta de tanto tráfego, é um hardware muito pobre pra isso, 15M ou 20M half é comum ele trafegar com -70dBm em 2 ou 3km, mas quando aumenta a distância a margem (Entre sinal presente, e sensibilidade) tem que aumentar))

    Rádio de polarização dupla tem data rate de 81M em MCS10 a 40MHz, e MCS10 opera pra lá de bem até com sinal -72dBm. Ou seja, se o rádio ficar em MCS10 com 16dBm de potência (Potência baixa pra não criar distorção por calor no amplificador), vai ter sinal -70dBm de tiver antenas de 29dBi.

    E dá uma conferida com um GPS de mão (Talvez algum smartphone tenha) se as altitudes no mapa batem, por aqui os mapas do Google (Que o Linkcalc usa) as vezes tem erros de 2 a 10m na altitude, e um erro de 5m pode comprometer a zona de Fresnel a ponto de perder 5 ou 8dBm de sinal (Se 5% da zona de Fresnel estiver obstruída o sinal já cai 2 ou 3dBm).

  15. #15

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Sai fora da aquário

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Citação Postado originalmente por hugomatosk Ver Post
    Sai fora da aquário

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App
    PQ?

  17. #17

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Já tive muito problema com antenas da aquário depois que troquei não tive mais

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Bulletm5 com antena de 30dbi fechava?

  19. #19

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Não

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

  20. #20

    Padrão Re: Enlace de 21,74km

    Bom nao vou nem fazer teste de velocidade.
    Só dar uma olhada no grafico em uso.
    Powerbeam M5 - 400. Essa foi umas das primeiras, antigamente ela começou a ser chamada de nanobeam, depois criaram as Nanobeam atuais ae mudaram para Powerbeam.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2016-05-19 16.15.11.png
Visualizações:	113
Tamanho: 	98,9 KB
ID:      	63943