+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Separar redes

    Pessoal, estou precisando de uma grande ajuda aqui.
    Preciso separar 2 redes que se conectam por 2 radios Rocket M5 em modo bridge, acontece que o broadcast ficou mto alto, e uma das redes está caindo direto, mas preciso ter acesso a uma estação dentro da rede A

    Rocket M5-1 > Rede A > 10.0.0.0/8
    Rocket M5-2 > Rede B > 10.0.6.0/8

    Infelizmente não possuo acesso algum a rede A, mas posso mudar qualquer coisa na rede B, tenho em mãos apenas um roteador wireless se precisar, mas minha ideia seria colocar a Rocket M5-2 em modo Router e criar uma rota para uma estação da rede A, mas para isso preciso de ajuda, segue estrutura:

    Servidor internet REDE A>10.0.0.254 >> Switch >> Rocket M5-1>10.0.0.142 >> Switch >> Estação>10.0.0.4
    Servidor internet REDE B>10.0.6.254 >> Switch >> Rocket M5-2>10.0.6.253 >> Switch >> Estações > 10.0.6.0/8

    Como eu poderia criar essa rota, ou qual seria uma boa solução para estas redes?

  2. #2

    Padrão Re: Separar redes

    seu conceito de vlsm esta errado, tem que quebrar em sub redes /22 ou /21

  3. #3

    Padrão Re: Separar redes

    A Rede A tem 200 estações, e a B tem 80.
    Se eu pudesse, mudaria a mascara da A, mas infelizmente não posso, tenho q mudar apenas dentro da minha estrutura, que é a rede B, se eu mudar apenas a mascara da B isso não teria efeito quanto a rede A enviar informações para a B, sobrecarregando a B.

  4. #4

    Padrão Re: Separar redes

    Esse e seu problema nao existe rede b, pois o bloco que esta na rede a engloba tudo

    Sent from my XT1069 using UnderLinux mobile app

  5. #5

    Padrão Re: Separar redes

    Pelo seu relato a rede a usa um /24, se você usar um / 22 ou 21 resolve seu problema, vc tem q sumarizar

    Sent from my XT1069 using UnderLinux mobile app

  6. #6

    Padrão Re: Separar redes

    amigo, troque a Rede do cenário B. pois o msm está contido na Rede A. com isso vc resolve o problema de separar a rede, e os conflitos de sub-rede.
    ex: troque a rede B para a seguinte network 172.16.2.0/24

  7. #7

    Padrão Re: Separar redes

    A rede A é /8 ou 255.0.0.0, e é nela que não posso mexer, então queria saber uma forma de mudar a B, seja pela configuração do rádio ou adicionando um roteador, o problema é que não consegui montar a rota para a rede A. Eu as chamo assim pois estão em dois locais distintos, a A fica no centro da cidade, e a B fica em um bairro do interior, e como existe um sistema com banco de dados rodando na A preciso dessa conexão com uma estação da A.

  8. #8

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Separar redes

    Como assim "uma forma de mudar a rede B"?
    é só ir lá e mudar os IPs, pronto, pode cheguir a sugestão de IPs que o @weldergomes sugeriu

  9. #9

    Padrão Re: Separar redes

    Cria uma Vlan, e na outra ponta coloca um equipamento que assuma o id da vlan, ai vai funcionar e parar de dar esse conflito de sub rede