+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida Traceroute + MPLS

    Bom dia a todos,

    Estou implementando o MPLS em bancada para aprender todos os seus aspectos e posteriormente implantar em minha rede. Observei um comportamento estranho quando utilizo o Traceroute, ele até funciona, pinga em todos os pontos ate chegar ao destino, imprime o rotulo utilizado pelo MPLS. Quando fiz um teste em minha rede observei que o ping de um ponto para outro é praticamente o mesmo de todos os pontos.

    Deixa eu explicar melhor: Se meu destino estiver com 10ms de latência, todos os pontos até o destino ficam praticamente com 10ms de latência.

    Uso muito essa ferramenta, Traceroute, para identificar PTP que estão com problemas, com uma latência alta de um ponto para outro. Existe alguma forma de usar Traceroute em redes MPLS para essa finalidade?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida Traceroute + MPLS

    Vou ter dar uma explicação lúdica a respeito de mpls,imagine que vc esta em uma estrada e esta vendo e contando todos os postes dela ,vc saberá quantos potes tem pq vc pode vê-los, ai derre pente vc entra em um túnel,vc não saberá mais quantos postes tem pq vc esta num túnel e poi isso não poderá vê-los,
    é exatamente isso que o mpls faz.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida Traceroute + MPLS

    Ok, fiquei um pouco mais confuso agora.

    Vou colocar um print para os colegas entenderam, acho que fui claro:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2016-06-10 09.04.15.png
Visualizações:	208
Tamanho: 	46,0 KB
ID:      	64189

    Se vocês observarem a media que ping em cada um dos saltos não coresponde com a realizada. O primeiro salto tem um ping maior que o ultimo, e não é uma regra.

    A pergunta é. Isso é normal em uma rede MPLS? Se sim, existe alguma forma para que eu possa usar o traceroute para saber a latência de um salto para outro, e assim identificar problemas.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida Traceroute + MPLS

    Boa noite,

    Ninguém mais passou por essa dificuldade?

    Enviado via SM-P355M usando UnderLinux App