+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking PCQ com mk-auth tem jeito?

    Bom dia pessoal.
    Tenho um router os assim:


    link 10MB dedicado
    !
    !
    !
    Mikrotik------mk-auth
    !
    !
    !
    Bridge Clientes (aprox. 20 PC)
    !
    hotspot 10.5.50.1/24
    pppoe 10.2.0.1/24


    1- Consigo fazer uma regra pra dividir os 10 MB full para os clientes que vão se conectando?

    A ideia e não limitar banda e enquanto uns não usa os outro recebem toda a banda. isso tanto pra hotspot quanto pra pppoe.
    Mk-auth eu consigo setar a velocidade porem só preciso do sistema para boleta e autenticação não queria setar velocidade gostaria de deixar todos navegando dividindo a banda por igual.
    Já li alguns topicos sobre PCQ mais como sou iniciante fiquei meio confuso como implementar isso já que uso servidor MK-auth como servidor de autenticação RADIUS
    ai fui e marquei todos default para SFQ na queue porque eu li que ele tenta igualar
    desde já agradeço a qualquer resposta
    Última edição por okinaua; 14-05-2016 às 12:47.

  2. #2

    Padrão Re: PCQ com mk-auth tem jeito?

    caro colega você é provedor? entenda uma coisa vou te falar por experiencia própria, se o cliente contrata 1MB ele recebe 1MB você não entrega 10mb para ele pois ele vai pesar que aquela é a velocidade é a dele mas não é ele contratou 1MB, se o cliente quer navegar mais rapido com mais velocidade ele tem que contratar mais velocidade e pagar mais, assim você vai ter o lucro, como você vai ganhar dinheiro contratando 10MB dedicado, vendendo 1mb e entregando 10mb? ... o cliente tem que sentir necessidade de contratar mais e pagar mais se 1MB que ele contratou não da para ele usar os 5 celulares da família, o computador e assistir filmes no netflix ele vai te procurar para contratar mais ... você entrega de graça mas quando corta o cliente ainda te ameaça colocar na justiça, pois a internet esta "uma porcaria só funciona a tarde e de madrugada".

  3. #3

    Padrão Re: PCQ com mk-auth tem jeito?

    Olá amigo agatangelos. Obrigado pela resposta.
    Explicar a situação.
    Somos uma assistência técnica e não um provedor e temos loja em1 2 3 4 andar do shopping onde eu denominei como clientes. Acontece que as máquinas pra onde eu libero a rede pra passar direto são máquina de técnicos que fazem download em massa de firmware de celulares vídeo-games etc. Não tenho o porque de limitar banda. Minha rede não irá expandir além do que temos atualmente
    Os pc de atendente está setado 512k/1024k
    Os pc dos técnicos eu setei 0 no mk-auth para passar direto.
    Só estava pensando em como balancear caso 2 máquinas de técnico começar fazer download de firmware. Queria dividir prós 2 e não deixar o primeiro ou mais perto levar vantagem.
    Onde trabalhamos colocamos todos pra pagar pela Internet e não iremos vender pra fora.

    Coloquei mikrotik para que nenhuma outra loja ligar cabo no switch não gerenciado e usar nossa net. Mk auth para facilitar minha vida com cada técnico pois eles ki pagam pela Internet toda. Eu na verdade sou um deles que pegou pra estudar como gerenciar a rede.

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: PCQ com mk-auth tem jeito?

    Caro colega terá que ter um conhecimento muito avançado sobre o assunto para fazer esta configuração, pois ela não é nada simples de se fazer, particularmente não tenho conhecimento sobre o assunto, pois nunca pesquisei e nunca tive necessidade de implementar nada parecido porque este senário nunca se aplicou ao meu dia a dia e provavelmente de muitos poucos aqui então creio que terá grandes dificuldades de implementar mas boa sorte espero que consiga resolver sua duvida ... Um bom domingo ... Rodrigo

  5. #5

    Padrão Re: PCQ com mk-auth tem jeito?

    Obrigado mais uma vez Rodrigo. Irei me aprofundar no assunto estudar e pesquisar. Qualquer solução parecida que eu achar volto aqui. Abraços. Ótimo domingo pra você também.

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: PCQ com mk-auth tem jeito?

    Ok você pode fazer também um burst, assim um técnico terá a banda toda durante o tempo que você determinar, depois disso ele reduz para 5mb por exemplo, e simples e da para fazer facilmente no cadastro de planos do mk-auth.

    Enviado via MotoG3-TE usando UnderLinux App