+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 6km não trafega

    Olá pessoal , estou com um problema , tenho um enlace de 6 km , como precisava de 30/3 fui de Rocket m5
    Porém não estou conseguindo acertar as configurações , está passando 5mb
    Ap está apenas com 6m de altura e o station está com 16m, visada 90% ( consigo ver ao redor do station mas não consigo ver antena , pois trava sem binóculo . Alguém pra me ajudar ?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ImageUploadedByUnderLinux1463177784.229003.jpg
Visualizações:	223
Tamanho: 	108,8 KB
ID:      	63907
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ImageUploadedByUnderLinux1463177801.258480.jpg
Visualizações:	189
Tamanho: 	95,1 KB
ID:      	63908
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ImageUploadedByUnderLinux1463177812.395227.jpg
Visualizações:	215
Tamanho: 	132,4 KB
ID:      	63909
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ImageUploadedByUnderLinux1463177841.876978.jpg
Visualizações:	203
Tamanho: 	107,6 KB
ID:      	63910


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 6km não trafega

    quais são as antena ?

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 6km não trafega

    Amigo.. Voçê está com 3 problemas... CCQ ruim,noise floor ruim e fresnel. ... Tem que liberar essa obstruçao de fresnel (elevar as antenas?) e escolher melhor o canal, pois o canal 100 que está sendo utilizado está ruim.. Faça um Airview nos 2 pontos para verificar

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 6km não trafega

    São dish 30, nao tem como elevar mais as antes :/ , um radome ou Algcom ajuda ?, vou mudar canais dnovo


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 6km não trafega

    Amigo.. Se você observar, teu vertical tá -72, e o horizontal -66... (chain 0/chain1) eles deveriam ser praticamente iguais ou com leve variacão.. Esse -72 dá entender que o fresnel está parcialmente obstruído devido a altura... Pouca coisa, mas tem algo aí.... O correto seria elevar as antenas...

    Quanto ao ruido (noise floor) ele está ruim. (-87) deveria estar mais baixo tipo -100, -101.... Isso significa que o canal está poluído ou a potência está excessiva e o sinal está refletindo pra tudo que é lado causando caminhos indesejáveis e perda de pacotes...
    Não adianta portanto ficar trocando de canal aleatoriamente... É necessário fazer um Airview minucioso em cada um dos rádios e verificar com cuidado o melhor canal/freqüência...

    Quanto a potência é o seguinte: Rocket+dish 30 em 6 km é um tiro de canhão para matar uma mosca, portanto é necessário um cuidadoso ajuste de potência e configuração dos rádios. Potência em excesso pode ser tão prejudicial quanto um obstáculo, já que o sinal pode refletir, tomando caminhos mais longos e perda de pacotes, deixando o CCQ ruim (a partir de 90% o tráfego de dados começa a ter problemas, dependendo do enlace com 85% já não há trafego).

    Radome ou Algcom fechada ajuda isolar o ruído lateral, muito usado em regiões com espectro de RF poluído, mas bom e paciencioso Airview pode te economizar uns bons trocados.

    Abraço!

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 6km não trafega

    Um ruído tão alto tipo -87dBm, se for em região sem muitos SSID's, com certeza é criado pelo próprio equipto.

    Se colocar uma antena grande dessa apenas 50cm distante de uma parede ou uma calha de aço, vai refletir muuuuuito sinal (Por lóbulos secundários), isso será ilegível pro rádio então aparece como ruído.

    As vezes você ergue ou afasta a antena 2 palmos e o ruído já cai de -88 pra -96dBm. Quer dizer que não era ruído da vizinhança, mas ruído "auto infligido".


    (Fora que de -87 pra -72dBm tem um SNR de apenas 15dB, e SNR decente é quase o dobro disso, uns 30dBm de margem entre sinal e ruído, mas se conseguir 25dB já tá bom (Desde que tenha sinal similar nos 2 chains))

  7. #7

    Padrão Enlace 6km não trafega

    Bom pessoal , perto da estação tem sim um grande ponto de fresnel, apesar da antena estar acima acho q pode atrapalhar um pouco , e no AP tem árvores em volta do enlace , não chega ficar na frente mas dos lados , bom fui lá no AP e regulei elevação e direção , além tmb que estava fora do nível , testei canal por canal e abaixei um pouco a potência , fixei o mcs 15 , o enlace melhorou bem porém acho que não é o máximo que os rádios podem dar , mas pra min no momento está servindo , vou trabalhar com hipótese de erguer os pontos
    Obs: o teste pelo bandwitch berou os 30mb porém o cpu tava cravado em 100% acho q por isso não deu mais .

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ImageUploadedByUnderLinux1463329982.901270.jpg
Visualizações:	150
Tamanho: 	173,1 KB
ID:      	63928


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 6km não trafega

    Outro mundo aí amigo... Melhorou mesmo... Inclusive CCQ e fresnel... So o ruido de fundo que ainda está meia boca... Continue analisando os canais... Pode estar poluído ainda... Ou como o Rubem falou, alguma parede, calha, caixa d'água causando auto-inteferência.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 6km não trafega

    Vou estudar a possibilidade de erguer os pontos , mai aqui é bem poluído mesmo .


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app