+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Você está culpando os provedores de interferir na sua rede Wireless interna.
    Na distancia de uma torre até sua casa ou apto, dificilmente será por causa disso. Verifique seu roteador, a estrutura das paredes, equipamento. Roteador caseiro nao faz milagre, nem adianta colocar um com 5 antenas, fica bem melhor se você usar um UniFi da Ubiquiti ou um CapsMan da Mikrotik e colocar eles para trabalhar com mesh, igual celular. Culpa provedor é facil, se eu colocar o celular na janela e pesquisar redes, vão aparecer inumeras, mas isso nao quer dizer que vou conseguir conectar nelas. Pois elas tem força, mas nao qualidade. Entao nao vao produzir interferencia na sua rede interna. Tanto é, que se interferisse, conseguiriamos prover internet para nossos clientes sem a necessidade de antena externa para recepção de sinal.
    Reveja sua estrutura, seu roteador, sua residencia. Enfim. Antes de culpar qualquer um. Se o sinal da sua operadora de celular estiver ruim dentro da sua casa, a culpa vai ser das outras operadoras também???

  2. #42

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Você está culpando os provedores de interferir na sua rede Wireless interna.
    Na distancia de uma torre até sua casa ou apto, dificilmente será por causa disso. Verifique seu roteador, a estrutura das paredes, equipamento. Roteador caseiro nao faz milagre, nem adianta colocar um com 5 antenas, fica bem melhor se você usar um UniFi da Ubiquiti ou um CapsMan da Mikrotik e colocar eles para trabalhar com mesh, igual celular. Culpa provedor é facil, se eu colocar o celular na janela e pesquisar redes, vão aparecer inumeras, mas isso nao quer dizer que vou conseguir conectar nelas. Pois elas tem força, mas nao qualidade. Entao nao vao produzir interferencia na sua rede interna. Tanto é, que se interferisse, conseguiriamos prover internet para nossos clientes sem a necessidade de antena externa para recepção de sinal.
    Reveja sua estrutura, seu roteador, sua residencia. Enfim. Antes de culpar qualquer um. Se o sinal da sua operadora de celular estiver ruim dentro da sua casa, a culpa vai ser das outras operadoras também???
    Operadoras de celular usam frequencias próprias, não tem como vc fazer essa analogia, se antes pegava e o sinal da torre ultrapassou a intensidade do meu sinal no mesmo canal é claro que vai derrubar ou interferir, agora que se levantou os meios e nos contatos anteriores os provedores praticamente deram como resposta para o síndico um fo**-*e e se vira porque tenho licença acho que a reação é bem justa.

  3. #43

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    A quantos metros estão essas antenas do prédio, muito provável que se dentro da sua casa ou apartamento seu sinal esta mais baixo do que das antenas seu problema é no roteador ou configuração, se for na rua pode esquecer, pois vc com seu roteador esta limitado a sua propriedade por lei vc não pode avançar seu sinal alem da sua propriedade e o provedor não esta limitado a isso.

  4. #44

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Citação Postado originalmente por velhopolenta Ver Post
    sem noção, provavelmente o que vai acontecer o cara vai ficar sem clientes pois passarão tudo pra fibra, ai que vai piorar, pra se vingar o cara vai aumentar mais ainda a potencia pro lado de vcs, ai se já estava ruim vai piorar.kkkkkk. muito provável que vcs ai também estão com alguma coisa errada ai sobra pra vcs novamente, 2.4 é frequência livre ja vi um telefone sem fio prejudicar o vizinho ao lado por estar em 2.4 e no mesmo canal do roteador vizinho, seus técnicos ja verificaram isso, ou são meia boca.
    A questão de telefone e conflito de roteadores já foi levantado e mapeado, se gastou e não resolveu, o técnico apontou a interferência dessas antenas, inclusive um dos provedores mais fraquinhos aqui perto trocou para 5,8GHz por ser conecido do tecnico e ele falou. Caso o Rapaz queria se vingar e mandar sinal mais forte vamos dar um jeito de caçar o alvará dele junto a prefeitura e ministério público, daí veria KKKK. Ele sabe disso e já se prontificou a trocar a frequencia.

  5. #45

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Citação Postado originalmente por velhopolenta Ver Post
    A quantos metros estão essas antenas do prédio, muito provável que se dentro da sua casa ou apartamento seu sinal esta mais baixo do que das antenas seu problema é no roteador ou configuração, se for na rua pode esquecer, pois vc com seu roteador esta limitado a sua propriedade por lei vc não pode avançar seu sinal alem da sua propriedade e o provedor não esta limitado a isso.
    Em torno de -de 70m da torre do canal 10

  6. #46

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    A única coisa que resolveria era a Anatel começar a diferenciar frequencia de uso externo e interno. Assim fica a briga de quem tem sinal mais forte.

  7. #47

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    pois é menos de 70 metros, mesmo que ele trabalhe com a potencia mínima vai chegar ai a -70 que vc nos falou, se vc ja trocou de canal e ainda esta com problemas não deve ser esse o problema, pensem bem no que vão fazer pois podem até piorar a situação, ja pensou trocar todos pra fibra o cara tirar a antena e continuar uma bosta a internet. primeiramente procure um técnico bom, não use o técnico da sua operadora de internet pois ele sempre vai colocar a culpa no outro, procure alguém isento.

  8. #48

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    mais não vai ser vc com o seu problema que vai mudar a opinião da anatel, a ai quando o problema e com os visinhos, temos 11 canais em 2.4, um predios as vezes tem mais de 50 roteadores muito próximos e ai, quem vai ter razão como fazer pra todos funcionarem.

  9. #49

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Citação Postado originalmente por velhopolenta Ver Post
    pois é menos de 70 metros, mesmo que ele trabalhe com a potencia mínima vai chegar ai a -70 que vc nos falou, se vc ja trocou de canal e ainda esta com problemas não deve ser esse o problema, pensem bem no que vão fazer pois podem até piorar a situação, ja pensou trocar todos pra fibra o cara tirar a antena e continuar uma bosta a internet. primeiramente procure um técnico bom, não use o técnico da sua operadora de internet pois ele sempre vai colocar a culpa no outro, procure alguém isento.
    Eu estou no lado meio defendido ainda, os outros que que estão quase de frente é pior, no 12º então, quase de frente a antena o cara xinga muito.

  10. #50

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    @Selfere , não leve os comentários para o lado da crítica. Não é esse nosso objetivo.
    Queremos ajudar mas você não está dando muitos elementos para uma análise mais coerente... Aos poucos você vai contando... mas não conta tudo. Só se preocupou com papeladas de liberação.... O cara vai lá e atualiza a licença ambiental e daí? Volta a operar e o problema não será resolvido.
    Veja, eu não estou afirmando que é isso ou aquilo a causa... Todos nós estamos procurando achar explicações plausíveis.... Esta explicação que é o sinal de -70dbm o culpado não se sustenta....
    Você poderia fazer um print das configurações do seu roteador e como seu tablet está chegando nele? Pois pelo que você colocou até agora não nos parece interferencia. Você disse que até no canal 1 dá problemas. Então esquece por uns momentos este canal 10 e 7 e veja outras opções de soluções.

    Você sabe que é impossível um sinal do canal 10 chegar ao canal 1? Se mexer com justiça pode até criar um clima de "capação". Tem juiz que simplesmente assina em baixo... mas num recurso não se sustenta. A não ser que haja provas documentais como um Laudo Radiométrico.

    Vamos então por partes, coloca uns print das configurações para que o pessoal possa te ajudar a achar o problema.
    Pede para o cara do 12º que está de frente para a torre, tirar o roteador dele do canal 10 e colocar no canal 1. Depois posta os resultados com print. Coloca print do sinal que chega dos roteadores de vocês nos tablets... tudo isso vai ajudar.

  11. #51

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    70m da torre e reclamando de sinal forte? Está querendo que o cara desligue tudo então? Porque se abaixar potência por causa de alguém a 70m, os equipamentos vão ficar na torre de enfeite, não vão atender ninguém mais.

    Nesse caso não podem reclamar, ninguém tem prioridade no uso de frequências restritas (2.4GHz, 5GHz, etc.), nem o provedor nem os moradores do condomínio. Esqueçam isso. Se quiserem, instalem chapas de metal nas paredes do prédio do lado da torre e pronto: sinal atenuado.

  12. #52

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Citação Postado originalmente por velhopolenta Ver Post
    mais não vai ser vc com o seu problema que vai mudar a opinião da anatel, a ai quando o problema e com os visinhos, temos 11 canais em 2.4, um predios as vezes tem mais de 50 roteadores muito próximos e ai, quem vai ter razão como fazer pra todos funcionarem.
    Como já disse antes as questões de interferencia no roteadores e telefone já foi verificado, tem até mapa de canal do predio e todos os acess point estão fixos no canais do mapa.
    Mesmo que anatel não vá fazer nada, prefeitura pode. Não é porque ganharam licença que a coisa está liberada para brigarem pra ver quem tem o sinal que mata a antena do outro, e pelo que vi além da licença ambiental a prefeitura pode restringir bastante na questão ambiental dessas ondas de rádio. E sem licença ambiental ou alvará, se lacra a torre.

  13. #53

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    por lei, o usuário não pode extrapolar o sinal além de sua propriedades mais o provedor pode, já pensou o dono do provedor denunciar todo mundo, pois com certeza o sinal dos roteadores chega até a torre dele pois estão muito próximos, e ai o prejuízo é grande né, por isso que tem que ver com calma a situação.

  14. #54

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    70m da torre e reclamando de sinal forte? Está querendo que o cara desligue tudo então? Porque se abaixar potência por causa de alguém a 70m, os equipamentos vão ficar na torre de enfeite, não vão atender ninguém mais.

    Nesse caso não podem reclamar, ninguém tem prioridade no uso de frequências restritas (2.4GHz, 5GHz, etc.), nem o provedor nem os moradores do condomínio. Esqueçam isso. Se quiserem, instalem chapas de metal nas paredes do prédio do lado da torre e pronto: sinal atenuado.
    Então pela sua lógica eu posso comprar uma antena de radio bem forte, e apontar para a antena do cara e retribuir o favor? essa inntensidade é no meu AP que está meio defendido na diagonal, imagina quem está alinhado a torre. Bem legal essa mentalidade de fo**-se.

  15. #55

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Citação Postado originalmente por Selfere Ver Post
    Como já disse antes as questões de interferencia no roteadores e telefone já foi verificado, tem até mapa de canal do predio e todos os acess point estão fixos no canais do mapa.
    Mesmo que anatel não vá fazer nada, prefeitura pode. Não é porque ganharam licença que a coisa está liberada para brigarem pra ver quem tem o sinal que mata a antena do outro, e pelo que vi além da licença ambiental a prefeitura pode restringir bastante na questão ambiental dessas ondas de rádio. E sem licença ambiental ou alvará, se lacra a torre.
    Não tenho certeza no caso de licença ambiental, mas governos estaduais e municipais não podem se meter em telecomunicações, que é jurisdição da União/governo federal. Se o estado ou município definir qualquer coisa que contradiza as leis federais e resoluções da Anatel, não terão valor legal e podem ser ignoradas.

  16. #56

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Citação Postado originalmente por velhopolenta Ver Post
    por lei, o usuário não pode extrapolar o sinal além de sua propriedades mais o provedor pode, já pensou o dono do provedor denunciar todo mundo, pois com certeza o sinal dos roteadores chega até a torre dele pois estão muito próximos, e ai o prejuízo é grande né, por isso que tem que ver com calma a situação.
    Não, roteador wireless de 5 dbi não dá 70m ainda mais dentro dos AP, além disso o habite-se do prédio é anterior ao alvará da torre e acho muito mais forte em efeito de lei a ótica ambiental.

  17. #57

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Citação Postado originalmente por Selfere Ver Post
    Então pela sua lógica eu posso comprar uma antena de radio bem forte, e apontar para a antena do cara e retribuir o favor? essa inntensidade é no meu AP que está meio defendido na diagonal, imagina quem está alinhado a torre. Bem legal essa mentalidade de fo**-se.
    Artigo 4º da resolução 506 da Anatel, que trata da radiação restrita (que inclui 2.4GHz):

    Art. 4º As estações de radiocomunicação correspondentes a equipamentos de radiação restrita operam em caráter secundário, isto é, não têm direito a proteção contra interferências prejudiciais provenientes de qualquer outra estação de radiocomunicação nem podem causar interferência em qualquer sistema operando em caráter primário.
    Adicionalmente, artigo 6º:

    Art. 6º Os equipamentos de radiação restrita devem conter, em lugar facilmente visível, uma etiqueta de difícil remoção, contendo a seguinte declaração: “Este equipamento opera em caráter secundário, isto é, não tem direito a proteção contra interferência prejudicial, mesmo de estações do mesmo tipo, e não pode causar interferência a sistemas operando em caráter primário.”
    Fonte: http://www.anatel.gov.br/legislacao/...-resolucao-506

    Ou seja, a Anatel não dá a mínima se o provedor aí está interferindo em seus roteadores e demais equipamentos 2.4GHz por causa da proximidade. Se o provedor e a estação estiverem legalizados, operando dentro do limite de EIRP e frequências permitidas e usando equipamentos homologados, não há nada que você, prefeitura ou qualquer um possam fazer.

    Faça isso, "comprar uma antena de radio bem forte, e apontar para a antena do cara e retribuir o favor", e você desrespeitará todos esses requisitos que mencionei. Aí já espere a Anatel e Polícia Federal na sua porta se for denunciado.

  18. #58

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Não tenho certeza no caso de licença ambiental, mas governos estaduais e municipais não podem se meter em telecomunicações, que é jurisdição da União/governo federal. Se o estado ou município definir qualquer coisa que contradiza as leis federais e resoluções da Anatel, não terão valor legal e podem ser ignoradas.
    Elas não podem se opor mas podem aumentar as restrições, o que não podem por lei e serem mais permissivas, postaram isso a 1h no whatts.

  19. #59

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Citação Postado originalmente por Selfere Ver Post
    Elas não podem se opor mas podem aumentar as restrições, o que não podem por lei e serem mais permissivas, postaram isso a 1h no whatts.
    Até onde sei, não pode fazer isso também.

    Teve um caso há algum tempo de uma câmara de vereadores que, se não me engano, estava querendo aumentar a porcentagem de garantia de banda dos provedores da região para além do que a Anatel determinava. Não sei que fim levou, mas haviam pessoas especializadas em leis de telecomunicações (acho que era um advogado) no meio da discussão e afirmaram que os provedores poderiam ignorar essa determinação sem problema algum. Acho que a discussão foi em um grupo do Facebook, então não consigo encontrar aqui para lhe mostrar.

    Então, pelo meu entendimento, no que tange telecomunicações APENAS o governo federal tem autoridade para mandar ou desmandar qualquer coisa. Pessoas com maior conhecimento jurídico podem argumentar melhor isso aqui.

  20. #60

    Padrão Re: Infestação de redes de Rádio

    Citação Postado originalmente por Selfere Ver Post
    Elas não podem se opor mas podem aumentar as restrições, o que não podem por lei e serem mais permissivas, postaram isso a 1h no whatts.
    Por acaso você ganha dinheiro redistribuindo o seu sinal de internet aí? Só pode ser... Você está tão indignado com a interferência que você deve estar sendo prejudicado.

    Entenda uma coisa. Sinal 2.4 é livre... Se ele tem autorização da Anatel pra usar.. Respeitando 400mw. Você, prefeitura. Papa. Anatel. JUSTIÇA. prédio vizinho
    Dilma Lula. Ninguém vai te ajudar.
    Te recomendo você construir uma parede de chumbo em volta de sua residência. Aí sim você isola o sinal dele.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App